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Um pouco sobre Scripts
2 participantes
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Um pouco sobre Scripts
Título: Um pouco sobre Scripts
Versão do GM: Todas
Dificuldade: Indiferente
Link para download da Engine: Sem Engine.
Requer Extensões: Não
Requer DLLs: Não
Tags: scripts, arguments, return.
argumentos são nada mais nada menos do que valores definidos por você, eles estão em todo lugar, mais nem sempre do mesmo geito... Exemplo:
Quando você quer desenhar um sprite no evento draw, você usa:
(sprite_index,image_index,x,y)
(argument0,argument1,argument2,argument3)
Aí você diz: "mais isaque, no exemplo de baixo só tem 3 argmentos!", é porque a contagem de argumentos é a partir do 0, e não do 1.
agora que você sabe oque são argumentos (em termos não profissionais ) Vamos aprender a usa-los, vamos criar um script, só pra vermos a funcionalidade do argument.
agora, nesse script, vamos criar um codigo que vai mostrar uma mensagem com a soma do argumento0 e argumento1.
pra isso, vamos usar o show message()
Coloque o seguinte no script criado:
O restado para sua conta 5+5=10
o return para a verificação do codigo quando é executado, ou seja, se você coloca:
1
2
3
return 4
5
6
ele vai contar só até 4, onde vai retornar o valor 4 que é o desejado aqui.
para obter o valor de return, você pode armazenar o valor em uma variavel por exemplo:
Aqui um exemplo de como usar os argumentos E return:
Crie um script com o nome Faz_Conta.
Coloque o seguinte nele:
Não é nada impressionante, mais é algo util.
Se tiver algum erro ou duvidas nos códigos, ou na explicação, peço que comentem.
Versão do GM: Todas
Dificuldade: Indiferente
Link para download da Engine: Sem Engine.
Requer Extensões: Não
Requer DLLs: Não
Tags: scripts, arguments, return.
ARGUMENTOS
Bom, primeiramente vamos falar sobre nossos amigos argumentos.argumentos são nada mais nada menos do que valores definidos por você, eles estão em todo lugar, mais nem sempre do mesmo geito... Exemplo:
Quando você quer desenhar um sprite no evento draw, você usa:
- Código:
draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y)
(sprite_index,image_index,x,y)
(argument0,argument1,argument2,argument3)
Aí você diz: "mais isaque, no exemplo de baixo só tem 3 argmentos!", é porque a contagem de argumentos é a partir do 0, e não do 1.
agora que você sabe oque são argumentos (em termos não profissionais ) Vamos aprender a usa-los, vamos criar um script, só pra vermos a funcionalidade do argument.
agora, nesse script, vamos criar um codigo que vai mostrar uma mensagem com a soma do argumento0 e argumento1.
pra isso, vamos usar o show message()
Coloque o seguinte no script criado:
- Código:
show_message("O resutado para sua conta "+string(argument0)+"+"+string(argument1)+"="+string(argument0+argument1))
- Código:
NOME_DO_SEU_SCRIPT(5,5)//acho que não preciso explicar oque modificar né?
O restado para sua conta 5+5=10
RETURN
Bom, agora é hora de falar do return, ele é bem útil para quando você quer fazer uma operação e retornar o valor para um objeto especifico por exemplo.o return para a verificação do codigo quando é executado, ou seja, se você coloca:
1
2
3
return 4
5
6
ele vai contar só até 4, onde vai retornar o valor 4 que é o desejado aqui.
para obter o valor de return, você pode armazenar o valor em uma variavel por exemplo:
- Código:
I=script()// <- esse é o modo de obter o valor de um return, o I é só uma variavel.
Aqui um exemplo de como usar os argumentos E return:
Crie um script com o nome Faz_Conta.
Coloque o seguinte nele:
- Código:
Soma=argument0+argument1
return Soma
- Código:
if(keyboard_check(vk_enter)){
show_message(Faz_Conta(5,5))
}
Não é nada impressionante, mais é algo util.
Se tiver algum erro ou duvidas nos códigos, ou na explicação, peço que comentem.
Re: Um pouco sobre Scripts
Legal, você poderia falar mais sobre scripts para ajudar os outros do jeito que você explicou é mais fácil compreender (é sério, não sabia para que servia return, rs)
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