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Um pouco sobre Scripts

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Um pouco sobre Scripts Empty Um pouco sobre Scripts

Mensagem por Isaque Onix Qua 29 Abr 2015, 18:57

Título: Um pouco sobre Scripts
Versão do GM: Todas
Dificuldade: Indiferente
Link para download da Engine: Sem Engine.
Requer Extensões: Não
Requer DLLs: Não
Tags:  scripts, arguments, return.
ARGUMENTOS
Bom, primeiramente vamos falar sobre nossos amigos argumentos.
argumentos são nada mais nada menos do que valores definidos por você, eles estão em todo lugar, mais nem sempre do mesmo geito... Exemplo:

Quando você quer desenhar um sprite no evento draw, você usa:
Código:
draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y)
Bom, os argumentos nessa função são 4:
(sprite_index,image_index,x,y)
(argument0,argument1,argument2,argument3)
Aí você diz: "mais isaque, no exemplo de baixo só tem 3 argmentos!", é porque a contagem de argumentos é a partir do 0, e não do 1.

agora que você sabe oque são argumentos (em termos não profissionais Laughing ) Vamos aprender a usa-los, vamos criar um script, só pra vermos a funcionalidade do argument.

agora, nesse script, vamos criar um codigo que vai mostrar uma mensagem com a soma do argumento0 e argumento1.
pra isso, vamos usar o show message()

Coloque o seguinte no script criado:
Código:
show_message("O resutado para sua conta "+string(argument0)+"+"+string(argument1)+"="+string(argument0+argument1))
e agora, para vermos o resultado, é só colocar em um evento keyboard_pressed assim:
Código:
NOME_DO_SEU_SCRIPT(5,5)//acho que não preciso explicar oque modificar né?
Se tudo der certo, você verá uma mensagem assim:
O restado para sua conta 5+5=10
RETURN
Bom, agora é hora de falar do return, ele é bem útil para quando você quer fazer uma operação e retornar o valor para um objeto especifico por exemplo.
o return para a verificação do codigo quando é executado, ou seja, se você coloca:

1
2
3
return 4
5
6

ele vai contar só até 4, onde vai retornar o valor 4 que é o desejado aqui.
para obter o valor de return, você pode armazenar o valor em uma variavel por exemplo:
Código:
I=script()// <- esse é o modo de obter o valor de um return, o I é só uma variavel.

Aqui um exemplo de como usar os argumentos E return:
Crie um script com o nome Faz_Conta.
Coloque o seguinte nele:
Código:
Soma=argument0+argument1
return Soma
agora, coloque no step:
Código:
if(keyboard_check(vk_enter)){
show_message(Faz_Conta(5,5))
}
E agora coloque o objeto na room, dê play, e aperte enter para ver o resultado.
Não é nada impressionante, mais é algo util.

Se tiver algum erro ou duvidas nos códigos, ou na explicação, peço que comentem.
Isaque Onix
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Um pouco sobre Scripts Empty Re: Um pouco sobre Scripts

Mensagem por Susano Qui 30 Abr 2015, 12:23

Legal, você poderia falar mais sobre scripts para ajudar os outros Happy do jeito que você explicou é mais fácil compreender (é sério, não sabia para que servia return, rs)
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Um pouco sobre Scripts Empty Re: Um pouco sobre Scripts

Mensagem por Isaque Onix Qui 30 Abr 2015, 14:05

obrigado. mais acho que não tem muito a dizer...
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