GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Novamente, problemas na view

2 participantes

Ir para baixo

Novamente, problemas na view Empty Novamente, problemas na view

Mensagem por saim Ter 14 Abr 2015, 23:16

Eu sempre tive problemas com views. No link acima, consegui criar a room com as views, numa boa. Agora, o problema é no android/windows.

Basicamente, a janela do jogo todo está "pegando" o tamanho da primeira janela, sem direito a mudar essa primeira janela com código. Quer dizer, direito deve ter, eu que não estou conseguindo.
Mas o que importa é isso, eu quero definir o tamanho da tela via código, porque quando for exportar pra Android, quero ocupar a tela inteira - uma tela que eu não sei o tamanho, ainda.
Descobrir o tamanho da tela via código é parece mole. display_get_width/display_get_height.

Me parece que se eu mandasse um
Código:
lar := 300 // usarei display_get_width, quando conseguir fazer funcionar
alt := 400 // usarei display_get_height, quando conseguir fazer funcionar
view_wport0] := lar;
view_hport[0] := hei;
// ok, pra garantir, vamos incluir ainda um:
room_set_view(rm_play, 0, 1, 0, 0, lar, alt, 0, 0, lar, alt, 0, 0, 0, 0, -1);
room_goto(rm_play);
(rm_play é a room em que o jogo acontece, pra jogos complexos, estou disposto a escrever essa última linha mais vezes).
Esse código faz parte do creation code da primeira room.

Bom, esse código e NADA têm o mesmo efeito no tamanho da janela. O resultado é que a janela está ficando do tamanho da primeira room.
Se as views da primeira room estão habilitadas, a janela fica do tamanho do port da view[0] da primeira room - o port ORIGINAL, não aquele definido pelo código.
Se as views da primeira room NÃO estão habilitadas, a janela fica do tamanho da primeira room.

O manual meio que prevê isso:
The height of the viewport (or combined view ports if more than one are active) define the height of the game window or background canvas at the start of the game, but changing this value after the game has started will have no visible effect on the game window size.
"Mude o tamanho da janela no começo do jogo ou cale-se para sempre" (em tradução livre)
Parece que o primeiro step do jogo já é tarde demais.

Vocês estão acompanhando o game dev diary? Na parte 4, ele fala exatamente sobre isso, apresentando códigos. Talvez o problema seja mais simples do que parece, mas não estou conseguindo resolver.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : Novamente, problemas na view Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Novamente, problemas na view Empty Re: Novamente, problemas na view

Mensagem por Markituh Ter 14 Abr 2015, 23:55

Curioso é que eu tinha feito uma coisa bem parecida com essa, um layout adaptável. Quando abre o jogo fica em modo janela no ratio do monitor, e 70% do tamanho dele. Em tela cheia a room fica do mesmo tamanho do monitor, não havendo assim aquele efeito de esticamento. Só que aí eu altero o tamanho da room, que é possível fazer desde que você saia dela, altere e depois entre denovo.

A magia é aqui - Script pra trocar entre tela cheia e janela:
Código:
DisplayWidth = display_get_width();
DisplayHeight = display_get_height();
if GoFull == true {
    // Modo janela
    // GM_SCALE é justamente a porcentagem em relação a tela (70)
    DisplayWidth *= GM_SCALE/100;
    DisplayHeight *= GM_SCALE/100;
    GoFull = false;
} else { GoFull = true; }
room_goto(rmStart);

Creation Code da rmStart:
Código:
window_set_visible(false);
if (not variable_global_exists("DisplayWidth")) {
    globalvar DisplayWidth,DisplayHeight,GoFull,AvScaleX,AvScaleY;
    global.NoProcess = false;
    global.GameEND = false;
    DisplayWidth = display_get_width()*(GM_SCALE/100);
    DisplayHeight = display_get_height()*(GM_SCALE/100);
    GoFull = false;
}
font_replace(fntDialogue,".\data\font\dungeon.ttf",floor(DisplayWidth/FNT_SCALE),false,false,0,255);
AvScaleX = 1;//(DisplayWidth/AV_BW)
AvScaleY = 1;//(DisplayHeight/AV_BH)
room_set_width(rmMain,DisplayWidth);
room_set_height(rmMain,DisplayHeight);
if (GoFull) window_set_fullscreen(true);
else window_set_fullscreen(false);
room_goto_next();

Respeita inclusive a resolução da fonte e tal. Não lembro do valor da FNT_SCALE, mas obti ele calculando o tamanho da fonte padrão com a resolução de base (1366x768). Achei o projeto perdido aqui nos arquivos e as constantes não estão aparecendo por algum motivo... O código foi feito no GM8, por isso as funções "variable_" aí, só era trocar por vars previamente declaradas. Espero que isso resolva no seu caso.

Abraços o/
Markituh
Markituh

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios : Novamente, problemas na view Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Novamente, problemas na view Empty Re: Novamente, problemas na view

Mensagem por saim Qui 16 Abr 2015, 06:44

É algo parecido, Markituh. Só que eu não quero mexer no tamanho da room, mas da janela que aparece na tela (mesmo que quisesse, parece que no studio, não funciona, eu testei o room_set_width/height). E não é necessário ir e voltar, se eu puder fazer isso uma vez só, já está bom. O resto, é bônus.
Só que eu quero ter uma room de um tamanho qualquer (suponha que seja algo imenso, como uma fase de Mario ou Sonic) e mostrar uma parte dessa room sem esticamentos.
Pra evitar os esticamentos, sei que a view_wview e a view_hview devem ser proporcionais à janela. Eu supunha que a janela seria do tamanho da view_wport e view_hport. Se isso fosse verdade, seria fácil resolver.
Só que a janela não está desse tamanho. Por enquanto, essas variáveis (view_wport e view_hport) só servem pra quando for usar várias views ao mesmo tempo - coisa que, pra ser sincero, nunca fiz, nem pra criar uma HUD.
Talvez se eu deixar o jogo fullscreen no Android, isso se resolva sozinho - coloco os ports pra serem proporcionais à tela e o fullscreen faz a imagem se adequar - mas seria bacana se desse pra fazer isso diretamente no windows, do tamanho que eu quisesse.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : Novamente, problemas na view Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Novamente, problemas na view Empty Re: Novamente, problemas na view

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos