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Plataforma atravessavel - Estilo Mario

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Plataforma atravessavel - Estilo Mario

Mensagem por katisuke em Ter 31 Mar 2015, 14:44

Pessoal, eu ja procurei em alguns topicos do site, e achei, porem não funcionou no meu jogo, n sei por que.

Eu estava querendo fazer uma plataforma que se o personagem vim por baixo dela, ele atravessa e cai encima, e se ele estiver encima, e eu clicar pra baixo, ele desça.
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Re: Plataforma atravessavel - Estilo Mario

Mensagem por Rodrigo Santiago em Ter 31 Mar 2015, 17:56

Você viu meu tópico?
http://gmbr.forumeiros.com/t32035-t-pplataforma-1#233344

Obs : Nota para Estilo Mario

Se você não conseguiu usar ela , comenta no topico
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Re: Plataforma atravessavel - Estilo Mario

Mensagem por katisuke em Ter 31 Mar 2015, 19:35

tipo, eu tentei aqui, coloquei os codigos do seu jogo, no meu, os scripts tbm, porem, fica sempre dando erro antes de começar o jogo e talz.
É meio complicado pra mim esses codigos ainda...

vê, se for ajudar, tenta criar um codigo que atravessa os blocos a partir dos meus codigos:

Personagem - nome do objeto (PlayerFogo):

CREATE:

Código:
image_speed=0.20

hsp=0;
vsp=0;
grav=0.5;
saltar=false;
global.matar=false;
global.moeda=false;

global.colisao = 0;
solid = true;

STEP:

Código:
vsp += grav;
y += vsp;
x += hsp;

direita = keyboard_check(vk_right);
esquerda = keyboard_check(vk_left);
cima = keyboard_check(vk_up);


if (direita=true) {
     hsp=4;
     image_xscale=1
     if(global.colisao == 0 ){
       sprite_index = sprite6;}
     if(global.colisao == 1 ){  
       sprite_index = sprite29;}
    
}
else if (esquerda=true) {
     hsp=-4;
     image_xscale=-1;
     if(global.colisao == 0 ){
       sprite_index = sprite6;}
     if(global.colisao == 1 ){  
       sprite_index = sprite29;}
}  
else {
     hsp=0;
     if(global.colisao == 0 ){
       sprite_index = sprite0;}
     if(global.colisao == 1 ){  
       sprite_index = sprite26;}
}

if (place_meeting(x,y+vsp,chao)) {
      grav=0;
      vsp=0;
      if (place_meeting(x,y-16,chao)) {
          grav=0;
          vsp=0;
          saltar=false      
      } else {
            saltar=true
            move_contact_solid (270,15)
      }
}
else {
      grav=0.5
      saltar=false
      
}

if (cima=true) {
    if (saltar=true){
    vsp=-6;
    }
}

if (place_meeting(x+hsp,y-1,chao)) {
    hsp=0
}

if (place_meeting(x,y,slimeLVL1)) {
    if(vsp > 0) {
      global.matar = true;
      vsp=-5;      
    } else {
      global.matar = false;
    }
} else {
   global.matar = false;
}

if(vsp>=5){
  vsp = 5;  
}



O chao não tem nenhum codigo - nome do objeto (chao)

Eu criei até outro objeto caso ajude a diferenciar, o chao fantasma - nome do objeto (chaoAtravessavel)
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Re: Plataforma atravessavel - Estilo Mario

Mensagem por divin sphere em Ter 31 Mar 2015, 20:45

aqui fiz uma engine para ver se te ajuda:

http://www.mediafire.com/download/9cjm4q0lazy8n93/engine_de_plataforma.gmk

eu usei os codigos que voce mandou na engine,mais tinha uns poblemas pelo fato de n ter objslime então eu dei umas diminuida no codigo para  bugar aqui,tb tirei os sprite_index porque aqui n tinha sprites e eu tava com preguisa de fazer Razz

se voce apertar para baixo o player desce da plataforma,da para passar por baixo e ele fica parado emcima do bloco

espero que a engine ajude xD
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Re: Plataforma atravessavel - Estilo Mario

Mensagem por Rodrigo Santiago em Qua 01 Abr 2015, 08:15

Rapaz, da próxima vez vou fazer um mine tutorial de como implementar a engine.
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Re: Plataforma atravessavel - Estilo Mario

Mensagem por divin sphere em Qua 01 Abr 2015, 14:46

ha?não entendi,um tutorial de como implementar a engine?
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Re: Plataforma atravessavel - Estilo Mario

Mensagem por Willy em Qui 02 Abr 2015, 00:03

Considerando que o personagem do seu jogo se colide apenas com objetos sólidos, basta programar para que estas "plataformas fantasmas" sejam sólidas apenas se o jogador estiver acima delas, ou seja:
Código:
solid = jogador.y < y;
Claro, talvez sejam necessárias outras alterações em todo seu código, mas a ideia central é fazer com que a colisão aconteça apenas se o y do jogador for menor que o y da plataforma.

É importante ressaltar que este código é bem básico. Se quiser ver algo que demonstre o funcionamento, consulte a minha engine Combo de Plataforma.

Flws... blz

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Re: Plataforma atravessavel - Estilo Mario

Mensagem por Zero. em Qui 02 Abr 2015, 00:13

N ficaria melhor se o "bloco fantasma" partisse do obj_jogador ou de cada obj q interagir cm o obj_bloco n? Com o código no bloco, qlqer outro objeto que intereja com este solid será afetado.
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Re: Plataforma atravessavel - Estilo Mario

Mensagem por katisuke em Seg 06 Abr 2015, 19:45

Nuss, eu tou quebrando a cabeça com isso, eu testei os codigos que Willy e Divin sphere mandarao, mas não estou conseguindo fazer funcionar.
O de Divin, eu baixei a engine que vc postou, está usando os mesmos codigos que o meu, porem eu nao consigo entender por que nao está funcionando. Tipo, eu coloquei tudo certo no codigo, quando meu personagem pula somente 1 plataforma ta tudo blz e perfeito, mas quando de uma ela vai subir em outra, ele trava no meio, a plataforma vira "nao_atravessavel" antes que eu passe, ai complica, e outra coisa, é q quando eu clico pra baixo, ele desce, mas da um erro e o jogo sai, diz q é no Alarm11, n sei pq :s

E o seu willy, eu tinha visto esse jogo antes de postar esse topico, mas eu tentei colocar, e sempre dava errado no meu jogo, ele n atravessava o bloco fantasma, :/ eu vou continuar estudando esse seu jogo, pra ver se eu consigo implementar no meu. Se eu conseguir deixo como EDIT aq
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Re: Plataforma atravessavel - Estilo Mario

Mensagem por WellingtonBecker em Seg 06 Abr 2015, 20:37

Katisuke já testou esse tutorial?

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Re: Plataforma atravessavel - Estilo Mario

Mensagem por divin sphere em Ter 07 Abr 2015, 14:39

*mas quando de uma ela vai subir em outra, ele trava no meio, a plataforma vira "nao_atravessavel" *

vai na minha engine e ve o sprite do player,eu mudei as cordenadas para mais ou menos na parte de baixo do sprite,para funcionar sem bug provavelmente voce vai ter que fazer o msm,ir nos sprites do player e colocar as cordenadas la embaixo,ai n vai bugar
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Re: Plataforma atravessavel - Estilo Mario

Mensagem por katisuke em Qua 08 Abr 2015, 15:09

Wellington Becker, eu vi o video, achei ele mt fera, mas eu fiz tudo o que ele monstra no video, porem quando meu personagem toca em uma plataforma fantasma, ele anda pro lado freneticamente, e so para quando sai da plataforma, eu acho q é alguma coisa no move_contact_solid(direction,12).

Isso foi o que aconteceu cmg também, quando eu coloquei o codigo do rodrigo santiago, ele pisa na plataforma, e anda pra direita :S

HELP KKKK
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Re: Plataforma atravessavel - Estilo Mario

Mensagem por WellingtonBecker em Qua 08 Abr 2015, 19:22

@katisuke escreveu:Wellington Becker, eu vi o video, achei ele mt fera, mas eu fiz tudo o que ele monstra no video, porem quando meu personagem toca em uma plataforma fantasma, ele anda pro lado freneticamente, e so para quando sai da plataforma, eu acho q é alguma coisa no move_contact_solid(direction,12).

Isso foi o que aconteceu cmg também, quando eu coloquei o codigo do rodrigo santiago, ele pisa na plataforma, e anda pra direita :S

HELP KKKK

Pois é, tem alguma coisa errada ai no seu código. Aqui funcionou normal.
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Re: Plataforma atravessavel - Estilo Mario

Mensagem por katisuke em Ter 14 Abr 2015, 22:51

manin, eu acho que eu descobrir, porem kkk, sempre que eu inicio o jogo, apareçe isso: Compile Failed - Please check the Compile window for any additional information
Eu n entendi por que apareçeu isso, ja que da ultima vez, eu fiz a MESMA coisa, e o jogo iniciou, mas agr, eu coloquei os mesmos codigos do video, mas n entrou kkk.
Tipo, eu acho q resolveria, retirando o move_contact_solid(direction,12), e colocando o meu proprio codigo de colisao com o chao, eu tenho alta confiança que iria funcionar, porem, mesmo eu colocando essa modificação, ou nao, o jogo apareçe esse erro agr, eu fui testar pra ver se era somente esse codigo da colisao do player com o chaofantasma, retirando o codigo por completo e iniciando o jogo, e iniciou normalmente, mas quando eu coloco o codigo novamente, ele apareçe o erro :/

complicado essa vida kkkk nervoso
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