GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Ontem à(s) 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16


[Discussão] O mercado mobile não tem espaço?

3 participantes

Ir para baixo

[Discussão] O mercado mobile não tem espaço?  Empty [Discussão] O mercado mobile não tem espaço?

Mensagem por vitorfernandes13 Sáb 28 Mar 2015, 22:06

Artigo de base (Tecmundo): http://bit.ly/1DdpkJh

Li este artigo e achei muito interessante. Em suma ele afirma que o mercado mobile não possui espaço para grandes sucessos indies por causa do marketing ferrenho dos "consolidados", e com isso, não há margem para a inovação.

Acho isso tudo uma besteira. Sempre vejo aqui no fórum pessoas falando que o mercado mobile é promissor e concordo, acho que ele possui espaço para bons jogos indies, jogos que realmente podem fazer sucesso.

Alguns pontos que não concordo são esses:


"Empresas como a King e a Supercell estão gastando em torno de meio bilhão de dólares anualmente (cada) apenas em marketing para colocar seus jogos em evidência e, sem querer querendo (ou não), acabam criando uma barreira para que novos desenvolvedores entrem no mercado, pois mesmo que tenham um bom produto em mãos, não podem competir no quesito propaganda."

Discordo em partes, existe sim uma espécie de barreira no mercado mobile devido ao marketing ferrenho das grandes empresas que já são consolidadas. Mas, o que eu mais vejo nas lojas são jogos genéricos como imitações de Flappy Bird e/ou Mario (principalmente na Windows Store), sendo assim, acho que se um jogo independente for realmente bom e tiver uma propaganda no mínimo decente (o que não é difícil), ele vai conseguir se destacar.


"No caso dos celulares e tablets, a cada ano sai um mais potente que o anterior, às vezes nem chega a esse tempo. Isso acaba tornando os jogos obsoletos muito mais rapidamente e, caso não tenham um marketing sensacional ou uma tecnologia impecável por trás deles, descartáveis."

Eu tenho a impressão que o autor quis dizer que os celulares dão um grande salto de tecnologia em pouco tempo e que por isso as pessoas não jogam os games (oi?) porque eles não acompanham esse salto. Mas, sinceramente é desconexo isso, os jogos não deixam de fazer sucesso porque se tornam "obsoletos" em relação ao hardware e sim porque perdem a graça.


"Focar recursos nos seus jogos já consolidados, arriscando ser ultrapassado por algo novo que surgir, ou redirecionar seus esforços em um título inédito relançando a sorte em terrenos desconhecidos? É nesse dilema que o mercado de games de console e PC se encontra... Pode não estar evidente ainda, mas com o tempo veremos que isso vai ficar cada vez mais óbvio no mundo mobile também."

Por isso, que acho que o mercado é promissor. Se as empresas "modafokas" continuarem com esse pensamento, elas querendo ou não uma hora ou outra vão cair. Não sei quantos jogos estilo Candy Crush a King já lançou, uma hora enjoa, e a Rovio (que só possui como block buster o Angry Birds), por exemplo, já está dispensando funcionários. Não existe abertura para mesmice nesse mercado e nem mesmo a melhor propaganda do mundo vai fazer com que um jogo seja eternamente jogado, uma hora perde a graça.


"Porém, nem tudo é ruim. Afinal, ainda há desafios, uma vez que daqui a algum tempo (impossível especificar quanto) poderemos presenciar o florescimento do talento indie também nos celulares e tablets. Talvez a corrida do ouro tenha chegado ao fim, e os desenvolvedores pequenos já não ganharão, do nada, o suficiente para comprar mansões em Hollywood ou Ferraris, mas poderão sim realizar seus sonhos de viver da criação de jogos."

https://pedrotavars.files.wordpress.com/2012/05/065.png

Na minha opinião, o talento indie já está se florescendo (existem alguns bons exemplos), e um desenvolvedor indie que realmente ama o que faz, é resiliente, empreendedor e criativo consegue sim fazer muito sucesso, é difícil, mas, sem dúvidas nenhuma não é impossível.
vitorfernandes13
vitorfernandes13

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 11/01/2014
Reputação : 11
Número de Mensagens : 284
Prêmios : [Discussão] O mercado mobile não tem espaço?  Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Discussão] O mercado mobile não tem espaço?  Empty Re: [Discussão] O mercado mobile não tem espaço?

Mensagem por itarodrigo Sáb 28 Mar 2015, 22:49

Creio em parte no que a matéria diz, porém temos que entender que realmente as grandes empresas levam uma vantagem sobre os usuários indie, principalmente pela falta de conhecimento de mercado e falta de equipe qualificada.

Existem alguns aspectos a serem seguidos para um jogo ter sucesso, principalmente:

MARKETING e DESENVOLVIMENTO

O marketing é fundamental para a disseminação de qualquer produto.

Estudei um pouco de marketing (1 período na facul), e posso dizer que, com dinheiro, as empresas podem empurrar muita coisa ruim nas pessoas.

Mas esse tipo de atitude é errônea, pois, as pessoas geralmente não voltam a comprar algo em uma empresa que lhes forneceu algo ruim.

Então na minha opinião, a forma ideal do desenvolvedor indie fazer um marketing legal é:

- Fazer um jogo, no mínimo legal (para que a empresa ganhe moral com os jogadores)
- Uma boa propaganda não é necessariamente cara (o google cobra em torno de 20 centavos por clique)
- Um sistema de recomendação para que os próprios jogadores possam falar bem do seu jogo (propaganda grátis)

Vejam, eu nunca tinha ouvido falar de flap bird antes que o cara tivesse ficado milionário com ele. Quer dizer que ele fez o mínimo de propaganda possível, porém, o jogo caiu no gosto da galera.

Existem técnicas que usam da psicologia para influenciar os jogadores. A técnica usada no flap bird era simplesmente o jogo ser difícil de jogar. Isso fez com que as pessoas quisessem tentar mais e mais até conseguir atingir pontuações maiores.

DESENVOLVIMENTO

Buscar desenvolver um jogo sem falhas e com um enredo atraente é fundamental, pois niguém quer um jogo falhando nem um jogo que ninguém tenha interesse por ele.

Uma empresa séria utiliza de dezenas de profissionais em cada área (designer, sons, código, etc).

Então para poder concorrer sozinho em meio às grandes empresas realmente não é fácil. Não estou dizendo que seja impossível, acho que ter equipe é fundamental (e dinheiro também é bem vindo).

Estou cursando Análise e desenvolvimento de sistemas e em uma das primeiras aulas eu aprendi que 80% dos sistemas não são concluídos por falta de projeto.

Então para a parte de desenvolvimento, creio que a melhor forma é tentar montar uma equipe, mesmo que mínima (o que não é fácil, principalmente à distância).

Deixei aqui minha opinião.

Abraços.
itarodrigo
itarodrigo

Data de inscrição : 28/08/2010
Reputação : 52
Número de Mensagens : 599
Prêmios : [Discussão] O mercado mobile não tem espaço?  Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Discussão] O mercado mobile não tem espaço?  Empty Re: [Discussão] O mercado mobile não tem espaço?

Mensagem por chicoweb Ter 31 Mar 2015, 07:35

Pelo que entendi, um indie só não ficar milionário, mas o resto e possivel sim, entrar no mercado pelo menos pra vc ter uma vida boa vivendo de seus games.

Não tem jeito mano o maior produto de toda empresa é o marketing (Mais importante do que o produto que ela vende), o objetivo de divulgar o mais abranjente possivel e isso só com muito dindin.

"Focar recursos nos seus jogos já consolidados, arriscando ser ultrapassado por algo novo que surgir, ou redirecionar seus esforços em um título inédito relançando a sorte em terrenos desconhecidos? É nesse dilema que o mercado de games de console e PC se encontra... Pode não estar evidente ainda, mas com o tempo veremos que isso vai ficar cada vez mais óbvio no mundo mobile também."

Isso é muito verdade na minha opinião, lembra quando agente ficava esperando o novo cartucho do Mario e do megaman???
E tem outro fator que eles nem se deram conta:
A cada ano novas gerações de players (crianças) conhecem o jogo pela primeira vez, ou seja para essa gama de novos players o jogo e lançamento, ate ele enjoar, ja surgiram mais milhares de novos players para esse mesmo jogo.
chicoweb
chicoweb

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B+C
Data de inscrição : 15/05/2012
Reputação : 49
Número de Mensagens : 675
Prêmios : [Discussão] O mercado mobile não tem espaço?  Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Discussão] O mercado mobile não tem espaço?  Empty Re: [Discussão] O mercado mobile não tem espaço?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos