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IA Inimigos que fogem, se escondem e atiram

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Mensagem por ANDREASCRUST Sex 27 Mar 2015, 12:23

Olá mais uma vez amigos, venho aqui para procurar um codigo em GML q ta meio dificil achar em tutoriais e vamos ver se podem me ajudar.

1- Preciso de uma inteligência artificial para um inimigo onde ele ao ter a vida reduzida ele fogem do personagem quando o mesmo estiver a uma certa distancia dele.

2 - Preciso de outra IA que ao avistar o personagem ele atire e pegue cobertura em uma parede proxima. Tipo atira e se esconde. (SE NÃO FOR MUITO COMPLICADO CLARO)

3- Preciso de uma IA que siga o personagem até uma distancia e depois pare e comece a atirar.

4- Outra ia que o inimigo atira e foge ao personagem chegar perto.

5- Inimigos que matam outros inimigos ao se verem ou quando um atirar no outro.


Não preciso que q façam todas mas se eu tiver pelo menos noção das funções de fugir já ajuda também.

Vlw a todos.
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Mensagem por aminaro Sex 27 Mar 2015, 16:47

Nen sei se esse código aqui irá funcionar porque não testei ainda por esta no trabalho.

Coloca no step do inimigo:
Código:
if(x>=personagem.x - 50){ //distancia de 50 pixel
   hspeed = -3; //se o inimigo estiver a esquerda do personagem, o inimigo anda para esquerda
}
else if(x<=personagem.x + 50){ ////distancia de 50 pixel
   hspeed = 3; //se o inimigo estiver a direita do personagem, o inimigo anda para direita
}
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Mensagem por guamaral Sex 27 Mar 2015, 16:53

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Mensagem por marcin_w_ Sex 27 Mar 2015, 17:06

Pelo que entendi seu jogo é top down shooter e não plataforma, certo?...caso seja top down eu posso te ajudar.

para começar vamos fazer o objeto_inimigo se aproximar do obj_player caso esteja a uma determinada distância:

Coloque no step do obj_inimigo:

if distance_to_object(obj_player)>30
{
direction = point_direction(x,y, obj_player.x, obj_player.y)
speed=1
}
else
{
speed=0
}

Isso vai fazer com q o inimigo siga o player caso a distancia seja maior que 30 pixels e pare assim que a distancia atingir os 30.


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Mensagem por ANDREASCRUST Sex 27 Mar 2015, 17:25

ola Aminaro, vou testar o seu codigo parece que ele corresponde melhor ao que eu desejo que é do inimigo fugir de mim quando estou perto. No caso por meu game ser topdown eu devo colocar as coordenadas y?

Marcin_w_ esse codigo eu já utilizo em un dos meus inimigos, de qualquer forma obrigado. Meu foco é criar um inimigo que fuja de mim e não venha colidir comigo intendeu?

Guamaral, já tinha visto esse tuto, vou dar uma maior estudada nele pra ver se consigo adapta-lo para meu topdown.
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Mensagem por marcin_w_ Sex 27 Mar 2015, 17:34

ANDREASCRUST nesse caso cara é só colocar um numero negativo no speed usando praticamente o msmo código...o player vai repelir o obj_inimigo.....ae para criar a AI de se proteger é mais complexo mas não é impossível não....acredito que usando instance_nearest e alguns scripts dê certo....se eu fosse você daria uma olhada no tutorial da maquina de estados finitos.
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Mensagem por ANDREASCRUST Sex 27 Mar 2015, 17:42

Valw e muito obrigado! vou testar aq.

Até agora eu já consegui criar:

-um inimigo q fica parado e ao te ver vai atrás de vc
- um inimigo q anda aleatoriamente e ao te ver atira em vc
- um inimigo q anda aleatoriamente e ao te ver vai atrás de vc
- um inimigo q anda aleatoriamente e ao te ver atira em vc

que foram praticamente fusões de dois codigos com algumas pequenas alterações.

Vamos ver se consigo evoluir mais
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Mensagem por ANDREASCRUST Dom 29 Mar 2015, 19:30

Pessoal o codigo de fugir não deu certo, alguem teria algum outro codigo?
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