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Como fazer movimentos nos braços e mudar de arma

em Sex 10 Jul 2009, 12:55
eu fuçei fuçei fuçei e fuçei e nao achei isso ( se der flood desculpa ae )
Tipo o person rodar o braço de acordo com a posiçao do mouse ( como no soldat)
e tbm gostaria de saber como ele muda de arma ( ex: pistola pra AK) a partir do 1, 2, 3, 4, 5, 6 da part de cima do teclado ( como CS )
alguem ai pode me ajudar com isso
ia me ajudar mto no meu game
Flw
Obs: a duvida ta feia aki Sad
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Re: Como fazer movimentos nos braços e mudar de arma

em Sex 10 Jul 2009, 13:17
Para o braço ficar na direção do mouse, você tem que criar um objeto separado, com o sprite do braço (apontando para a direita). Então, no step dele você coloca:

image_angle = point_direction(x, y, mouse_x, mouse_y);

A origem do sprite tem que ser no ponto em que o braço gira.



Pra mudar de arma, você tem que ter todos sprites dele segurando as armas (sempre o braço apontando para a direita).
Então, no create você cria alguma variável para saber com qual arma ele está (ex.: arma = 0;). Ao apertar os números para trocar de arma, você muda essa variável de acordo, e muda também de sprite (sprite_index = sprite_segurando_tal_arma;).
Na hora de atirar, é só verificar o valor da variável e, dependendo de qual for, soltar o tipo certo de tiro.
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Re: Como fazer movimentos nos braços e mudar de arma

em Sex 10 Jul 2009, 23:38
vlw isso resolve meu problema
Nova duvida
se vc ja jogou soldat, ja viu quando o jogador e atingido por uma granada ou arma mto violenta que ele morre e se parte sai a perna o braço a cabeça
como que faiz isso? confused
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Re: Como fazer movimentos nos braços e mudar de arma

em Sab 11 Jul 2009, 10:59
Bom, ai seria + ou - o esquema do braço...

você cria objetos para a cabeça perna etc...
No evento destroy do player, você coloca pra criar estes objetos (cabeça pernas, tripas, coração e tdo mais que vc criar...) no lugar em que o player estava.

Mas pra dar um efeito de "pernas voadoras", você teria que dar uma gravidade para o obj, e quando criado, mover-se para uma direção e cair. Efeitos giratorios ficam legais. Sangue voando tbm =D

Bom, a ideia de como fazer os membros sairem eu ja dei...
agora, quanto a programação acho que não daria mto certo... ¬¬

Espero ter ajudado!
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Re: Como fazer movimentos nos braços e mudar de arma

em Sab 11 Jul 2009, 13:11
sakei
ow pra colocar um objeto em cima do otro no 6.1 tem que dar lock na room Né
exemplu : coloca o player, da lock (cadiado na parte de cima ) e deps coloca o braço
tentei fazer com depth so que n deu resultado Sad
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Re: Como fazer movimentos nos braços e mudar de arma

em Sab 11 Jul 2009, 14:32
vc fala isso na hora de coloca o braço na room ou so pra aparece o braço no evento create?

1- Room: na aba objects, desmarque a opção delete underlyng, ou algo com o nome parecido ¬¬

2- O depth para aparecer na frente tem que ser -1, atraz, 1, neutro 0

Cool
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Re: Como fazer movimentos nos braços e mudar de arma

em Sab 11 Jul 2009, 21:04
+ uma resolvi todos meu problemas anteriores
so que agora ta dificil faze uma otra coisa:
1-o braço acompanhar o player quando ele anda
2-o braço ter um movimento limitado pra kada lado
EX: chegar a mirar pra cima, se continuar o jogador virar para a esquerda
3-o tiro sair pelo cano da arma, fiz o tiro e por algum motivo ele sai por baxo do pente da m4a1
4 e ultimo- como fazer um contador de balas tipo 14/90 e depois quando acabar ele recarregar ( animar recarregando, aumentar as balas carregadas e diminuir a muniçao)
to perdido nisso 😢
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Re: Como fazer movimentos nos braços e mudar de arma

em Sab 11 Jul 2009, 21:10
Nossa cara Vc que que façam o Jogo para vc? Eu nem sei faze isso mas ja vi algumas engines
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Re: Como fazer movimentos nos braços e mudar de arma

em Sab 11 Jul 2009, 21:18
2- 1º No sprite da arma, faça uma copia da imagem e de um flip vertical NA SEGUNDA IMAGEM (a img que vc acabou de dar o flip).

2° No braço com a arma, coloque isso no create (cod)

Código:

dir=1

3º, no evento end_estep (cod), coloca isso
if mouse_x > x
    {
        dir=1
    }
    else
    {
        dir=-1
    }

    if dir=1
    {
        image_index=0
    }
    else
    {
        image_index=1
    }

3-

No sprite da arma, coloque o eixo 0 do plano carteziano aonde deve sair o tiro (acho que é isso).

4- tem uma engine minha que pode te ajudar:

http://gmbr.forumeiros.com/engines-f12/engine-troca-de-armas-e-munio-t3193.htm

Nota: Você deu sorte porque estou criando um jogo do mesmo tipo!
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