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[T.P]Plataforma 1
5 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Exemplos :: Game Maker (engines)
Página 1 de 1
[T.P]Plataforma 1
Eu estou juntando algumas engines minhas revisando , aprimorando e adicionando coisas muito interessantes.Cada engine terá o nome de Todas as Possibilidades.
O objetivo é deixar as engines simples e fáceis. Cada semana eu irei tentar colocar uma engine nova nesse mesmo estilo, acompanhada de um pequeno tutorial.
Nome: Plataforma 1 - Todas as Possibilidades
Requerimentos: Game Maker 8 ou superior
Descrição: Engine simples de plataforma.
Nível de dificuldade: Intermediário
Controles/Informações:
A engine conta com:
- Movimento Perfeito e com grau de precisão(Qualquer angulo superficial).
- Plataformas Transpassáveis(falsas)
- Pulo Simples
Como Usar:
- Os objetos devem ser Parents de obj_solido e obj_rampa, para serem normais ou transpassaveis respectivamente.
- Inclua Nos seus objetos as variáveis em Create e o script de Controle de Movimento no step.
- Adicione uma mask no seu objeto principal
- Para facilitar considere mover_passe como places_free(x,y,solido)
Donwload: Plataforma 1 - Download - Se você ver 1000 segundos desative aplicativos de bloqueio de ad
Lembrando que eu nunca baixei uma engine de plataforma. Eu não sei se realmente inovei nessa(não foi minha intenção), mas ainda ha duas de plataforma por vir.
O objetivo é deixar as engines simples e fáceis. Cada semana eu irei tentar colocar uma engine nova nesse mesmo estilo, acompanhada de um pequeno tutorial.
Nome: Plataforma 1 - Todas as Possibilidades
Requerimentos: Game Maker 8 ou superior
Descrição: Engine simples de plataforma.
Nível de dificuldade: Intermediário
Controles/Informações:
A engine conta com:
- Movimento Perfeito e com grau de precisão(Qualquer angulo superficial).
- Plataformas Transpassáveis(falsas)
- Pulo Simples
Como Usar:
- Os objetos devem ser Parents de obj_solido e obj_rampa, para serem normais ou transpassaveis respectivamente.
- Inclua Nos seus objetos as variáveis em Create e o script de Controle de Movimento no step.
- Adicione uma mask no seu objeto principal
- Para facilitar considere mover_passe como places_free(x,y,solido)
Donwload: Plataforma 1 - Download - Se você ver 1000 segundos desative aplicativos de bloqueio de ad
Lembrando que eu nunca baixei uma engine de plataforma. Eu não sei se realmente inovei nessa(não foi minha intenção), mas ainda ha duas de plataforma por vir.
- Spoiler:
- Infelizmente eu entro em colapso em alguns algorítimos e a ultima das plataformas foi um deles. Eu estou tentando fazer plataformas diagonais transpassáveis, se alguém tiver alguma ideia me ajude.
Última edição por Rodrigo Santiago em Qui 02 Abr 2015, 06:06, editado 6 vez(es)
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Re: [T.P]Plataforma 1
Testo e dou edit.
Edit: Gostei muito da engine, mas não acho que um iniciante possa assimilar esse abrir de scripts dentro do piece of code do evento step.
Desculpe se não analisei o código a fundo, mas o personagem seria capaz de subir/descer qualquer inclinação?
No aguardo por mais material!
Edit: Gostei muito da engine, mas não acho que um iniciante possa assimilar esse abrir de scripts dentro do piece of code do evento step.
Desculpe se não analisei o código a fundo, mas o personagem seria capaz de subir/descer qualquer inclinação?
No aguardo por mais material!
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Re: [T.P]Plataforma 1
Sim. Ele pode se mover em qualquer desenho no chão. E ele ainda 'gruda' no chão caso ele desça uma rampa, para não ficar dando saltos.
Claro que se for muito inclinado ele bloqueia, depende do valor de Prec(isão).
Mudei o nível pra intermediário.
Claro que se for muito inclinado ele bloqueia, depende do valor de Prec(isão).
Mudei o nível pra intermediário.
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Re: [T.P]Plataforma 1
Olá Rodrigo, eu tenho uma engine que talvez possa te ajudar com o problema na spoiler... não me lembro o tópico, mais é só dar uma pesquisada...
se eu encontrar mando aqui...
se eu encontrar mando aqui...
Re: [T.P]Plataforma 1
Rodrigo: Baixei a engine, e ela faz aquilo que foi prometido, porém, achei que ficou um pouco 'bruto' a saída de um sólido ao cair, por apenas se movimentar para o lado.
Sobre as plataformas fantasmas(Transpassáveis), é algo que já trabalhei com elas em meu projeto do D&V, e não é algo difícil, na verdade, é bem parecido com o sistema da plataforma sólida/normal.
Então, gostaria de entender qual é a lógica que você usou para fazer o movimento e a plataforma fantasma.
Achei se código um pouco complicado, mas é normal eu achar isso de códigos que não é meu, porque o teu esta simples e bem explicado, mas eu não consigo me prender a entender a lógica, a menos que esteja precisando muito, então, para economizar, é melhor você explicar
Ah, não entendi o nome "Todas as Possibilidades"?
Sobre as plataformas fantasmas(Transpassáveis), é algo que já trabalhei com elas em meu projeto do D&V, e não é algo difícil, na verdade, é bem parecido com o sistema da plataforma sólida/normal.
Então, gostaria de entender qual é a lógica que você usou para fazer o movimento e a plataforma fantasma.
Achei se código um pouco complicado, mas é normal eu achar isso de códigos que não é meu, porque o teu esta simples e bem explicado, mas eu não consigo me prender a entender a lógica, a menos que esteja precisando muito, então, para economizar, é melhor você explicar
Ah, não entendi o nome "Todas as Possibilidades"?
Re: [T.P]Plataforma 1
Theguitarmester , eu fiz do seguinte modo:
Ao movimentar me X ele verifica se há possibilidade de movimento, se não houver ele começa a tentar com y-1, depois com y-2 até y-Prec, assim ele consegue se mover em linhas curvas sem erro.
Ao movimentar em Y ele verifica 3 condições sobre a posição futura:
- Terá colisão com solido
- Terá colisão com plataforma falsa e Y menor que a posição nova
- Está colidindo e ainda terá colisão com plataforma falsa(Movendo se dentro para uma nova posição dentro a passagem é permitida)
Fazer na diagonal com essa lógica e bem difícil.
Porque eu usei esse modo louco? Porque isso me permitirá fazer a 2ª engine com 360º e plataformas falsas.
Todas as Possibilidades é o nome do grupo de engines. Quero fazer todas as coisas possíveis.
Edit
..Eu acho que tem um erro na engine, nem vi pessoal mas enviei a errada..
Ao movimentar me X ele verifica se há possibilidade de movimento, se não houver ele começa a tentar com y-1, depois com y-2 até y-Prec, assim ele consegue se mover em linhas curvas sem erro.
Ao movimentar em Y ele verifica 3 condições sobre a posição futura:
- Terá colisão com solido
- Terá colisão com plataforma falsa e Y menor que a posição nova
- Está colidindo e ainda terá colisão com plataforma falsa(Movendo se dentro para uma nova posição dentro a passagem é permitida)
Fazer na diagonal com essa lógica e bem difícil.
Porque eu usei esse modo louco? Porque isso me permitirá fazer a 2ª engine com 360º e plataformas falsas.
Todas as Possibilidades é o nome do grupo de engines. Quero fazer todas as coisas possíveis.
Edit
..Eu acho que tem um erro na engine, nem vi pessoal mas enviei a errada..
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Re: [T.P]Plataforma 1
O download não funciona
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Re: [T.P]Plataforma 1
Desculpe. Eu tirei um traço. Concertado.
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