[TUTORIAL] Jogos Online com PHP e MySql - PARTE 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[TUTORIAL] Jogos Online com PHP e MySql - PARTE 2

Mensagem por itarodrigo em Ter 17 Mar 2015, 15:31

Título: Criar jogos online PARTE 2 - Criando um Banco de Dados
Versão do GM: X
Dificuldade: Intermediário
Link para download da Engine: X
Requer Extensões: Não
Requer DLLs: Não
Tags: wamp, servidor, online, html5, php, mysql

Oi pessoal,

Esta é a segunda parte do tutorial voltado para aqueles usuários que têm vontade de criar um jogo online com os dados salvos em bancos de dados.

É pré-requisito para este tutorial, ver o tutorial 1 http://gmbr.forumeiros.com/t32003-tutorial-criar-jogos-online-parte-1

Ensinarei nesse tutorial a criar um banco de dados mysql para armazenar os dados de QUALQUER TIPO DE JOGO.

Lembrando que: Esse tutorial é para testes offline após criado todo o banco de dados e funcionando tudo ok, você poderá contratar um plano de hospedagem com suporte a mysql e php e lançar seu jogo ONLINE para todos terem acesso.

Agora vamos ao que interessa:

1 - Abra seu navegador de internet e na barra de endereços, digite localhost e tecle enter. Deve ser mostrada a seguinte tela:

2 - Clique em 'phpmyadmin' na parte de baixo:

3 - Caso peça senha, use:
Usuário: root
Senha:

a senha fica em branco mesmo.

4 - Clique em 'Base de Dados' na parte de cima para criar um novo banco de dados:

5 - Nessa parte onde mostra a imagem, digite o nome do banco de dados que seu jogo terá (no exemplo, irei usar nome_do_jogo):

6 - Do lado esquerdo, clique no nome do seu banco de dados:

7 - Como ainda não temos nenhuma tabela, iremos criar uma nova (no exemplo, iremos criar um ranking):

Obs: o campo colunas se refere a quantidade de informação que cada registro tem. Nesse exemplo eu selecionei 3 colunas (id, pontuacao, usuario)
Obs2: não irei entrar nesse detalhe aqui, pois o objetivo do tutorial não é esse, posso criar um tutorial de banco de dados em outro momento.

8 - Aqui está a "configuração" de cada campo:

No campo tipo, você deve selecionar o tipo de dado que será armazenado, no exemplo eu usei:
id - int
pontuacao - int
usuario - varchar

int: integer
varchar: string

Obs: TODA TABELA deve ter um campo chamado de Chave Primária que nada mais é do que uma informação que NUNCA SE REPETE. Nesse exemplo, eu usei o campo id e para isso, eu selecionei no campo índice -> PRIMARY, e marquei a caixa A_I:

índice -> PRIMARY: quer dizer que esse campo nunca pode se repetir.
A_I: Auto Incrementável, quer dizer que ele será preenchido automaticamente (claro que deve ser um campo int (numérico)).

Clique em 'Guardar'.

9 - A próxima tela mostra as tabelas que temos criadas no nosso Banco de Dados (criamos apenas a tabela ranking).
Clique no botão 'Insere' para inserirmos novos registros:

10 - Serão abertos dois formulários para inserirmos os dados manualmente (iremos fazer pelo GM em outro tutorial)

Obs: Perceba que NÃO foi incluído nenhum valor no campo 'ID' já que marcamos o mesmo como Auto Incrementável, lembra?
Clique em qualquer um dos botões 'executar'

11 - Voltamos à mesma tela anterior:

Clique agora no nome da tabela 'ranking'

12 - Veja agora a lista dos registros criados:

Parte 3 http://gmbr.forumeiros.com/t32005-tutorial-criar-jogos-online-parte-3

itarodrigo

Número de Mensagens : 599
Reputação : 52
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0