Duas dúvidas sobre Faculdade de Jogos Digitais

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Duas dúvidas sobre Faculdade de Jogos Digitais

Mensagem por Pandulum em Seg 09 Mar 2015, 18:27

Boa noite, gamers!


Sou novo no fórum e espero contribuir muitas experiências com vocês! E vice-versa.

Ao moderador, caso eu tiver postado na área errada ou que tem um mesmo tópico sobre isso, pode alocar/apagar!


Bom, vamos ao que interessa:

1) Faculdade de Jogos Digitais. Geralmente durando em torno de 2,5 anos e no máximo 3. E tô pensando em estudar numa das duas instituição: ou na FUMEC, por haver três anos de duração e ter mais prática na parte de "design"; ou na outra instituição de peso, que seria a Puc Minas, no campus São Gabriel. Nela, se aprende mais na parte de programação. Contudo, ainda tenho dúvida qual instituição entrar e com isso, receber uma base boa em programação como também em level design. Será que as Pós Graduações na parte de programação ou design poderiam suprir a carência?


2) Tenho de medo de fazer Jogos Digitais e o projeto não vingar, fazendo com que eu tenha que recorrer outras áreas de trabalho. Como não tenho muito conhecimento, seria ignorância minha achar que quem cria software (no caso o jogo) vai passar fome porque é muito difícil um público como um todo não gostar do trabalho. Mas posso estar enganado... Alguém aqui vive criando jogos e ganhando uma fonte de renda? Se sim, como? Se eu ganhar pelo menos 15 mil reais num ano tá de bom tamanho! Só queria confirmar e aprender com vocês sobre o dia a dia.




Agradeço aos que me ajudarem e me desculpem se joguei sal na ferida.




Boa noite e tenham um ótimo dia! Happy

Pandulum

Número de Mensagens : 3
Data de inscrição : 09/03/2015
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Duas dúvidas sobre Faculdade de Jogos Digitais

Mensagem por vitorfernandes13 em Seg 09 Mar 2015, 19:52

Oi Pandulum! Bem vindo!

É vestibulando também? Estudando muito, virando anti social também? É nois!

Bom, enfim, vou dar a minha opinião. Recentemente fiz uma pesquisa de mercado, e descobri o óbvio, o mercado para jogos está se desenvolvendo muito e os profissionais, principalmente no exterior, podem se dar bem trabalhando em alguma empresa, ou então, é possível abrir uma empresa indie ou trabalhar sozinho.

Estava pensando em cursar algo dessa área, entretanto, eu acho um pouco arriscado, não porque vou vai passar fome com isso, mas, é porque é estritamente específico, e não acho que seja necessário isso. Se você fazer um bom curso de Ciências da Computação você terá uma otima base para se especializar porque no curso vc vê um pouquinho de tudo relacionado a informática, ou seja, vc terá base em muitas vertentes, e acho isso algo muito legal.

Tenta passar pra Computação da USP para sermos colegas de sala  

Bom, mas, ai vai de cada um, se você achar que vai dar certo, então, boa sorte. O/

vitorfernandes13

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 284
Data de inscrição : 11/01/2014
Notas recebidas : C
Reputação : 11
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Duas dúvidas sobre Faculdade de Jogos Digitais

Mensagem por Pandulum em Seg 09 Mar 2015, 23:18

E ae, Vitor Fernandes! Beleza?

Valeu por comentar! Foi de grande valia e ajudou muito.

Desculpa se não fui específico, o que eu queria saber exatamente se dava pra "se virar nos 30" apenas tendo uma base específica, no caso a programação ou design. É possível ser versátil mas será preciso comprar uma porrada de livros e virar autodidata com uma boa base do segundo idioma, então no momento tá muito difícil e portanto, tenho até ano que vem pra definir aonde e estudar uma das duas instituições cada qual com um foco totalmente diferente da outra, como você viu a Fumec (Design) e Puc Minas (Programação). E vou aproveitar que aprendo rápido, em pouco tempo e com um pequeno investimento, então CC é pra depois.


Só que as vezes tento refletir se, uma vez que nunca criei jogo do zero a partir da programação - apenas com RPG Maker, mas só editava sons, scripts, cenário e etc -, é se dava pra criar um jogo com belo visual mas com bug ou um jogo feio porém funcional, entende?


Com relação a "passar fome", acho que peguei pesado. Já ouvi falar ou vi em algum lugar de profissionais da área que se mantém sozinhos e ainda sobra um trocadinho pra alguma coisa mas isso somente nos grandes centros, do qual nunca conheci um de verdade. Aqui em BH, que é uma gema do ovo, conheci designers mas estes provavelmente não entendem o processo da criação e implementação num jogo, então de fato não conheço ninguém que seja da área. Por isso que tenho essas duas dúvidas.


Por falar em dúvida, já acabei de assistir Game Indie The Movie e gostei muito, show de bola. Eles são famosos por criarem jogos indies, e foram no máximo duas pessoas envolvidas no processo pra ganharem uma grana preta com jogos cativantes! Por isso quero saber mais se é possível criar jogos bons sozinhos, sem dever nada à ninguém, tendo uma boa base em detrimento da outra.



Sobre a USP, é muito longe, cara! xD Não teria coragem de estudar longe de casa... hehe





Pandulum

Número de Mensagens : 3
Data de inscrição : 09/03/2015
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Duas dúvidas sobre Faculdade de Jogos Digitais

Mensagem por Kabeção em Ter 10 Mar 2015, 17:57

Bom, esse tipo de assunto e um pouco complicado e extenso mas já que vou responder, vou falar de uma vez sobre diversas coisas:

Isso é algo que você deve se decidir de uma vez... ou talvez não...

Também estive nesse dilema.
No final, acabei esquecendo sobre qual ferramenta ou média usar e decide que apenas deveria criar.

E essa decisão (idiota ou não idiota) acabou me levando a aprender música, programação, desenho e eletrônica.
Não sou um mestre em nada mas não saber fazer algo me deixa mais inquieto do que saber bastante apenas sobre algo específico.
Atualmente trabalho com arte mais todo o resto é meu hobby...

Em uns 4 anos trabalhando com arte para jogos ninguém nunca me perguntou sobre educação formal e de fato não fiz nem um curso formal específico na área.
Não faz diferença porque o portfólio é o mais simples e direto meio de provar habilidade.
Normalmente, desenvolvedores me contatam só depois de verem exemplos do meu trabalho e ignorariam qualquer pedido de trabalho caso não mostrasse nem um.
Diplomas simplesmente não são o suficiente nessa área.

Seu principal problema, e talvez o de muitos outros, é que você está enxergando a faculdade como requisito essencial e/ou lugar para se adquirir conhecimento avançado ao invés de simplesmente outro meio de aprendizagem além de estar preso ao conceito de que devemos e só podemos fazer uma única coisa.
Até mesmo dentro da faculdade você é suposto aprender diversas disciplinas e elas nunca iram passar do básico pois o contrário nem faria sentido.
Produtos complexos são construidas a partir da junção de outras coisas básicas e esse básico pode ser aplicar a diversas outros produtos.
Projetos reais são a única coisa que lhe da experiência em sistemas complexos e portanto deveria ser seu principal objetivo enquanto faz faculdade ao invés do diploma no final do curso.
Eu mesmo, faria engenharia simplesmente por ser o que eu menos entendo no momento e construira algum projeto ou faria estágio usando o básico que aprendo lá.

Se você vai passar fome ou não, eu não sei...
Você não precisa ser um mestre ou o melhor da sua área pra trabalhar em algo.
Você obviamente precisa ser bom no que faz e dinheiro é um fator motivacional muito fraco quanto a isso.
Nos trabalhamos por dinheiro, necessidade ou obrigação mas aprendemos por curiosidade, vontade de melhorar, criar ou realização pessoal.
Cientistas, engenheiros, artistas, músicos e gente criam jogos sozinho; todas essas pessoas desenvolvem habilidade e coisas interessantes por passar tempo constante e eternamente indefinido estudando/trabalhando naquilo.
Consequentemente, o salário e oportunidades corresponde ao nível que você chega com isso.
Basta comparar com crianças e adolescentes numa escola. Seu objetivo é pegar o diploma simplesmente por ser sua obrigação na sociedade e escolas são focadas em provas. Isso é cansativo e seu cérebro se recusa a guarda informação quando você se sente assim.
Se todos estivessem focados e interessados na aprendizagem o conhecimento adquirido lá seria muito mais durável e provas seriam apenas pedaços de papel onde você deve escrever esse conhecimento ao invés de ser sua meta.
Não precisaria perder sonho, deixar de jogar video game ou se preocupar com o dia da prova chegando.
Apenas dar uma estudada e pesquisas por fora do que aprendeu na aula por um pequena quantidade de tempo todo o dia e seria o suficiente.

O movimento de desenvolvimento profissional no Brasil ainda é muito pequeno (não por falta de interesse mas por falta de gente que vai além do básico) e os estúdio (que normalmente só ficam em metrópoles) costumam dar preferência para trabalho presencial.
No meu caso, eu trabalho mais com indies estrangeiros, talvez por termos mais comunidades internacionais do que nacionais onde você pode divulgar seu trabalho (além disso, poderia apostar que nem 40% deles são de fato do mesmo país).
Saber inglês é importante tanto para aprender quanto pra trabalhar.
Poder participar de um chat, ler um livro técnico e assistir videos em inglês é essencial.
Não caia na armadilha de levar isso como um simples extra pois você vai se arrepender!

Kabeção

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 2314
Data de inscrição : 08/06/2008
Reputação : 100
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 3
   : 0
   : 1

http://blackcapapps.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Duas dúvidas sobre Faculdade de Jogos Digitais

Mensagem por Pandulum em Sex 13 Mar 2015, 14:24

Obrigado por dar dicas, cara.


Ajudou muito Very Happy

Pandulum

Número de Mensagens : 3
Data de inscrição : 09/03/2015
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Duas dúvidas sobre Faculdade de Jogos Digitais

Mensagem por vinians em Sex 13 Mar 2015, 15:06

Complementando o que o Kabeção disse, para você ter sucesso em qualquer coisa é preciso algo primordial: Foco. Sem foco você fica disperso em inumeros projetos que nunca são realizados até o final e sua força é dividida em várias coisas ao mesmo tempo, resultado: tudo fica meia boca. Como já foi dito também, aprender ingles é essencial pois abre portas gigantescas de todo tipo de conhecimento e melhor, muita coisa gratuita, que vão desde universidades até iniciativas de grandes empresas como o Microsoft Virtual Academy, onde você pode aprender C# e outros produtos da MS como o Azure (nuvem) etc. No youtube tem vídeo sobre tudo, desde matemática, física, e criação de jogos... Então quando estiver perdendo tempo no facebook, lembre-se que poderia estar aprendendo algo mais util! Vamos focar!
Flws!

vinians

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 2490
Idade : 27
Data de inscrição : 18/09/2008
Notas recebidas : B-C-A-C
Reputação : 52
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 2
   : 1

http://xcreatorgames.weebly.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Duas dúvidas sobre Faculdade de Jogos Digitais

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 20:47


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum