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por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
[RESOLVIDO]Direction após morte
3 participantes
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[RESOLVIDO]Direction após morte
Eu estou fazendo um jogo de plataforma 2D. E no meu codigo, quando o monstro morre, ele muda pra outro objeto, o "slimeLVL1" . Com uma animação de 20 sprites.
O problema é que quando o monstro morre, ele sempre acaba morrendo virado para a esquerda, tanto faz se o monstro morrer para a direita ou não. E meio q o jogo fica um pouco feio com isso.
Eu quero que o "deadSlimeLVL1" morra na mesma direção de onde estava o "slimeLVL1" anteriormente.
aqui está meu codigo:
O monstro "slimeLVL1":
CREATE:
STEP:
COLISION -> PLAYER
Agora é o "slimeDeadLVL1"
CREATE
STEP:
ANIMATION END:
O problema é que quando o monstro morre, ele sempre acaba morrendo virado para a esquerda, tanto faz se o monstro morrer para a direita ou não. E meio q o jogo fica um pouco feio com isso.
Eu quero que o "deadSlimeLVL1" morra na mesma direção de onde estava o "slimeLVL1" anteriormente.
aqui está meu codigo:
O monstro "slimeLVL1":
CREATE:
- Código:
hsp=0;
vsp=0;
grav=0.5;
saltar=false;
direcao=true
image_speed=0.3
STEP:
- Código:
vsp += grav;
y += vsp;
x += hsp;
if (direcao=true) {
hsp=choose(-2,2);
direcao=false;
}
if (hsp=2) {
image_xscale=1;
} else {
image_xscale=-1;
}
if (place_meeting(x,y+vsp,chao)) {
grav=0;
vsp=0;
if (place_meeting(x,y-16,chao)) {
grav=0;
vsp=0;
}
}
else {
grav=0.5
saltar=false
}
if (saltar=true){
vsp=-5;
}
if (place_meeting(x+hsp,y-1,chao)) {
hsp=0;
direcao=true;
}
COLISION -> PLAYER
- Código:
if (global.matar=true){
instance_create(x,y-1,deadSlimeLVL1);
hspeed = 0;
vspeed = 0;
x = x;
y = y;
instance_destroy();
} else {
show_message("Sua chama foi apagada.")
room_restart();
}
Agora é o "slimeDeadLVL1"
CREATE
- Código:
hsp=0;
vsp=0;
grav=0.5;
direcao=true
image_speed = 0.3;
STEP:
- Código:
y += vsp;
x += hsp;
if (place_meeting(x,y+vsp,chao)) {
grav=0;
vsp=0;
if (place_meeting(x,y-16,chao)) {
grav=0;
vsp=0;
}
}
if (place_meeting(x+hsp,y-1,chao)) {
hsp=0;
direcao=true;
}
ANIMATION END:
- Código:
image_index = 20;
katisuke- Data de inscrição : 05/03/2015
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Re: [RESOLVIDO]Direction após morte
ao criar o monstro, vc vira ele uai, ex:
Monstro_morto=instance_create(x,y-1,deadSlimeLVL1);
Monstro_morto.image_xscale=imagem_xscale
Monstro_morto=instance_create(x,y-1,deadSlimeLVL1);
Monstro_morto.image_xscale=imagem_xscale
Re: [RESOLVIDO]Direction após morte
agora ele sempre está virando para a direita :/
eu quero que ele morra na direção que o monstro estava antes de morrer
eu quero que ele morra na direção que o monstro estava antes de morrer
katisuke- Data de inscrição : 05/03/2015
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Re: [RESOLVIDO]Direction após morte
foi um exemplo cara, vi que vc controla o seu objeto pelo image_xscale
logo, para o outro objeto ser criado na direção certa, usei oif (hsp=2) {
image_xscale=1;
} else {
image_xscale=-1;
}
, mais vc tambem pode usar uma condição, sei lá... mais imaginei que o código acima fosse o de virar.image_xscale=image_xscale
Re: [RESOLVIDO]Direction após morte
eu coloquei o codigo que você mostrou ai.
mas ele agora mudou, inves, de so virar para a esquerda ele so vira para a direita.
O problema é que quando ele para, e cria a instance, o hspeed dele é 0, ai vira para a direita, como o meu codigo de direção, e colocando esse seu, ele apenas faz inverter, virando para esquerda
EDIT: alguem ajuda ai por favor
Me enviem algum codigo pra eu resolver isso. Ja tentei das coisas mais absurdas
Usuário Advertido por Post Duplo via MP - Mateus O de Andrade
mas ele agora mudou, inves, de so virar para a esquerda ele so vira para a direita.
O problema é que quando ele para, e cria a instance, o hspeed dele é 0, ai vira para a direita, como o meu codigo de direção, e colocando esse seu, ele apenas faz inverter, virando para esquerda
EDIT: alguem ajuda ai por favor
Me enviem algum codigo pra eu resolver isso. Ja tentei das coisas mais absurdas
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katisuke- Data de inscrição : 05/03/2015
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Re: [RESOLVIDO]Direction após morte
Para o inimigo:
1 - Criar uma global, coloca no create de alguma coisa que não vai ser destruida.
2 - No código que o slime morre, e troca de instancia.
3 - No create do outro objeto que vai ser criado.
Tenta ai se não der comenta ai pra tentarmos mais.
1 - Criar uma global, coloca no create de alguma coisa que não vai ser destruida.
- Código:
global.lado=0
2 - No código que o slime morre, e troca de instancia.
- Código:
global.lado=image_xscale
3 - No create do outro objeto que vai ser criado.
- Código:
image_xscale=global.lado.
Tenta ai se não der comenta ai pra tentarmos mais.
- Spoiler:
- [OFF] Cara não faz Double post não, pois isso é contra as regras, espere alguém responder e ou de um edit.
Última edição por Black Horn em Sex 06 Mar 2015, 00:13, editado 1 vez(es)
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Re: [RESOLVIDO]Direction após morte
se o código de nosso amigo, Black Horn, não funcionar. sertifique a direção em que o seu sprite esta virado (ele morto), se estiver virado para a direita, tente esse:
- Código:
Monstro_morto=instance_create(x,y-1,deadSlimeLVL1);
Monstro_morto.image_xscale=sign(hsp)
- Código:
Monstro_morto=instance_create(x,y-1,deadSlimeLVL1);
Monstro_morto.image_xscale=-sign(hsp)
Re: [RESOLVIDO]Direction após morte
Eu acho que o meu funciona de boa, acho que o único problema é porque é uma global, mas isso é de boa para resolver.
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Re: [RESOLVIDO]Direction após morte
eu não disse que não ia funcionar... disse que se não funcionasse.
mais acabei de perceber que tem chance do meu não funcionar também. de qualquer forma, vou esperar pra ver se da certo :p
mais acabei de perceber que tem chance do meu não funcionar também. de qualquer forma, vou esperar pra ver se da certo :p
Re: [RESOLVIDO]Direction após morte
Isaque onix, seu codigo funcionou mt obrigado.
Agora eles morrem pro lado certo vlw
Black horn, o seu codigo não deu certo, acontecia de tudo, morria pro lado certo,morria pro lado errado ou a instancia não era criada.
Mas vlw do mesmo jeito. Agora ta resolvido!!
Agora eles morrem pro lado certo vlw
Black horn, o seu codigo não deu certo, acontecia de tudo, morria pro lado certo,morria pro lado errado ou a instancia não era criada.
Mas vlw do mesmo jeito. Agora ta resolvido!!
katisuke- Data de inscrição : 05/03/2015
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