[TUTORIAL] Seleção de personagem com globais.

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[TUTORIAL] Seleção de personagem com globais.

Mensagem por caiquerafinha em Dom 22 Fev 2015, 23:31

Boa noite galera, estava andando pelo forúm em busca de seleção de personagens, de um modo simples, pois então não achei.
Então resolvi trazer um simples para vocês;

PLATAFORMA: Qualquer uma(creio)
ENGINE : Não

Vamos lá.

Primeiramente crie 3 sprites quadrado:
Azul : Player 1
Verde : Player 2
Amarelo : Player 3

Eles serão os personagens.

Agora crie os botões:
Player1
Player2
Player3

Agora crie um objeto para cada.
Após ter feito isso, vá no Obj_Button_P1(botão pra selecionar o player1)
e digite o seguinte codigo:

Código:
global.select1 = false;

Agora no Obj_Button_P@

Código:
global.select2 = false;

E consequentemente no Obj_Button_P3

Código:
global.select3 = false;

EXPLICANDO

//Todos estes codes após está no create, estará definindo a variavel como false.

Agora no MOUSE_LEFT_PRESSED de cada botão(os 3)

coloque este codigo:

no Obj_Button_P1

Código:

global.select1 = true;
{
room_goto_next()
}

no Obj_Button_P2

Código:

global.select2 = true;
{
room_goto_next();
}

e por último no Obj_Button_P3

Código:

global.select3 = true;
{
room_goto_next();
}
//EXPLICANDO
Resumindo, ao clicar no botão, qualquer um que seja, ele e definido como verdadeiro.

Nos botões é somente isso.

Agora crie uma room com os 3 botões para selecionar.
Após isso crie outra room(Rm_Jogo)
vai ser onde o jogo acontece.

No Create Code da room coloque o seguinte:

Código:

if (global.select1 = true)
{
instance_create(x+32,y-32,Obj_Player1)//Se o botão do player 1 for selecionado ele será criado
}
if (global.select2 = true)
{
instance_create(x+32,y-32,Obj_Player2)//Se o botão do player 2 for selecionado ele será criado
}if (global.select3 = true)
{
instance_create(x+32,y-32,Obj_Player3)//Se o botão do player 3 for selecionado ele será criado
}

Pronto agora, teste seu jogo, e veja como ficou Cool OBrigado!! SE puder clique no meu joinha!

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Re: [TUTORIAL] Seleção de personagem com globais.

Mensagem por Black Studio em Seg 23 Fev 2015, 01:46

Não seria criar um objeto que cria o Player, tipo um obj_spawn_player

E quando clicar no botão definir uma variavel chamada:
global.char_id=0 ou =1...=2...
E dai no Create do obj_spawn colocar.

switch(global.char_id)
{
case 0: instance_Create(obj_player1) break;
case 1: instance_Create(obj_player2) break;
case 2: instance_Create(obj_player3) break;
case 3: ........
}

Black Studio

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