Entrar
Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05
» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55
» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39
» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28
» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
Eu deveria piratear meu próprio jogo?
+7
Kabeção
WellingtonBecker
Roooger
Gonzo
AG Hydra
Gustavo3355
matheusco
11 participantes
Página 1 de 1
Eu deveria piratear meu próprio jogo?
Primeiro, o que eu penso sobre pirataria: Não acho que sejão tão prejudicial. Claro, que algumas pessoas que pagariam pelo jogo acabam baixando pra não gastar dinheiro, mas acredito que uma maioria, como eu, não pagaria pela maioria dos jogos que já baixou. Mesmo não pagando, essas pessoas falam sobre o jogo com outras pessoas, fazem vídeos de gameplay, o que acaba sendo bom para divulgação. E, no meu caso, se não posso/quero pagar por um jogo, eu vou baixar, mas se eu simplesmente não conseguir baixar, então vou jogar outra coisa. O jogo ficar inacessível não significa que a pessoa vai comprá-lo.
Eu pensei sobre isso quando pensava em uma maneira de proteger meu jogo (ê hipocrisia), mas acabei pensando "Por que eu mesmo não pirateio meu jogo?". Por que eu faria isso? Porque eu poderia colocar propagandas no site em que eu disponibilizaria a versão pirateada. Não faria sentido alguém perder tempo pra crackear meu jogo, sendo que já teria uma versão atualizada e grátis idêntica à paga. Também acho que se as grandes empresas não conseguem se livrar da pirataria, eu sozinho também não vou conseguir.
Única coisa que me preocupa nisso seria fazer os jogadores pensarem (Se a própria empresa distribui uma versão gratuita, por que eu vou pagar?). Se isso for acontecer, acho que distribuir essa versão pirata, mas sem usar o nome da empresa, resolveria o problema. A versão paga também teria coisas exclusivas, como server pvp, ranking, premiação, etc. Coisas que não possam ser crackeadas, a menos que a pessoa invada os servidores do jogo.
Qual a opinião de vocês sobre isso?
Eu pensei sobre isso quando pensava em uma maneira de proteger meu jogo (ê hipocrisia), mas acabei pensando "Por que eu mesmo não pirateio meu jogo?". Por que eu faria isso? Porque eu poderia colocar propagandas no site em que eu disponibilizaria a versão pirateada. Não faria sentido alguém perder tempo pra crackear meu jogo, sendo que já teria uma versão atualizada e grátis idêntica à paga. Também acho que se as grandes empresas não conseguem se livrar da pirataria, eu sozinho também não vou conseguir.
Única coisa que me preocupa nisso seria fazer os jogadores pensarem (Se a própria empresa distribui uma versão gratuita, por que eu vou pagar?). Se isso for acontecer, acho que distribuir essa versão pirata, mas sem usar o nome da empresa, resolveria o problema. A versão paga também teria coisas exclusivas, como server pvp, ranking, premiação, etc. Coisas que não possam ser crackeadas, a menos que a pessoa invada os servidores do jogo.
Qual a opinião de vocês sobre isso?
Re: Eu deveria piratear meu próprio jogo?
Se eu fosse fazer a versão pirata de um jogo meu eu colocaria (na versão pirata) um monte de bug que atrapalharia o jogo
Gustavo3355- Data de inscrição : 30/01/2015
Reputação : 1
Número de Mensagens : 7
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Eu deveria piratear meu próprio jogo?
Gustavo3355 escreveu:Se eu fosse fazer a versão pirata de um jogo meu eu colocaria (na versão pirata) um monte de bug que atrapalharia o jogo
Isso já foi feito em vários jogo, menos de uma semana depois já lançaram uma versão com os erros corrigidos, exemplo: Far Cry 4. O mais legal que vi foi um jogo que deixava você ir até perto do fim, trava e deletava seu save, haha.
Re: Eu deveria piratear meu próprio jogo?
Olá matheusco, tudo bem?
bom, primeiramente, te digo que a pirataria não é permitida somente pelo simples motivo de que... você está usando algum aplicativo/software/game, gratuito (caso o mesmo seja pago)... ou mesmo, por estar decompilando os mesmos, o que, para o desenvolvedor... isso não seria legal. entretanto, seu plano, no caso, seria um "jogo" de marketing... por assim dizer. não seria uma pirataria do seu game, mas sim uma versão lite. porém... caso você deseje liberar uma versão que... aos olhos dos usuários, pareça, pirateado... acho que isso também não seria permitido, pelas autoridades... já que é um "golpe". enfim, isso vai depender do seu desejo, porém... é como eu disse, isso pode ser perigoso, até mesmo para o próprio autor do aplicativo/software/game. espero ter ajudado quanto a essa dúvida. até.
bom, primeiramente, te digo que a pirataria não é permitida somente pelo simples motivo de que... você está usando algum aplicativo/software/game, gratuito (caso o mesmo seja pago)... ou mesmo, por estar decompilando os mesmos, o que, para o desenvolvedor... isso não seria legal. entretanto, seu plano, no caso, seria um "jogo" de marketing... por assim dizer. não seria uma pirataria do seu game, mas sim uma versão lite. porém... caso você deseje liberar uma versão que... aos olhos dos usuários, pareça, pirateado... acho que isso também não seria permitido, pelas autoridades... já que é um "golpe". enfim, isso vai depender do seu desejo, porém... é como eu disse, isso pode ser perigoso, até mesmo para o próprio autor do aplicativo/software/game. espero ter ajudado quanto a essa dúvida. até.
AG Hydra- Data de inscrição : 23/04/2012
Reputação : 12
Número de Mensagens : 141
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Eu deveria piratear meu próprio jogo?
Não conheço ninguém que compre jogo p/ Pc, há não ser para xbox ou ps4 e creio que eles comprem, pelos fatores que vou citar, gráficos impressionantes, áudio impressionante, a história não precisa ser impressionante, sendo boa já tá bom, e por ultimo e não menos importante, jogabilidade online, interagir com outros jogadores hoje faz toda a diferença, o jogador carente não se sente sozinho jogando no modo multiplayer kk, e se seu jogo for impressionante em todos os quesitos, mais se você não fizer um investimento pesado em divulgação, seu jogo vai precisar ser 2x mais impressionante em todos os quesitos, sem falar em um acontecimento que eu li essa semana.. chamaram a pitty pra fazer a dublagem dessa ultima versão de mortal kombat e ela foi simplesmente apedrejada nas redes sociais, então, essa pessoa responsável por convidar a pitty deve ter pensado se tivesse chamado a Bruna surfistinha? teria ganhado um like? não sei, mais eu preferiria..
obs: o jogo não precisa ser impressionante você apenas tem que conquistar o jogador, imaginem que a cada minuto aconteça uma coisa legal que sai da rotina do jogo, legal né?! se você gostou do meu comentário fique clicando aqui (x)
pisca pisca do Gonzo
obs: o jogo não precisa ser impressionante você apenas tem que conquistar o jogador, imaginem que a cada minuto aconteça uma coisa legal que sai da rotina do jogo, legal né?! se você gostou do meu comentário fique clicando aqui (x)
Gonzo- Data de inscrição : 29/05/2012
Reputação : 33
Número de Mensagens : 929
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Eu deveria piratear meu próprio jogo?
AG Games escreveu:Olá matheusco, tudo bem?
bom, primeiramente, te digo que a pirataria, não é permitida somente pelo simples motivo de que... você está usando algum aplicativo/software/game, gratuito (caso o mesmo seja pago)... ou mesmo, por estar decompilando os mesmos, o que, para o desenvolvedor... isso não seria legal. entretanto, seu plano, no caso, seria um "jogo" de marketing... por assim dizer. não seria uma pirataria do seu game, mas sim uma versão lite. porém... caso você deseje liberar uma versão que... aos olhos dos usuários, pareça, pirateado... acho que isso também não seria permitido, pelas autoridades... já que é um "golpe". enfim, isso vai depender do seu desejo, porém... é como eu disse, isso pode ser perigoso, até mesmo para o próprio autor do aplicativo/software/game. espero ter ajudado quanto a essa dúvida. até.
Realmente não parei pra pensar se isso seria "legal", vou procurar saber mais sobre isso. Mas, caso seja ilegal, acredito que o jeito seja realmente oferecer coisas como PVP, premiação, etc. pra incentivar a compra do jogo.
Re: Eu deveria piratear meu próprio jogo?
Acho que o fato de ser ilegal não significa que a pirataria não exista. A pirataria poderia ser combatida com uma medida muito mais eficiente que uma chave de segurança ou coisa do gênero, por exemplo, promoções.
Não incentivo a pirataria ou coisa do gênero, mas uma vez eu vi uma pesquisa que dizia que uma boa parte das pessoas que assistiam filmes piratas, assistiam-os nos cinemas. Mas por quê? Porque elas diziam que não gostariam de pagar para assistir um filme ruim.
É apenas um paralelo, mas exemplifica muito bem a situação dos jogos, que não tem muita diferença. Pagar 150 reais para descobrir que o jogo é ruim é muito triste, assim como não pagar 150 reais e então nunca saber que o jogo é bom é igualmente ruim.
Enfim, minha humilde opinião.
Não incentivo a pirataria ou coisa do gênero, mas uma vez eu vi uma pesquisa que dizia que uma boa parte das pessoas que assistiam filmes piratas, assistiam-os nos cinemas. Mas por quê? Porque elas diziam que não gostariam de pagar para assistir um filme ruim.
É apenas um paralelo, mas exemplifica muito bem a situação dos jogos, que não tem muita diferença. Pagar 150 reais para descobrir que o jogo é ruim é muito triste, assim como não pagar 150 reais e então nunca saber que o jogo é bom é igualmente ruim.
Enfim, minha humilde opinião.
Roooger- Data de inscrição : 03/02/2012
Reputação : 5
Número de Mensagens : 254
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Eu deveria piratear meu próprio jogo?
Os jogos para Android são um exemplo de que se pode sobreviver a pirataria. Eles podem ser baixados de graça, porem, novas fases, novos personagens e novos itens podem ser desbloqueados comprando-os dentro deles.
WellingtonBecker- Games Ranking :
Notas recebidas : D
Data de inscrição : 09/05/2013
Reputação : 105
Número de Mensagens : 824
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Eu deveria piratear meu próprio jogo?
Sua tarefa é vender um jogo sem bugs, polido e de boa qualidade. Desenvolver jogabilidade, gráficos, som, boa performance, corrigir bugs, lançar updates e dar suporte.
Tudo isso para os atuais e futuros compradores.
Aconselho você a não perder tempo se preocupando com as pessoas erradas.
Tudo isso para os atuais e futuros compradores.
Aconselho você a não perder tempo se preocupando com as pessoas erradas.
Re: Eu deveria piratear meu próprio jogo?
Também acharia piratear meu jogo perda de tempo, afinal tem gente que vai fazer isso por mim sem eu precisar fazer nada
Gustavo3355- Data de inscrição : 30/01/2015
Reputação : 1
Número de Mensagens : 7
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Eu deveria piratear meu próprio jogo?
Não quero desmerecer e nem inferiorizar o trabalho de ninguém, mas seu jogo só será pirateado se o mesmo for realmente muito bom e muito conhecido mundo afora a ponto de competir com grandes franquias.
Faça o que o Kabeção disse, preocupe-se com a qualidade do jogo e esqueça as pessoas erradas.
Faça o que o Kabeção disse, preocupe-se com a qualidade do jogo e esqueça as pessoas erradas.
Re: Eu deveria piratear meu próprio jogo?
Só uma dica para um sistema seguro anticrack:
Olha, se você quer um sistema "antipirataria" realmente bom e funcional. Teria que apelar por uma ativação por servidor...
Vou dar um exemplo básico:
Vão no seu site, Pagam por uma key.(você poderia fazer um sistema automático para gerar a key[menos seguro já que haveria um padrão aceitável], ou manual[mais demorado para o usuário receber a key])
Depois, a pessoa utilizaria a key em seu jogo...Depois por uma página no próprio jogo, ou abrir uma no navegador, ele verificaria no banco de dados de seu site, se a key é válida, e se nunca foi usada.
Se der ok no válido e nunca usado. Ele vai adicionar novo valor no banco de dados, informando que a key já foi utilizada...E ativar o jogo, claro. '-'
(Enquanto a engenharia reversa?)
Ao invés de fazer um único check na hora da ativação, você poderia fazer checks de vez em quando, assim uma burlagem no sistema seria dificultada...
E para dificultar pular o "if key=='valida'{}", você poderia fazer a adição da chave em um objeto, e a checagem se ela está correta em outro. Sacas? Objetos separados.(aproveite a vantagem de não ser um único script de códigos contínuo. )
Por que: Ao fazer engenharia reversa em um software, fica tudo em Assembly.(nem queira tentar aprender Assembly '-') E para uma pessoa entender tudo o que está lá, é digamos complicado...
Então uma simples separação entre o código da checagem e o código da caixa de texto. Já dificulta bastante, se não o torna impossível. (dois objetos, dois scripts...Sem ligação um com o outro. )
Ta, só isso mesmo. Bye.
DieBoy- Data de inscrição : 22/08/2014
Reputação : 49
Número de Mensagens : 91
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Eu deveria piratear meu próprio jogo?
Obrigado pelas opiniões galera, concordo que devo me preocupar com a qualidade do jogo e que só vão querer crackeá-lo se fizer sucesso, mas é eu não faço um jogo pensando em não fazer sucesso (meio prepotente, mas é só meu jeito), então é melhor estar preparado pra um futuro sucesso do seu game do que ele vir e você não ter nenhuma proteção/alternativa.
E DieBoy, a sugestão é ótima, mas o que disse seria mais para o caso de jogos single player. O que pensei ao ler seu comentário é, mesmo em jogo single player, colocar algo interessante (PVP, Ranking, etc) em multiplayer. Quem pirateasse poderia jogar a versão single, mas não teria acesso às coisas online.
E DieBoy, a sugestão é ótima, mas o que disse seria mais para o caso de jogos single player. O que pensei ao ler seu comentário é, mesmo em jogo single player, colocar algo interessante (PVP, Ranking, etc) em multiplayer. Quem pirateasse poderia jogar a versão single, mas não teria acesso às coisas online.
Re: Eu deveria piratear meu próprio jogo?
Eae matheus,
Mano to escrevendo um pouco atrasado mas porque tinha esquecido a frase husahuas,
A empresa que criou "The Witcher 3", disse mais ou menos assim:
"Obrigado quem comprou o jogo, e divirtam-se os que crackearam (ou piratearam) ele ", bom não to dizendo pra crackear os jogos, mas o que eu to querendo dizer é que se o jogo vai ser crackeado é porque é bom, por isso que disseram "Divirtam-se", o que eles fizeram ta meio errado, porque não seria legal tipo se esforça muito em um projeto para depois não receber nada em troca. Porém se as pessoas crackearam ele é porque é bom mesmo não sendo uma coisa legal de se fazer.
Flws
Mano to escrevendo um pouco atrasado mas porque tinha esquecido a frase husahuas,
A empresa que criou "The Witcher 3", disse mais ou menos assim:
"Obrigado quem comprou o jogo, e divirtam-se os que crackearam (ou piratearam) ele ", bom não to dizendo pra crackear os jogos, mas o que eu to querendo dizer é que se o jogo vai ser crackeado é porque é bom, por isso que disseram "Divirtam-se", o que eles fizeram ta meio errado, porque não seria legal tipo se esforça muito em um projeto para depois não receber nada em troca. Porém se as pessoas crackearam ele é porque é bom mesmo não sendo uma coisa legal de se fazer.
Flws
Riccardoric- Data de inscrição : 17/06/2014
Reputação : 34
Número de Mensagens : 206
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Eu deveria piratear meu próprio jogo?
Só uma ideia.
Ao invés de piratear, lança uma versão Gratuita Oficial, sem tantas vantagens.
E na versão Paga vc coloca os itens exclusivos como pvp, ranking, premiação.
Ao invés de piratear, lança uma versão Gratuita Oficial, sem tantas vantagens.
E na versão Paga vc coloca os itens exclusivos como pvp, ranking, premiação.
Eudes - Hyo- Games Ranking :
Notas recebidas : E + B+B
Data de inscrição : 02/06/2009
Reputação : 27
Número de Mensagens : 513
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» como reproduzir umapágina da web no seu proprio jogo?
» como publicar um jogo feito no GmHTLM5 no meu proprio site?
» Colocando seu jogo na internet E JOGANDO PELO NAVEGADOR PELO SEU PRÓPRIO SITE!!!!!
» [RESOLVIDO]Mover no ar é mais lento e não deveria
» [Resolvido]Função retornando quando nao deveria
» como publicar um jogo feito no GmHTLM5 no meu proprio site?
» Colocando seu jogo na internet E JOGANDO PELO NAVEGADOR PELO SEU PRÓPRIO SITE!!!!!
» [RESOLVIDO]Mover no ar é mais lento e não deveria
» [Resolvido]Função retornando quando nao deveria
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|