[Resolvido]Pontuação continua

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Resolvido [Resolvido]Pontuação continua

Mensagem por fabricio w em Qua 18 Fev 2015, 19:39

Boa Tarde,

Estou tentando fazer com que o personagem continue com a mesma pontuação, quantidade de balas e etc... da room anterior quando ele for para próxima room. Sempre que começa uma nova room, inicia do zero a pontuação, e todas as outras contagens de objetos que o personagem "pega" durante o jogo.

Alguém poderia me ajudar? obrigado!

fabricio w

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Resolvido Re: [Resolvido]Pontuação continua

Mensagem por WellingtonBecker em Qua 18 Fev 2015, 19:54

Tente usar globais, por exemplo:

Código:
global.pontos+=1

Assim ele vai continuar em outras rooms.

WellingtonBecker

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Resolvido Re: [Resolvido]Pontuação continua

Mensagem por AG Hydra em Qua 18 Fev 2015, 20:02

Olá fabricio w, tudo bem?

bom, primeiro te aconselho a estudar algumas aulas sobre a linguagem de programação "GML", dentre essas, aqui estão duas boas aulas: Aulas de Game Maker por Alex FC, Aulas de Game Maker para iniciantes por reddragon. entretanto, caso você deseje uma explicação rápida com relação a sua dúvida... vamos entender. variáveis globais são geralmente usadas para se desenvolver esse sistema. portanto, vejamos como funcionaria:

1°: crie um objeto "oControl", somente para controlar as variáveis em geral.

no Create Event do Objeto "oControl":
Código:

global.vPontos=0; // a pontuação inicia-se com valor "0"
global.vBalas=10; // a quantidade de balas inicia-se com o valor "10", caso deseje, altere para um valor desejado

no Draw Event do Objeto "oControl":
Código:

draw_set_colour(c_red); // define a cor vermelha, para textos (caso esta função não funcione, use: "draw_set_color". no Game Maker 8, é usado "draw_set_color", no Game Maker: Studio, é usado "draw_set_colour" (caso não me engane))
draw_text(0,0,global.vPontos); // escreve a variável "global.vPontos" no eixo "x": 0, e no eixo "y": 0, na room
draw_text(0,32,global.vBalas); // escreve a variável "global.vBalas" no eixo "x": 0, e no eixo "y": 32, na room

o objeto "oControl" desenhará os pontos e balas, portanto, coloque-o como persistent, e coloque-o na primeira room (não é necessário o colocar nas outras, já que o mesmo será persistent). não testei os algoritmos, portanto... qualquer erro ou bug, me informe. espero ter ajudado, até.

AG Hydra

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Resolvido Re: [Resolvido]Pontuação continua

Mensagem por fabricio w em Qua 18 Fev 2015, 21:11

Muito Obrigado,

Já tinha colocado as variáveis como global, só faltava colocar persistent.

Agora ficou do jeito que eu queria, valeu AG Games.

fabricio w

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Resolvido Re: [Resolvido]Pontuação continua

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