Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» [Enquete] Concursos GMBR
por Willy Ontem à(s) 19:49

» CR - Concurso Relâmpago!!
por Willy Ter 18 Jul 2017, 17:11

» 3D:como rodar a camara em horizontal?
por Cambalinho Ter 18 Jul 2017, 15:09

» [Resolvido] pode explicar a d3d_set_projection()?
por Cambalinho Ter 18 Jul 2017, 11:28

» Escrever a resposta certa muda de room
por PedroX Seg 17 Jul 2017, 21:46

» Nota de esclarecimento - GMBR voltou!
por Mentos e Coca-cola Seg 17 Jul 2017, 17:05

» [CR] Campo Minado
por Katerp Dom 16 Jul 2017, 23:09

» [CR] The Bazooka Cat
por Tedi Ripper Dom 16 Jul 2017, 23:01

» Como melhorar um protótipo(Design)
por lolandoplayer Dom 16 Jul 2017, 22:56

» Diminuir velocidade ao arrastar objeto
por LwysF Dom 16 Jul 2017, 17:33

Quem está conectado
14 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 14 Visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 324 em Ter 05 Out 2010, 13:36
Estatísticas
Temos 12700 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de Eduardo Gomes

Os nossos membros postaram um total de 220919 mensagens em 30412 assuntos

Eu deveria piratear meu próprio jogo?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Eu deveria piratear meu próprio jogo?

Mensagem por matheusco em Ter 17 Fev 2015, 19:24

Primeiro, o que eu penso sobre pirataria: Não acho que sejão tão prejudicial. Claro, que algumas pessoas que pagariam pelo jogo acabam baixando pra não gastar dinheiro, mas acredito que uma maioria, como eu, não pagaria pela maioria dos jogos que já baixou. Mesmo não pagando, essas pessoas falam sobre o jogo com outras pessoas, fazem vídeos de gameplay, o que acaba sendo bom para divulgação. E, no meu caso, se não posso/quero pagar por um jogo, eu vou baixar, mas se eu simplesmente não conseguir baixar, então vou jogar outra coisa. O jogo ficar inacessível não significa que a pessoa vai comprá-lo.

Eu pensei sobre isso quando pensava em uma maneira de proteger meu jogo (ê hipocrisia), mas acabei pensando "Por que eu mesmo não pirateio meu jogo?". Por que eu faria isso? Porque eu poderia colocar propagandas no site em que eu disponibilizaria a versão pirateada. Não faria sentido alguém perder tempo pra crackear meu jogo, sendo que já teria uma versão atualizada e grátis idêntica à paga. Também acho que se as grandes empresas não conseguem se livrar da pirataria, eu sozinho também não vou conseguir.

Única coisa que me preocupa nisso seria fazer os jogadores pensarem (Se a própria empresa distribui uma versão gratuita, por que eu vou pagar?). Se isso for acontecer, acho que distribuir essa versão pirata, mas sem usar o nome da empresa, resolveria o problema. A versão paga também teria coisas exclusivas, como server pvp, ranking, premiação, etc. Coisas que não possam ser crackeadas, a menos que a pessoa invada os servidores do jogo.

Qual a opinião de vocês sobre isso?
avatar
matheusco

Data de inscrição : 10/08/2014
Número de Mensagens : 395
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário http://www.tutoriaisgamemaker.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Eu deveria piratear meu próprio jogo?

Mensagem por Gustavo3355 em Ter 17 Fev 2015, 19:31

Se eu fosse fazer a versão pirata de um jogo meu eu colocaria (na versão pirata) um monte de bug que atrapalharia o jogo
avatar
Gustavo3355

Data de inscrição : 30/01/2015
Número de Mensagens : 7
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Eu deveria piratear meu próprio jogo?

Mensagem por matheusco em Ter 17 Fev 2015, 19:35

@Gustavo3355 escreveu:Se eu fosse fazer a versão pirata de um jogo meu eu colocaria (na versão pirata) um monte de bug que atrapalharia o jogo

Isso já foi feito em vários jogo, menos de uma semana depois já lançaram uma versão com os erros corrigidos, exemplo: Far Cry 4. O mais legal que vi foi um jogo que deixava você ir até perto do fim, trava e deletava seu save, haha.
avatar
matheusco

Data de inscrição : 10/08/2014
Número de Mensagens : 395
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário http://www.tutoriaisgamemaker.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Eu deveria piratear meu próprio jogo?

Mensagem por AG Hydra em Ter 17 Fev 2015, 19:59

Olá matheusco, tudo bem?

bom, primeiramente, te digo que a pirataria não é permitida somente pelo simples motivo de que... você está usando algum aplicativo/software/game, gratuito (caso o mesmo seja pago)... ou mesmo, por estar decompilando os mesmos, o que, para o desenvolvedor... isso não seria legal. entretanto, seu plano, no caso, seria um "jogo" de marketing... por assim dizer. não seria uma pirataria do seu game, mas sim uma versão lite. porém... caso você deseje liberar uma versão que... aos olhos dos usuários, pareça, pirateado... acho que isso também não seria permitido, pelas autoridades... já que é um "golpe". enfim, isso vai depender do seu desejo, porém... é como eu disse, isso pode ser perigoso, até mesmo para o próprio autor do aplicativo/software/game. espero ter ajudado quanto a essa dúvida. até.
avatar
AG Hydra

Data de inscrição : 23/04/2012
Número de Mensagens : 130
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Eu deveria piratear meu próprio jogo?

Mensagem por Gonzo em Ter 17 Fev 2015, 20:04

Não conheço ninguém que compre jogo p/ Pc, há não ser para xbox ou ps4 e creio que eles comprem, pelos fatores que vou citar, gráficos impressionantes, áudio impressionante, a história não precisa ser impressionante, sendo boa já tá bom, e por ultimo e não menos importante, jogabilidade online, interagir com outros jogadores hoje faz toda a diferença, o jogador carente não se sente sozinho jogando no modo multiplayer kk, e se seu jogo for impressionante em todos os quesitos, mais se você não fizer um investimento pesado em divulgação, seu jogo vai precisar ser 2x mais impressionante em todos os quesitos, sem falar em um acontecimento que eu li essa semana.. chamaram a pitty pra fazer a dublagem dessa ultima versão de mortal kombat e ela foi simplesmente apedrejada nas redes sociais, então, essa pessoa responsável por convidar a pitty deve ter pensado se tivesse chamado a Bruna surfistinha? teria ganhado um like? não sei, mais eu preferiria..

obs: o jogo não precisa ser impressionante você apenas tem que conquistar o jogador, imaginem que a cada minuto aconteça uma coisa legal que sai da rotina do jogo, legal né?!  se você gostou do meu comentário fique clicando aqui (x)
pisca pisca do Gonzo

Gonzo

Data de inscrição : 29/05/2012
Número de Mensagens : 929
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Eu deveria piratear meu próprio jogo?

Mensagem por matheusco em Ter 17 Fev 2015, 20:09

AG Games escreveu:Olá matheusco, tudo bem?

bom, primeiramente, te digo que a pirataria, não é permitida somente pelo simples motivo de que... você está usando algum aplicativo/software/game, gratuito (caso o mesmo seja pago)... ou mesmo, por estar decompilando os mesmos, o que, para o desenvolvedor... isso não seria legal. entretanto, seu plano, no caso, seria um "jogo" de marketing... por assim dizer. não seria uma pirataria do seu game, mas sim uma versão lite. porém... caso você deseje liberar uma versão que... aos olhos dos usuários, pareça, pirateado... acho que isso também não seria permitido, pelas autoridades... já que é um "golpe". enfim, isso vai depender do seu desejo, porém... é como eu disse, isso pode ser perigoso, até mesmo para o próprio autor do aplicativo/software/game. espero ter ajudado quanto a essa dúvida. até.

Realmente não parei pra pensar se isso seria "legal", vou procurar saber mais sobre isso. Mas, caso seja ilegal, acredito que o jeito seja realmente oferecer coisas como PVP, premiação, etc. pra incentivar a compra do jogo.
avatar
matheusco

Data de inscrição : 10/08/2014
Número de Mensagens : 395
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário http://www.tutoriaisgamemaker.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Eu deveria piratear meu próprio jogo?

Mensagem por Roooger em Ter 17 Fev 2015, 20:47

Acho que o fato de ser ilegal não significa que a pirataria não exista. A pirataria poderia ser combatida com uma medida muito mais eficiente que uma chave de segurança ou coisa do gênero, por exemplo, promoções.

Não incentivo a pirataria ou coisa do gênero, mas uma vez eu vi uma pesquisa que dizia que uma boa parte das pessoas que assistiam filmes piratas, assistiam-os nos cinemas. Mas por quê? Porque elas diziam que não gostariam de pagar para assistir um filme ruim.

É apenas um paralelo, mas exemplifica muito bem a situação dos jogos, que não tem muita diferença. Pagar 150 reais para descobrir que o jogo é ruim é muito triste, assim como não pagar 150 reais e então nunca saber que o jogo é bom é igualmente ruim.

Enfim, minha humilde opinião.
avatar
Roooger

Data de inscrição : 03/02/2012
Número de Mensagens : 254
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 1
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Eu deveria piratear meu próprio jogo?

Mensagem por WellingtonBecker em Ter 17 Fev 2015, 20:56

Os jogos para Android são um exemplo de que se pode sobreviver a pirataria. Eles podem ser baixados de graça, porem, novas fases, novos personagens e novos itens podem ser desbloqueados comprando-os dentro deles.
avatar
WellingtonBecker

Ranking : Nota D
Notas recebidas : D
Data de inscrição : 09/05/2013
Número de Mensagens : 820
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Eu deveria piratear meu próprio jogo?

Mensagem por Kabeção em Ter 17 Fev 2015, 22:37

Sua tarefa é vender um jogo sem bugs, polido e de boa qualidade. Desenvolver jogabilidade, gráficos, som, boa performance, corrigir bugs, lançar updates e dar suporte.
Tudo isso para os atuais e futuros compradores.

Aconselho você a não perder tempo se preocupando com as pessoas erradas.
avatar
Kabeção

Ranking : Sem avaliações
Data de inscrição : 08/06/2008
Número de Mensagens : 2314
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 3
   : 0
   : 1

Ver perfil do usuário http://blackcapapps.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Eu deveria piratear meu próprio jogo?

Mensagem por Gustavo3355 em Qua 18 Fev 2015, 07:59

Também acharia piratear meu jogo perda de tempo, afinal tem gente que vai fazer isso por mim sem eu precisar fazer nada
avatar
Gustavo3355

Data de inscrição : 30/01/2015
Número de Mensagens : 7
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Eu deveria piratear meu próprio jogo?

Mensagem por Willy em Qua 18 Fev 2015, 08:39

Não quero desmerecer e nem inferiorizar o trabalho de ninguém, mas seu jogo só será pirateado se o mesmo for realmente muito bom e muito conhecido mundo afora a ponto de competir com grandes franquias.

Faça o que o Kabeção disse, preocupe-se com a qualidade do jogo e esqueça as pessoas erradas.
avatar
Willy

Ranking : Nota A
Notas recebidas : C + B + A + A
Data de inscrição : 08/06/2009
Número de Mensagens : 1832
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 2
   : 1
   : 1

Ver perfil do usuário http://willy-gmbr.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Eu deveria piratear meu próprio jogo?

Mensagem por DieBoy em Qua 18 Fev 2015, 11:39

Só uma dica para um sistema seguro anticrack:

Olha, se você quer um sistema "antipirataria" realmente bom e funcional. Teria que apelar por uma ativação por servidor...

Vou dar um exemplo básico:

Vão no seu site, Pagam por uma key.(você poderia fazer um sistema automático para gerar a key[menos seguro já que haveria um padrão aceitável], ou manual[mais demorado para o usuário receber a key])

Depois, a pessoa utilizaria a key em seu jogo...Depois por uma página no próprio jogo, ou abrir uma no navegador, ele verificaria no banco de dados de seu site, se a key é válida, e se nunca foi usada.

Se der ok no válido e nunca usado. Ele vai adicionar novo valor no banco de dados, informando que a key já foi utilizada...E ativar o jogo, claro. '-'


(Enquanto a engenharia reversa?)

Ao invés de fazer um único check na hora da ativação, você poderia fazer checks de vez em quando, assim uma burlagem no sistema seria dificultada...

E para dificultar pular o "if key=='valida'{}", você poderia fazer a adição da chave em um objeto, e a checagem se ela está correta em outro. Sacas? Objetos separados.(aproveite a vantagem de não ser um único script de códigos contínuo. Happy)

Por que: Ao fazer engenharia reversa em um software, fica tudo em Assembly.(nem queira tentar aprender Assembly '-') E para uma pessoa entender tudo o que está lá, é digamos complicado...
Então uma simples separação entre o código da checagem e o código da caixa de texto. Já dificulta bastante, se não o torna impossível. Happy(dois objetos, dois scripts...Sem ligação um com o outro. Smile )


Ta, só isso mesmo. Bye.
avatar
DieBoy

Data de inscrição : 22/08/2014
Número de Mensagens : 91
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Eu deveria piratear meu próprio jogo?

Mensagem por matheusco em Qua 18 Fev 2015, 11:49

Obrigado pelas opiniões galera, concordo que devo me preocupar com a qualidade do jogo e que só vão querer crackeá-lo se fizer sucesso, mas é eu não faço um jogo pensando em não fazer sucesso (meio prepotente, mas é só meu jeito), então é melhor estar preparado pra um futuro sucesso do seu game do que ele vir e você não ter nenhuma proteção/alternativa.

E DieBoy, a sugestão é ótima, mas o que disse seria mais para o caso de jogos single player. O que pensei ao ler seu comentário é, mesmo em jogo single player, colocar algo interessante (PVP, Ranking, etc) em multiplayer. Quem pirateasse poderia jogar a versão single, mas não teria acesso às coisas online.
avatar
matheusco

Data de inscrição : 10/08/2014
Número de Mensagens : 395
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário http://www.tutoriaisgamemaker.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Eu deveria piratear meu próprio jogo?

Mensagem por Riccardoric em Sab 21 Fev 2015, 18:29

Eae matheus,
Mano to escrevendo um pouco atrasado mas porque tinha esquecido a frase husahuas,
A empresa que criou "The Witcher 3", disse mais ou menos assim:
"Obrigado quem comprou o jogo, e divirtam-se os que crackearam (ou piratearam) ele Very Happy", bom não to dizendo pra crackear os jogos, mas o que eu to querendo dizer é que se o jogo vai ser crackeado é porque é bom, por isso que disseram "Divirtam-se", o que eles fizeram ta meio errado, porque não seria legal tipo se esforça muito em um projeto para depois não receber nada em troca. Porém se as pessoas crackearam ele é porque é bom Very Happy mesmo não sendo uma coisa legal de se fazer.
Flws flw
avatar
Riccardoric

Data de inscrição : 17/06/2014
Número de Mensagens : 206
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Eu deveria piratear meu próprio jogo?

Mensagem por Eudes - Hyo em Sab 21 Fev 2015, 23:18

Só uma ideia.

Ao invés de piratear, lança uma versão Gratuita Oficial, sem tantas vantagens.
E na versão Paga vc coloca os itens exclusivos como pvp, ranking, premiação.
avatar
Eudes - Hyo

Ranking : Nota B
Notas recebidas : E + B+B
Data de inscrição : 02/06/2009
Número de Mensagens : 513
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum