Conectar-se
Quem está conectado
14 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 14 Visitantes

Nenhum

Ver toda a lista


Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
avatar
Ranking : Nota E
Notas recebidas : E
Data de inscrição : 08/08/2014
Número de Mensagens : 43
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 2
Ver perfil do usuário

Sortear Letras sem Repeti-las

em Qua 11 Fev 2015, 10:11
Olá pessoal do gmbr, estou enfrentando alguns problemas ao tentar criar uma engine simples de sorteio. Quero que quando o meu obj_alfabeto apareça, surja uma image_index aleatória, porém sem repeti-la depois. Estou usando este código:

Código:

image_index=26;// esse é a imagem da carta de fundo
image_speed=0;

for
(i=0; i<26; i+=1;)
{
image_index=random(26);//sorteia as imagens index com as 26 letras do alfabeto
}
Porém as letras se repetem depois de um tempo.
O meu Game Maker é o 8.1, e por isso não posso usar o ds_lit senão dá erro e já tentei usar arrays, mas ainda não consegui entender 100% como elas podem ser aplicadas.

Se alguém puder me dar um help, ficarei muito agradecido!
Happy Happy Happy
Obrigado!
avatar
Ranking : Nota A
Notas recebidas : B A
Data de inscrição : 20/12/2008
Número de Mensagens : 2516
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 1 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 177

Prêmios
   : 2
   : 1
   : 1
Ver perfil do usuáriohttp://redscreensoft.blogspot.com

Re: Sortear Letras sem Repeti-las

em Qua 11 Fev 2015, 10:57
Primeiramente vá ao Create de algum objeto e coloque:

Código:
global.alfabeto = "ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ";

Depois no Step (De um objeto controle de preferência):

Código:
//Cria carta
if mouse_check_button_pressed(mb_left)
{
    if string_length(global.alfabeto) > 0
    {
        //Cria carta
        var i = instance_create(mouse_x, mouse_y, carta);
        
        //Pega posição aleatória na string alfabeto
        var pos = irandom_range(1, string_length(global.alfabeto));
        
        //Com base na posição pega a letra
        var lt = string_char_at(global.alfabeto, pos);
        
        //Faz com que a image_index do objeto criado seja a letra selecionada
        i.image_index = ord(lt) - 65;
        
        //Deleta a letra da string alfabeto
        global.alfabeto = string_delete(global.alfabeto, pos, 1);
    }
    else
    {
        show_message("Não há mais letras na string");
    }
}

Isso faz criar com o clique do mouse. Para inserir uma letra novamente na global.alfabeto use string_insert com a letra MAIÚSCULA.

Espero que ajude.

*Instale o GM:S Standard é de graça.

FLWS!
avatar
Ranking : Nota A
Notas recebidas : C + B + A + A
Data de inscrição : 08/06/2009
Número de Mensagens : 1846
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 254

Prêmios
   : 2
   : 1
   : 1
Ver perfil do usuáriohttp://willy-gmbr.blogspot.com/

Re: Sortear Letras sem Repeti-las

em Qua 11 Fev 2015, 11:58
Autor escreveu:O meu Game Maker é o 8.1, e por isso não posso usar o ds_lit senão dá erro
Erro? ds_list funciona perfeitamente nas versões anteriores do GM. Talvez tenha cometido algum erro na programação.
Com as list, ficaria bem mais fácil, embora o processo seja bem parecido com a que o Alex sugeriu.
avatar
Ranking : Nota B
Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Número de Mensagens : 2490
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 1 Insignia 3x 0
Reputação : 52

Prêmios
   : 0
   : 2
   : 1
Ver perfil do usuáriohttp://xcreatorgames.weebly.com/

Re: Sortear Letras sem Repeti-las

em Qui 12 Fev 2015, 22:59
Funciona no GM 8.1
Evento CREATE
Código:

if (!variable_global_exists("chars"))
    global.chars= "";
do
    ch = irandom_range(65, 65 + 26)
until (string_pos(chr(ch), global.chars) == 0)
global.chars += chr(ch)
image_index = ch - 65; // supondo que a subimage comece do zero sendo a letra A

Flws!
Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum