Conectar-se
Quem está conectado
24 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 24 Visitantes

Nenhum

Ver toda a lista


Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
avatar
Data de inscrição : 10/08/2014
Número de Mensagens : 395
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 51

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuáriohttp://www.tutoriaisgamemaker.com.br

[Opinião e Dúvida] Criptografia

em Ter 27 Jan 2015, 18:01
Boa tarde pessoal, gostaria de saber a opinião de vocês se devemos ou não criptografar os arquivos de save do jogo. Estava pensando nisso e acabei meio que achando melhor não fazer, pois isso aumentaria o tempo de carregamento pra salvar o jogo e acho que tenho que me preocupar com os jogadores que não irão tentar corromper o save. O que vocês acham? Tem algum motivo que faria da criptografia algo bem importante?

E minha dúvida fica quanto aos recursos do jogo (sprites, sons, etc). Tenho que me preocupar em criptografá-los ou o Game Maker já faz isso sozinho?
avatar
Ranking : Nota B
Notas recebidas : B+B
Data de inscrição : 04/03/2012
Número de Mensagens : 1925
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 144

Prêmios
   : 1
   : 2
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: [Opinião e Dúvida] Criptografia

em Ter 27 Jan 2015, 18:44
o gms faz isso tudo sozinho o gm8 precisa baixar um antdecompiler, mas são poucos os que pensam em trapacear em jogos do gm
avatar
Ranking : Sem avaliações
Data de inscrição : 08/06/2008
Número de Mensagens : 2314
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 100

Prêmios
   : 3
   : 0
   : 1
Ver perfil do usuáriohttp://blackcapapps.blogspot.com.br/

Re: [Opinião e Dúvida] Criptografia

em Ter 27 Jan 2015, 18:46
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Arquivos de jogos não são criptografados.
Eles estão em um formato em que apenas o system que usa ele pode entender, formato esse que não é legível para humanos.
Normalmente, não porque precisam defender copias mas porque precisam de um formato que pode ser carregado rapidamente. Algumas vezes os arquivos são exatamente do jeito que se parecem na memória do computador fazendo o tempo de carregamento praticamente instantâneo por não precisar de processamento.

Além disso é muito fácil verificar integridade de arquivos.
No GMS por exemplo tem uma função chamada md5_file(f).
md5 gera uma hash (um tipo de chave) que só pode combinar com o arquivo especificado.
Se você mudar uma única letra no arquivo a hash também mudara.
MMOs usam muito isso em arquivos importantes.
Eles comparam as hash dos arquivos do cliente com hash guardadas no servidor.
avatar
Data de inscrição : 10/08/2014
Número de Mensagens : 395
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 51

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuáriohttp://www.tutoriaisgamemaker.com.br

Re: [Opinião e Dúvida] Criptografia

em Ter 27 Jan 2015, 19:52
@Kabeção escreveu:Arquivos de jogos não são criptografados.
Eles estão em um formato em que apenas o system que usa ele pode entender, formato esse que não é legível para humanos.
Normalmente, não porque precisam defender copias mas porque precisam de um formato que pode ser carregado rapidamente. Algumas vezes os arquivos são exatamente do jeito que se parecem na memória do computador fazendo o tempo de carregamento praticamente instantâneo por não precisar de processamento.

Além disso é muito fácil verificar integridade de arquivos.
No GMS por exemplo tem uma função chamada md5_file(f).
md5 gera uma hash (um tipo de chave) que só pode combinar com o arquivo especificado.
Se você mudar uma única letra no arquivo a hash também mudara.
MMOs usam muito isso em arquivos importantes.
Eles comparam as hash dos arquivos do cliente com hash guardadas no servidor.

Shooow, não sabia de nada disso Very Happy Obrigado pela mini-aula Happy
Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum