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Denis Lemos

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Ajuda com irandom

em Ter 27 Jan 2015, 10:20
Olá pessoal, estou desenvolvendo um projeto e gostaria de criar dois troncos com um pequeno espaço entre eles, semelhante ao Flappy Bird, mas, juro que não é um genérico do jogo Laughing
Porém quando vou criar as vezes os canos possuem a distância que eu quero, outra hora eles estão distantes demais e outra hora eles estão colados.  --\' A room tem altura de 768 pixels.

Código:

// Código de criação
randomize();

// Define a altura aleatória do tronco superior
// Se o random for 0 o tronco terá, no máximo, 668 pixels de altura
var height = 100 + irandom(500);

// Cria o tronco superior com altura aleatória
instance_create(1000, -height, obj_thornTop);

// Cria o tronco inferior com espaço suficiente para passagem
instance_create(1000, height + 70, obj_thornBot);

Cada tronco possui 768 pixels de altura com origem no 0, e gostaria de um espaço de 70 pixels entre eles, tentei usar o depurador do GM mas ele não mostra as variáveis  u.u
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Re: Ajuda com irandom

em Ter 27 Jan 2015, 10:37
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Coloque a origem do tronco superior em (0,768) e a do tronco inferior em (0,0). Use o seguinte código:
Código:
var height=100+irandom(500)
instance_create(1000,height,obj_thornTop)
instance_create(1000,height+70,obj_thornBot)
Creio que funcionará. Abraço.


Última edição por SirLeccus em Ter 27 Jan 2015, 10:38, editado 1 vez(es) (Razão : Tinha esquecido de um parêntese no código)
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Re: Ajuda com irandom

em Ter 27 Jan 2015, 11:24
Deu certo aqui SirLeccus, não entendi muito bem porque minha tentativa não deu certo, quando tiver mais tempo irei analisar meu código No

Obrigado! O/
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Re: Ajuda com irandom

em Ter 27 Jan 2015, 13:17
eu imaginei um jeito de cabeça agora, só não sei se vai funfar, cria um obj chamado obj_distance e nele coloque um tamanho de 64x64 ou outro tamanho que lhe seja de uso, bom agora no objeto que cuida de gerar os troncos vc vai pedir pra ele gerar esse obj_distance em posições random de 0 a 768 ou de 0 a room_height blz agora continuando no obj que gera os troncos vc vai apagar todos os cofigos que vc fez pra gerar o tronco feito isso vc vai no create do obj_distance e nele vc vai usar o codigo de gerar os troncos so que dessa vez vc vai ter que ter em mente que vc tem que gerar os troncos em pares ou seja dois a dois (obvio) so que vc vai usar o obj_distance como sendo o 'meio dos da distância entre os troncos' entendeu por exemplo la no create do obj_distance vc coloca
Código:

randomize();
gen = irandom_range(1,10)

if gen = 1
{
instance_create(x,y-64,obj_tronco)
instance_create(x,y+64,obj_tronco)
}
 

repare que sempre que ele gerar um gen seja 1 5 10 ou 7 ele ai gerar os troncos em pares assim vc nao vai ter mais o problema no lugar do if usa o switch esse ai foi so exemplo.
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Re: Ajuda com irandom

em Ter 27 Jan 2015, 13:51
Sei que minha resposta não tem a ver com seu tópico, mas quero só ajudar em uma coisa..
@vitorfernandes13 escreveu:
tentei usar o depurador do GM mas ele não mostra as variáveis  u.u
Uma boa dica para você "ler" as variaveis dentro do jogo é desenha-las na tela...
Como se fosse um modo "debug" do seu jogo.."
No evento draw:
Código:
draw_self()
draw_text(x,y, string(NOMEDAVARIAVEL))
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Re: Ajuda com irandom

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