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Re: [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado

em Sab 24 Jan 2015, 15:32
Sim, exatamente por ser óbvio que eu resaltei este ponto. O que eu quero dizer é que criar uma sessão de Unity é inviável para nós porque não temos pessoas para mante-lo funcionando.

Apenas estou me opondo a ideia de criar esta sessão.
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Re: [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado

em Sab 24 Jan 2015, 15:41
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O Tiago Lima falou tudo.

Esse sempre foi um fórum especializado, por isso os usuários estão todos na mesma sintonia.

Agora, só porque a Unity tem um hype muito grande, não quer dizer que "Ah, vamos adicionar só essa e fechar a porta pra outras". Até porque o número de game engines só cresce, hora ou outra alguma nova engine vai ter um hype grande e vão querer colocar aqui.

Não há meio termo nessa questão, ou você abre ou você fecha. Mas também não quero dar uma de Mãe Dina e falar "Ah, não vai dar certo sapoha não".

Quem está na Staff, mesmo que não participando ativamente sabe que, é difícil manejar e organizar o fórum já do jeito que está.

Se forem adicionar só a Unity, não é só criar uma seção e pronto. Tem que conseguir um pessoal responsável que entenda do assunto.

Enfim Boa Sorte!

FLWS!
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Re: [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado

em Sab 24 Jan 2015, 16:01
Uma discussão antiga essa, comunidades "genéricas" de desenvolvimento brasileiro não atraem muito movimento, alguns exemplos são a Game Dev Brasil (www.gamedev.com.br/forum), a galera lá realiza um trabalho show de bola nos artigos, reviews, notícias e afins e o movimento do fórum lá é de menos do que 10% daqui (obviamente que quantidade não é qualidade).Outro é a Unidev (www.unidev.com.br/index.php), outra comunidade muito bem gerenciada, possui um movimento considerável, mas ainda assim bem menor do que aqui.

Enfim, o que eu quero dizer é que focar em uma ferramenta possibilita aglomerar uma galera focada nelas, se torna um local de pesquisa, sanar dúvidas, divulgar projetos entre outras coisas. Abrir o fórum para outras ferramentas literalmente iria "matar" esse movimento, pois o pessoal do GM só iria postar nas seções de GM, as outras ficariam vazias, com poucos tutoriais, projetos, engines, sendo assim totalmente ignorada pelos usuários básicos, intermediários e avançados dessas novas ferramentas.
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Re: [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado

em Sab 24 Jan 2015, 16:46
Willy e Alex FC : Eu sei que vocês são dois fervilhosos do game maker não querem ver um dos únicos sites de Gm lidar com outras engine, até por ciumes mesmo,hehe, mas considero o comentário do Willy válido, eu sempre vejo que os que precisam mais ter conhecimento são os administradores(diga-se de passagem pois até hoje nunca vi administradores de fóruns de engines que não saibam usar a mesma ) numa engine proposta são os administradores, sendo que nenhum administrador do fórum lida com unity então seria como um casal querer ter um filho e ninguém querer cuidar depois. faz sentido esse comentário.

Como eu disse antes, o que a gmbr pode fazer é manter-se nos focos mais fortes dela, como os concursos, eu nunca vi outro fórum se popularizar nisso, e tutoriais que tem aos montes, e esperar que a yoyo games lançe alguma novidade para quem quer lidar com 3d ou mobile se interessem em usar a engine para isso (apesar de muito ja usarem para mobiles, mas nem todos pelo modulo original)
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Re: [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado

em Sab 24 Jan 2015, 17:36
Por que não criar outro forum com a mesma staff e direção com o tema unity e com um link para acessar o site oposto ou um tipo de parceria...
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Re: [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado

em Sab 24 Jan 2015, 17:56
Por que não criar outro forum com a mesma staff e direção com o tema unity e com um link para acessar o site oposto ou um tipo de parceria...

Se fosse isso eu preferia continuar no forum da wemakeagame que ja tem gente mais especializada nisso, criar um forum precisa adminstra-lo e tal e pelo que vejo esse ja é bem dificil para isso, o problema ja foi confirmado que falta administradores que saibam usar a engine para responder as duvidas dos demais, independente de usar essse ou outro forum para isso.
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Re: [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado

em Sab 24 Jan 2015, 19:23
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GMBR, vulga Game Maker Brasil, o próprio nome já diz: A comunidade do Game Maker no Brasil.

Sem mais galera, não vejo porque incluir outras engines no fórum, o GM pode não ser a melhor ferramenta pra criação de jogos, mas com certeza ela tem alguma importância pra cada um de nós que visita o fórum.
Não acho válida a comparação dela com outras, como fazem constantemente com a Unity, GM tem seu propósito, tem suas qualidades e tem seus defeitos, e boa ou ruim, já nos serviu e ainda serve pra alguma coisa.

O fórum chegou até hoje graças à sua dedicação ao GM, temos muito conteúdo relacionado ao GM, e ele ainda serve para alguns novatos tirarem suas dúvidas. Pra quem está há mais tempo na programação talvez ele não seja tão útil, pois estão buscando outras áreas, outras linguagens e outras engines. Então recomendo também que busquem outro ambiente!

Quando bater saudades, estaremos aqui, com o bom e velho GM. What a Face

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Re: [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado

em Sab 24 Jan 2015, 21:46
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O foco da dengue agora são os desenvolvedores indies, o feedback depende do seu jogo não da ferramenta que foi usada.
Bj do Gonzo  
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Re: [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado

em Sab 24 Jan 2015, 22:38
Não dabia qur o Hero siege tinha sido feito no GM o.o tenho esse game na steam e isso me da uma inspiração '-'

Vendo esse lado da galera para administrar as seções do unity, ja fico na dúvida, realmente seria como criar um forum novo para o unity, talvez não trouxesse tanto público qnto imaginei
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Re: [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado

em Dom 25 Jan 2015, 00:48
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Risk of Rain. Gunpoint. Hotline Miami. Todos criados no GM. Todos venderam um número imenso de cópias na steam. Ou seja, o game maker é a melhor ferramenta do mercado para criação de jogos 2d com gráficos em bitmap. E sinceramente esse é o tipo de jogo indie que me atrai. Tentar fazer isso no unity é matar uma barata com tiro de doze. E se criarem uma seção para unity, que já não acho uma boa ideia, creio que não deveria aparecer na lista de últimas postagens.
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Re: [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado

em Seg 26 Jan 2015, 15:42
E então quando vão adicionar?
Não acho que usar o Game Maker ou o Unity ja fazer diferença aumentar a qualidade ou muito menos terminar ou não um projeto mas é uma engine interessante.

Unity não é grátis, é uma versão free limitada, uma licença para um único modulo dele é duas vezes mais caro que o master collection com todos os módulos do GMS.
O GMS com tudo tá 799,00 e apenas licença do Android para Unity é 1500,00...
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Re: [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado

em Seg 26 Jan 2015, 19:16
E então quando vão adicionar?
A seção não será adicionada.
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Re: [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado

em Seg 26 Jan 2015, 19:32
A seção não será adicionada.

Seja mais completo Willy, você fala como se tivesse orgulho disso, parece que só pensa em si mesmo.

Não tem como adicionar a seção, por falta de pessoas na administração que sejam entendidas na engine. alem que já foi combinado que aqui é um fórum de game maker, não devemos mudar esse foco, ok.
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Re: [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado

em Seg 26 Jan 2015, 19:36
JoaoVanBlizzard escreveu:
A seção não será adicionada.

Seja mais completo Willy, você fala como se tivesse orgulho disso, parece que só pensa em si mesmo.
Não sei como chegou a esta conclusão, mas isso não importa.
Minha opinião foi dita logo no começo do tópico, além de que outros já também deram suas opiniões. Não preciso repetir o que já foi dito, apenas dei um veredito.
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Re: [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado

em Seg 26 Jan 2015, 19:46
Eu tenho minhas forma de perceber isso, mas enfim, nós já demos um ultimato, então esse tópico se torna inviável a partir de agora , não ha mais razões para se discutir isso, vou trancar o tópico

Trancado por João Van Blizzard
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Re: [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado

em Seg 26 Jan 2015, 20:37
Uma dica para o pessoal que quer o Unity no fórum: poste material em Assuntos Diversos. Com certeza, se um dia houver uma grande atividade e quantidade de tópicos sobre o assunto, a administração pensará no assunto, ou, pelo menos, terão uma razão melhor.

Ops, desculpe João. Eu não percebi que o tópico estava trancado e parece que eu ainda tenho permissões de moderação. Se quiser apagar a mensagem (se quiser mesmo)... E se a administração quiser me remover essas permissões...
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Re: [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado

em Seg 26 Jan 2015, 20:48
Ops, desculpe João. Eu não percebi que o tópico estava trancado e parece que eu ainda tenho permissões de moderação. Se quiser apagar a mensagem (se quiser mesmo)... E se a administração quiser me remover essas permissões...

Nem esquenta pedroX, gosto de ouvir suas opiniões , pelo menos você ve o lado do forum e da galera , e não apenas pensa naquilo que você usa, então fique a vontade para discutir como quizer o assunto se ainda tiver ideias.


Uma dica para o pessoal que quer o Unity no fórum: poste material em Assuntos Diversos. Com certeza, se um dia houver uma grande atividade e quantidade de tópicos sobre o assunto, a administração pensará no assunto, ou, pelo menos, terão uma razão melhor.

Se a galera quizer nunca foi proibido isso pelo que sei, por isso ja tem os assuntos diversos, se eles quizerem criar um tópico para unity iria funcionar mais ou menos tipo o tópico do theguitarmester (quer uma engine, de que?)  mas por mim eu ja lavei minhas mãos tentei ajudar mas enfim, continuarei usando a Wemakeagames para unity mesmo. mas quem quizer da para criar um tópico nos assuntos diversos que até eu posso ajudar no pouco que sei,kkk

Tópico destrancado, mas recomendo usa-los para sugestões sobre unity e não para criticar a engine como tava sendo feito antes.
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Re: [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado

em Seg 26 Jan 2015, 21:28
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João pra que esse mimimi mano? "Ah não critiquem a engine, senão fico chateado".

Todo mundo tem que ser livre pra expressar sua opinião, desde que não infrinja as regras do fórum.

Não serão adicionadas outras engines de modo oficial. Vamos aos pontos que nos levam a isso:

- Oportunismo: É muito mais fácil pegar uma comunidade sólida pra popularizar a ferramenta do que criar tudo do zero. Que aliás, tentam e fracassam, pois geralmente onde ela tá sendo bem discutida é somente na UniDev. Isso tirando os canais do YouTube, creio que lá esteja a maior concentração de usuários da Unity.

- Bagunça: Um usuário novo vem ao fórum em busca de ajuda, posta sua pergunta sobre GM. Quem vai responder geralmente vê pelos últimos assuntos, mas se tiver cheio de dúvidas sobre Unity fica complicado ajudar. Fora que a Unity causa um "encantismo" maior e pode migrar usuários promissores do GM, podendo ter a infelicidade de se decepcionar. Dai causaria a saturação na comunidade.

- Especialização: Somos uma comunidade especializada. Não há em nenhum outro portal conteúdo de tanta qualidade e em Português sobre Game Maker. Isso se deve a união dessa comunidade. Não é a toa que sites e serviços especializado em determinada área são o tipo de negócio da vez. E demoraram a perceber isso.

- Experiência no Assunto: A condição de ter alguém experiente se faria válida, pois a GMBR já é constituída. Alguém sem muita experiência só daria certo se começasse do zero, assim como foi o caso da GMBR, onde seu criador mal entendia da ferramenta, mas foi atrás das pessoas certas pro fórum crescer.

- GMS: Quando saíram as novas versões do GM tivemos problemas para organizarmos as seções. Dividir as seções de perguntas, instruir a todos colocar pra qual versão aquilo ia funcionar, explicar as diferenças e vantagens de cada uma não foi fácil. Imagina colocar suporte à outro software totalmente diferente?

Essa é minha opinião, muitos discordarão, mas estou aqui há tempo suficiente pra dizer isso com firmeza.

FLWS!
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Re: [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado

em Ter 27 Jan 2015, 00:09
vou me manifestar...


Acredito que ambos os lados tem prós e contras.

Acho que o mais contra é essa citada pelo o alex, da especialização que o forum tem, e de ser referência em game maker no Brasil.
De pró, traria mais movimento(talvez) e abriria para novas possibilidades de projetos, utilizando outras ferramentas especializadas em outras áreas.


Para não ficar apenas "em cima do muro", acabarei tomando o mesmo lado que fiquei na outra vez que teve essa discussão.

Assim como na outra vez, primeiramente eu achava bom abrir espaço para novas engines(com destaque), mas depois vi que perderia a referência do forum.



Contudo, acho que devemos podemos fazer como o joãoBlizzard disse, colocar tudo em um tópico, como o meu(embora, isso possa resultar em uma bagunça).

Minha ideia seria algo assim:
[Unity Perguntas]

e nesse tópico ficaria as perguntas.

daí, poderia fixar ele no assuntos diversos, como um sub-tópico.


De mais, acho que é isso. até Smile


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Re: [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado

em Sex 13 Fev 2015, 20:02
Revivendo isso pq eu estava em Marte quando começou essa discussão e isso está sendo levantado novamente no CM#01.

Acho que principalmente o Alex FC já explicou muito bem o porque de não abrirmos esse espaço para outras engines.

Inclusive dou aqui um sermão ao nosso usuários: aprendam a usar nossa ferramenta em sua plenitude antes de criticar.

Já usei GM com meus alunos no curso de games e um deles me disse essa semana "cara tentei usar Unity para fazer um game 2D e não consegui, você ainda tem o Game Maker para me passar?". Ai baixamos o GMS na hora e ele levou no pendrive.

Então pessoal, menos criticas e mais estudo.


Quanto a sessão Unity dentro de Assuntos Diversos acho que pode ser válido, mas não sei...
Eu sempre defendi que deveriam existir novas ferramentas no fórum, mas mudei de ideia depois que me tornei comunista Administrador, pois hoje vejo como é complicada toda essa situação.

Querendo ou não somos a maior referência de Game Maker no Brasil e todos os dias temos novos usuários e leitores, precisamos perder esse sentimento de "clubinho" e passarmos a trabalhar duro nisso.

Ter Unity aqui seria tão importante quanto é ter a área de Artes Gráficas e Artes Sonoras, pois esse não é nosso foco.


Pessoal 2015 promete muitas novidades didáticas e voltadas a criação de jogos, então vamos valorizar nossas origens e nossa ferramenta, afinal todos aqui já colocaram no Google um dia "como criar um jogo do mario?" e acabamos chegando aqui.

Qualquer discussão sobre isso continuem aqui e apenas aqui por favor.


Se quiser saber da minha experiencia pessoal antes de comentar, clique abaixo:
Leitura Opcional:
Sou professor de Games numa escola grande do brasil e trabalho diariamente com as seguintes ferramentas:
- UDK
- Unity 3D
- Autodesk 3DS Max
- Blender (um pouco)
- ZBrush
- Flash
- Photoshop

Além disso já tentei criar jogos nas seguintes engines:
- The Games Factory
- RPG Maker
- Cry Engine
- Java
- C++

Em nenhuma delas encontrei a facilidade e aptidão que possuo com o GM.

Descobri o GM por causa de uma revista de games que comprei em 2006 e achei ele a pior ferramenta de início, porque eu não sabia mexer.
Depois de me decepcionar com RPG Maker vi que no mesmo fórum (falecida JOGOS RPG) tinha aulas de Game Maker do JoaoNeto. Quando a Jogos morreu eu migrei para a BRMAKER e depois para a GMBR.

Na época era o GM 6.0, que já era bo para época e tinha um 3D comparável a do Nintendo 64 ou PSOne. E mesmo assim fiz joguinhos legais para um iniciante.

Os três jogos que deixo na minha assinatura são fruto desse empenho e mesmo que o ultimo ainda não esteja completo, já tive a satisfação de produzir 2 games completos.

O que eu quero dizer com isso é: explore sua ferramenta antes de criticar. Se empenhe antes de dizer que algo é impossível.

Meu objetivo é vender um grande jogo feito por mim, seja em UDK ou GM. Para conseguir isso vou continuar persistindo sempre!
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