[Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado

Mensagem por Lukbebalduke em Sex 23 Jan 2015, 19:58

Olá! pessoas  Happy

Hoje venho aqui para levantar um discussão que já é antiga na chatbox e merece sim um tópico.

A questão é a seguinte, temos gente experiente aqui no fórum, gente com verdadeiras obras de artes para expor, concursos com capacidade para muitos participantes, e algo que impede tudo isso de ganhar espaço e visualização, a limitação de um fórum somente para Game Maker.

Existem dezenas de outras ferramentas para serem usadas, e muita coisa interessante que vai além do GM, as pessoas que cuidam do fórum e a nossa comunidade tem potencial para transformar o fórum em algo mais abrangente, precisamos de um GameDev brasileiro, algo que realmente seja ativo e movimente as pessoas, que realize bons eventos e que ensine mais do que só GML.

Poucos participantes e pouca visualização dos jogos é só uma ponta do problema, o problema real é ficar preso só nessa ferramenta, quando na verdade, temos uma infinidade de coisas que tratam de desenvolver jogos e não são ligadas ao GM!

Ferramentas como o Unity e Unreal tem muito potencial e não são exploradas pelo público brasileiro, pelo menos não em fóruns brasileiros!

Isso sem falar que expandir dessa maneira trará mais participantes para concursos, com isso nós vamos ter um aumento na qualidade dos jogos produzidos (que para falar a verdade, é bem baixa aqui na GMBR)

Aumento do movimento do fórum seria outra consequência, "saciando" aquela galera que fica ativa no fórum o dia inteiro, e ainda sim, chamando a atenção daqueles que entram de vez em quando.

Seria preciso muitas mudanças? Na verdade, talvez não, nos temos um bom fórum aqui, temos um bom suporte e boas pessoas na staff, não precisa de dinheiro e nem de 200 programadores trabalhando em conjunto para construir algo épico, precisamos apenas ouvir um "SIM!" de alguém.

Desenvolver jogos é muito mais do que conhecer GML, temos um fórum com potencial e um foco limitado.

Abraço investigador

Lukbebalduke

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 764
Notas recebidas : B - B - A - B
Reputação : 30
Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 0
   : 2

Re: [Discuss]Um fórum com potencial e um foco limitado

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Sex 23 Jan 2015, 20:11

Esse assunto ja foi falado mais de um milhão de vezes (principalmente por mim) e se eu não me engane você foi uma das pessoas que foi contra isso, junto com alex fc e cascavelo, então dentro dessa ocasião eu acho que esse fórum deve abrangir sim apenas o game maker e não outras engines, o que sinto falta é de um animador com video aulas de gm , eu digo animador, aquele que faz varios videos de gml e se destaca dentro disso e não apenas um ou dois e param, tipo na unity que tem a wemakeagames, a gear records e a games indies, mas aulas de criação de jogos com gml eu nunca vi muitos videos, um e outro, mas de pouco destaque, isso sim eu sinto falta aqui.

JoaoVanBlizzard

Número de Mensagens : 1925
Notas recebidas : B+B
Reputação : 144
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios

Mensagem por Willy em Sex 23 Jan 2015, 21:03

Sim... Este assunto já foi discutido várias vezes.
Entendam uma coisa, não faz sentido um fórum de C# ensinar a programar em Delphi, pois x não é o mesmo que y.

A questão de "ficar preso" vem de cada um. Sair e encarar outras plataformas e comunidades não é um dever do fórum, e sim, de quem o usa. É comum vermos bons jogos ficarem presos aqui, mas, assim como disse anteriormente, espalhar seu jogo pelo mundo é responsabilidade do autor.

O que você está propondo é um fórum sobre GameDesign, e nós, somos um fórum de programadores de GML.

Engines, tutoriais e projetos? Clique no banner!

Atenção:
Comporte-se, senão você vai levar a cintada do Willy no meio da bunda! bravo

Willy

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 1812
Notas recebidas : C + B + A + A
Reputação : 245
Prêmios

http://willy-gmbr.blogspot.com/

Mensagem por vitorfernandes13 em Sex 23 Jan 2015, 22:03

Olha, eu acho que a GMBR possui sim muito potencial, e acho que o fórum poderia investir em outras engines para aumentar o público alvo e a quantidade de usuários, a chance de alguém publicar tutoriais de desenho também aumenta sorrindo

Depois de ler o livro do Deitel (que tem 1000 paginas) resolvi usar Java para programar em outra engine, eu inclusive pensei em postar tutoriais dessa área aqui, mas, fiquei com receio justamente pelo foco do fórum ser bem restrito.

Acho que o fórum poderia se tornar mais abrangente, porque há pouquíssimos fóruns brasileiros na área de programação que são movimentados, a mudança não precisaria ser de uma hora para outra, mas, sim, de forma gradual, uma seção de outras linguagens, um pouco de divulgação e boa vontade dos usuários já seria um belo começo feliz2

vitorfernandes13

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 284
Notas recebidas : C
Reputação : 11
Prêmios

Mensagem por PedroX em Sex 23 Jan 2015, 22:28

Nos debates anteriores, a opção mais aceita foi a de criarmos uma seção para Unity (focando no 3D, enquanto que o GM foca do 2D). Mas eu acho que eu acabei dificultando sem querer o andamento da proposta. Mas eu gostaria que houvesse uma seção para Unity 3D atualmente.

É claro que depois do meu comentário surgiriam respostas como: "isso abriria margem para colocar outras engines e logo viraria bagunça". A minha opinião é que basta colocar um NÃO às outras engines e nos lembrarmos de que o Unity só entraria para complementar esse universo. Teríamos então 2D e 3D. Seja como for, estarei contente.

PedroX

Número de Mensagens : 6034
Notas recebidas : C+B
Reputação : 286
Prêmios
   :
   :
   :

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Sex 23 Jan 2015, 22:42

Na verdade quem deveria já ter tomado providencia disso era a yoyo games e não a gente, o GMS já tem suporte para 3d , por que eles deixam esse suporte tão mesquinho, sem roons com mais abrangência para isso, ou seja , na minha opinião o suporte 3d do game maker é mais um deboche, eu mesmo ja parei de fazer jogos 3d nele por que me leva um tempão e o resultado final é zoado, então se eles não querem evoluir nós evoluimos, podemos colocar a unity de camarote, assim como temos a seção de artes .

JoaoVanBlizzard

Prêmios

Mensagem por crocha12 em Sex 23 Jan 2015, 22:58

JoaoVanBlizzard escreveu:Na verdade quem deveria já ter tomado providencia disso era a yoyo games e não a gente, o GMS já tem suporte para 3d , por que eles deixam esse suporte tão mesquinho, sem roons com mais abrangência para isso, ou seja , na minha opinião o suporte 3d do game maker é mais um deboche, eu mesmo ja parei de fazer jogos 3d nele por que me leva um tempão e o resultado final é zoado, então se eles não querem evoluir nós evoluimos, podemos colocar a unity de camarote, assim como temos a seção de artes .

Eu apoio precisamos usar outras engine para fazer o fórum crescer mais sua produção.

crocha12

Número de Mensagens : 96
Reputação : 2
Prêmios

Mensagem por Tiago Lima em Sex 23 Jan 2015, 23:28

Magoou JoaoVanBlizzard assustado

Meu canal no YouTube tem mais de dois vídeos... Eu só tirei umas férias dele por causa do interesse do público pelo GMS, muita gente ou abandonava meu canal pra ir estudar Unity ou ficava me pedindo tutoriais de Unity. Outros queriam que eu ensina-se a fazer jogos 3D no GMS, a parcela de gente que sonha em fazer um jogo 2D é bem pequena, o pessoal geralmente pensa maior e eu é que não vou ficar me matando pra postar conteúdo pra ter só mil visualizações... Meu foco era dar um ponta pé inicial no pessoal do Youtube e já dei, agora estou aguardando sair o GMS 2 pra decidir o futuro do canal. Tem umas 10 pessoas que me cobram mais vídeos e eu fico me sentindo mal por não estar postando mais nada, mas falta motivação de fazer vídeos pra poucos interessados...

Quanto ao problema do fórum, eu acho que é bem mais complicado que simplesmente a engine que usamos, apesar de o GMS não ter lá um grande hype. Mas antes da GMBR existiram muitos fóruns mult-plaforma e ainda hoje há alguns, mas eles estão mais devagar que aqui, e a maioria deles já quebrou faz é tempo. Os que parecem se sustentar melhor são aqueles focados em algo bem especifico pois conseguem estabelecer uma comunidade mais unida como é o caso das comunidades de RPG Maker... Eu acho que abrir as portas pra outras engines vai é separar mais ainda a comunidade... Tudo sem foco se perde.

Os problemas que eu vejo atualmente para o fórum é a falta de um atrativo real, o público tem migrado da plataforma escrita para a áudio-visual, além disso o fórum é construído encima do GMS que por si só não consegue convencer os Brasileiros que geralmente sonham com coisas maiores do que podem fazer. O tempo em que o fórum era mais ativo era quando rolavam projetos quentes por aqui tipo os do Sigi, Matheus e Kabeção, aquilo fazia todo mundo querer se envolver e desejar fazer um jogo mais simples e ainda assim mágico! Aquilo era marketing pro GM que hoje não tá convencendo o nossos conterrâneos que querem fazer LOLs e WOWs.

Sendo assim, eu acho que não há muito o que se fazer pelo fórum enquanto o GMS não deslanchar com uma interface melhor e uma biblioteca de games mais atraente (se bem que tem uns poucos games feitos nele que já impressionam, mas não são tão famosos) e o pessoal daqui do Brasil passar a ser mais realistas. Também faltam aparecer alguns projetos pra abrir o olho do pessoal e despertar o desenvolvedor interior.

Se alguém tiver sugestões pro meu canal também, serão bem vindas, meus planos atualmente envolvem tornar o GMS uma espécie de coadjuvante nele e me focar mais em game design.

Vlw flw

Tiago Lima

Número de Mensagens : 199
Reputação : 17

http://www.youtube.com/user/CanalNexteLevel

Mensagem por vinians em Sab 24 Jan 2015, 00:48

Ok ok, Já testei várias ferramentas e não sei porque num fórum de GM malham o GM. Alias o GM é uma das mais poderosas ferramentas que já usei pois atravez da GML podemos fazer praticamente qualquer coisa, e o sistema de objetos é muito bem bolado além do gerenciador de recursos (sprites, paths, sons etc) que facilita muito a vida do programador.
Com o GMS podemos nos concentrar no jogo em si pois a ferramenta é muito fácil.
Com o GMS podemos facilmente criar jogos para várias plataformas tirando a maior parte da dor de cabeça de se fazer isso na unha. O que falta pra maioria de nós é levar o projeto realmente a sério, pois a quantidade de projetos abandonados é absurda, 70%, 50%, 10%, mas 100% é dificil. Quanto ao fórum acho que está muito bom, melhorou muito de uns tempos pra ca com muitas pessoas realmente voltadas a crescer e ajudar o fórum, parabéns a todos que compartilham algo de si para os outros.
Ah e só pra lembrar, vamos tentar terminar nosso projeto, vamos tentar bolar algo por completo antes de fazer, quanto a ferramente para criação de jogos 2D (o que mais tem nas stores da vida para passar o tempo) acho que o GMS é imbatível!
Flws!

vinians

Número de Mensagens : 2490
Notas recebidas : B-C-A-C
Reputação : 52
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Prêmios

http://xcreatorgames.weebly.com/

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Sab 24 Jan 2015, 02:10

Tiago Lima: Desculpa se ofendi, não foi intensão, mas nunca soube dos seus videos, precisa investir mais em publicidade ou eu preciso me atualizar mais, mas faço questão de ver eles e se eu perceber algo que falte para você ter mais rendimento em seus videos te dou umas dicas ok. ;]

Vinians: Vamos deixar uma coisa bem claro, game maker não é uma ferramenta poderosa comparado as que temos por ai, o que pode-se dizer é que ele é uma das mais versátil no quesito linguagem de programação já que ele usa comandos que não exigem que você precise ficar decifrando muito ou esquecendo seus comandos com frequência, para mim o problema do game maker nem tanto é a pela engine em si, mas a forma que é divulgado os jogos feito por ele aqui no brasil, eu raramente vejo you tubers divulgarem jogos feito com game maker aqui no brasil, e vejo uma leva de jogos feito na unity sendo divulgado por eles, já pedi para varios canais divulgarem meus jogos e eles não divulgavam, sendo que jogos nacionais como pesadelo, bunny man e dream fallen que são da unity com varios reviews, não é questão de esnobar o game maker, mas questão do que o publico se interessa em jogar, jogos da unity conseguem criar jogos com uma ambientação atual, ja o game maker você precisa caprichar muito para criar algo de sorte que faça sucesso como flappy birds, ou timberman, isso sem falar que suporte mobile do gm é otimo, mas é pago e o da unity é de graça.

JoaoVanBlizzard

Prêmios

Mensagem por AlexBosquin em Sab 24 Jan 2015, 07:47

Concordo totalmente com o Luk pra criar um jogo não basta só saber criá-lo tem que saber "a arte" pra desenvolver um game gostoso de se jogar.

AlexBosquin

Número de Mensagens : 621
Reputação : 35
Prêmios

http://www.craftstudios.com.br

Mensagem por PacificoDesigner em Sab 24 Jan 2015, 08:53

Eu acho o seguinte: se misturar muita engine vai perde o foco, iremos aprender mais sobre uma engine se focarmos somente nela, agora ficar mexendo no GM, daqui a poco no Unity, depois não sei em qual mais, não iremos tirar todo proveito da ferramenta. Aprendi que a melhor ferramenta é aquela que vc sabe mexer, eu por exemplo sou webdesigner e só uso Fireworks para os meus trabalhos, existe o Photoshop, Ilustrator e outros por ae, mas não uso nenhum deles e elas são excelentes ferramentas nas mãos de quem sabe mexer. Eu acho que devia continuar focando somente no GM, se querem aprender outros criem um fórum sobre isso, vcs vão ver o que é ser administrador ehehehe....

PacificoDesigner

Número de Mensagens : 20
Reputação : 0

Mensagem por vinians em Sab 24 Jan 2015, 10:42

JoaoVanBlizzard, Não sei com quais linguagens você já trabalhou ou trabalha, o fato é que eu já usei C# + Direct X, Java, etc ferramentas como o Construct 2, Fusion Developer, entre outros e na minha opinião nenhuma delas me permite criar JOGOS com tanta facilidade como o GMS.
"jogos da unity conseguem criar jogos com uma ambientação atual"
A ambientação do jogo  depende de você programador, e não da engine, você é livre pra criar qualquer coisa.

"isso sem falar que suporte mobile do gm é otimo, mas é pago e o da unity é de graça."
Amigo, Unity não é de graça, existe a versão pró que libera todas as funções e também permite que você coloque o seu proprio logotipo na splash screen, além disso a unity profissional é MUITO mais cara que o GMS. Veja abaixo o link das versões com respectivos preços:
http://unity3d.com/unity/licenses
Com o GMS Master collection você poder criar um jogo e exporta-lo facilmente para praticamente todas as plataformas Mobile e Desktop.

Resumindo,  sabe qual o problema do GMS ? É o fato dele ser muito, muito bem bolado e facil para criar jogos e acaba permitindo qualquer um criar sem um mínimo de estudo (da ferramenta) e já sai criando um jogo sem as vezes nem saber o roteiro ou enredo do próprio jogo que vai criar, vai colocando um sprite, um objeto na tela faz um menu meia boca e diz que é um jogo, talvez se o GMS fosse um pouco mais complicado (como as outras engines) faria com que as pessoas focassem mais nos projetos, estudassem mais a engine, aprendesse GML os jogos provavelmente ficariam bem melhores, tem muitos jogos feitos em GM na Android store, embora algumas empresas não divulguem a ferramenta que usam.
O GMS Master Collection permite com um simples toque exportar para:
-Windows, iOS, Max OS X, Linux, HTML5, Windows Phone 8, Tizen, Ouya, etc etc
Veja que isso estou dizendo para criação de jogos 2D pois 3D não é o foco do GMS embora tenha algum suporte para jogos bem simples em 3D.
E muitas vezes tem pessoa que se adapta melhor a uma linguagem que outra, então isso acaba sendo uma escolha pessoal mesmo.
Isso é o meu ponto de vista, não está certo ou errado, mas cada um vê de uma maneira diferente.
Flws!

vinians

Prêmios

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Sab 24 Jan 2015, 11:19

Já que meu nome foi citado vou me defender nas questões:

Vinians, ta na cara que você não usa unity 3d e ta comentando pela gramática, mas eu tenho e uso a unity e o fato é bem diferente do que você comentou veja só:

Não sei com quais linguagens você já trabalhou ou trabalha, o fato é que eu já usei C# + Direct X, Java, etc ferramentas como o Construct 2, Fusion Developer, entre outros e na minha opinião nenhuma delas me permite criar JOGOS com tanta facilidade como o GMS.
foi exatamente o que eu falei, o que eu disse é que o gms não é poderoso, muito pelo contrário, eu faço comparações pelo que eu vejo e não pelo que me dizem, eu testo as coisas antes de saírem dizendo, a unity não é tão complexa como se pensa, até por que ela lida com um debug em tempo real e você ainda pode alterar coisas dentro do jogo para testes, coisa que no gm ele tem que fechar e abrir denovo o tempo todo.

"jogos da unity conseguem criar jogos com uma ambientação atual"
A ambientação do jogo depende de você programador, e não da engine, você é livre pra criar qualquer coisa.

tu acha? a unity tem um gerador de terreno nativo, que facilita muito o gms não tem nada disso pronto, para tudo tem que ser feito do zero, o que deixa o usuario com mais preguiça do que vontade de usa-lo

Amigo, Unity não é de graça, existe a versão pró que libera todas as funções e também permite que você coloque o seu proprio logotipo na splash screen, além disso a unity profissional é MUITO mais cara que o GMS. Veja abaixo o link das versões com respectivos preços:
Mais uma prova que você só segue gramatica, eu tenho a unity 4.6 free e fiz o jogo da mary para android e deixei uma imagem lá no meu face, também tem um jogo aqui no forum feito com ele pelo Bruno
http://gmbr.forumeiros.com/t30233-cfantastic-adventure

A unity só cobra pelos módulos de videogames (ps3 xbon 360 e one psp etc) os pcs e androids são de graça sim e eu tenho isso na pratica.

Resumindo, sabe qual o problema do GMS ? É o fato dele ser muito, muito bem bolado e fácil para criar jogos e acaba permitindo qualquer um criar sem um mínimo de estudo (da ferramenta) e já sai criando um jogo sem as vezes nem saber o roteiro ou enredo do próprio jogo que vai criar,

E não acho que o motivo é esse, até hoje eu tenho dificuldades para criar um simples menu de inventario e um editor de texto bacana, e o DnD dele só serve para ajudar iniciantes, quando eu peguei ele eu queria criar um jogo legal, e quando notei as limitações só consegui criar jogos casuais, nada de muito grande como eu queria, se você visse a unity até para 2d ela está ficando versátil que as ultimas versões tem suporte para ela.

Gente, a ideia não é criticar o game maker e sim achar ideias para deixar o fórum mais alternativo e evitar pré julgamento sobre outras engines, também não adianta a galera criticar e nunca postar nada no fórum a um bom tempo, eu por exemplo to quase sempre no fórum, respondo algumas duvidas, enquanto outros só aparecem para criticar quando queremos fazer mudanças do tipo, se um dia o forum afundar por causa disso teria um monte de comentários de lamentos e cada um ia para um lado, temos que pensar em melhoras antes, e não depois que é tarde demais.

JoaoVanBlizzard

Prêmios

Mensagem por vinians em Sab 24 Jan 2015, 11:28

De qualquer forma, se abrir seções no fórum para Jogos e perguntas em outras engines eu apóio, mesmo porque eu mesmo gosto de fuçar em várias linguagens e engines (atualmente por exemplo estou fuçando no C2 e no Fusion) mas pelo menos pra mim por enquanto para criar jogos para colocar na Android store eu fico com o GMS pela facilidade do mesmo. Quem sabe a GMBR possa voltar a se chamar Gamming Brasil lembram? então ai não teria o GM no proprio nome Very Happy
Flws!

vinians

Prêmios

Mensagem por PedroX em Sab 24 Jan 2015, 12:38

Para jogos 2D, o GM:S é provavelmente a melhor ferramenta (engine) de todas. Para jogos 3D, ele não chega nem perto do Unity.

O fórum poderia mudar de nome para Gamming Brasil, em homenagem a esse antigo site. O endereço seria o mesmo. Mas sou contra adicionar outras engines além do Unity (3D).

PedroX

Prêmios
   :
   :
   :

Mensagem por Zero. em Sab 24 Jan 2015, 14:30

Como disseram, acrescentar apenas a unity 3d no fórum, seria um complemento ao fórum, ja que nossa ferramenta é tão limitada na área.

Zero.

Número de Mensagens : 1295
Reputação : 47
Prêmios

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Sab 24 Jan 2015, 15:14

Zero. escreveu:Como disseram, acrescentar apenas a unity 3d no fórum,  seria um complemento ao fórum, ja que nossa ferramenta é tão limitada na área.

Olha, aproveitando esse foco da galera, vou dar minha opinião sobre como vejo as coisas hoje em dia:

Os focos de mais interesse principal aos produtores de games estão dividido em 3 partes: jogos 2D, jogos 3D e jogos mobiles, para isso se tivermos o game maker e o Unity, já teríamos tudo isso e gratuito. não haveríamos necessidade de colocar mais nenhuma outra engine aqui. até por que a maioria que largou o game maker(rodrigo, leocesar e willycraft2) foram para usar a unity, não ouvi nenhum caso de alguém trocar o game maker pelo UDK por exemplo ( até porque aquela engine é bem mais pesada que Unity), outro fator é que colocar engines demais poluiria o fórum deixando difícil de achar algo que interesse um publico alvo, esse foco não deve ser totalmente perdido. temos que tentarmos ser completos, mas sempre com os pés no chão.

O fórum poderia mudar de nome para Gamming Brasil, em homenagem a esse antigo site. O endereço seria o mesmo. Mas sou contra adicionar outras engines além do Unity (3D).

Como eu disse acima, eu também sou contra por que a gente só precisa trazer engines que supram o que falta no gms , é como comer, precisamos matar a fome mas evitar ter indigestão.

Quanto a questão de mudar o nome eu sou a favor nesse caso, mas se acontecesse isso eu recomendaria não mudar o nome logo de cara nem deixar o Unity explicito demais ainda, para não perdemos foco de publico, precisamos ter um icone para quem procurar saber que temos para oferecer.

JoaoVanBlizzard

Prêmios

Mensagem por Willy em Sab 24 Jan 2015, 15:18

Só para ressaltar... Aqui na GMBR, dos membros ativos temos só um pequeno punhado que tem alguma noção de Unity. Portanto, a chance de termos uma sessão de perguntas e repostas sobre o unity com tópicos juntando poeira na prateleira é bem grande.

Atenção:

Willy

Prêmios

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Sab 24 Jan 2015, 15:24

Lógico, por que aqui não lida com unity, é evidente que isso role, o Leocezar e o Rodrigo Santiago quando começaram a usar unity apareciam no fórum, depois que pegaram a pratica não tinham muitas razões para estar aqui, na verdade o que move a galera a esse fórum hoje em dia nem tanto é  o game maker na minha opinião e sim os concursos que é uma coisa que populariza bastante aqui.

JoaoVanBlizzard

Prêmios

Mensagem por Willy em Sab 24 Jan 2015, 15:32

Sim, exatamente por ser óbvio que eu resaltei este ponto. O que eu quero dizer é que criar uma sessão de Unity é inviável para nós porque não temos pessoas para mante-lo funcionando.

Apenas estou me opondo a ideia de criar esta sessão.

Atenção:

Willy

Prêmios

Mensagem por Alex FC em Sab 24 Jan 2015, 15:41

O Tiago Lima falou tudo.

Esse sempre foi um fórum especializado, por isso os usuários estão todos na mesma sintonia.

Agora, só porque a Unity tem um hype muito grande, não quer dizer que "Ah, vamos adicionar só essa e fechar a porta pra outras". Até porque o número de game engines só cresce, hora ou outra alguma nova engine vai ter um hype grande e vão querer colocar aqui.

Não há meio termo nessa questão, ou você abre ou você fecha. Mas também não quero dar uma de Mãe Dina e falar "Ah, não vai dar certo sapoha não".

Quem está na Staff, mesmo que não participando ativamente sabe que, é difícil manejar e organizar o fórum já do jeito que está.

Se forem adicionar só a Unity, não é só criar uma seção e pronto. Tem que conseguir um pessoal responsável que entenda do assunto.

Enfim Boa Sorte!

FLWS!

Alex FC

Número de Mensagens : 2503
Notas recebidas : B A
Reputação : 174
Prêmios

http://redscreensoft.blogspot.com

Mensagem por Fuzenrad em Sab 24 Jan 2015, 16:01

Uma discussão antiga essa, comunidades "genéricas" de desenvolvimento brasileiro não atraem muito movimento, alguns exemplos são a Game Dev Brasil (www.gamedev.com.br/forum), a galera lá realiza um trabalho show de bola nos artigos, reviews, notícias e afins e o movimento do fórum lá é de menos do que 10% daqui (obviamente que quantidade não é qualidade).Outro é a Unidev (www.unidev.com.br/index.php), outra comunidade muito bem gerenciada, possui um movimento considerável, mas ainda assim bem menor do que aqui.

Enfim, o que eu quero dizer é que focar em uma ferramenta possibilita aglomerar uma galera focada nelas, se torna um local de pesquisa, sanar dúvidas, divulgar projetos entre outras coisas. Abrir o fórum para outras ferramentas literalmente iria "matar" esse movimento, pois o pessoal do GM só iria postar nas seções de GM, as outras ficariam vazias, com poucos tutoriais, projetos, engines, sendo assim totalmente ignorada pelos usuários básicos, intermediários e avançados dessas novas ferramentas.

Fuzenrad

Número de Mensagens : 1026
Notas recebidas : A-A-A-A-B
Reputação : 41
Prêmios

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Sab 24 Jan 2015, 16:46

Willy e Alex FC : Eu sei que vocês são dois fervilhosos do game maker não querem ver um dos únicos sites de Gm lidar com outras engine, até por ciumes mesmo,hehe, mas considero o comentário do Willy válido, eu sempre vejo que os que precisam mais ter conhecimento são os administradores(diga-se de passagem pois até hoje nunca vi administradores de fóruns de engines que não saibam usar a mesma ) numa engine proposta são os administradores, sendo que nenhum administrador do fórum lida com unity então seria como um casal querer ter um filho e ninguém querer cuidar depois. faz sentido esse comentário.

Como eu disse antes, o que a gmbr pode fazer é manter-se nos focos mais fortes dela, como os concursos, eu nunca vi outro fórum se popularizar nisso, e tutoriais que tem aos montes, e esperar que a yoyo games lançe alguma novidade para quem quer lidar com 3d ou mobile se interessem em usar a engine para isso (apesar de muito ja usarem para mobiles, mas nem todos pelo modulo original)

JoaoVanBlizzard

Prêmios

Mensagem por crocha12 em Sab 24 Jan 2015, 17:36

Por que não criar outro forum com a mesma staff e direção com o tema unity e com um link para acessar o site oposto ou um tipo de parceria...

crocha12

Número de Mensagens : 96
Prêmios

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Sab 24 Jan 2015, 17:56

Por que não criar outro forum com a mesma staff e direção com o tema unity e com um link para acessar o site oposto ou um tipo de parceria...

Se fosse isso eu preferia continuar no forum da wemakeagame que ja tem gente mais especializada nisso, criar um forum precisa adminstra-lo e tal e pelo que vejo esse ja é bem dificil para isso, o problema ja foi confirmado que falta administradores que saibam usar a engine para responder as duvidas dos demais, independente de usar essse ou outro forum para isso.

JoaoVanBlizzard

Prêmios

Mensagem por Mr.Brum em Sab 24 Jan 2015, 19:23

GMBR, vulga Game Maker Brasil, o próprio nome já diz: A comunidade do Game Maker no Brasil.

Sem mais galera, não vejo porque incluir outras engines no fórum, o GM pode não ser a melhor ferramenta pra criação de jogos, mas com certeza ela tem alguma importância pra cada um de nós que visita o fórum.
Não acho válida a comparação dela com outras, como fazem constantemente com a Unity, GM tem seu propósito, tem suas qualidades e tem seus defeitos, e boa ou ruim, já nos serviu e ainda serve pra alguma coisa.

O fórum chegou até hoje graças à sua dedicação ao GM, temos muito conteúdo relacionado ao GM, e ele ainda serve para alguns novatos tirarem suas dúvidas. Pra quem está há mais tempo na programação talvez ele não seja tão útil, pois estão buscando outras áreas, outras linguagens e outras engines. Então recomendo também que busquem outro ambiente!

Quando bater saudades, estaremos aqui, com o bom e velho GM. What a Face

Mr.Brum

Número de Mensagens : 913
Notas recebidas : D + D + C + C + D + B
Reputação : 41
Prêmios

http://mrbrumgames.blogspot.com/

Mensagem por Gonzo em Sab 24 Jan 2015, 21:46

O foco da dengue agora são os desenvolvedores indies, o feedback depende do seu jogo não da ferramenta que foi usada.
Bj do Gonzo  

Gonzo

Número de Mensagens : 927
Reputação : 33

Mensagem por Zero. em Sab 24 Jan 2015, 22:38

Não dabia qur o Hero siege tinha sido feito no GM o.o tenho esse game na steam e isso me da uma inspiração '-'

Vendo esse lado da galera para administrar as seções do unity, ja fico na dúvida, realmente seria como criar um forum novo para o unity, talvez não trouxesse tanto público qnto imaginei

Zero.

Número de Mensagens : 1295
Reputação : 47
Prêmios

Mensagem por SirLeccus em Dom 25 Jan 2015, 00:48

Risk of Rain. Gunpoint. Hotline Miami. Todos criados no GM. Todos venderam um número imenso de cópias na steam. Ou seja, o game maker é a melhor ferramenta do mercado para criação de jogos 2d com gráficos em bitmap. E sinceramente esse é o tipo de jogo indie que me atrai. Tentar fazer isso no unity é matar uma barata com tiro de doze. E se criarem uma seção para unity, que já não acho uma boa ideia, creio que não deveria aparecer na lista de últimas postagens.

SirLeccus

Número de Mensagens : 26
Reputação : 3

Mensagem por DS Santos em Seg 26 Jan 2015, 15:42

E então quando vão adicionar?
Não acho que usar o Game Maker ou o Unity ja fazer diferença aumentar a qualidade ou muito menos terminar ou não um projeto mas é uma engine interessante.

Unity não é grátis, é uma versão free limitada, uma licença para um único modulo dele é duas vezes mais caro que o master collection com todos os módulos do GMS.
O GMS com tudo tá 799,00 e apenas licença do Android para Unity é 1500,00...

DS Santos

Número de Mensagens : 98

Mensagem por Willy em Seg 26 Jan 2015, 19:16

E então quando vão adicionar?
A seção não será adicionada.

Atenção:

Willy

Prêmios

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Seg 26 Jan 2015, 19:32

Seja mais completo Willy, você fala como se tivesse orgulho disso, parece que só pensa em si mesmo.

Não tem como adicionar a seção, por falta de pessoas na administração que sejam entendidas na engine. alem que já foi combinado que aqui é um fórum de game maker, não devemos mudar esse foco, ok.

JoaoVanBlizzard

Prêmios

Mensagem por Willy em Seg 26 Jan 2015, 19:36

JoaoVanBlizzard escreveu:

Seja mais completo Willy, você fala como se tivesse orgulho disso, parece que só pensa em si mesmo.
Não sei como chegou a esta conclusão, mas isso não importa.
Minha opinião foi dita logo no começo do tópico, além de que outros já também deram suas opiniões. Não preciso repetir o que já foi dito, apenas dei um veredito.

Atenção:

Willy

Prêmios

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Seg 26 Jan 2015, 19:46

Eu tenho minhas forma de perceber isso, mas enfim, nós já demos um ultimato, então esse tópico se torna inviável a partir de agora , não ha mais razões para se discutir isso, vou trancar o tópico

Trancado por João Van Blizzard

JoaoVanBlizzard

Prêmios

Mensagem por PedroX em Seg 26 Jan 2015, 20:37

Uma dica para o pessoal que quer o Unity no fórum: poste material em Assuntos Diversos. Com certeza, se um dia houver uma grande atividade e quantidade de tópicos sobre o assunto, a administração pensará no assunto, ou, pelo menos, terão uma razão melhor.

Ops, desculpe João. Eu não percebi que o tópico estava trancado e parece que eu ainda tenho permissões de moderação. Se quiser apagar a mensagem (se quiser mesmo)... E se a administração quiser me remover essas permissões...

PedroX

Prêmios
   :
   :
   :

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Seg 26 Jan 2015, 20:48

Ops, desculpe João. Eu não percebi que o tópico estava trancado e parece que eu ainda tenho permissões de moderação. Se quiser apagar a mensagem (se quiser mesmo)... E se a administração quiser me remover essas permissões...

Nem esquenta pedroX, gosto de ouvir suas opiniões , pelo menos você ve o lado do forum e da galera , e não apenas pensa naquilo que você usa, então fique a vontade para discutir como quizer o assunto se ainda tiver ideias.

Uma dica para o pessoal que quer o Unity no fórum: poste material em Assuntos Diversos. Com certeza, se um dia houver uma grande atividade e quantidade de tópicos sobre o assunto, a administração pensará no assunto, ou, pelo menos, terão uma razão melhor.

Se a galera quizer nunca foi proibido isso pelo que sei, por isso ja tem os assuntos diversos, se eles quizerem criar um tópico para unity iria funcionar mais ou menos tipo o tópico do theguitarmester (quer uma engine, de que?)  mas por mim eu ja lavei minhas mãos tentei ajudar mas enfim, continuarei usando a Wemakeagames para unity mesmo. mas quem quizer da para criar um tópico nos assuntos diversos que até eu posso ajudar no pouco que sei,kkk

Tópico destrancado, mas recomendo usa-los para sugestões sobre unity e não para criticar a engine como tava sendo feito antes.

JoaoVanBlizzard

Prêmios

Mensagem por Alex FC em Seg 26 Jan 2015, 21:28

João pra que esse mimimi mano? "Ah não critiquem a engine, senão fico chateado".

Todo mundo tem que ser livre pra expressar sua opinião, desde que não infrinja as regras do fórum.

Não serão adicionadas outras engines de modo oficial. Vamos aos pontos que nos levam a isso:

- Oportunismo: É muito mais fácil pegar uma comunidade sólida pra popularizar a ferramenta do que criar tudo do zero. Que aliás, tentam e fracassam, pois geralmente onde ela tá sendo bem discutida é somente na UniDev. Isso tirando os canais do YouTube, creio que lá esteja a maior concentração de usuários da Unity.

- Bagunça: Um usuário novo vem ao fórum em busca de ajuda, posta sua pergunta sobre GM. Quem vai responder geralmente vê pelos últimos assuntos, mas se tiver cheio de dúvidas sobre Unity fica complicado ajudar. Fora que a Unity causa um "encantismo" maior e pode migrar usuários promissores do GM, podendo ter a infelicidade de se decepcionar. Dai causaria a saturação na comunidade.

- Especialização: Somos uma comunidade especializada. Não há em nenhum outro portal conteúdo de tanta qualidade e em Português sobre Game Maker. Isso se deve a união dessa comunidade. Não é a toa que sites e serviços especializado em determinada área são o tipo de negócio da vez. E demoraram a perceber isso.

- Experiência no Assunto: A condição de ter alguém experiente se faria válida, pois a GMBR já é constituída. Alguém sem muita experiência só daria certo se começasse do zero, assim como foi o caso da GMBR, onde seu criador mal entendia da ferramenta, mas foi atrás das pessoas certas pro fórum crescer.

- GMS: Quando saíram as novas versões do GM tivemos problemas para organizarmos as seções. Dividir as seções de perguntas, instruir a todos colocar pra qual versão aquilo ia funcionar, explicar as diferenças e vantagens de cada uma não foi fácil. Imagina colocar suporte à outro software totalmente diferente?

Essa é minha opinião, muitos discordarão, mas estou aqui há tempo suficiente pra dizer isso com firmeza.

FLWS!

Alex FC

Número de Mensagens : 2503
Notas recebidas : B A
Reputação : 174
Prêmios

http://redscreensoft.blogspot.com

Mensagem por theguitarmester em Ter 27 Jan 2015, 00:09

vou me manifestar...

Acredito que ambos os lados tem prós e contras.

Acho que o mais contra é essa citada pelo o alex, da especialização que o forum tem, e de ser referência em game maker no Brasil.
De pró, traria mais movimento(talvez) e abriria para novas possibilidades de projetos, utilizando outras ferramentas especializadas em outras áreas.

Para não ficar apenas "em cima do muro", acabarei tomando o mesmo lado que fiquei na outra vez que teve essa discussão.

Assim como na outra vez, primeiramente eu achava bom abrir espaço para novas engines(com destaque), mas depois vi que perderia a referência do forum.

Contudo, acho que devemos podemos fazer como o joãoBlizzard disse, colocar tudo em um tópico, como o meu(embora, isso possa resultar em uma bagunça).

Minha ideia seria algo assim:
[Unity Perguntas]

e nesse tópico ficaria as perguntas.

daí, poderia fixar ele no assuntos diversos, como um sub-tópico.

De mais, acho que é isso. até Smile

via celular

theguitarmester

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 1908
Notas recebidas : B
Reputação : 80
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Prêmios

http://guitarmester.no.comunidades.net/index.php?pagina=19362978

Mensagem por dharrison em Sex 13 Fev 2015, 20:02

Revivendo isso pq eu estava em Marte quando começou essa discussão e isso está sendo levantado novamente no CM#01.

Acho que principalmente o Alex FC já explicou muito bem o porque de não abrirmos esse espaço para outras engines.

Inclusive dou aqui um sermão ao nosso usuários: aprendam a usar nossa ferramenta em sua plenitude antes de criticar.

Já usei GM com meus alunos no curso de games e um deles me disse essa semana "cara tentei usar Unity para fazer um game 2D e não consegui, você ainda tem o Game Maker para me passar?". Ai baixamos o GMS na hora e ele levou no pendrive.

Então pessoal, menos criticas e mais estudo.

Quanto a sessão Unity dentro de Assuntos Diversos acho que pode ser válido, mas não sei...
Eu sempre defendi que deveriam existir novas ferramentas no fórum, mas mudei de ideia depois que me tornei comunista Administrador, pois hoje vejo como é complicada toda essa situação.

Querendo ou não somos a maior referência de Game Maker no Brasil e todos os dias temos novos usuários e leitores, precisamos perder esse sentimento de "clubinho" e passarmos a trabalhar duro nisso.

Ter Unity aqui seria tão importante quanto é ter a área de Artes Gráficas e Artes Sonoras, pois esse não é nosso foco.

Pessoal 2015 promete muitas novidades didáticas e voltadas a criação de jogos, então vamos valorizar nossas origens e nossa ferramenta, afinal todos aqui já colocaram no Google um dia "como criar um jogo do mario?" e acabamos chegando aqui.

Qualquer discussão sobre isso continuem aqui e apenas aqui por favor.

Se quiser saber da minha experiencia pessoal antes de comentar, clique abaixo:
Leitura Opcional:
Sou professor de Games numa escola grande do brasil e trabalho diariamente com as seguintes ferramentas:
- UDK
- Unity 3D
- Autodesk 3DS Max
- Blender (um pouco)
- ZBrush
- Flash
- Photoshop

Além disso já tentei criar jogos nas seguintes engines:
- The Games Factory
- RPG Maker
- Cry Engine
- Java
- C++

Em nenhuma delas encontrei a facilidade e aptidão que possuo com o GM.

Descobri o GM por causa de uma revista de games que comprei em 2006 e achei ele a pior ferramenta de início, porque eu não sabia mexer.
Depois de me decepcionar com RPG Maker vi que no mesmo fórum (falecida JOGOS RPG) tinha aulas de Game Maker do JoaoNeto. Quando a Jogos morreu eu migrei para a BRMAKER e depois para a GMBR.

Na época era o GM 6.0, que já era bo para época e tinha um 3D comparável a do Nintendo 64 ou PSOne. E mesmo assim fiz joguinhos legais para um iniciante.

Os três jogos que deixo na minha assinatura são fruto desse empenho e mesmo que o ultimo ainda não esteja completo, já tive a satisfação de produzir 2 games completos.

O que eu quero dizer com isso é: explore sua ferramenta antes de criticar. Se empenhe antes de dizer que algo é impossível.

Meu objetivo é vender um grande jogo feito por mim, seja em UDK ou GM. Para conseguir isso vou continuar persistindo sempre!

dharrison

Número de Mensagens : 1243
Notas recebidas : A - B
Reputação : 89
Prêmios

Mensagem por Anderson3d em Sab 14 Fev 2015, 11:58

Discussão acirrada essa ein...
Vou deixar minha humilde opinião sobre o assunto, opinião de um cara casado, com 31 anos, que já sofreu um pouquinho nesse mundo de programação de jogos (designer principalmente).

Pessoal, vejo muita gente pedindo espaço para outras engines neste fórum mas isso é no mínimo absurdo. Esse fórum é especializado em Game maker, aqui entra e fica quem quer aprender game maker. Uma coisa que eu aprendi na vida (levando porrada e levantando) é que, quem quer ser bom em alguma coisa tem que se especializar, ponto final.

Vejo o sonho de garotos aqui em criar jogos como WOW mas isso é pura ilusão. Qualquer jogo meia boca hoje é feito por equipes experientes. Não espere que do seu quarto vai sair um jogo incrível e que você vai ficar rico com isso.

A real é que as pessoas tornam-se especialistas em áreas (programação, designer, música, roteiro, montagem, animação, render, engines etc) e quando já são muito bons no que fazem se unem e criam jogos.

Anderson você quer destruir os sonhos da garotada? Não pow! Quero jogar uma pá de realidade na boyzada. Pode ser que surja um cara fera em tudo isso que falei ai em cima e crie um mega jogo no seu quarto e fique rico, mas esse será um em um milhão (tipo o Sigiloso, aquele cara tem meu respeito até hoje).

Outra coisa, vejo alguns falando que esse fórum tem jogos incríveis e tal. me desculpem, mas nossos jogos se forem apresentados aos caras bons de verdade eles vão perceber claramente nossa ingenuidade. A verdade é que ainda temos um caminho gigantesco no GMS pela frente para querermos abraçar o mundo de outros engines. Ou ficamos fera em GMS (programação, designer etc.) ou partimos de vez para outro engine, mas ficar pulando feito macaco de galho em galho vai gerar um maker frustado, que acha que sabe tudo e não teve oportunidades. (quando na verdade ele sabe um pouco de cada coisa mas não consegue fazer nada que preste de verdade)

Por fim, quero afirmar que se fui grosso me perdoem, mas a verdade tem que ser dita para que a ficha caia.

A única coisa desse fórum que eu acho que poderia melhorar e muito é focar os concursos em equipes, com cada um se especializando em determinada categoria para ver se esse povo se une e aprende que é a união que faz a força.

O segredo do sucesso são as esquipes, o cara que desenha os personagens, o cara que cria a história, o cara que programa, o cara que faz as músicas, o cara que faz os cenários, o cara que faz o marketing do jogo e o crítico final. Isso tudo requer paciência, união, organização, logística, reuniões e dinheiro, sem dinheiro fica difícil fazer qualquer coisa. Com dinheiro vc pode simplesmente se especializar em GML e pagar todo o resto (como no cinema, o produtor paga tudo e manda os outros fazerem o filme). Mas isso é a exceção da exceção.

Anderson3d

Número de Mensagens : 1479
Notas recebidas : A - A
Reputação : 9
Prêmios

http://www.indiegamebr.com

Mensagem por AG Hydra em Sab 14 Fev 2015, 14:12

Olá Makers, como estão?

uma discussão longa essa, não?... bom, uma discussão tão longa, para mim sem motivo. o fórum atende-se pelo nome de "GMBR (Game Maker Brasil)", não... "GEBR (Game Engines Brasil)", ou seja, o foco principal do fórum é a engine "Game Maker". é como o colega "Anderson3d" afirmou, a especialidade é essencial para qualquer área, seja ela relacionada a jogos ou qualquer outra profissão.
minha sincera opinião sobre essa sugestão... não devemos aceitar outras engines relacionadas ao desenvolvimento de jogos... uma boa idéia, seria uma área somente para programas úteis para o desenvolvimento dos mesmos. como: "Photoshop", "CorelDraw", "Spine" e etc... enfim, é como o colega "Anderson3d" afirmou, a especialidade é essencial para qualquer área. até.

AG Hydra

Número de Mensagens : 130
Reputação : 7
Prêmios

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Sab 14 Fev 2015, 14:34

Eu ando sem net, to usando um celular limitado para modem então não posso escrever muito, pelo que parece a decisão já foi vista e tomada, andei pensando sobre o assunto e percebi uma coisa importante que até eu mesmo tinha esquecido.

O fórum é como uma escola de idiomas, fornecemos os idiomas que somos especializados e propostos a ensinar, se o seu idioma que deseja aprender não está nela precisamos arrumar outra escola, com esse fórum é a mesma coisa, da mesma forma que priorizamos o game maker aqui , a yoyo prioriza o 2d como foco de base de trabalho, se quizerem focar em 3d que arrumem outra engine, é mais ou menos a teoria deles(apesar deles se focarem vagamente em 3d por questão de competitividade) mas a questão é que vou ter que concordar com dharrison e alex FC , e digo mais , ao invéz de colocarmos outra engine aqui podemos sugerir melhoras no gms em cima do que a engine se propos a fazer e se ela não se encaixa ao que a gente necessita vamos atraz de outra, mas a escola de GM deve existir sim. Very Happy

JoaoVanBlizzard

Prêmios

Mensagem por TRFN em Sab 14 Fev 2015, 16:13

Independente de GMS ou Unity, há um fato indiscutível: Engine não define qualidade ( até o ponto de que, dizemos em aplicação e estamos falando das suas limitações, que mesmo assim a maioria delas podem sim ser superadas ) ou melhor forma de trabalhar, depende mais mesmo da escolha do desenvolvedor. Temos atualmente muitas linguagens de programação, e cada uma tem suas específicas funcionalidades e aplicações, caracterizando assim a aplicação dela em determinadas plataformas. DA mesma forma que usar um Game Maker 8 para se fazer um jogo 3D seja um quase "tiro no pé" por ter bastantes limitações, criar um jogo Plataforma 2D na Unity seja talvez buscar o caminho mais demorado e sem necessidade. Ah um fato indiscutível: O gosto de cada um. Atualmente mesmo, apesar de ainda lembrar muitas coisas do Game Maker, atualmente não trabalho mais com ele, e na verdade já faz um bom tempo que nao desenvolvo jogos, pelo fato de estar mais voltado ao desenvolvimento Web e com as suas tecnologias, como sites e afins. Como sugeriu o próprio PedroX:
Realmente seria uma boa proposta, tendo em vista de que, para se criar uma seção e sugerível se ter um bom conteúdo antes tendo como base o fórum atual

TRFN

Número de Mensagens : 970
Reputação : 33
Prêmios

http://trfnsite.com

Mensagem por Anderson3d em Sab 14 Fev 2015, 17:35

Reclamam muito, mas somos a segunda engine mais pesquisada do país.

Anderson3d

Número de Mensagens : 1479
Notas recebidas : A - A
Reputação : 9
Prêmios

http://www.indiegamebr.com

Mensagem por dharrison em Sab 14 Fev 2015, 18:34

Certo, acredito que temos um bom conteúdo nessa discussão agora com a colaração do Anderson, Alex FC, PedroX, Joao e os demais.

Vou manter o tópico ainda em aberto e pegarei tudo que foi aqui publicado para escrever um Artigo completo com um "Quem Somos / Nossa Missão" para deixar visível a todos com citações dos participantes dessa discussão.

dharrison

Número de Mensagens : 1243
Notas recebidas : A - B
Reputação : 89
Prêmios

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Dom 15 Fev 2015, 19:09

Reclamam muito, mas somos a segunda engine mais pesquisada do país

Não pude falar muito antes pois eu tava sem net mas agora posso falar de boa,

Ninguem está reclamando de nada, estamos expondo nossas ideias e vendo o que da e o que não da para fazer e seus motivos e ver a opinião que cada um tem a respeito disso, e está sendo interessante ver a opinião como cada um pensa, mas ainda assim mesmo com essa quantia de gente apoiando o game maker ainda temos poucas pessoas em concursos, pela quantia deveriamos ter um publico muito maior penso eu

JoaoVanBlizzard

Prêmios

Mensagem por Dotted Chaos em Dom 15 Fev 2015, 20:17

JoaoVanBlizzard escreveu:[...] mas ainda assim mesmo com essa quantia de gente apoiando o game maker ainda temos poucas pessoas em concursos
Se fosse apenas nos concursos ainda daria pra entender, mas o problema é que isso se estende à participação como um todo (não interagem, não participam de eventos, não dão feedback nos projetos).

Olhando a página de estatísticas (http://gmbr.forumeiros.com/statistics), mais especificamente no item "Número de inscrições dos últimos 12 meses", nota-se que mês a mês a comunidade vem recebendo uma leva de novos usuários que supera em número a quantidade de pessoas ativas atualmente =/

Dotted Chaos

Número de Mensagens : 241
Reputação : 42

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Dom 15 Fev 2015, 22:43

Se fosse apenas nos concursos ainda daria pra entender, mas o problema é que isso se estende à participação como um todo (não interagem, não participam de eventos, não dão feedback nos projetos).

Eu acho que é por que não temos um reconhecimento dos membros que participam com feedbacks e que ajudam os outros, no portal marca os membros mais ativos , mas isso não significa nada, ele pode estar com o pc aberto na pagina mas nem ta participativo , o legal era criar uma contagem dos membros mais participativos, tipo que dão feedbacks clicam no certinho e por ai vai, reconhecer mais suas atividades do que suas presenças aqui.

JoaoVanBlizzard

Prêmios

Mensagem por Rodrigo Santiago em Seg 16 Fev 2015, 09:07

Spoiler:

Eu não sei porque, mas eu só uma pessoa que fica só observando - agora meu tempo voltou ao normal acho que vocês vão ver coisas minhas por ai.

Vi esse tópico a uns dias atrás , eu até pensei em comentar mas parece que trancaram  Question .

Pois bem, o que eu queria falar é que o forum não da objetivo algum, qualquer um que entra aqui vai vendo as coisas, vai fazendo aleatoriamente e FIM.

Seria muito interessante se houvesse alguns objetivos além de criar um jogo nota A. Eu não entendo como Arte Gráfica e Sonora pode não tem tanto valor no forum, o GameMaker não tem só uma pasta chamada objetos  yes .

Pense bem em como um jogo funciona, quanto mais objetivos o jogador tiver, mais ele vai querer jogar, e se houver coisas pra ele fazer só depois de completar tudo, o jogo vira uma lenda.
Isso poderia ser aplicado na gmbr, deveria existir de alguma forma objetivos para chegar 'antes' , por exemplo , iniciar como 'E' e depois de completar alguns tutoriais oficiais e postar no fórum os resultados para serem avaliados , e etão se torna um 'D', e depois continua (com etapas que envolvam as TRÊS partes básicas dos jogos) até chegar em A.

Vejam só, o que eu sei de design gráfico é porque eu fui atrás ,(quase não tem tutorial bom sobre isso) eu particularmente não sei nada sobre sons. NADA mesmo, a gmbr  não me ajudou em nada sobre isso, porque? Porque nunca nem fiz nada aqui, não tem nada sobre o assunto(só o theguitarmester). E ainda cobram isso nos concurso : Gráfico - Criatividade - Gráfico - Sons - Gráfico Happy

E o que que isso tem haver com o Unity? Se um dia , quando o forum estiver bem ativo, não acho que seria perda colocar uma sessão sobre 'outra engine' fora de todo o resto essencial para subir de nível , ou concursos. Isso iria limitar o uso de qualquer outra engine.

Rodrigo Santiago

Número de Mensagens : 1281
Notas recebidas : C + C + B
Reputação : 73
Prêmios
   : 3
   : 3

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 03:55