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[Resolvido] Ataque e salto do personagem

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Mateus O de Andrade
fernando.munizerthal
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[Resolvido] Ataque e salto do personagem - Página 2 Empty Re: [Resolvido] Ataque e salto do personagem

Mensagem por fernando.munizerthal Qua 28 Jan 2015, 22:59

Okay, vou detalhar o máximo possível.. Qualquer dúvida eu comento mais..

O jogo é em plataforma 2D..
No momento do ataque quero obter a sub imagem atual do sprite e verificar quando chegar na sub imagem X.

O meu objeto tem no evento draw o seguinte código:
Código:

    draw_sprite_ext(corpo_Personagem,sprite_index,x,y,xscale,1,0,real(global.cor_Personagem),1);
    draw_sprite_ext(get_IdSprite(cabelo_Personagem),sprite_index,x,y,xscale,1,0,real(global.cor_cabelo),1);
    draw_sprite_ext(get_IdSprite(camisa_Personagem),sprite_index,x,y,xscale,1,0,real(global.cor_camisa),1);
    draw_sprite_ext(get_IdSprite(calca_Personagem),sprite_index,x,y,xscale,1,0,real(global.cor_calca),1);
    draw_sprite_ext(get_IdSprite(olho_Personagem),sprite_index,x,y,xscale,1,0,real(global.cor_olhos),1);
    draw_sprite_ext(arma_personagem,sprite_index,x,y,xscale,1,0,-1,1);

Tenho um draw_sprite_ext para cada parte do corpo do meu personagem. E adiciono uma máscara no mesmo de um corpo inteiro..

E para a animação e movimentação utilizo máquinas de estado finito..

Sem ser isso acho que as demais informações não são muito importantes..

Objetivo:
O que quero é simples, preciso fazer o personagem no momento em que atacar executar um sprite animado, porém eu quero que execute apenas uma vez este sprite, da sub imagem 0 até a última e depois pare..
Para isso eu pretendo usar um if onde verifico a sub imagem atual e quando a última saio do estado atacano..

Exemplos:
O meu jogo é para ser similar ao MapleStory e Castle Crashers..
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[Resolvido] Ataque e salto do personagem - Página 2 Empty Re: [Resolvido] Ataque e salto do personagem

Mensagem por Sewer Crawler Qua 28 Jan 2015, 23:10

Vc está usando "sprite_index". Ali não deveria ser "image_index"?
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Última edição por Sewer Crawler em Qua 28 Jan 2015, 23:15, editado 1 vez(es)
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Mensagem por fernando.munizerthal Qua 28 Jan 2015, 23:13

Fiz a troca, mas deu no mesmo..

EDITADO:

Eu acho que o problema se da por eu não ter nenhum sprite definido para o objeto..
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Mensagem por vinians Qua 28 Jan 2015, 23:21

Amigo, para sua pergunta inicial:
imagem atual do sprite:
image_index,
numero de imagens:
image_number,
Para fazer o que voce descreveu:
quando mudar o sprite para a sequencia de movimentos coloque:
Código:

sprite_index = sprite_do_movimento; // substitua aqui
image_index = 0; //primeira imagem do movimento
image_speed = 0.5; // se ja nao estiver setado
depois coloque no Evento:
Other->Animation End
Código:

image_speed = 0;
sprite_index = sprite_anterior_ao_movimento;
Assim vc nao precisa de image_number.
Flws!
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[Resolvido] Ataque e salto do personagem - Página 2 Empty Re: [Resolvido] Ataque e salto do personagem

Mensagem por fernando.munizerthal Qua 28 Jan 2015, 23:46

Isso funcionária se eu não estivesse usando máquinas de estados..

Na verdade funcionou, o problema é que o end step agora afeta todos os meus estados.. E deveria afetar apenas o estado ataque.
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Mensagem por Sewer Crawler Qui 29 Jan 2015, 00:01

Eu tinha essa engine, mas n sei se tem a ver com o que vc precisa.
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Mensagem por vinians Qui 29 Jan 2015, 00:05

Verifique o estado no Animation End:
Código:

switch(state) {
case 0:
  // se for o estado zero faça outra coisa ou nada
  break;
case 1:
  image_speed = 0;
  sprite_index = sprite_anterior_ao_movimento;
  break;
}
Assim verificando a maquina de estados deve funcionar.
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[Resolvido] Ataque e salto do personagem - Página 2 Empty Re: [Resolvido] Ataque e salto do personagem

Mensagem por fernando.munizerthal Qui 29 Jan 2015, 08:26

Sewer Crawler ainda não vi a engine assim que voltar para minha casa vou ver..

vinians eu estava pensando algo assim, não cheguei a implementar nada.. Fiz uns testes que não funcionaram, mas nada muito sério, hoje a noite vou tentar fazer algo mais completo desta maneira e posto os resultados..

-- EDITADO --

Esta terminando muito rápido! Mad
Executa apenas uma sub imagem agora e vai para o próximo estado..


Última edição por fernando.munizerthal em Qua 18 Fev 2015, 13:45, editado 1 vez(es)
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Mensagem por fernando.munizerthal Qua 18 Fev 2015, 13:50

Resolvido! formado

Galera descobri uma maneira de resolver o meu problema, infelizmente não vai poder ser de nenhuma maneira que foi colocada como sugestão aqui.. (Não sei por que as sugestões não funcionaram, ao meu ver estão corretas sim, mas por algum bug do GameMaker talvez não funcionou para mim da forma que o resto esta implementado)

Por esse fato, eu irei organizar meus códigos e assim que tiver um tempo vou postar o que tive que fazer pra tudo funcionar, vou postar aqui mesmo neste post, então ainda não tranquem o mesmo por favor..

Assim que for possível eu posto as gambiarras, serão muito úteis pra mais de um garanto.. hehe ;)

Cool
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