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por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
[Resolvido] Ataque e salto do personagem
+2
Mateus O de Andrade
fernando.munizerthal
6 participantes
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Re: [Resolvido] Ataque e salto do personagem
Okay, vou detalhar o máximo possível.. Qualquer dúvida eu comento mais..
O jogo é em plataforma 2D..
No momento do ataque quero obter a sub imagem atual do sprite e verificar quando chegar na sub imagem X.
O meu objeto tem no evento draw o seguinte código:
Tenho um draw_sprite_ext para cada parte do corpo do meu personagem. E adiciono uma máscara no mesmo de um corpo inteiro..
E para a animação e movimentação utilizo máquinas de estado finito..
Sem ser isso acho que as demais informações não são muito importantes..
Objetivo:
O que quero é simples, preciso fazer o personagem no momento em que atacar executar um sprite animado, porém eu quero que execute apenas uma vez este sprite, da sub imagem 0 até a última e depois pare..
Para isso eu pretendo usar um if onde verifico a sub imagem atual e quando a última saio do estado atacano..
Exemplos:
O meu jogo é para ser similar ao MapleStory e Castle Crashers..
O jogo é em plataforma 2D..
No momento do ataque quero obter a sub imagem atual do sprite e verificar quando chegar na sub imagem X.
O meu objeto tem no evento draw o seguinte código:
- Código:
draw_sprite_ext(corpo_Personagem,sprite_index,x,y,xscale,1,0,real(global.cor_Personagem),1);
draw_sprite_ext(get_IdSprite(cabelo_Personagem),sprite_index,x,y,xscale,1,0,real(global.cor_cabelo),1);
draw_sprite_ext(get_IdSprite(camisa_Personagem),sprite_index,x,y,xscale,1,0,real(global.cor_camisa),1);
draw_sprite_ext(get_IdSprite(calca_Personagem),sprite_index,x,y,xscale,1,0,real(global.cor_calca),1);
draw_sprite_ext(get_IdSprite(olho_Personagem),sprite_index,x,y,xscale,1,0,real(global.cor_olhos),1);
draw_sprite_ext(arma_personagem,sprite_index,x,y,xscale,1,0,-1,1);
Tenho um draw_sprite_ext para cada parte do corpo do meu personagem. E adiciono uma máscara no mesmo de um corpo inteiro..
E para a animação e movimentação utilizo máquinas de estado finito..
Sem ser isso acho que as demais informações não são muito importantes..
Objetivo:
O que quero é simples, preciso fazer o personagem no momento em que atacar executar um sprite animado, porém eu quero que execute apenas uma vez este sprite, da sub imagem 0 até a última e depois pare..
Para isso eu pretendo usar um if onde verifico a sub imagem atual e quando a última saio do estado atacano..
Exemplos:
O meu jogo é para ser similar ao MapleStory e Castle Crashers..
fernando.munizerthal- Data de inscrição : 17/10/2013
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Re: [Resolvido] Ataque e salto do personagem
Vc está usando "sprite_index". Ali não deveria ser "image_index"?
Última edição por Sewer Crawler em Qua 28 Jan 2015, 23:15, editado 1 vez(es)
Sewer Crawler- Data de inscrição : 08/10/2014
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Re: [Resolvido] Ataque e salto do personagem
Fiz a troca, mas deu no mesmo..
EDITADO:
Eu acho que o problema se da por eu não ter nenhum sprite definido para o objeto..
EDITADO:
Eu acho que o problema se da por eu não ter nenhum sprite definido para o objeto..
fernando.munizerthal- Data de inscrição : 17/10/2013
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Re: [Resolvido] Ataque e salto do personagem
Amigo, para sua pergunta inicial:
imagem atual do sprite:
image_index,
numero de imagens:
image_number,
Para fazer o que voce descreveu:
quando mudar o sprite para a sequencia de movimentos coloque:
Other->Animation End
Flws!
imagem atual do sprite:
image_index,
numero de imagens:
image_number,
Para fazer o que voce descreveu:
quando mudar o sprite para a sequencia de movimentos coloque:
- Código:
sprite_index = sprite_do_movimento; // substitua aqui
image_index = 0; //primeira imagem do movimento
image_speed = 0.5; // se ja nao estiver setado
Other->Animation End
- Código:
image_speed = 0;
sprite_index = sprite_anterior_ao_movimento;
Flws!
Re: [Resolvido] Ataque e salto do personagem
Isso funcionária se eu não estivesse usando máquinas de estados..
Na verdade funcionou, o problema é que o end step agora afeta todos os meus estados.. E deveria afetar apenas o estado ataque.
Na verdade funcionou, o problema é que o end step agora afeta todos os meus estados.. E deveria afetar apenas o estado ataque.
fernando.munizerthal- Data de inscrição : 17/10/2013
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Re: [Resolvido] Ataque e salto do personagem
Eu tinha essa engine, mas n sei se tem a ver com o que vc precisa.
https://app.box.com/s/kb42yuumpgcw047yk5q1ovho1r5kspzu
https://app.box.com/s/kb42yuumpgcw047yk5q1ovho1r5kspzu
Sewer Crawler- Data de inscrição : 08/10/2014
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Re: [Resolvido] Ataque e salto do personagem
Verifique o estado no Animation End:
Flws!
- Código:
switch(state) {
case 0:
// se for o estado zero faça outra coisa ou nada
break;
case 1:
image_speed = 0;
sprite_index = sprite_anterior_ao_movimento;
break;
}
Flws!
Re: [Resolvido] Ataque e salto do personagem
Sewer Crawler ainda não vi a engine assim que voltar para minha casa vou ver..
vinians eu estava pensando algo assim, não cheguei a implementar nada.. Fiz uns testes que não funcionaram, mas nada muito sério, hoje a noite vou tentar fazer algo mais completo desta maneira e posto os resultados..
-- EDITADO --
Esta terminando muito rápido! Mad
Executa apenas uma sub imagem agora e vai para o próximo estado..
vinians eu estava pensando algo assim, não cheguei a implementar nada.. Fiz uns testes que não funcionaram, mas nada muito sério, hoje a noite vou tentar fazer algo mais completo desta maneira e posto os resultados..
-- EDITADO --
Esta terminando muito rápido! Mad
Executa apenas uma sub imagem agora e vai para o próximo estado..
Última edição por fernando.munizerthal em Qua 18 Fev 2015, 13:45, editado 1 vez(es)
fernando.munizerthal- Data de inscrição : 17/10/2013
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Re: [Resolvido] Ataque e salto do personagem
Resolvido!
Galera descobri uma maneira de resolver o meu problema, infelizmente não vai poder ser de nenhuma maneira que foi colocada como sugestão aqui.. (Não sei por que as sugestões não funcionaram, ao meu ver estão corretas sim, mas por algum bug do GameMaker talvez não funcionou para mim da forma que o resto esta implementado)
Por esse fato, eu irei organizar meus códigos e assim que tiver um tempo vou postar o que tive que fazer pra tudo funcionar, vou postar aqui mesmo neste post, então ainda não tranquem o mesmo por favor..
Assim que for possível eu posto as gambiarras, serão muito úteis pra mais de um garanto.. hehe ;)
Galera descobri uma maneira de resolver o meu problema, infelizmente não vai poder ser de nenhuma maneira que foi colocada como sugestão aqui.. (Não sei por que as sugestões não funcionaram, ao meu ver estão corretas sim, mas por algum bug do GameMaker talvez não funcionou para mim da forma que o resto esta implementado)
Por esse fato, eu irei organizar meus códigos e assim que tiver um tempo vou postar o que tive que fazer pra tudo funcionar, vou postar aqui mesmo neste post, então ainda não tranquem o mesmo por favor..
Assim que for possível eu posto as gambiarras, serão muito úteis pra mais de um garanto.. hehe ;)
fernando.munizerthal- Data de inscrição : 17/10/2013
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