GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Ontem à(s) 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16


Máscara tipo flash

5 participantes

Ir para baixo

Máscara tipo flash Empty Máscara tipo flash

Mensagem por chicoweb Seg 29 Dez 2014, 20:35

Não sei se alguel aqui tem experiencia com flash, é porque lá tem uma ferramente de mascara muito interessante eu queria saber se aqui no gms tem algo parecido, vou tentar explicar ai mais ou menos com imagens:

Máscara tipo flash 33e63yp

Máscara tipo flash 33o065y

Máscara tipo flash Or8r45

Máscara tipo flash 2mrty8l
chicoweb
chicoweb

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B+C
Data de inscrição : 15/05/2012
Reputação : 49
Número de Mensagens : 675
Prêmios : Máscara tipo flash Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Máscara tipo flash Empty Re: Máscara tipo flash

Mensagem por JoaoVanBlizzard Ter 30 Dez 2014, 12:16

da para fazer com surface e blend mode bm substract, eu tenho uma engine bem facil de usar, quando eu chegar em casa eu passo para você ok. Smile
JoaoVanBlizzard
JoaoVanBlizzard

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B+B
Data de inscrição : 04/03/2012
Reputação : 144
Número de Mensagens : 1926
Prêmios : Máscara tipo flash Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity


Ir para o topo Ir para baixo

Máscara tipo flash Empty Re: Máscara tipo flash

Mensagem por chicoweb Ter 30 Dez 2014, 14:28

JoaoVanBlizzard escreveu:da para fazer com surface e blend mode bm substract, eu tenho uma engine bem facil de usar, quando eu chegar em casa eu passo para você ok. Smile

Háaa eu sabia que ia ter um Fera que ia matar a charada.
Vlw Joao vo entrar pra ver quando eu chegar em casa a noite tb.
chicoweb
chicoweb

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B+C
Data de inscrição : 15/05/2012
Reputação : 49
Número de Mensagens : 675
Prêmios : Máscara tipo flash Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Máscara tipo flash Empty Re: Máscara tipo flash

Mensagem por Isaque Onix Ter 30 Dez 2014, 18:39

da pra fazer com uma surface e os sprites que vc quiser tambem...

ex:
create:
Código:
Ss=surface_create(32,32)
surface_set_target(Ss)
draw_sprite(SPRITE A SER CORTADO,0,x,y)
draw_sprite(SPRITE DA MASK,0,x,y)
surface_reset_target()
spr=sprite_create_from_surface(Ss,0,0,32,32,1,1,0,0)//não lembro as configurações de cor, mais o remove background deve ser 1
draw:
Código:
draw_sprite(spr,0,mouse_x,mouse_y)

não sei se é a melhor forma, mais eu uso muito...
Ps: não sei bem como usar blend modes...
Isaque Onix
Isaque Onix

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 15/08/2010
Reputação : 147
Número de Mensagens : 1625
Prêmios : Máscara tipo flash Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Unity
  • C#
  • Outros


http://spyreserver.16mb.com

Ir para o topo Ir para baixo

Máscara tipo flash Empty Re: Máscara tipo flash

Mensagem por Sewer Crawler Sex 02 Jan 2015, 02:56

Nessa engine tem algo parecido. Mas o sprite que "se esconde" é o reflexo. Se não tiver nada a ver como o que vc pretende, favor desconsiderar. rsrs
https://app.box.com/s/4p94ahsl7ma3xcocvq97
Sewer Crawler
Sewer Crawler

Data de inscrição : 08/10/2014
Reputação : 27
Número de Mensagens : 236
Prêmios : Máscara tipo flash Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Máscara tipo flash Empty Re: Máscara tipo flash

Mensagem por Black Studio Dom 11 Jan 2015, 16:57

Código:
sprite_set_alpha_from_sprite(ind, spr);

ind - O index da Sprite que terá a transparência alterada
spr - A Sprite da qual vai ter a transparência pega.

Máscara tipo flash Spr_alpha

Lembrando que é recomendado que as sprites tenham o mesmo tamanho.
Ja se você quer mover a sprite livremente e aplicar a mascará num determinado lugar da Sprite, é só com Surfaces mesmo.
Black Studio
Black Studio

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C + C
Data de inscrição : 19/10/2011
Reputação : 9
Número de Mensagens : 337
Prêmios : Máscara tipo flash Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Máscara tipo flash Empty Re: Máscara tipo flash

Mensagem por chicoweb Ter 13 Jan 2015, 12:05

Sewer Crawler escreveu:Nessa engine tem algo parecido. Mas o sprite que "se esconde" é o reflexo. Se não tiver nada a ver como o que vc pretende, favor desconsiderar. rsrs
https://app.box.com/s/4p94ahsl7ma3xcocvq97

Valeu mas essa engine ai ta muito complicada, eu não consegui "extrair" o código pra funcionar do jeito que preciso.

sprite_set_alpha_from_sprite(ind, spr);


ind - O index da Sprite que terá a transparência alterada
spr - A Sprite da qual vai ter a transparência pega.

Black quase deu certo, acho que o caminho e por ai sim, mas não consegui funcioanr do jeito que preciso ainda.

Agora vai dar pra entender, estou colocando uma engine, ele mostra uma barra de vida descendo, se voces virem o sprite do sangue, ele e um retangulo vermelho, e o "vidro" e um retangulo preto com um buraco transparente pra simular o vidro.

A unica coisa a ser feita ai na minha engine é simplesmente retirar o fundo preto, e o sangue continuar no formato do vidro, se alguem puder ajudar, agradeço.

Link da engine:
https://www.dropbox.com/s/25zqmcwdlme6eku/mascaratipoflash_02.gmk?dl=0
chicoweb
chicoweb

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B+C
Data de inscrição : 15/05/2012
Reputação : 49
Número de Mensagens : 675
Prêmios : Máscara tipo flash Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Máscara tipo flash Empty Re: Máscara tipo flash

Mensagem por Isaque Onix Ter 13 Jan 2015, 14:51

acho que você queria de mão beijada né? a final, 3 das respostas aqui são uteis ao seu propósito e ainda sim, você num deve ter nem tentado.
mais ta aí sua resposta, os outros métodos devem ser melhores, mais fiz do meu mesmo.
SUA ENGINE MODIFICADA

a barra está sendo desenhada junto a posição do mouse.
Isaque Onix
Isaque Onix

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 15/08/2010
Reputação : 147
Número de Mensagens : 1625
Prêmios : Máscara tipo flash Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Unity
  • C#
  • Outros


http://spyreserver.16mb.com

Ir para o topo Ir para baixo

Máscara tipo flash Empty Re: Máscara tipo flash

Mensagem por chicoweb Ter 13 Jan 2015, 15:47

Só porque me chamou de preguiçoso não vou dar like.....

kkkkkkkkkkkk brincadeira Isaque, eu tentei sim cara e muito.

Perfeito sua solução cara, valeeeu mesmo.
Eu confesso que não sei nada de surfaces, por isso eu não consegui, queimei a mufa tentando fazer de outro jeito.

Deu muito certo do jeito que eu precisava creio que será útil a muitos.

Só fiz uma modificação:

Código:
// No lugar do
draw_clear(c_black)

// Coloquei
draw_clear_alpha(c_green,0.25)

// Desse jeito ao invés da parte do sangue ficar com o fundo preto, ela fica transparente, se quiser transparência total vai diminuindo o 0.25 até chegar a 0.00

Taí a engine perfeita:

https://www.dropbox.com/s/wm87otw1w6tdn8v/mascaratipoflash_03.gmk?dl=0

Muuito Obrigado!!!
chicoweb
chicoweb

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B+C
Data de inscrição : 15/05/2012
Reputação : 49
Número de Mensagens : 675
Prêmios : Máscara tipo flash Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Máscara tipo flash Empty Re: Máscara tipo flash

Mensagem por Isaque Onix Ter 13 Jan 2015, 15:56

falou, e desculpa aí se te ofendi...

Off. Ta na hora de estudar surfaces hehehe
Isaque Onix
Isaque Onix

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 15/08/2010
Reputação : 147
Número de Mensagens : 1625
Prêmios : Máscara tipo flash Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Unity
  • C#
  • Outros


http://spyreserver.16mb.com

Ir para o topo Ir para baixo

Máscara tipo flash Empty Re: Máscara tipo flash

Mensagem por chicoweb Ter 13 Jan 2015, 15:59


Ofendeu não fera, pelo contrário até ri aqui pacas...

Daqui a pouco dou como resolvido quando chegar em casa.

Razz
chicoweb
chicoweb

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B+C
Data de inscrição : 15/05/2012
Reputação : 49
Número de Mensagens : 675
Prêmios : Máscara tipo flash Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Máscara tipo flash Empty Re: Máscara tipo flash

Mensagem por Isaque Onix Ter 13 Jan 2015, 18:35

chicoweb escreveu:
Ofendeu não fera, pelo contrário até ri aqui pacas...

Daqui a pouco dou como resolvido quando chegar em casa.

Razz
hehe ok, qualquer duvida fique a vontade para perguntar.
Isaque Onix
Isaque Onix

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 15/08/2010
Reputação : 147
Número de Mensagens : 1625
Prêmios : Máscara tipo flash Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Unity
  • C#
  • Outros


http://spyreserver.16mb.com

Ir para o topo Ir para baixo

Máscara tipo flash Empty Re: Máscara tipo flash

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos