Problemas com draw_getpixel

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Problemas com draw_getpixel

Mensagem por Zero. em Sab 10 Jan 2015, 05:21

Estou tentando pegar uma cor através de determinado pixel na room, mas notei um problema. O desenho da palheta de cores está como se estivesse desfocado, fora do seu real lugar.
Estou usando o draw_getpixel normalmente, salvando ele em uma variável. No vídeo é usado o seguinte código : _cor = draw_getpixel(mouse_x,mouse_y)
Eu mudei as dimensões da room e a posição desfocada da palheta também mudou.
Dimensões Atuais da room : 480w 464y

Vídeo do problema :
https://www.dropbox.com/s/opgyeiu0zmdu6kg/Gravando_2015_01_10_19_24_42_297.mp4?dl=0


Última edição por Zero. em Sab 10 Jan 2015, 23:57, editado 1 vez(es)

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Re: Problemas com draw_getpixel

Mensagem por gabrielsch em Sab 10 Jan 2015, 06:05

Podia explicar melhor o tue problema? Existe uma paleta na room e tu quer saber a cor de onde o mouse está de acordo com aquela palheta?

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Re: Problemas com draw_getpixel

Mensagem por Zero. em Sab 10 Jan 2015, 16:08

Sim, o que era pra acontecer era que quando eu passasse o mouse em cima da paleta, aquele hexagono ficasse da cor do pixel mouse_x,mouse_y. Mas como mostrado no vídeo, é como se a paleta estivesse desenhada por onde eu passo o mouse e n onde o objeto dela esta na room, se eu passar o mouse naquela primeira paleta, ele vai pegar a cor cinza que é a cor do fundo da room, e n a cor da paleta.

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Re: Problemas com draw_getpixel

Mensagem por Willy em Sab 10 Jan 2015, 17:11

Se você usar apenas mouse_x/y, o getpixel vai funcionar em qualquer lugar mesmo. Basta criar uma condição checando se as coordenadas do mouse estão dentro do desenho.

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Re: Problemas com draw_getpixel

Mensagem por Zero. em Sab 10 Jan 2015, 17:25

Na vdd n é isso, no vídeo mostra q o mouse n passa na paleta, e ele pega a cor da paleta, como se a paleta n estivesse onde o obj está e qndo passo o mouse na paleta, a cor fica igual a cor do fundo da room, cmo se a paleta n estivesse ali

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Re: Problemas com draw_getpixel

Mensagem por Willy em Sab 10 Jan 2015, 17:29

Ops, um equívoco.
Estou no celular e não dá pra ver o vídeo. Me parece um problema instigante, portanto, assim que eu chegar em casa eu dou uma olhada melhor. Flws... blz

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Re: Problemas com draw_getpixel

Mensagem por AlexBosquin em Sab 10 Jan 2015, 17:45

eu não entendi o vídeo, parece que vc abre o jogo mas o jogo não abre. Mas pela sua dúvida pelo que entendi vc quer que o draw_get_pixel só funcione em certa area, nesse caso so nesse Hexagono, se for isto basta fazer assim:
Código:

if (mouse_x > obj_hexagono.x && mouse_x < obj_hexagono.x + sprite_get_width(spr_hexagono)) && (mouse_y > obj_hexagono.y && mouse_y < obj_hexagono.y + sprite_get_height(spr_hexagono))
{
      draw_get_pixel
}

Se for isso ta ai cara!!!!

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Re: Problemas com draw_getpixel

Mensagem por Zero. em Sab 10 Jan 2015, 18:36

N é isso alex, a explicação mais clara do problema está em minha resposta ao willy :

"Na vdd n é isso, no vídeo mostra q o mouse n passa na paleta, e ele pega a cor da paleta, como se a paleta n estivesse onde o obj está e qndo passo o mouse na paleta, a cor fica igual a cor do fundo da room, cmo se a paleta n estivesse ali"

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Re: Problemas com draw_getpixel

Mensagem por Willy em Sab 10 Jan 2015, 19:15

Você chegou a ver o vídeo que fez antes de postar? --\'
Lamento informar, mas o programa capturou a tela do GM:S, mas não a do seu jogo.

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Re: Problemas com draw_getpixel

Mensagem por Zero. em Sab 10 Jan 2015, 19:34

Dessa veez eu assisti Very Happy

https://www.dropbox.com/s/opgyeiu0zmdu6kg/Gravando_2015_01_10_19_24_42_297.mp4?dl=0

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Re: Problemas com draw_getpixel

Mensagem por Willy em Sab 10 Jan 2015, 19:55

Você está trabalhando com várias views?

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Re: Problemas com draw_getpixel

Mensagem por Zero. em Sab 10 Jan 2015, 20:32

Não, e no caso desta room, n tem objeto a ser seguido e ela esta cm as características padrões

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Re: Problemas com draw_getpixel

Mensagem por Willy em Sab 10 Jan 2015, 20:34

Bom, o comportamento da engine não fará sentido algum a menos que tenhamos acesso ao código da mesma...

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Re: Problemas com draw_getpixel

Mensagem por Zero. em Sab 10 Jan 2015, 22:14

Ta ai a engine, notei que se aperta alt+enter e sair do modo fullscreen ele fica normal. Mas meu jogo é em fullscreen.

https://www.dropbox.com/s/61e4ktux1xzm9dr/testando.gmz?dl=0

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Re: Problemas com draw_getpixel

Mensagem por AlexBosquin em Sab 10 Jan 2015, 22:36

@Zero. tenho certeza que se vc usar o codigo que te passei vai funcionar tenta aew, só que nao com o obj hexagono mas sim com as tabelas de cores ;D

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Re: Problemas com draw_getpixel

Mensagem por Zero. em Sab 10 Jan 2015, 23:52

Vc tentou ele com fullscreen ? não faz sentido este código ser a solução do problema '-' . Até por que no meu jogo não vai pegar do x e y do mouse, mas sim de um obj, e esse obj só se movimenta pela paleta.

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Re: Problemas com draw_getpixel

Mensagem por AlexBosquin em Dom 11 Jan 2015, 11:37

.Zero Faz o seguinte cria um obj chamado obj_tabela, no evento draw coloque as duas tabelas de cores que vc tem:
Código:

var tab1_w,tab1_h,tab2_w,tab2_h,xa,ya,xb,yb,tab1,tab2
tab1 = spr_tabela1;
tab2 = spr_tabela2;
xa=10;
ya=10;
xb=20;
yb=20;
tab1_w = sprite_get_width(tab1);
tab1_h = sprite_get_height(tab1);
tab2_w = sprite_get_width(tab2);
tab2_h = sprite_get_height(tab2);

draw_sprite(xa,ya,tab1)
draw_sprite(xb,yb,tab2)

if (mouse_x > xa && mouse_x < xa + tab1_w) && (mouse_y > ya && mouse_y < ya + tab1_h)
{
      draw_get_pixel //esse vai pegar da tabela 1
}

if (mouse_x > xb && mouse_x < xb + tab2_w) && (mouse_y > yb && mouse_y < yb + tab2_h)
{
      draw_get_pixel //esse vai pegar da tabela 2
}

tenta isso aew mano blz!!!

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Re: Problemas com draw_getpixel

Mensagem por Zero. em Dom 11 Jan 2015, 13:18

Também não funcionou.
Tem algo a ver com a resolução. Vou deixar aqui o que eu testei e notei.

room_select : width(480) height(464)
room_1 : width(1024) height(768)

Obs1 : A primeira room parece definir a resolução do jogo. Se a primeira room é a room_1, a resolução fica 1024x768 e ai quando eu passo para a room_select (a room de seleção de cores), ela fica com aquele problema mesmo sem estar fullscreen.

Obs2 : Se a primeira room for a room_select, a resolução fica 480x464 e o resto do jogo fica com esta resolução, que não é a que eu quero, claro. Mas nesta resolução, a room_select funciona certinho fora de fullscreen, mas em fullscreen ela ja da o mesmo problema, porque eu acho que muda a resolução.

Foi isso que notei, vou tentar mais algumas coisas aqui, quem sabe funciona. Quem tiver uma idéia, pode deixar ela aqui tb Very Happy

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Re: Problemas com draw_getpixel

Mensagem por AlexBosquin em Dom 11 Jan 2015, 14:22

então seu problema é com resolução e não o funcionamento em si, o que vc pode fazer é procurar aqui no forum uma engine de resolução feita pelo AlexFC

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Re: Problemas com draw_getpixel

Mensagem por Zero. em Seg 12 Jan 2015, 00:38

Pode me passar o link?

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Re: Problemas com draw_getpixel

Mensagem por Willy em Seg 12 Jan 2015, 16:15

O GMs agora tem novos métodos de se orientar na tela. Eu ainda não entendo muito bem o funcionamento, mas assim que vi o problema do fullscreen já relacionei as coisas.

No step do objeto paleta, troque o código por este:
Código:
obj_cor.cor = draw_getpixel(device_mouse_x_to_gui(0),device_mouse_y_to_gui(0))
Funciona "em parte" no fullscreen. Por algum motivo, ele reconhece a paleta toda, exceto um pequeno pedaço da direita. Estranhamente, quando não se está em fullscreen funciona perfeitamente.

Sinistro. anh!
Flws... blz

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Re: Problemas com draw_getpixel

Mensagem por Zero. em Ter 20 Jan 2015, 10:12

No meu jogo eu irei pegar a cor do pixel através de um obj e n do mouse, então eu acho que este código não funciona :/.
Vendo este gui ai, que n sei como funciona ainda, mas o problema é ele, eu adicionei o seguinte código ao obj_paleta no evento draw gui : draw_sprite (sprite_index, image_index, x, y). Este código funcionou, o único problema é que agora fica uma paleta em tamanho "menor" desenhado na tela, o que incomoda. Eu queria entender melhor sobre o GUI e como o GM desenha td na tela agora, acho que conhecendo isso, eu possa resolver o problema.

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Re: Problemas com draw_getpixel

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