História para cima[?] (tutorial estrogonóficamente elaborado)

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História para cima[?] (tutorial estrogonóficamente elaborado)

Mensagem por Ruan em Dom 05 Jul 2009, 01:23

história para cima


pra quem não entendeu pelo nome do tópico (eu num consegui pensar num nome mais decente), o que eu vou ensinar é o seguinte: fazer a história do jogo "ir subindo" pela tela igual no TWOA...

a primeira coisa a se fazer é escrever a sua história numa imagem pelo paint (ou photoshop). vejam este exemplo:



agora crie um sprite com o nome "spr_historia" e deixe a caixa transparent marcada.
depois disso, crie o obj_historia, e no evento
create adicione a ação "move fixed"(a primeira da aba move -> ), clique na setinha para cima e coloque 2 em Speed




agora adicione um evento "Outside Room" e coloque um "Test Variable" (o ultimo botão da fileira do meio na aba control ->), escreva "y" em variable, deixe value como 0 e na caixainha de Operation escolha "smaller than"


agora coloque a ação destroy the istance ( fica na aba Main 1 ->). E por ultimo adicione um evento Destroy e nele coloque uma ação "Go to Next Room"( fica na aba Main 1 ->).
agora é só colocar esse objeto em uma room antes do menu

tá aki a engine http://sharex.xpg.com.br/files/2948724825/engine_historia.gmk.html
OBS.: desculpa aew qualquer erro, esse é o meu primeiro tutorial xD

Ruan

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Re: História para cima[?] (tutorial estrogonóficamente elaborado)

Mensagem por maniche em Dom 05 Jul 2009, 09:18

Há uma outra maneira de fazer isso..
Cria um objecto e no draw event coloca
draw_text(x,y,"Coloca aqui o texto qe você pretende")
depois no evento deste objecto coloca o vspeed, pode ser por exemplo
vspeed=2
Depois é necessario ver qual o valor de x quando o texto sai do ecra, e entao coloca no evento step:
if y<=-300 {room=roomquevocequerqevadepoisdedesaparecerotexto}

O valor de y varia.

=D

maniche

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Re: História para cima[?] (tutorial estrogonóficamente elaborado)

Mensagem por Igor KinGamer em Dom 05 Jul 2009, 11:01

No jeito que o maniche postou, tem que ser vspeed = -2. E desse jeito (com "draw_text()") é melhor, uma história muito grande teria um sprite gigantesco que pesaria demais...


Última edição por Igor KinGamer em Dom 05 Jul 2009, 11:19, editado 1 vez(es)

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Re: História para cima[?] (tutorial estrogonóficamente elaborado)

Mensagem por M.A.S. em Dom 05 Jul 2009, 11:15

É mesmo. O vspeed tinha que ser (-2). Mas também dá pra fazer com arrays. Eu acho até mais fácil porque você tem mais controle (embora o movimento fique menos suave ¬¬ (se bem que "suave" é coisa de b*cha)).

Tipo, colocando um array, uma vez que cada "linha" é uma var, tu coloca quantas linhas serão convenientes na tela.

Pensa num jogo de RPG tipo Final Fantasy. Esse esquema do array seria melhor porque o texto normalmente é desenhado só a parte de baixo da tela, sacou?

De qualquer forma, a dica foi boa. Very Happy

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Re: História para cima[?] (tutorial estrogonóficamente elaborado)

Mensagem por Igor KinGamer em Dom 05 Jul 2009, 11:21

Essa das arrays é uma boa (com cuidadinho, até que dá pra deixar bem suavezinho flower XD)

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Re: História para cima[?] (tutorial estrogonóficamente elaborado)

Mensagem por M.A.S. em Dom 05 Jul 2009, 11:53

Igor KinGamer escreveu:Essa das arrays é uma boa (com cuidadinho, até que dá pra deixar bem suavezinho flower XD)


flower É verdaaaaaaaadiiiiii! flower

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk lol! lol! lol!


Última edição por M.A.S. em Dom 05 Jul 2009, 15:42, editado 2 vez(es)

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Re: História para cima[?] (tutorial estrogonóficamente elaborado)

Mensagem por VerdiMare em Dom 05 Jul 2009, 12:02

é o fresque é? kkkkkkkkkkkkk

FLWWWS
Até mais lol!

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Re: História para cima[?] (tutorial estrogonóficamente elaborado)

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