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criando o último chefe

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Mensagem por renato ramalho Sáb 03 Jan 2015, 13:49

continuando com minha fase de "ei,não sei fazer nada"
vou descrever pois tento postar imagens e não vai:

1-ele está parado no meio da fase(sem sprite);
2-ele atira em minha direção 5 tiros(com sprite pros tiros e ele);
3-ao receber golpe ele muda de cor(sem sprite);
4-após 15 golpes ele morre e desaparece(com sprite);

algum bom menino ou menina pode me ajudar nessa?
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Mensagem por Isaque Onix Sáb 03 Jan 2015, 14:40

eae cara, para alguém poder te ajudar não é assim que funciona, a gente não sabe como seu jogo é, quais os sprites que você usa, qual gm você esta usando, etc...
se quiser alguma ajuda, mesmo que não seja a minha, dê mais informações sobre o teu game, do contrario, vai ficar este tópico vazio.
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Mensagem por renato ramalho Sáb 03 Jan 2015, 15:37

bom Isaque Onix,tentei colocar fotos do chefe,mas só dava erro,achei um video dele:
https://www.youtube.com/watch?v=u6Vg4MVHdfY
o chefe dura 0:29 seg.
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Mensagem por Isaque Onix Sáb 03 Jan 2015, 16:42

Bem.

você escreveu:1-ele está parado no meio da fase(sem sprite);
pelo que vi no video, o chefe em si tem um sprite sim, mais só muda quando ele "cospe" no player. para este tipo de ação, só iniciar o objeto com o sprite e a posição correta.
evento create:
Código:
sprite_index=chefe_parado//define o sprite
timer=0//tempo para o boss atirar
time_to_atack=10//tempo para o boss comecar o ataque
cont=0//conta as balas lançadas
vidas=15//vidas '-'

você escreveu:2-ele atira em minha direção 5 tiros(com sprite pros tiros e ele);

bom, para atirar, pode se usar o point direction.
STEP:
Código:

if(sprite_index=chefe_morto){exit}
if(time_to_atack=0){
if(timer=0){sprite_index=chefe_atack
{
bala=instance_create(x,y,Bala)//cria a bala
bala.sprite_index=ballla//sprite  da sua bala
bala.direction=point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)//mude x e y para a posição do seu player.
bala.speed=3//3 é a velocidade da bala
}
timer=5
cont+=1
}else{
if(timer>0){timer-=1}
}
if(cont=3){time_to_atack=50 cont=0}
}else{
if(time_to_atack>0){time_to_atack-=1}
}

você escreveu:3-ao receber golpe ele muda de cor(sem sprite);

cara, pra fazer isso é só ir no editor de imagens do gm, e ir em images>fade colocar a cor que voce quiser almentar ao maximo, e  colocar a sequencia do sprite... um branco e um colorido, um branco e um colorido, etc...
na colisão com o objeto que "ataca":
Código:
sprite_index=chefe_atacado
if(vidas>0){vidas-=1}else{sprite_index=chefe_morto}

você escreveu:4-após 15 golpes ele morre e desaparece(com sprite);

ta na primeira linha do step.

e pra terminar, pode colocar no evento "animation end":
Código:
if(sprite_index=chefe_atack){sprite_index=chefe_parado}
if(sprite_index=chefe_atacado){sprite_index=chefe_parado}
if(sprite_index=chefe_morto){image_speed=0 show_message('morreu') game_restart()}


Última edição por Isaque Onix em Sáb 03 Jan 2015, 17:29, editado 1 vez(es)
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Mensagem por renato ramalho Sáb 03 Jan 2015, 17:02

valeu Isaque!!!!
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Mensagem por Isaque Onix Sáb 03 Jan 2015, 17:04

disponha, vou colocar uma engine, caso não intenda, mas os sprites são só quadrados.
ENGINE DOWNLOAD
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Mensagem por renato ramalho Sáb 03 Jan 2015, 18:34

FATAL ERROR in
action number 1
of Step Event
for object chefe_parado:

COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 4:
bala=instance_create(x,y,Bala)//cria a bala
^
at position 6: Variable name expected.
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Mensagem por renato ramalho Sáb 03 Jan 2015, 19:04

bom,o erro está acontecendo porque o minha raquete está configurada no Left,Right,tem resposta pra isso?
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Mensagem por CRP-Max Sáb 03 Jan 2015, 21:07

Evite post duplo, use o botão de editar, em caso de duvidas visite as Regras do Fórum.

Na verdade o erro é porque o sistema não encontrou a variável "bala", qual é o nome da variável que você esta usando para a bala?
Tente substituir essa variável em todos os lugares onde tem "bala" coloque o nome da variável que você usa.
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Mensagem por renato ramalho Sáb 03 Jan 2015, 22:36

eu usei a engine que o Isaque me enviou e funcionou certinho,não precisei mudar nenhum nome,alias copie tudo dele,tenho certeza que o erro vem de eu usar keyboard e a engine indicar o mouse!!! computador computador computador computador


Acreditem,arrumei o lance do mouse, o chefe tá aparecendo e tal, ele atira em mim,detalhe o tiro sai de sua testa e não tem sprite,e dá erro se ataco ele,por último:ele não me atinge!!!!!!

a imagem tá aqui:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=826109190779342&set=a.826108694112725.1073741849.100001408078324&type=3&theater
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Mensagem por Isaque Onix Ter 06 Jan 2015, 03:14

renato ramalho escreveu:detalhe o tiro sai de sua testa
só alterar os codigos em vermelho aqui
bala=instance_create(x,y,Bala)//cria a bala
bala.sprite_index=ballla//sprite da sua bala
bala.direction=point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)//mude x e y para a posição do seu player.
bala.speed=3//3 é a velocidade da bala
altere a area em vermelho para os valores relativos desejados, ex:
x+5 // desenha 5 pixels a direita da posição x
x-5 // desenha 5 pixels a esquerda da posição x
y+5 // desenha 5 pixels abaixo da posição y
y-5 // desenha 5 pixels acima da posição y
ficaria assim:
bala=instance_create(x+5,y-5,Bala)//cria a bala
isso dá pra arrumar com essas informações, os demais, explique melhor...
renato ramalho escreveu:
a imagem tá aqui:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=826109190779342&set=a.826108694112725.1073741849.100001408078324&type=3&theater
num intendi nada nesta imagem sua...
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Mensagem por renato ramalho Qua 07 Jan 2015, 20:40

a primeira coisa,o tiro do boss não afeta a raquete, gostaria de 5 ao invés de 3 tiros por vez e que eles fossem mais espassados um do outro!
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Mensagem por Isaque Onix Qua 07 Jan 2015, 20:46

recomentei.
Código:
if(time_to_atack=0){
if(timer=0){sprite_index=chefe_atack
{
bala=instance_create(x,y,Bala)//cria a bala
bala.sprite_index=ballla//sprite  da sua bala
bala.direction=point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)//mude x e y para a posição do seu player.
bala.speed=3//3 é a velocidade da bala
}
timer=5//TEMPO ENTRE UMA BALA E OUTRA
cont+=1
}else{
if(timer>0){timer-=1}
}
if(cont=3){time_to_atack=50 cont=0}//3 É A QUANTIDADE POSSIVEL DE TIROS
}else{
if(time_to_atack>0){time_to_atack-=1}
}
a propósito, veja suas msgs.
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