Máscara tipo flash

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Máscara tipo flash

Mensagem por chicoweb em Seg 29 Dez 2014, 20:35

Não sei se alguel aqui tem experiencia com flash, é porque lá tem uma ferramente de mascara muito interessante eu queria saber se aqui no gms tem algo parecido, vou tentar explicar ai mais ou menos com imagens:








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Re: Máscara tipo flash

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Ter 30 Dez 2014, 12:16

da para fazer com surface e blend mode bm substract, eu tenho uma engine bem facil de usar, quando eu chegar em casa eu passo para você ok. Smile

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Re: Máscara tipo flash

Mensagem por chicoweb em Ter 30 Dez 2014, 14:28

JoaoVanBlizzard escreveu:da para fazer com surface e blend mode bm substract, eu tenho uma engine bem facil de usar, quando eu chegar em casa eu passo para você ok. Smile

Háaa eu sabia que ia ter um Fera que ia matar a charada.
Vlw Joao vo entrar pra ver quando eu chegar em casa a noite tb.

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Re: Máscara tipo flash

Mensagem por Isaque Onix em Ter 30 Dez 2014, 18:39

da pra fazer com uma surface e os sprites que vc quiser tambem...

ex:
create:
Código:
Ss=surface_create(32,32)
surface_set_target(Ss)
draw_sprite(SPRITE A SER CORTADO,0,x,y)
draw_sprite(SPRITE DA MASK,0,x,y)
surface_reset_target()
spr=sprite_create_from_surface(Ss,0,0,32,32,1,1,0,0)//não lembro as configurações de cor, mais o remove background deve ser 1
draw:
Código:
draw_sprite(spr,0,mouse_x,mouse_y)

não sei se é a melhor forma, mais eu uso muito...
Ps: não sei bem como usar blend modes...

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Re: Máscara tipo flash

Mensagem por Sewer Crawler em Sex 02 Jan 2015, 02:56

Nessa engine tem algo parecido. Mas o sprite que "se esconde" é o reflexo. Se não tiver nada a ver como o que vc pretende, favor desconsiderar. rsrs
https://app.box.com/s/4p94ahsl7ma3xcocvq97

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Re: Máscara tipo flash

Mensagem por Black Studio em Dom 11 Jan 2015, 16:57

Código:
sprite_set_alpha_from_sprite(ind, spr);

ind - O index da Sprite que terá a transparência alterada
spr - A Sprite da qual vai ter a transparência pega.



Lembrando que é recomendado que as sprites tenham o mesmo tamanho.
Ja se você quer mover a sprite livremente e aplicar a mascará num determinado lugar da Sprite, é só com Surfaces mesmo.

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Re: Máscara tipo flash

Mensagem por chicoweb em Ter 13 Jan 2015, 12:05

Sewer Crawler escreveu:Nessa engine tem algo parecido. Mas o sprite que "se esconde" é o reflexo. Se não tiver nada a ver como o que vc pretende, favor desconsiderar. rsrs
https://app.box.com/s/4p94ahsl7ma3xcocvq97

Valeu mas essa engine ai ta muito complicada, eu não consegui "extrair" o código pra funcionar do jeito que preciso.

sprite_set_alpha_from_sprite(ind, spr);


ind - O index da Sprite que terá a transparência alterada
spr - A Sprite da qual vai ter a transparência pega.

Black quase deu certo, acho que o caminho e por ai sim, mas não consegui funcioanr do jeito que preciso ainda.

Agora vai dar pra entender, estou colocando uma engine, ele mostra uma barra de vida descendo, se voces virem o sprite do sangue, ele e um retangulo vermelho, e o "vidro" e um retangulo preto com um buraco transparente pra simular o vidro.

A unica coisa a ser feita ai na minha engine é simplesmente retirar o fundo preto, e o sangue continuar no formato do vidro, se alguem puder ajudar, agradeço.

Link da engine:
https://www.dropbox.com/s/25zqmcwdlme6eku/mascaratipoflash_02.gmk?dl=0

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Re: Máscara tipo flash

Mensagem por Isaque Onix em Ter 13 Jan 2015, 14:51

acho que você queria de mão beijada né? a final, 3 das respostas aqui são uteis ao seu propósito e ainda sim, você num deve ter nem tentado.
mais ta aí sua resposta, os outros métodos devem ser melhores, mais fiz do meu mesmo.
SUA ENGINE MODIFICADA

a barra está sendo desenhada junto a posição do mouse.

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Re: Máscara tipo flash

Mensagem por chicoweb em Ter 13 Jan 2015, 15:47

Só porque me chamou de preguiçoso não vou dar like.....

kkkkkkkkkkkk brincadeira Isaque, eu tentei sim cara e muito.

Perfeito sua solução cara, valeeeu mesmo.
Eu confesso que não sei nada de surfaces, por isso eu não consegui, queimei a mufa tentando fazer de outro jeito.

Deu muito certo do jeito que eu precisava creio que será útil a muitos.

Só fiz uma modificação:

Código:
// No lugar do
draw_clear(c_black)

// Coloquei
draw_clear_alpha(c_green,0.25)

// Desse jeito ao invés da parte do sangue ficar com o fundo preto, ela fica transparente, se quiser transparência total vai diminuindo o 0.25 até chegar a 0.00

Taí a engine perfeita:

https://www.dropbox.com/s/wm87otw1w6tdn8v/mascaratipoflash_03.gmk?dl=0

Muuito Obrigado!!!

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Re: Máscara tipo flash

Mensagem por Isaque Onix em Ter 13 Jan 2015, 15:56

falou, e desculpa aí se te ofendi...

Off. Ta na hora de estudar surfaces hehehe

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Re: Máscara tipo flash

Mensagem por chicoweb em Ter 13 Jan 2015, 15:59


Ofendeu não fera, pelo contrário até ri aqui pacas...

Daqui a pouco dou como resolvido quando chegar em casa.

Razz

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Re: Máscara tipo flash

Mensagem por Isaque Onix em Ter 13 Jan 2015, 18:35

chicoweb escreveu:
Ofendeu não fera, pelo contrário até ri aqui pacas...

Daqui a pouco dou como resolvido quando chegar em casa.

Razz
hehe ok, qualquer duvida fique a vontade para perguntar.

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Re: Máscara tipo flash

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