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carregar,caminar e soltar objetos
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carregar,caminar e soltar objetos
https://www.youtube.com/watch?v=UYaoHA-7OnI
eu não manjo nada tudo que fiz foi no passo a passo pelos tutoriais do you tube,gostaria de cria o efeito que a menina do video faz,ela pega,anda e solta objetos,alguém pode me ajudar?
eu não manjo nada tudo que fiz foi no passo a passo pelos tutoriais do you tube,gostaria de cria o efeito que a menina do video faz,ela pega,anda e solta objetos,alguém pode me ajudar?
renato ramalho- Data de inscrição : 11/12/2014
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Re: carregar,caminar e soltar objetos
existem diversas formas de fazer isso... uma delas é a seguinte:
1: crie o objeto que quer "segurar"
2: de um nome pra ele, ex: objUp
3: no create do player, coloque uma variavel para armazenar o objeto segurado, nesse caso, naMao.
do mais, só voce, ou alguem que conhece seus codigos pode te ajudar, mais qualquer coisa pergunte aqui, se eu estiver a disposição te ajudo.
1: crie o objeto que quer "segurar"
2: de um nome pra ele, ex: objUp
3: no create do player, coloque uma variavel para armazenar o objeto segurado, nesse caso, naMao.
- Código:
naMao=0
- Código:
if(naMao!=0){
/*está segurando*/
//PARA ARREMESSAR
if(keyboard_check(ord('Z'))){
with(naMao){
x=other.x
y=other.y
direction=other.direction
speed=4
}
}
}else{
/*não está segurando*/
if(keyboard_check(vk_space)){
if(place_meeting(x+32,y,objUp) && direction=0){naMao=instance_place(x+32,y,objUp) naMao.x=-1000 naMao.y=-1000}else//se o player estiver virado para a direita, e o objeto estive lá, ele pega.
if(place_meeting(x,y-32,objUp) && direction=90){naMao=instance_place(x,y-32,objUp) naMao.x=-1000 naMao.y=-1000}else
if(place_meeting(x-32,y,objUp) && direction=180){naMao=instance_place(x-32,y,objUp) naMao.x=-1000 naMao.y=-1000}else
if(place_meeting(x,y+32,objUp) && direction=270){naMao=instance_place(x,y+32,objUp) naMao.x=-1000 naMao.y=-1000}
}}
do mais, só voce, ou alguem que conhece seus codigos pode te ajudar, mais qualquer coisa pergunte aqui, se eu estiver a disposição te ajudo.
Re: carregar,caminar e soltar objetos
A maneira mais fácil é mudar o sprite para o personagem carregando o objeto.
Como o Mario levando o rabanete ou o casco da tartaruga.
http://zip.net/bsqwfB
Como o Mario levando o rabanete ou o casco da tartaruga.
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Sewer Crawler- Data de inscrição : 08/10/2014
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Re: carregar,caminar e soltar objetos
___________________________________________
FATAL ERROR in
action number 45
of Collision Event with object obj_paddle
for object obj_powerup:
COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 17:
^
at position 1: Unexpected end of code reached.
apareceu essa mensagem!
renato ramalho- Data de inscrição : 11/12/2014
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Re: carregar,caminar e soltar objetos
bom é porque o personagem na verdade é aquela raquete do jogo arkanoid,criei alguns itens e esse de pegar e soltar é um dos itens originais no jogo,vou continuar tentando,obrigado pela ajuda!!!
renato ramalho- Data de inscrição : 11/12/2014
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Re: carregar,caminar e soltar objetos
Tipo a magnet ball? Acho q é só vc por speed=0 na ball e mudar a hspeed ou direction de acordo com a hspeed/direction do player. Como se ele estivesse numa plataforma movente.
Sewer Crawler- Data de inscrição : 08/10/2014
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Re: carregar,caminar e soltar objetos
vou tentar,por acaso vc já fez algum jogo nesse estilo?
por ex. aqueles tijolos que precisam mais de uma pancada pra quebrar como configuro essa quantidade?
por ex. aqueles tijolos que precisam mais de uma pancada pra quebrar como configuro essa quantidade?
renato ramalho- Data de inscrição : 11/12/2014
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Re: carregar,caminar e soltar objetos
Fiz mas n tão complexo. Os blocos irem se quebrando aos poucos aprendi aqui.
Vc cria uma variável batidas=0 no create do bloco.
E a cada colisão da bola, coloca batidas +=1 e muda a imagem (image_index ou sprite_index). E quando batidas for igual a 3 (ou o tanto q vc escolher) o bloco se destroi por completo.
eu fiz assim:
Vc cria uma variável batidas=0 no create do bloco.
E a cada colisão da bola, coloca batidas +=1 e muda a imagem (image_index ou sprite_index). E quando batidas for igual a 3 (ou o tanto q vc escolher) o bloco se destroi por completo.
eu fiz assim:
- Código:
//Create do bloco_quebrável
batidas=0
image_speed=0//para não ter animação do bloco, pois eu usei um sprite com 3 frames
//No Step
if batidas=3
{instance_destroy();
sound_play(explosion);
effect_create_below(ef_smoke,x,y,2,c_teal)
}
//na colisão c/ a bola
batidas+=1 ;
image_index+=1;//a imagem muda pro próximo frame (subimage)
sound_play(explode);
effect_create_below(ef_smoke,x,y,0,c_teal)
- Código:
//objeto bat_player, colisão com a bola
with other
{
direction=90+batplayer.x-x;
speed+=0.2
}
Sewer Crawler- Data de inscrição : 08/10/2014
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Re: carregar,caminar e soltar objetos
ERROR in
action number 1
of Collision Event with object obj_locked2
for object obj_ball:
Error in code at line 1:
batidas+=1 ;
^
at position 1: Unknown variable batidas
renato ramalho- Data de inscrição : 11/12/2014
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Re: carregar,caminar e soltar objetos
a variável batidas teria q estar no Create do mesmo objeto do Step do código "batidas+=1", pq não é global
Sewer Crawler- Data de inscrição : 08/10/2014
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Re: carregar,caminar e soltar objetos
bom, Sewer Crawler percebi que vc está bem paciente com minha falta de preparo nesse programa,estou criando um clone do arkanoid,já consegui criar alguns itens;mas da bug quando pego o item large a raquete entra na parede e fica presa nela!
renato ramalho- Data de inscrição : 11/12/2014
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Re: carregar,caminar e soltar objetos
esse é o bug:
renato ramalho- Data de inscrição : 11/12/2014
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Re: carregar,caminar e soltar objetos
[img][/img]
renato ramalho- Data de inscrição : 11/12/2014
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Re: carregar,caminar e soltar objetos
eu circulei as portinhas pra aproveitar e perguntar:como fazer pros inimigos sairem delas de tempos em tempos?
renato ramalho- Data de inscrição : 11/12/2014
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Re: carregar,caminar e soltar objetos
Pra colisão acho que
Vc tem um objeto controle? no Create dele coloque um alarm
(Tem como usar um timer em vez do alarm, mas é um pouco mais complicado, usado muito pra dar tiros pausados sem ter que usar keyboard_check_pressed. E sem ficar aquela metralhadora apelona no caso de usar keyboard_check)
- Código:
move_contact_solid (direction,12) speed=0
Vc tem um objeto controle? no Create dele coloque um alarm
- Código:
alarm [0] = 200 //escolha o tempo, sendo q 30 = 1 segundo
- Código:
instance_create (200,10,obj_enemy1)//veja a posição correta das portinhas na Room (X e Y, lá embaixo)
alarm [0]=200//
(Tem como usar um timer em vez do alarm, mas é um pouco mais complicado, usado muito pra dar tiros pausados sem ter que usar keyboard_check_pressed. E sem ficar aquela metralhadora apelona no caso de usar keyboard_check)
Sewer Crawler- Data de inscrição : 08/10/2014
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Re: carregar,caminar e soltar objetos
2 coisas pra variar:1-um tijolo que volta depois de um tempo!2-um tijolo que desaparece por um tempo!!!
renato ramalho- Data de inscrição : 11/12/2014
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Re: carregar,caminar e soltar objetos
use alarm e visible=false. Pode usar image_alpha-=.1 (ou menos) pra ira esmaecendo aos poucos
Sewer Crawler- Data de inscrição : 08/10/2014
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Re: carregar,caminar e soltar objetos
pelo tutorial que vi os itens caem aleatórios,mas eu gostaria de decidir onde os item vão estar,ouseja nos tijolos que eu decidir!!!
renato ramalho- Data de inscrição : 11/12/2014
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Re: carregar,caminar e soltar objetos
Cada instância de um mesmo objeto na room tem uma ID diferente.
https://gmbr.forumeiros.com/t316-id-identificando-as-instancias
Ou talvez se na colisão da bola com o bloco for checada se determinada posição do mesmo na room é verdadeira, então ele se transforma em determinado power up.
https://gmbr.forumeiros.com/t316-id-identificando-as-instancias
Ou talvez se na colisão da bola com o bloco for checada se determinada posição do mesmo na room é verdadeira, então ele se transforma em determinado power up.
Sewer Crawler- Data de inscrição : 08/10/2014
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