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carregar,caminar e soltar objetos

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Mensagem por renato ramalho Dom 21 Dez 2014, 23:24

https://www.youtube.com/watch?v=UYaoHA-7OnI
eu não manjo nada tudo que fiz foi no passo a passo pelos tutoriais do you tube,gostaria de cria o efeito que a menina do video faz,ela pega,anda e solta objetos,alguém pode me ajudar?
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Mensagem por Isaque Onix Seg 22 Dez 2014, 01:25

existem diversas formas de fazer isso... uma delas é a seguinte:

1: crie o objeto que quer "segurar"
2: de um nome pra ele, ex: objUp
3: no create do player, coloque uma variavel para armazenar o objeto segurado, nesse caso, naMao.
Código:
naMao=0
4: no step do player, coloque o controle, que neste caso é o seguinte:
Código:
if(naMao!=0){
/*está segurando*/
//PARA ARREMESSAR
if(keyboard_check(ord('Z'))){
with(naMao){
x=other.x
y=other.y
direction=other.direction
speed=4
}
}
}else{
/*não está segurando*/
if(keyboard_check(vk_space)){
if(place_meeting(x+32,y,objUp) && direction=0){naMao=instance_place(x+32,y,objUp) naMao.x=-1000 naMao.y=-1000}else//se o player estiver virado para a direita, e o objeto estive lá, ele pega.
if(place_meeting(x,y-32,objUp) && direction=90){naMao=instance_place(x,y-32,objUp) naMao.x=-1000 naMao.y=-1000}else
if(place_meeting(x-32,y,objUp) && direction=180){naMao=instance_place(x-32,y,objUp) naMao.x=-1000 naMao.y=-1000}else
if(place_meeting(x,y+32,objUp) && direction=270){naMao=instance_place(x,y+32,objUp) naMao.x=-1000 naMao.y=-1000}
}}


do mais, só voce, ou alguem que conhece seus codigos pode te ajudar, mais qualquer coisa pergunte aqui, se eu estiver a disposição te ajudo.
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Mensagem por Sewer Crawler Seg 22 Dez 2014, 01:58

A maneira mais fácil é mudar o sprite para o personagem carregando o objeto.
Como o Mario levando o rabanete ou o casco da tartaruga.
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Mensagem por renato ramalho Seg 22 Dez 2014, 15:16


___________________________________________
FATAL ERROR in
action number 45
of Collision Event with object obj_paddle
for object obj_powerup:

COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 17:

^
at position 1: Unexpected end of code reached.



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Mensagem por renato ramalho Seg 22 Dez 2014, 15:41

bom é porque o personagem na verdade é aquela raquete do jogo arkanoid,criei alguns itens e esse de pegar e soltar é um dos itens originais no jogo,vou continuar tentando,obrigado pela ajuda!!!
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Mensagem por Sewer Crawler Seg 22 Dez 2014, 16:10

Tipo a magnet ball? Acho q é só vc por speed=0 na ball e mudar a hspeed ou direction de acordo com a hspeed/direction do player. Como se ele estivesse numa plataforma movente.
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Mensagem por renato ramalho Seg 22 Dez 2014, 17:45

vou tentar,por acaso vc já fez algum jogo nesse estilo?
por ex. aqueles tijolos que precisam mais de uma pancada pra quebrar como configuro essa quantidade?
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Mensagem por Sewer Crawler Seg 22 Dez 2014, 17:57

Fiz mas n tão complexo. Os blocos irem se  quebrando aos poucos aprendi aqui.
Vc cria uma variável batidas=0 no create do bloco.
E a cada colisão da bola, coloca batidas +=1 e muda a imagem (image_index ou sprite_index). E quando batidas for igual a 3 (ou o tanto q vc escolher) o bloco se destroi por completo.
eu fiz assim:
Código:
//Create do bloco_quebrável
batidas=0
image_speed=0//para não ter animação do bloco, pois eu usei um sprite com 3 frames
//No Step
if batidas=3
  {instance_destroy();
   sound_play(explosion);

   effect_create_below(ef_smoke,x,y,2,c_teal)
  }
//na colisão c/ a bola
batidas+=1 ;
image_index+=1;//a imagem muda pro próximo frame (subimage)
sound_play(explode);
effect_create_below(ef_smoke,x,y,0,c_teal)
 
E para quando a bola colidir com a barra e não tomar uma direção aleatória, eu usei essa action ou esse código.
carregar,caminar e soltar objetos 291009v
Código:
//objeto bat_player, colisão com a bola
with other
{
direction=90+batplayer.x-x;
speed+=0.2
}
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Mensagem por renato ramalho Qua 24 Dez 2014, 18:41




ERROR in
action number 1
of Collision Event with object obj_locked2
for object obj_ball:

Error in code at line 1:
batidas+=1 ;
^
at position 1: Unknown variable batidas


No
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Mensagem por Sewer Crawler Qua 24 Dez 2014, 19:32

a variável batidas teria q estar no Create do mesmo objeto do Step do código "batidas+=1", pq não é global
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Mensagem por renato ramalho Qui 25 Dez 2014, 10:06

bom, Sewer Crawler percebi que vc está bem paciente com minha falta de preparo nesse programa,estou criando um clone do arkanoid,já consegui criar alguns itens;mas da bug quando pego o item large a raquete entra na parede e fica presa nela!
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Mensagem por renato ramalho Qui 25 Dez 2014, 10:17

esse é o bug:
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Mensagem por renato ramalho Qui 25 Dez 2014, 10:19

[img]carregar,caminar e soltar objetos 34eufiu[/img]
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Mensagem por renato ramalho Qui 25 Dez 2014, 10:21

eu circulei as portinhas pra aproveitar e perguntar:como fazer pros inimigos sairem delas de tempos em tempos?
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Mensagem por Sewer Crawler Qui 25 Dez 2014, 10:54

Pra colisão acho que
Código:
 move_contact_solid (direction,12) speed=0
deve resolver
Vc tem um objeto controle? no Create dele coloque um alarm
Código:
alarm [0] = 200 //escolha o tempo, sendo q 30 = 1 segundo
Aí crie um Evento Alarm 0 e coloque o código
Código:
instance_create (200,10,obj_enemy1)//veja a posição correta das portinhas na Room (X e Y, lá embaixo)
alarm  [0]=200//
Verifique a posição na room onde os inimigos vão sair. (Obs.: considerando que as portas fazem parte do BG. Se forem objetos, regule no x e y  do obj_portinha.)
carregar,caminar e soltar objetos 208wghv
(Tem como usar um timer em vez do alarm, mas é um pouco mais complicado, usado muito pra dar tiros pausados sem ter que usar keyboard_check_pressed. E sem ficar aquela metralhadora apelona no caso de usar keyboard_check)
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Mensagem por renato ramalho Qui 25 Dez 2014, 13:21

2 coisas pra variar:1-um tijolo que volta depois de um tempo!2-um tijolo que desaparece por um tempo!!! carregar,caminar e soltar objetos 776770
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Mensagem por Sewer Crawler Qui 25 Dez 2014, 14:14

use alarm e visible=false. Pode usar image_alpha-=.1 (ou menos) pra ira esmaecendo aos poucos
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Mensagem por renato ramalho Seg 29 Dez 2014, 21:19

pelo tutorial que vi os itens caem aleatórios,mas eu gostaria de decidir onde os item vão estar,ouseja nos tijolos que eu decidir!!!
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Mensagem por Sewer Crawler Seg 29 Dez 2014, 22:10

Cada instância de um mesmo objeto na room tem uma ID diferente.
https://gmbr.forumeiros.com/t316-id-identificando-as-instancias
Ou talvez se na colisão da bola com o bloco for checada se determinada posição do mesmo na room é verdadeira, então ele se transforma em determinado power up.
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