[TUTORIAL]Transição de Room - FadeIn e FadeOut

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[TUTORIAL]Transição de Room - FadeIn e FadeOut

Mensagem por Wendryos em Dom 28 Dez 2014, 12:39

Tutorial de Transição de Room Automático - FadeIn e FadeOut


Versão do GM: GM8/GM:S - Não testei em outras.
Dificuldade: Fácil
Link para download da Engine: https://www.dropbox.com/s/bp8z8hhuug1v3pv/FadeIN.gmk?dl=0
Requer Extensões: Não
Requer DLLs: Não
Tags:


******************************//////////////////////**************************

Primeiro crie um objeto de a ele o nome o qual preferir, crie um "Event Create" nele e coloque o código:


Código:

/////////////////////////////Create/////////////////////////////
luz = true;//Indica se pode começar.
alpha = 0;
alarm[0] = room_speed * 0.05;//Indica quando começar.




Agora crie um "Event alarm[0] e coloque o código:


Código:

////////////////////Alarm////////////////////
luz = false;
if (luz = false)
{
if (alpha < 1)
{
alpha +=0.015;
alarm[0] = room_speed * 0.05;
};else
{
alpha = 1
if (room == room_1)
{
room_goto(room_2);
}
}
};


E por final crie um "Event Draw" e coloque o código :


Código:

///////////////////////////Draw////////////////////////
draw_set_color(c_black);
draw_set_alpha(alpha);
draw_rectangle(0,0,room_width,room_height,false);
draw_set_alpha(1);

if (alpha > 0.5)
{
draw_set_color(c_white)
}
else
{
draw_set_color(c_black)
};

[/font]
Tirando duvidas



Bom para quem não entendeu o código, o fade acontece no alarm[0] sendo chamado pelo

Código:
alarm[0] = room_speed * 0.05;
No Event Create.


E sendo repetido no Alarm[0]

Código:
alarm[0] = room_speed * 0.05;



Este código é muito simples, ele apenas troca de room quando a tela escurecer completamente(O jogo começa com a tela clara e depois vai escurecendo) sendo assim neste código ele troca de room somente uma vez, para que ocorra mais de um fade você terá que criar mais objetos semelhantes a esses e colocar em outras rooms.




Última edição por Wendryos - Zalliant em Qui 08 Jan 2015, 21:57, editado 9 vez(es)

Wendryos

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Re: [TUTORIAL]Transição de Room - FadeIn e FadeOut

Mensagem por PacificoDesigner em Dom 28 Dez 2014, 13:43

Ele só esta dando fadeOut, falta o FadeIn. Ex: Clarear a tela e escurecer, clarear e escurecer...

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Re: [TUTORIAL]Transição de Room - FadeIn e FadeOut

Mensagem por Wendryos em Dom 28 Dez 2014, 14:33

Pacifico,

Ele começa claro e vai escurecendo até chegar na outra room, quando chega na outra room ela fica claro novamente, para que ele escureça você tem que adicionar outro objeto desse mesmo que criei ai em cima e só trocar
Código:
if (room == room_2) {
room_goto(room_3);
}
feito isso ele escurece de novo e vai para a outra room, espero ter ajudado Very Happy.

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Re: [TUTORIAL]Transição de Room - FadeIn e FadeOut

Mensagem por PacificoDesigner em Dom 28 Dez 2014, 15:04

Mas ficou bom sim ,vlw pela ajuda. Deixa que agora eu vou fuçando aqui. Laughing

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Re: [TUTORIAL]Transição de Room - FadeIn e FadeOut

Mensagem por chicoweb em Qua 31 Dez 2014, 00:16

Rapaz não consegui faze isso funcionar o problema é que vc não fala onde que tem que cria porque se criar na room em design time ele ja faz o fade e vai pra proxima room.

Teria que ter um script chamando ele no caso, eu tentei fazer mas desisti por deu um problema que os objetos continuaram a andar mesmo durante o fade, eu queria que eles parassem.

Poe a engine pronto ai por favor, assim fica melhor.

obrigado.

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Re: [TUTORIAL]Transição de Room - FadeIn e FadeOut

Mensagem por PacificoDesigner em Qua 31 Dez 2014, 13:57

Eu vou fazer pelo sony vegas e importa o video, mais prático.

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Re: [TUTORIAL]Transição de Room - FadeIn e FadeOut

Mensagem por Wendryos em Qua 31 Dez 2014, 16:03

Olha chico, fiz uma engine pra você, Eu não entendi direito essa parte.

eu tentei fazer mas desisti por deu um problema que os objetos continuaram a andar mesmo durante o fade, eu queria que eles parassem.

Mas você pode colocar uma variavel para controlar isso, Ex.: global.fadeon = false;


No alarm[1] coloque global.fadeon = true;

E no código dos seus objetos, para eles não andarem quando o fade estiver ativo coloque: if global.fade =true {//};




A engine : https://www.dropbox.com/s/bp8z8hhuug1v3pv/FadeIN.gmk?dl=0


Espero ter ajudado, um abraço a você e um feliz ano novo.













*************************************************************************

Espera cara, eu entendi mais um pouco do seu comentário, e pelo que diz você queria "Chamar" ele né?, no código ele é iniciado no create, mas se você querer que quando o hp acabe olha:
Código:
 if hp <=0 { alarm[1] = room_speed*0.05//Ele vai iniciar o fade.};
, ou se precionar uma tecla Ex.:
Código:
if keyboard_check_pressed(vk_control) {  alarm[1] = room_speed*0.05}//Ele vai iniciar o fade.

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Re: [TUTORIAL]Transição de Room - FadeIn e FadeOut

Mensagem por fredcobain em Qua 07 Jan 2015, 22:55

Wendryos, primeiramente obrigado por contribuir.

Seria de grande valia se vc estruturasse direitinho explicando qual parte faz o código do fade-out e que parte faz o código do fade-in pra deixar o tutorial mais didático. Vc pode fazer isso segregando em 2 partes distintas.

Seria interessante também vc colocar o link pra engine no post original do tópico.

Conto com sua colaboração.

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Re: [TUTORIAL]Transição de Room - FadeIn e FadeOut

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