[3D] Lavenna: Lost in Darkness

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[3D] Lavenna: Lost in Darkness

Mensagem por gabrielsch em Sex 26 Dez 2014, 16:15


Este projeto participa do concurso anual.

Lavenna
Lost in Darkness

O que é Lavenna?

Lavenna é uma serie de jogos que não são obrigatoriamente interligados
em suas histórias diretamente um com os outros mas sim no universo em
que eles acontecem. Os jogos são tratados como sendo capítulos ou episódios
que não são numerados em sequência justamente pela ausência de ligação das
histórias de um jogo para o outro sendo assim poucos elementos da história
de um jogo são mencionados em outro.


Sobre o Jogo

O jogo se passa integralmente em uma caverna após o personagem
principal Issac acordar por meio de um chamado lembrando-o que
alguém está vivo, sem outras opções Issac precisa adentrar no labirinto
subterrâneo para encontrar uma maneira de sair daquele lugar e buscar
respostas de como e quem o colocou naquela situação.


Descrição do Desenvolvedor

O projeto foi feito dentro de um mês dentro dos dois que foram disponibilizados
pelo concurso, algumas técnicas foram utilizadas no projeto como:


  • Geração de Dungeon: A cada inicio de jogo o mapa é criado aleatoriamente utilizando um algoritmo bem simples para gerar corredores e salas e os enchendo de objetos para servir de cenário.
  • A* Pathfinding: Foi utilizado o do próprio GMS.
  • Simplex Noise: Utilizado para criar o mapa de elevação do chão de forma suave.
  • Bullet Collision: Uma DLL feita pelo Venomous (GMC) que adapta as funções da lib Bullet para o GMS.
  • Chunk Loading: Sistema bem simples utilizado em muitos jogos que guarda partes do mapa e carrega apenas quando necessário, melhora o desempenho do jogo é claro.


[size=18]Imagens & Videos


Devido ao jogo ser muito escuro é difícil tirar imagens e fazer videos, enquanto eu trabalho para conseguir algo melhor fiquem com um video rápido:







Changelog

É um pouquinho longo, clica no spoiler se quiser mesmo ver.
Spoiler:



0.1
- Criado um mapa e movimentação basica.

0.2:
• Adicionado:
   - Gerador de dungeons.
   - Caixas e barris aleatórios.
   - Jogador pode correr e se abaixar.
   - Som de passos.
   - Bullet Collision DLL.
   - Chunk loading.

0.3:
• Adicionado:
   - Simplex Noise: chão agora tem elevações.
   - Agua em niveis mais baixos do mapa.
   - Sons de passos na agua.
   - Ferramentas espalhadas pelo chão.

0.4:
• Adicionado:
   - Monstro: modelo, animações e inteligência artifical.
   - Modelos de: livros, chaves e baus.
   - Inventário: ler livros e ver quantidade de chaves. [WIP]
   - Musica ambiente de fundo.
   - Sons de: livro, chave e baus.
• Melhorado:
   - Complexidade da dungeon.
   - Geração de objetos do cenário.

0.5:
• Adicionado:
   - Introdução do jogo.
• Melhorado:
   - Performance do jogo (chunk loading).
   - IA do monstro.
• Corrigido:
   - Erros visuais entre de passagem entre animações do monstro.
• Misc.:
   - Inventário completo.

0.6:
• Adicionado:
   - Local seguro onde o jogador começa.
   - Pequenas pedras no cenário.
   - Morte do jogador.
   - Menu principal [WIP].
• Modificado:
   - Introdução.
• Melhorado:
   - Performance da água.

0.7:
• Adicionado:
   - Tela de introdução ao beta.
   - Portão da area segura.
   - Fim do jogo.
• Misc.:
   - Menu principal completo.
   - Postado na GMBR para testes.

0.8:
• Modificado:
   - Tutorial agora pode ser pulado.
   - Som após abrir o portão acontece 5 segundos mais tarde.
   - Água é atualizada duas vezes mais rapido.
• Melhorado:
   - Oscilação da água.

1.0:
• Adicionado:
   - Bussola para ajudar a se orientar.
   - Troca de idiomas: Português e Inglês.
   - Sensibilidade do mouse (pode ser trocada no menu).
• Modificado:
   - Existem mais chaves no mapa.
• Melhorado:
   - Menu inicial foi totalmente refeito.


Download

Dropbox
(87mb) [Versão Final]

_____

Atenção: Caso eu não tenha dado os devidos créditos a alguém peço que o autor entre em contato comigo para eu adicionar ao jogo.
Resoluções menores que 1280x720 não são suportadas.





Última edição por gabrielsch em Ter 30 Dez 2014, 16:20, editado 8 vez(es)

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Re: [3D] Lavenna: Lost in Darkness

Mensagem por Lukbebalduke em Sex 26 Dez 2014, 18:18

Mas que isso hein rapaz, que atropelada nos outros. Todos os modelos muito bem feitos, o jogo em si  é muito bonito, deu pra ver todo seu cuidado com o design.
Não encontrei bugs nem nada do tipo, achei muito bom tudo, achei tudo muito bem cuidado.
Por conta da visão limitada, o mapa as vezes parece meu confuso e lembra muito bem um labirinto, é uma pena que eu não lide bem com esse tipo de jogo, me sinto até meio mal, mas tenho que admitir que mesmo não sendo muito meu gosto achei bacana.
Seu projeto me deixou até sem graça, mas em fim, forças ai com o jogo e boa sorte no CA.

Abraço investigador

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Re: [3D] Lavenna: Lost in Darkness

Mensagem por vitorfernandes13 em Sex 26 Dez 2014, 19:16

Olá, eu joguei o seu jogo, e o acho um forte candidato para o Concurso Anual, ele é bem trabalhado e não encontrei bugs.

Mas, tenho algumas sugestões, o cenário está bem escuro, isso é legal para dar um clima de mistério, mas,  em alguns momentos isso acaba sendo meio desagradável porque não consigo enxergar nada.

O tutorial do game está muito bom também, mas, eu me senti meio perdido, eu apenas fiquei percorrendo alguns corredores e só, não consegui encontrar nada que me ajudasse a guiar ou algum elemento diferente.

Ainda sim, pelo cuidado empregado no game, ele tem um enorme potencial no CA. Boa Sorte! O/

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Re: [3D] Lavenna: Lost in Darkness

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Sex 26 Dez 2014, 19:46

Também joguei o jogo(lógico que não consigo ficar sem jogar um jogo seu), gostaria de saber que versão do gms você usa ? a versão 1.2 anda dando um bug quando uso o fog, tudo que é exibido na hud fica preto, quando tiro ela fica normal, mas perde o efeito do fog, na versão 1.1 funcionava bem, mas o problema surgia nos mobiles, como você corrige isso?

voltando ao seu jogo, só você mesmo que consegue transformar um game maker em unity 3d ,hehehe, mas lamento discordar dos meus dois amigos acima, pois na minha opinião seus jogos enquanto ganha melhora gráficas cada vez maiores ainda se prende a um game play rotineiro de andar de um lado para o outro em cenas quase repetitivas, mas o ponto que é marcante em seus jogos é que ainda assim despertam aquela curiosidade de saber o que vai vir, outro ponto que dou a esse jogo em si é que ele deixa o jogador com um certo receio de que algo pode vir a qualquer momento, isso acentuou o clima do jogo, gostei dos ratos que aparecem. concordo com a questão de está um tanto escuro, mas ainda assim o jogo está bacana, uma critica de chato que sempre faço,hehehe, achei a água estática , talvez se desse uma pequena marulhada desse um pouco mais de vida a ela, de resto é isso, um grande jogo na competição, boa sorte.

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Re: [3D] Lavenna: Lost in Darkness

Mensagem por gabrielsch em Dom 28 Dez 2014, 00:51

@Lukbebalduke:
Obrigado pelo elogios sobre os modelos pena que não fui eu quem os fez, na versão final tu pode ver o nome dos modeladores e agradece-los pessoalmente pois é justamente isso que eu farei. Entendo que o mapa seja um pouco confuso e estou trabalhando para melhorar isso junto com um objetivo mais claro.

@vitorfernandes13:
Obrigado. O jogo a principio é para ser bem escuro e ter um raio de visão bem limitado para passar uma sensação claustrofóbica, infelizmente muitas pessoas reclamam que não conseguem ver nada, isso se deve provavelmente por causa dos monitores e justamente por isso aumentei a luz ambiente do jogo na ultima versão para que seja mais fácil de enxergar.

@JoaoVanBlizzard:
Utilizo a versão 1.4. Pra que esse problema não aconteça eu sempre desligo o fog e a iluminação do jogo quando utilizo o evento Draw GUI e retorno ao normal logo depois, para isso eu fiz 2 scripts para o inicio e o termino desse evento para que não ocorra justamente esse teu erro.
Concordo contigo quando diz sobre o gameplay rotineiro e repetitivo e é justamente isso que estou tentando consertar, espere algumas atualizações de ultima hora.

_______

Obrigado pelas criticas e sugestões! Uma nova versão está disponível com base na opinião de vocês, faltam 4 dias e eu espero terminar esse jogo nesse tempo.

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Re: [3D] Lavenna: Lost in Darkness

Mensagem por gabrielsch em Ter 30 Dez 2014, 16:28

A versão final chegou!

Depois de um mês de desenvolvimento o jogo agora pode ser considerado pronto! Existem coisas que eu posso e vou melhorar até o final do Concurso Anual mas tirando isso o projeto está completo graças as criticas e sugestões que recebi!

Segue a lista de mudanças da versão 1.0:

1.0:
• Adicionado:
   - Bússola para ajudar a se orientar.
   - Troca de idiomas: Português e Inglês.
   - Sensibilidade do mouse (pode ser trocada no menu).
• Modificado:
   - Existem mais chaves no mapa.
• Melhorado:
   - Menu inicial foi totalmente refeito.

Desejo boa sorte aos outros participantes e um ótimo ano novo para todos do fórum.

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Re: [3D] Lavenna: Lost in Darkness

Mensagem por Drako em Qui 05 Mar 2015, 01:21

gabrielsch, desculpe perguntar isso sei que não é o foco deste tópico, mas poderia me indicar algum tutorial, manual, vídeo aula, alguma coisa que poderia me ajudar com Chunk Loading, queria implementar está tecnologia no meu jogo mais não sei onde encontrar material. E o jogo ficou muito bom, porém também achei escuro demais. Happy

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Re: [3D] Lavenna: Lost in Darkness

Mensagem por Isquilo_Roedor em Ter 10 Mar 2015, 02:11

Jogo bem legal cara, adorei, você é um avanço aqui, não gosto muito desse tipo de jogos sabe, mas deu pra ver que ficou bom.

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Re: [3D] Lavenna: Lost in Darkness

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