carregar,caminar e soltar objetos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

70% carregar,caminar e soltar objetos

Mensagem por renato ramalho em Dom 21 Dez 2014, 23:24

https://www.youtube.com/watch?v=UYaoHA-7OnI
eu não manjo nada tudo que fiz foi no passo a passo pelos tutoriais do you tube,gostaria de cria o efeito que a menina do video faz,ela pega,anda e solta objetos,alguém pode me ajudar?

renato ramalho

Número de Mensagens : 35
Data de inscrição : 11/12/2014
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

70% Re: carregar,caminar e soltar objetos

Mensagem por Isaque Onix em Seg 22 Dez 2014, 01:25

existem diversas formas de fazer isso... uma delas é a seguinte:

1: crie o objeto que quer "segurar"
2: de um nome pra ele, ex: objUp
3: no create do player, coloque uma variavel para armazenar o objeto segurado, nesse caso, naMao.
Código:
naMao=0
4: no step do player, coloque o controle, que neste caso é o seguinte:
Código:
if(naMao!=0){
/*está segurando*/
//PARA ARREMESSAR
if(keyboard_check(ord('Z'))){
with(naMao){
x=other.x
y=other.y
direction=other.direction
speed=4
}
}
}else{
/*não está segurando*/
if(keyboard_check(vk_space)){
if(place_meeting(x+32,y,objUp) && direction=0){naMao=instance_place(x+32,y,objUp) naMao.x=-1000 naMao.y=-1000}else//se o player estiver virado para a direita, e o objeto estive lá, ele pega.
if(place_meeting(x,y-32,objUp) && direction=90){naMao=instance_place(x,y-32,objUp) naMao.x=-1000 naMao.y=-1000}else
if(place_meeting(x-32,y,objUp) && direction=180){naMao=instance_place(x-32,y,objUp) naMao.x=-1000 naMao.y=-1000}else
if(place_meeting(x,y+32,objUp) && direction=270){naMao=instance_place(x,y+32,objUp) naMao.x=-1000 naMao.y=-1000}
}}


do mais, só voce, ou alguem que conhece seus codigos pode te ajudar, mais qualquer coisa pergunte aqui, se eu estiver a disposição te ajudo.

Isaque Onix

Número de Mensagens : 1597
Idade : 22
Data de inscrição : 15/08/2010
Reputação : 147
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://spyreserver.16mb.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

70% Re: carregar,caminar e soltar objetos

Mensagem por Sewer Crawler em Seg 22 Dez 2014, 01:58

A maneira mais fácil é mudar o sprite para o personagem carregando o objeto.
Como o Mario levando o rabanete ou o casco da tartaruga.
http://zip.net/bsqwfB

Sewer Crawler

Número de Mensagens : 236
Idade : 23
Data de inscrição : 08/10/2014
Reputação : 27
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

70% Re: carregar,caminar e soltar objetos

Mensagem por renato ramalho em Seg 22 Dez 2014, 15:16


___________________________________________
FATAL ERROR in
action number 45
of Collision Event with object obj_paddle
for object obj_powerup:

COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 17:

^
at position 1: Unexpected end of code reached.



apareceu essa mensagem!


renato ramalho

Número de Mensagens : 35
Data de inscrição : 11/12/2014
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

70% Re: carregar,caminar e soltar objetos

Mensagem por renato ramalho em Seg 22 Dez 2014, 15:41

bom é porque o personagem na verdade é aquela raquete do jogo arkanoid,criei alguns itens e esse de pegar e soltar é um dos itens originais no jogo,vou continuar tentando,obrigado pela ajuda!!!

renato ramalho

Número de Mensagens : 35
Data de inscrição : 11/12/2014
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

70% Re: carregar,caminar e soltar objetos

Mensagem por Sewer Crawler em Seg 22 Dez 2014, 16:10

Tipo a magnet ball? Acho q é só vc por speed=0 na ball e mudar a hspeed ou direction de acordo com a hspeed/direction do player. Como se ele estivesse numa plataforma movente.

Sewer Crawler

Número de Mensagens : 236
Idade : 23
Data de inscrição : 08/10/2014
Reputação : 27
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

70% Re: carregar,caminar e soltar objetos

Mensagem por renato ramalho em Seg 22 Dez 2014, 17:45

vou tentar,por acaso vc já fez algum jogo nesse estilo?
por ex. aqueles tijolos que precisam mais de uma pancada pra quebrar como configuro essa quantidade?

renato ramalho

Número de Mensagens : 35
Data de inscrição : 11/12/2014
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

70% Re: carregar,caminar e soltar objetos

Mensagem por Sewer Crawler em Seg 22 Dez 2014, 17:57

Fiz mas n tão complexo. Os blocos irem se  quebrando aos poucos aprendi aqui.
Vc cria uma variável batidas=0 no create do bloco.
E a cada colisão da bola, coloca batidas +=1 e muda a imagem (image_index ou sprite_index). E quando batidas for igual a 3 (ou o tanto q vc escolher) o bloco se destroi por completo.
eu fiz assim:
Código:
//Create do bloco_quebrável
batidas=0
image_speed=0//para não ter animação do bloco, pois eu usei um sprite com 3 frames
//No Step
if batidas=3
  {instance_destroy();
   sound_play(explosion);

   effect_create_below(ef_smoke,x,y,2,c_teal)
  }
//na colisão c/ a bola
batidas+=1 ;
image_index+=1;//a imagem muda pro próximo frame (subimage)
sound_play(explode);
effect_create_below(ef_smoke,x,y,0,c_teal)
 
E para quando a bola colidir com a barra e não tomar uma direção aleatória, eu usei essa action ou esse código.

Código:
//objeto bat_player, colisão com a bola
with other
{
direction=90+batplayer.x-x;
speed+=0.2
}

Sewer Crawler

Número de Mensagens : 236
Idade : 23
Data de inscrição : 08/10/2014
Reputação : 27
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

70% Re: carregar,caminar e soltar objetos

Mensagem por renato ramalho em Qua 24 Dez 2014, 18:41




ERROR in
action number 1
of Collision Event with object obj_locked2
for object obj_ball:

Error in code at line 1:
batidas+=1 ;
^
at position 1: Unknown variable batidas


No

renato ramalho

Número de Mensagens : 35
Data de inscrição : 11/12/2014
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

70% Re: carregar,caminar e soltar objetos

Mensagem por Sewer Crawler em Qua 24 Dez 2014, 19:32

a variável batidas teria q estar no Create do mesmo objeto do Step do código "batidas+=1", pq não é global

Sewer Crawler

Número de Mensagens : 236
Idade : 23
Data de inscrição : 08/10/2014
Reputação : 27
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

70% Re: carregar,caminar e soltar objetos

Mensagem por renato ramalho em Qui 25 Dez 2014, 10:06

bom, Sewer Crawler percebi que vc está bem paciente com minha falta de preparo nesse programa,estou criando um clone do arkanoid,já consegui criar alguns itens;mas da bug quando pego o item large a raquete entra na parede e fica presa nela!

renato ramalho

Número de Mensagens : 35
Data de inscrição : 11/12/2014
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

70% Re: carregar,caminar e soltar objetos

Mensagem por renato ramalho em Qui 25 Dez 2014, 10:17

esse é o bug:

renato ramalho

Número de Mensagens : 35
Data de inscrição : 11/12/2014
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

70% Re: carregar,caminar e soltar objetos

Mensagem por renato ramalho em Qui 25 Dez 2014, 10:19

[img][/img]

renato ramalho

Número de Mensagens : 35
Data de inscrição : 11/12/2014
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

70% Re: carregar,caminar e soltar objetos

Mensagem por renato ramalho em Qui 25 Dez 2014, 10:21

eu circulei as portinhas pra aproveitar e perguntar:como fazer pros inimigos sairem delas de tempos em tempos?

renato ramalho

Número de Mensagens : 35
Data de inscrição : 11/12/2014
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

70% Re: carregar,caminar e soltar objetos

Mensagem por Sewer Crawler em Qui 25 Dez 2014, 10:54

Pra colisão acho que
Código:
 move_contact_solid (direction,12) speed=0
deve resolver
Vc tem um objeto controle? no Create dele coloque um alarm
Código:
alarm [0] = 200 //escolha o tempo, sendo q 30 = 1 segundo
Aí crie um Evento Alarm 0 e coloque o código
Código:
instance_create (200,10,obj_enemy1)//veja a posição correta das portinhas na Room (X e Y, lá embaixo)
alarm  [0]=200//
Verifique a posição na room onde os inimigos vão sair. (Obs.: considerando que as portas fazem parte do BG. Se forem objetos, regule no x e y  do obj_portinha.)

(Tem como usar um timer em vez do alarm, mas é um pouco mais complicado, usado muito pra dar tiros pausados sem ter que usar keyboard_check_pressed. E sem ficar aquela metralhadora apelona no caso de usar keyboard_check)

Sewer Crawler

Número de Mensagens : 236
Idade : 23
Data de inscrição : 08/10/2014
Reputação : 27
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

70% Re: carregar,caminar e soltar objetos

Mensagem por renato ramalho em Qui 25 Dez 2014, 13:21

2 coisas pra variar:1-um tijolo que volta depois de um tempo!2-um tijolo que desaparece por um tempo!!!

renato ramalho

Número de Mensagens : 35
Data de inscrição : 11/12/2014
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

70% Re: carregar,caminar e soltar objetos

Mensagem por Sewer Crawler em Qui 25 Dez 2014, 14:14

use alarm e visible=false. Pode usar image_alpha-=.1 (ou menos) pra ira esmaecendo aos poucos

Sewer Crawler

Número de Mensagens : 236
Idade : 23
Data de inscrição : 08/10/2014
Reputação : 27
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

70% Re: carregar,caminar e soltar objetos

Mensagem por renato ramalho em Seg 29 Dez 2014, 21:19

pelo tutorial que vi os itens caem aleatórios,mas eu gostaria de decidir onde os item vão estar,ouseja nos tijolos que eu decidir!!!

renato ramalho

Número de Mensagens : 35
Data de inscrição : 11/12/2014
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

70% Re: carregar,caminar e soltar objetos

Mensagem por Sewer Crawler em Seg 29 Dez 2014, 22:10

Cada instância de um mesmo objeto na room tem uma ID diferente.
http://gmbr.forumeiros.com/t316-id-identificando-as-instancias
Ou talvez se na colisão da bola com o bloco for checada se determinada posição do mesmo na room é verdadeira, então ele se transforma em determinado power up.

Sewer Crawler

Número de Mensagens : 236
Idade : 23
Data de inscrição : 08/10/2014
Reputação : 27
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

70% Re: carregar,caminar e soltar objetos

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 02:09


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum