Conectar-se
Quem está conectado
22 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 21 Visitantes

Willy

Ver toda a lista


Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
avatar
Data de inscrição : 28/10/2014
Número de Mensagens : 29
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Sonoplastia - Começando a gravar !!! - PT.2

em Qui 18 Dez 2014, 22:40
Sonoplastia - Começando a gravar !!! - PT.2
                     

Dificuldade: Fácil
Links para download:Audacity, Reaper
Tags: Música, arte, tutorial, GameMaker, sonoplastia

Olá makers, como estão vocês?, desculpem a demora mas é que essa semana foi muito corrida para mim. Mas estamos aqui e hoje , como prometido, iremos aprender a gravar nossas musicas tanto na guitarra, violão ou baixo, quanto no teclado ou outro controlador MIDI.

Bom, como de costume irei ensinar a parte dos instrumentos elétricos primeiro, irei usar um programa chamado Audacity (O link está ali em cima).

Primeiro vamos abrir o programa:



Essa é a interface que usaremos, se você já tiver conectado o seu instrumento antes de abrir o programa espere um pouquinho, daqui a pouco continuaremos.

Quem conectou o instrumento depois de abrir o programa terá um probleminha, não se preocupe, o Audacity não irá reconhecer o seu instrumento, mas basta fechar o programa e abrir de novo que estará tudo certo.

Agora podemos continuar, para iniciar a nossa gravação, basta clicar no botão REC, que é esse da imagem:



Depois disso o programa já irá começar a gravar, mas não precisa começar a tocar tão rápido, espere e se concentre, você terá todo o tempo do mundo, depois e só cortar a parte que você não está tocando. Observe a gravação;



Como vocês podem perceber existem algumas oscilações na minha gravação, isso acontece porque meu cabo está ruim, então nas partes onde eu não toco ruídos aparecem. Agora, aprenderemos a tirar esses ruídos.

Clicaremos na barra efeitos, e selecionaremos a opção remoção de ruídos:



Depois disso uma nova janela irá aparecer:



Basta clicar em obter perfil do ruído e depois em OK, fácil não? Depois disso você já pode encerrar a sua gravação ou adicionar outra faixa com outro instrumento ou outra faixa com o mesmo instrumento fazendo uma base diferente ou um solo.

Então já podemos finalizar nossa música / trilha sonora / efeito, basta clicar em ficheiro e escolher a opção guardar faixa

Na parte dos instrumentos elétricos é isso. Agora vamos para a parte dos teclados e controladores MIDI, onde usaremos um programa chamado Reaper, esse programa é pago mas a versão de testes tem 60 dias, então já quebra um galho, eu ainda estou usando a versão teste, mas quando o prazo acabar eu vou comprar ele pois achei a interface amigável e fácil de mexer.

Chega de propaganda kkkk vamos abrir programa.



Essa é a nossa página inicial. A tecnologia MIDI tem o diferencial de deixar você editar sua música completamente, exemplo, deixa você apagar uma nota errada que você tocou ou colocar uma nota que não foi tocada, por isso precisamos configurar a entrada MIDI antes de fazer a festa !!! Para isso basta clicarmos em options e depois em preferences, ou simplesmente dar um CTRL+P.

Depois disso uma janela irá abrir, vamos procurar a opção Áudio e dentro dela a aba MIDI devices. Ai fica o mesmo "esquema" do Audacity, se você plugou o instrumento antes de abrir o programa ele vai aparecer, se você plugou depois, não precisa fechar o programa , basta fechar a janela de Preferências e abrir denovo.



Lembrando que o nome do instrumento não será esse, mas basta clicar duas vezes nele, selecionar a primeira caixinha e dar um ok.



Depois você pode fechar a janela de Preferências. Agora vamos criar uma nova track (CTRL+T) e configura-lá para "ler" o seu controlador MIDI







Fácil não? Agora só precisamos habilitar mais duas coisinhas:



Perceba que depois disso o som do seu teclado sairá pelo fone ou pelas caixas de som do seu PC, mas com um certo delay. Se você não gostar pode habilitar seu teclado como output e o som sairá normalmente no seu teclado.

Tudo certo, agora já podemos gravar com nosso MIDI.



Obs: O Reaper também grava a seu instrumento elétrico, mas eu resolvi fazer o tutorial no Audacity, já que ele é gratuito. Se você achou o Reaper mais fácil de mexer ou tem outro bom motivo para gravar com ele, basta procurar no Google como ligar seu elétrico nele.

É isso ai gente, no próximo e ultimo tutorial da série iremos aprender a adicionar efeitos nas nossas músicas, espero que todos tenham gostado e até semana que vem


Última edição por BugueiXD em Sab 20 Dez 2014, 07:09, editado 1 vez(es)
avatar
Data de inscrição : 21/07/2012
Número de Mensagens : 10
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Ver perfil do usuário

Re: Sonoplastia - Começando a gravar !!! - PT.2

em Sex 19 Dez 2014, 10:10
Muito bom e bem ilustrado tô esperando o proximo sei q é o último mais aprender sobre efeitos é o que mais quero
avatar
Data de inscrição : 28/10/2014
Número de Mensagens : 29
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Sonoplastia - Começando a gravar !!! - PT.2

em Ter 23 Dez 2014, 10:02
Acho que eu ganhei um fã kkkk.

Pode ficar tranquilo cara, depois desses tutoriais pretendo trazer uma coisa que ajudará não só os sonoplastas e sim o fórum inteiro.

Por enquanto não vou dar spoilers, mas a minha ideia é só para ano que vem mesmo
Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum