[TUTORIAL] Seleção de level com globais

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[TUTORIAL] Seleção de level com globais

Mensagem por caiquerafinha em Dom 14 Dez 2014, 06:42

Nome : Seleção de level com globais
Requerimentos : Creio que qualquer versão LITE/PRO(uso o studio)
Nivel : Iniciante
Engine : Não
Requer DLL's : Não

Vamos começar pessoal:

Primeiro vamos criar 4 sprites:

spr_player(pode ser um quadrado)

spr_lib_fase2//No meu caso será o a sprite do objeto que ira liberar a próxima fase.


spr_select1//Será a sprite do objeto que irá direcionar nós para a fase 1


spr_select2//Será a sprite do objeto que vai ir para a segunda fase//Crie ela com duas subimages assim como na imagem, a primeira sendo a mais escura.


Fez isso?

Crie um obj_player e coloque no evento step dele:
Código:
if keyboard_check(vk_up) then y-=4//se clicar na tecla up ele anda 4 pixels acima enquanto ela ainda é clicada.
else//se não
if keyboard_check(vk_right) then x+=4//se clicar na tecla right ele anda 4 pixels para a direita enquanto ela ainda é clicada.
else//se não
if keyboard_check(vk_left) then x-=4//se clicar na tecla left ele anda 4 pixels para esquerda enquanto ela ainda é clicada.
else //se não
if keyboard_check(vk_down) y+=4//se clicar na tecla down ele anda 4 pixels abaixo enquanto ela ainda é clicada.
Explicando
//O else permite com que o player só ande em quatro direções, e não ande para diagonal se ambas forem pressionadas juntas. Entendeu...?Então vamos continuar Cool

Crie um objeto (obj_leveis) e não atribua nenhuma sprite á ele.

No evento Create do mesmo coloque, marque a caixa persistent:
Código:

global.lv2 = false//Define a variavel global do nivél dois como false.

Após fazer isso crie o objeto (obj_lib_fase_2) e defina a sprite spr_lib_fase2 que criamos a ele, agora feche este objeto. Happy

Agora crie o objeto (obj_select1) e (obj_select2) com as sprites que definimos acima.
E crie também 3 roons, a primeira chamada (rm_selecoes) a segunda chamada (rm_fase1) e a ultima (rm_fase2).
Agora saia desse objetos, mecheremos com eles depois. lol!

Vamos ao nosso player, coloque um evento de colisão com ele com o objeto (obj_lib_fase2) e coloque na colisão o seguinte code:
Código:
global.lv2 = true//define a variavel criada antes como true;
room_goto(rm_Selecoes)//e em seguida vai para room de selecionar tela.
Explicando
Definimos a variavél como true, assim que colidirmos com este objeto, que no caso será o que fará nóis passarmos de level, ele abra a proxima room, mais ainda não acabou cambada, vamos lá! Cool Cool

Agora vamos ao objeto (obj_select1) e no evento MOUSE>>LEFT PRESSED coloque o seguinte code:
Código:

room_goto(rm_fase1)//faz com que ao apertar o botão esquerdo do mouse, nele, direciona pra fase 1.

Vamos para o objeto (obj_select2) aquele que te passei com 1 subimages não me diga cyclops

No Create dele coloque este code:
Código:

image_speed = 0;//Faz com que ele fixe na subimage 0

Agora no Step :
Código:

if (global.lv2 = true)
{
image_index = 1
}
else
image_index = 0
Explicando
Ao colocarmos a global juntamente a um if, ele verificá se a global é verdadeira, se ela for ele muda para a subimage 1, se ela não for não muda. continua na mesma subimage.
Agora vamos ao evento MOUSE>>LEFT PRESSED e adicione o seguinte code:
Código:

if(global.lv2=true)//Se a global for verdadeira
{
room_goto(Rm_Fase2)//ele vai para a segunda fase
}
else
show_message("Level Bloqueado!")//Caso contrarío ele aparece uma mensagem.

Agora coloque na room1(rm_selecoes) o objeto (obj_select1) e (obj_select2), na room 2(rm_fase1) adicione seu player, e o objeto(obj_lib_fase2), e na room3(rm_fase2) você adiciona o que achar melhor.
A e não se esqueça, coloque o (obj_leveis) na (rm_selecoes) e marque ele como persistent.

É amigos, este foi meu primeiro tutorial, espero que tenham gostado e aproveitado Laughing se gostaram comentem, se não gostaram, critiquem também o motivo. pirat , vou estar aqui pro que precisarem, OBRIGADO!! tongue tongue tongue afro


Última edição por caiquerafinha em Dom 14 Dez 2014, 16:35, editado 3 vez(es) (Razão : Estava incorreto a primeira forma)

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Re: [TUTORIAL] Seleção de level com globais

Mensagem por gabriel33245900 em Dom 14 Dez 2014, 08:20

Esqueceu de algo amigo todo objeto que usa o create como variáveis e não é persistente vai ter seu create resetado toda vez que for criado como caso trocar de room seu objeto é excluído e é criado 1 novo!
por isso é melhor botar isso no game start do jogo
Evento game start
global.lv2 = false//Define a variavel global do nivél dois como false.
assim fazendo com que a variável vai repetir somente 1 vez durante o game inteiro! e vai poder fazer o que quiser com ela!

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Re: [TUTORIAL] Seleção de level com globais

Mensagem por caiquerafinha em Dom 14 Dez 2014, 12:02

Gabriel, pelo contrario eu testei no create e deu certo com 15 niveis, ou seja, funciona, se colocar com o persistente, e outra o valor que define se ela é true é o objeto de colisão, então não tem problema algum adicionar no create, teste depois e veja!

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Re: [TUTORIAL] Seleção de level com globais

Mensagem por makgamer em Dom 14 Dez 2014, 15:18

Gabriel o create só é executado na primeira vez que o objeto é criado, se ele é persistente ele só será executado quando ele aparece pela primeira vez, depois, quando as rooms vão passando, ele não é executado novamente.

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Re: [TUTORIAL] Seleção de level com globais

Mensagem por gabriel33245900 em Dom 14 Dez 2014, 15:24

Foi isso que eu disse amigo ele não falou para colocar persistente mais o persistente faz com que o objeto siga a tela!
tem 3 modos de repetir variáveis
1- repete a cada room
2- game start variáveis
3- Persistente!

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Re: [TUTORIAL] Seleção de level com globais

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