Entrar
Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05
» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55
» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39
» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28
» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
[TUTORIAL] Seleção de level com globais
3 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
[TUTORIAL] Seleção de level com globais
Nome : Seleção de level com globais
Requerimentos : Creio que qualquer versão LITE/PRO(uso o studio)
Nivel : Iniciante
Engine : Não
Requer DLL's : Não
Vamos começar pessoal:
Primeiro vamos criar 4 sprites:
spr_player(pode ser um quadrado)
spr_lib_fase2//No meu caso será o a sprite do objeto que ira liberar a próxima fase.
spr_select1//Será a sprite do objeto que irá direcionar nós para a fase 1
spr_select2//Será a sprite do objeto que vai ir para a segunda fase//Crie ela com duas subimages assim como na imagem, a primeira sendo a mais escura.
Fez isso?
Crie um obj_player e coloque no evento step dele:
//O else permite com que o player só ande em quatro direções, e não ande para diagonal se ambas forem pressionadas juntas. Entendeu...?Então vamos continuar
Crie um objeto (obj_leveis) e não atribua nenhuma sprite á ele.
No evento Create do mesmo coloque, marque a caixa persistent:
Após fazer isso crie o objeto (obj_lib_fase_2) e defina a sprite spr_lib_fase2 que criamos a ele, agora feche este objeto.
Agora crie o objeto (obj_select1) e (obj_select2) com as sprites que definimos acima.
E crie também 3 roons, a primeira chamada (rm_selecoes) a segunda chamada (rm_fase1) e a ultima (rm_fase2).
Agora saia desse objetos, mecheremos com eles depois.
Vamos ao nosso player, coloque um evento de colisão com ele com o objeto (obj_lib_fase2) e coloque na colisão o seguinte code:
Definimos a variavél como true, assim que colidirmos com este objeto, que no caso será o que fará nóis passarmos de level, ele abra a proxima room, mais ainda não acabou cambada, vamos lá!
Agora vamos ao objeto (obj_select1) e no evento MOUSE>>LEFT PRESSED coloque o seguinte code:
Vamos para o objeto (obj_select2) aquele que te passei com 1 subimagesnão me diga
No Create dele coloque este code:
Agora no Step :
Ao colocarmos a global juntamente a um if, ele verificá se a global é verdadeira, se ela for ele muda para a subimage 1, se ela não for não muda. continua na mesma subimage.
Agora vamos ao evento MOUSE>>LEFT PRESSED e adicione o seguinte code:
Agora coloque na room1(rm_selecoes) o objeto (obj_select1) e (obj_select2), na room 2(rm_fase1) adicione seu player, e o objeto(obj_lib_fase2), e na room3(rm_fase2) você adiciona o que achar melhor.
A e não se esqueça, coloque o (obj_leveis) na (rm_selecoes) e marque ele como persistent.
É amigos, este foi meu primeiro tutorial, espero que tenham gostado e aproveitado se gostaram comentem, se não gostaram, critiquem também o motivo. , vou estar aqui pro que precisarem, OBRIGADO!!
Requerimentos : Creio que qualquer versão LITE/PRO(uso o studio)
Nivel : Iniciante
Engine : Não
Requer DLL's : Não
Vamos começar pessoal:
Primeiro vamos criar 4 sprites:
spr_player(pode ser um quadrado)
spr_lib_fase2//No meu caso será o a sprite do objeto que ira liberar a próxima fase.
spr_select1//Será a sprite do objeto que irá direcionar nós para a fase 1
spr_select2//Será a sprite do objeto que vai ir para a segunda fase//Crie ela com duas subimages assim como na imagem, a primeira sendo a mais escura.
Fez isso?
Crie um obj_player e coloque no evento step dele:
- Código:
if keyboard_check(vk_up) then y-=4//se clicar na tecla up ele anda 4 pixels acima enquanto ela ainda é clicada.
else//se não
if keyboard_check(vk_right) then x+=4//se clicar na tecla right ele anda 4 pixels para a direita enquanto ela ainda é clicada.
else//se não
if keyboard_check(vk_left) then x-=4//se clicar na tecla left ele anda 4 pixels para esquerda enquanto ela ainda é clicada.
else //se não
if keyboard_check(vk_down) y+=4//se clicar na tecla down ele anda 4 pixels abaixo enquanto ela ainda é clicada.
//O else permite com que o player só ande em quatro direções, e não ande para diagonal se ambas forem pressionadas juntas. Entendeu...?Então vamos continuar
Crie um objeto (obj_leveis) e não atribua nenhuma sprite á ele.
No evento Create do mesmo coloque, marque a caixa persistent:
- Código:
global.lv2 = false//Define a variavel global do nivél dois como false.
Após fazer isso crie o objeto (obj_lib_fase_2) e defina a sprite spr_lib_fase2 que criamos a ele, agora feche este objeto.
Agora crie o objeto (obj_select1) e (obj_select2) com as sprites que definimos acima.
E crie também 3 roons, a primeira chamada (rm_selecoes) a segunda chamada (rm_fase1) e a ultima (rm_fase2).
Agora saia desse objetos, mecheremos com eles depois.
Vamos ao nosso player, coloque um evento de colisão com ele com o objeto (obj_lib_fase2) e coloque na colisão o seguinte code:
- Código:
global.lv2 = true//define a variavel criada antes como true;
room_goto(rm_Selecoes)//e em seguida vai para room de selecionar tela.
Definimos a variavél como true, assim que colidirmos com este objeto, que no caso será o que fará nóis passarmos de level, ele abra a proxima room, mais ainda não acabou cambada, vamos lá!
Agora vamos ao objeto (obj_select1) e no evento MOUSE>>LEFT PRESSED coloque o seguinte code:
- Código:
room_goto(rm_fase1)//faz com que ao apertar o botão esquerdo do mouse, nele, direciona pra fase 1.
Vamos para o objeto (obj_select2) aquele que te passei com 1 subimages
No Create dele coloque este code:
- Código:
image_speed = 0;//Faz com que ele fixe na subimage 0
Agora no Step :
- Código:
if (global.lv2 = true)
{
image_index = 1
}
else
image_index = 0
Ao colocarmos a global juntamente a um if, ele verificá se a global é verdadeira, se ela for ele muda para a subimage 1, se ela não for
Agora vamos ao evento MOUSE>>LEFT PRESSED e adicione o seguinte code:
- Código:
if(global.lv2=true)//Se a global for verdadeira
{
room_goto(Rm_Fase2)//ele vai para a segunda fase
}
else
show_message("Level Bloqueado!")//Caso contrarío ele aparece uma mensagem.
Agora coloque na room1(rm_selecoes) o objeto (obj_select1) e (obj_select2), na room 2(rm_fase1) adicione seu player, e o objeto(obj_lib_fase2), e na room3(rm_fase2) você adiciona o que achar melhor.
A e não se esqueça, coloque o (obj_leveis) na (rm_selecoes) e marque ele como persistent.
É amigos, este foi meu primeiro tutorial, espero que tenham gostado e aproveitado se gostaram comentem, se não gostaram, critiquem também o motivo. , vou estar aqui pro que precisarem, OBRIGADO!!
Última edição por caiquerafinha em Dom 14 Dez 2014, 16:35, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : Estava incorreto a primeira forma)
caiquerafinha- Data de inscrição : 12/04/2014
Reputação : 8
Número de Mensagens : 39
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [TUTORIAL] Seleção de level com globais
Esqueceu de algo amigo todo objeto que usa o create como variáveis e não é persistente vai ter seu create resetado toda vez que for criado como caso trocar de room seu objeto é excluído e é criado 1 novo!
por isso é melhor botar isso no game start do jogo
Evento game start
global.lv2 = false//Define a variavel global do nivél dois como false.
assim fazendo com que a variável vai repetir somente 1 vez durante o game inteiro! e vai poder fazer o que quiser com ela!
por isso é melhor botar isso no game start do jogo
Evento game start
global.lv2 = false//Define a variavel global do nivél dois como false.
assim fazendo com que a variável vai repetir somente 1 vez durante o game inteiro! e vai poder fazer o que quiser com ela!
gabriel33245900- Data de inscrição : 06/09/2014
Reputação : 55
Número de Mensagens : 361
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [TUTORIAL] Seleção de level com globais
Gabriel, pelo contrario eu testei no create e deu certo com 15 niveis, ou seja, funciona, se colocar com o persistente, e outra o valor que define se ela é true é o objeto de colisão, então não tem problema algum adicionar no create, teste depois e veja!
caiquerafinha- Data de inscrição : 12/04/2014
Reputação : 8
Número de Mensagens : 39
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [TUTORIAL] Seleção de level com globais
Gabriel o create só é executado na primeira vez que o objeto é criado, se ele é persistente ele só será executado quando ele aparece pela primeira vez, depois, quando as rooms vão passando, ele não é executado novamente.
makgamer- Games Ranking :
Notas recebidas : D
Data de inscrição : 29/03/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 941
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 2.0
- Unity
- Java
- C#
- Javascript
- RPG Maker
- C ou C++
- Outros
Re: [TUTORIAL] Seleção de level com globais
Foi isso que eu disse amigo ele não falou para colocar persistente mais o persistente faz com que o objeto siga a tela!
tem 3 modos de repetir variáveis
1- repete a cada room
2- game start variáveis
3- Persistente!
tem 3 modos de repetir variáveis
1- repete a cada room
2- game start variáveis
3- Persistente!
gabriel33245900- Data de inscrição : 06/09/2014
Reputação : 55
Número de Mensagens : 361
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» [TUTORIAL] Seleção de personagem com globais.
» [TUTORIAL] Exemplo de Variáveis Globais em um mini jogo.
» Tutorial Sistema de Level Up
» Tutorial - Level design [Parte 3]
» |~Tutorial~| Como Criar um Sistema de Level-Up!
» [TUTORIAL] Exemplo de Variáveis Globais em um mini jogo.
» Tutorial Sistema de Level Up
» Tutorial - Level design [Parte 3]
» |~Tutorial~| Como Criar um Sistema de Level-Up!
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|