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Melhor maneira de criar terreno.

em Sex 05 Dez 2014, 20:36
Boa noite pessoal. Gostaria de saber qual seria a melhor alternativa pra criar um mapa enorme (top-down) com bordas (é uma ilha).

O mapa é imenso, então colocar um tile por vez é impossível. Só consegui ter poucas ideias quanto a isso e nada muito prático. Alguém pode me ajudar?
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Re: Melhor maneira de criar terreno.

em Sex 05 Dez 2014, 21:11
Só usando array coloca uns 1000 no tamanho do array
em segundos seu mapa vai estar pronto!
OBS:você queria 1 gerador ou 1 jeito de criar 1 tile automatica por que é muito grande o mapa?


Última edição por gabriel33245900 em Sex 05 Dez 2014, 21:37, editado 1 vez(es)
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Re: Melhor maneira de criar terreno.

em Sex 05 Dez 2014, 21:30
@matheusco escreveu:Boa noite pessoal. Gostaria de saber qual seria a melhor alternativa pra criar um mapa enorme (top-down) com bordas (é uma ilha).

O mapa é imenso, então colocar um tile por vez é impossível. Só consegui ter poucas ideias quanto a isso e nada muito prático. Alguém pode me ajudar?

Faz um gerador de mundo aleatório.
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Re: Melhor maneira de criar terreno.

em Sex 05 Dez 2014, 22:27
Quero gerar o mapa automaticamente. O problema é que é uma ilha, irregular. Não sei gerar ela mais as bordas. Se tiverem algum tutorial bom sobre isso me mandem porque não encontrei.

Outra coisa é que não quero as bordas da ilha randômica, ela tem um formato pré-definido.

Enquanto isso vou tentando dar um jeito aqui.
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Re: Melhor maneira de criar terreno.

em Dom 07 Dez 2014, 20:19
Testa esse código.

if x < room_width {
for(i = 0 ; i < room_height - y ; i += 32) {
//Default Block//
block = obj_grass;
//Blocks//
if i > 32*choose(4,5,6) block = obj_stone;
if i > 128*choose(random(600)) block = obj_gold;
if i > 128*choose(random(500)) block = obj_iron;
if i > 32*choose(random(400)) block = obj_coal;
if i > 200*choose(random(1000)) block = obj_diamond;
//------//
instance_create(x,y+i,block)

//Deko//
if floor(random(100)) = 0 instance_create(x,y-32,obj_flower)
if floor(random(25)) = 0 instance_create(x,y-32,obj_highgrass)
//----//
}
x += 32
y += 32*round(random(choose(0,1,2,1,2,0,3,6,1,0,0,0)))*choose(1,-1)
}
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Re: Melhor maneira de criar terreno.

em Dom 07 Dez 2014, 20:32
@Sewer Crawler escreveu:Testa esse código.

if x < room_width {
   for(i = 0 ; i < room_height - y ; i += 32) {
   //Default Block//
   block = obj_grass;
   //Blocks//
   if i > 32*choose(4,5,6) block = obj_stone;  
   if i > 128*choose(random(600)) block = obj_gold;
   if i > 128*choose(random(500)) block = obj_iron;
   if i > 32*choose(random(400)) block = obj_coal;
   if i > 200*choose(random(1000)) block = obj_diamond;
   //------//
   instance_create(x,y+i,block)
   
   //Deko//
   if floor(random(100)) = 0 instance_create(x,y-32,obj_flower)
   if floor(random(25)) = 0 instance_create(x,y-32,obj_highgrass)
   //----//
   }
   x += 32
   y += 32*round(random(choose(0,1,2,1,2,0,3,6,1,0,0,0)))*choose(1,-1)
}

Curti a ideia, mas sei que não vai dar certo pro ser uma ilha, e preciso de bordas. Acho que vou precisar criar um autotiling pras bordas e dar um jeito. Bom, é complicado do jeito que to querendo.

Uma coisa que se aproximou bastante do que quero, mas ainda não entendi muito bem como usar, é o height map, ou simplex noise.
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Re: Melhor maneira de criar terreno.

em Dom 07 Dez 2014, 21:59
Eu não gosto de usar tile sets do GM, minha técnica é colocar uma imagem enorme externa em .png, eu sempre edito as imagens no Tiled Map Editor, muitos usam esse programa para construir mapas para jogos RPG.
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Re: Melhor maneira de criar terreno.

em Dom 07 Dez 2014, 22:51
@|AoX|-richard escreveu:Eu não gosto de usar tile sets do GM, minha técnica é colocar uma imagem enorme externa em .png, eu sempre edito as imagens no Tiled Map Editor, muitos usam esse programa para construir mapas para jogos RPG.

Mas quanto a colisão com a borda da ilha, como faria?
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Re: Melhor maneira de criar terreno.

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