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Duvida que é um Desafio (Regra de 3)

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Duvida que é um Desafio (Regra de 3) Empty Duvida que é um Desafio (Regra de 3)

Mensagem por AlexBosquin Sáb 29 Nov 2014, 13:56

Eae galera, me deparei com uma situação de regra de três Simples, antes de vir parar aqui eu procurei no google por regra de três em programação e concerteza é muito interessante:

   Como em qualquer fórmula matemática, é possível fazer diversas “transformações”:
 – Ex.: você sabe o resultado, o valor, mas não sabe a taxa.
   Ex. concreto: quanto por cento de 200 15 representa?

 Voltando à nossa Regra de Três, inserimos os valores que conhecemos:
   200         100
     15            x    
   
   200x = 100 X 15    x = 7,5%
   
 Deduzimos então que:

   taxa = resultado X 100 ÷ valor  
 
Pascal/Delphi:
taxa := resultado * 100 / valor;

C/C++/C#:
taxa = resultado * 100 / valor;


Eu ainda não consegui entender muito bem a aplicação dele no game maker. mas isso por que meu projeto necessita de REGRA DE TRÊS SIMPLES INVERSAMENTE PROPORCIONAL isso significa que se um lado o valor aumenta do outro diminui um exemplo é a velocidade e tempo:

se a 60 km/h gasto 1 hora pra chegar em quanto tempo chego se for a 80 km/h ou seja a hora vai ser menor do que um. Então se alguém puder ajudar fico agradiçido e dou um beijinho na bundinha bochecha


Última edição por AlexBosquin em Sáb 29 Nov 2014, 20:49, editado 1 vez(es)
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Mensagem por gabriel33245900 Sáb 29 Nov 2014, 14:28

Eu não sei espanhol cara!
AlexBosquin escreveu:se a 60 km/h gasto 1 hora pra chegar em quanto tempo chego se for a 80 km/h ou seja a hora vai ser menor do que um. Então se alguém puder ajudar fico agradiçido e dou um beijinho na bundinha bochecha
De uma explicação melhor -'.
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Mensagem por Ventrox Sáb 29 Nov 2014, 14:56

Resultado = 0,75
Código:

if (resultado < 1) {
    resultado *= 60
    }
Resultado = 45


Última edição por Ventrox em Sáb 29 Nov 2014, 15:40, editado 2 vez(es)
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Mensagem por AlexBosquin Sáb 29 Nov 2014, 15:01

eu só queria entender pq vc fez isso? e não passei um exercicio de casa, eu to com uma duvida de regra de 3 no game maker kkkkkk o que eu passei por último foi só um exemplo kk
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Mensagem por Kabeção Sáb 29 Nov 2014, 15:17

60/80 = 0.75.
Ou seja 75 % de uma hora.
60 minutos * 0.75 = 45 minutos.

Se fosse 2 horas.
final = 2 * (60/80);

O nome comum para isso em programação é normalização.
O velocidade máxima é 80 mas você só sabe o tempo de 60.
( valor_atual / maximo ) vai the dar a proporção de 60 para 80.
Multiplicando isso por qualquer coisa relacionado com 60 (no seu caso, 1 hora) lhe dará o valor relacionado a 80.
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Mensagem por PedroX Sáb 29 Nov 2014, 15:46

60 km/h --- 1 h
80 km/h --- x

Como é inverso, você não multiplica em cruz, mas em linha:

60.1 = 80.x
x = 6/8 = 3/4 = 0,75 h

1 h --- 60 min
0,75 h --- x
x = 0,75 . 60 = 45 min

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Mensagem por AlexBosquin Sáb 29 Nov 2014, 17:03

o que eu citei por último foi so um exemplo de REGRA DE TRES SIMPLES INVERSAMENTE PROPORCIONAL, que é o que eu quero aprender fazer em GML tanto a simples diretamente proporcional como a inversamente proporcional
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Mensagem por PedroX Sáb 29 Nov 2014, 18:20

Quantos por cento de 200 o número 15 representa?

pc = (15/200) * 100;

Se um trem a 100 km/h leva 2 horas para chegar a algum lugar, quanto tempo vai demorar se estiver a 200 km/h?

t = 2/(200/100);
ou
t = (100/200)*2;
ou
t = (100*2)/200;

Sempre t=1.

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Mensagem por AlexBosquin Sáb 29 Nov 2014, 20:48

vlw pedrão te amo s2
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