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Duvida que é um Desafio (Regra de 3)
5 participantes
Página 1 de 1
Duvida que é um Desafio (Regra de 3)
Eae galera, me deparei com uma situação de regra de três Simples, antes de vir parar aqui eu procurei no google por regra de três em programação e concerteza é muito interessante:
Como em qualquer fórmula matemática, é possível fazer diversas “transformações”:
– Ex.: você sabe o resultado, o valor, mas não sabe a taxa.
Ex. concreto: quanto por cento de 200 15 representa?
Voltando à nossa Regra de Três, inserimos os valores que conhecemos:
200 100
15 x
200x = 100 X 15 x = 7,5%
Deduzimos então que:
taxa = resultado X 100 ÷ valor
Pascal/Delphi:
taxa := resultado * 100 / valor;
C/C++/C#:
taxa = resultado * 100 / valor;
Eu ainda não consegui entender muito bem a aplicação dele no game maker. mas isso por que meu projeto necessita de REGRA DE TRÊS SIMPLES INVERSAMENTE PROPORCIONAL isso significa que se um lado o valor aumenta do outro diminui um exemplo é a velocidade e tempo:
se a 60 km/h gasto 1 hora pra chegar em quanto tempo chego se for a 80 km/h ou seja a hora vai ser menor do que um. Então se alguém puder ajudar fico agradiçido e dou um beijinho na
Última edição por AlexBosquin em Sáb 29 Nov 2014, 20:49, editado 1 vez(es)
Re: Duvida que é um Desafio (Regra de 3)
Eu não sei espanhol cara!
De uma explicação melhor -'.AlexBosquin escreveu:se a 60 km/h gasto 1 hora pra chegar em quanto tempo chego se for a 80 km/h ou seja a hora vai ser menor do que um. Então se alguém puder ajudar fico agradiçido e dou um beijinho na bundinha bochecha
gabriel33245900- Data de inscrição : 06/09/2014
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Re: Duvida que é um Desafio (Regra de 3)
Resultado = 0,75
- Código:
if (resultado < 1) {
resultado *= 60
}
Última edição por Ventrox em Sáb 29 Nov 2014, 15:40, editado 2 vez(es)
Ventrox- Data de inscrição : 29/11/2014
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Re: Duvida que é um Desafio (Regra de 3)
eu só queria entender pq vc fez isso? e não passei um exercicio de casa, eu to com uma duvida de regra de 3 no game maker kkkkkk o que eu passei por último foi só um exemplo kk
Re: Duvida que é um Desafio (Regra de 3)
60/80 = 0.75.
Ou seja 75 % de uma hora.
60 minutos * 0.75 = 45 minutos.
Se fosse 2 horas.
final = 2 * (60/80);
O nome comum para isso em programação é normalização.
O velocidade máxima é 80 mas você só sabe o tempo de 60.
( valor_atual / maximo ) vai the dar a proporção de 60 para 80.
Multiplicando isso por qualquer coisa relacionado com 60 (no seu caso, 1 hora) lhe dará o valor relacionado a 80.
Ou seja 75 % de uma hora.
60 minutos * 0.75 = 45 minutos.
Se fosse 2 horas.
final = 2 * (60/80);
O nome comum para isso em programação é normalização.
O velocidade máxima é 80 mas você só sabe o tempo de 60.
( valor_atual / maximo ) vai the dar a proporção de 60 para 80.
Multiplicando isso por qualquer coisa relacionado com 60 (no seu caso, 1 hora) lhe dará o valor relacionado a 80.
Re: Duvida que é um Desafio (Regra de 3)
60 km/h --- 1 h
80 km/h --- x
Como é inverso, você não multiplica em cruz, mas em linha:
60.1 = 80.x
x = 6/8 = 3/4 = 0,75 h
1 h --- 60 min
0,75 h --- x
x = 0,75 . 60 = 45 min
80 km/h --- x
Como é inverso, você não multiplica em cruz, mas em linha:
60.1 = 80.x
x = 6/8 = 3/4 = 0,75 h
1 h --- 60 min
0,75 h --- x
x = 0,75 . 60 = 45 min
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Duvida que é um Desafio (Regra de 3)
o que eu citei por último foi so um exemplo de REGRA DE TRES SIMPLES INVERSAMENTE PROPORCIONAL, que é o que eu quero aprender fazer em GML tanto a simples diretamente proporcional como a inversamente proporcional
Re: Duvida que é um Desafio (Regra de 3)
Quantos por cento de 200 o número 15 representa?
pc = (15/200) * 100;
Se um trem a 100 km/h leva 2 horas para chegar a algum lugar, quanto tempo vai demorar se estiver a 200 km/h?
t = 2/(200/100);
ou
t = (100/200)*2;
ou
t = (100*2)/200;
Sempre t=1.
pc = (15/200) * 100;
Se um trem a 100 km/h leva 2 horas para chegar a algum lugar, quanto tempo vai demorar se estiver a 200 km/h?
t = 2/(200/100);
ou
t = (100/200)*2;
ou
t = (100*2)/200;
Sempre t=1.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
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