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GMBR JAM #01

em Dom 23 Nov 2014, 18:28
Edital v1.3 - 27/11/14
 
 
 
 
O termo "Jam" provêm de uma prática musical onde os artistas executam melodias improvisadas, sem uma maior preocupação com o preparo, no intuito de experimentar e/ou descobrir novas possibilidades. Também pode ser realizado com o simples propósito de promover interação social entre os indivíduos.
 
Portanto, "Game Jams" nada mais são que uma oportunidade para que desenvolvedores, designers e compositores experimentem conceitos e ideias através de uma atividade recreativa, de curta duração (comumente 72h), sem o peso de uma competição convencional voltada ao profissionalismo.
 
 
 
O GMBR JAM #01 terá início às 12:00h de Sexta-feira, 28 de Novembro e se encerra às 12:00h de Segunda-feira, 01 de Dezembro.
 
Para efeito de fuso-horário, será considerada a hora oficial de Brasília: http://www.horariodebrasilia.org.
 
 
 
 
••• O vilão é você •••
 
 
Crie um contexto onde o jogador assuma o papel de vilão. Qualquer gênero e/ou estilo são válidos, mas não se limite ao óbvio, exercite a criatividade e busque maneiras inusitadas de representar esta temática em seu gameplay!
 
Dica: Confira no spoiler abaixo um pequeno guia de sobrevivência em concursos de curta duração.
Spoiler:
Obs. Este texto é baseado em um artigo feito para o Ludum Dare por Jari Komppa.
 
1- Antes do Evento
 
1.1- Organize seu tempo
Se você possui responsabilidades ou compromissos que costuma praticar no final de semana, certifique-se de que pode conciliá-los com sua estadia na competição.
 
Tenha em mente que o tempo livre necessário ao desenvolvimento está diretamente relacionado ao porte e dependências (audiovisual, etc) de seu projeto.
 
1.2- Prepare suas ferramentas
Faça um checklist de todos os softwares e periféricos (ou dispositivos) que pretende utilizar.
 
Confira se todos estão instalados, atualizados e funcionando corretamente. Evite ser surpreendido por aquele programinha chave que resolveu pedir uma reinstalação bem na "hora H".
 
2- Largada, tema revelado
 
2.1- Não se afobe
Após conhecer o tema do Jam, reserve algumas horas para refletir. Não saia desenhando ou programando a primeira coisa que vier à mente.
 
2.2- Enxugue o contexto
Você já tem uma ideia, ótimo, agora seja realista e desconsidere tudo aquilo que não puder realizar no tempo previsto.
 
Não tenha medo de almejar pouco, o mais importante é entregar algo "jogável" e coerente com o que foi proposto. Havendo algum tempo restante, poderá incrementar aquilo que já está funcional ou mesmo adicionar conteúdo (fases, etc).
 
2.3- Saiba suas prioridades
Tenha como objetivo uma versão estável e com o mínimo de funcionalidades necessárias. De nada adiantará aquele efeito mais avançado ou o level design complicado se acabar o prazo e não puder entregar.
 
Vale ressaltar também que boa parte do desenvolvimento está na depuração (debug), então ter como publicar alguma versão preliminar afim de obter feedback pode fazer a diferença.
 
3- Deadline se aproximando
 
3.1- Mantenha-se focado
É bastante comum que surjam ideias de última hora, mas é melhor pensar 2x antes de tentar implementar algo que possa acabar gerando mais problemas que benefícios.
 
3.2- Não deixe para o último instante
Tão importante quanto finalizar seu trabalho é entregá-lo! Evite deixar as tarefas de upload e postagem para a última hora, do contrário ficará à mercê da sorte.
 
4- Considerações técnicas
 
4.1- Organize seu trabalho
Faça uso das boas práticas de programação, identifique claramente seus recursos, comente seu código (principalmente quando lidar com scripts de terceiros).
 
"Gambiarras" até podem ganhar tempo, mas tenha muito bom senso para não acabar se perdendo em meio à retalhos e retrabalho.
 
5- Dicas gerais
 
5.1- Durma
Em um evento de 72h pode parecer uma boa "virar a noite" trabalhando no projeto, mas acredite, se você não está acostumado a fazer isso, passará o dia seguinte inteiro se sentindo muito cansado e consequentemente com um rendimento muito menor.
 
5.2- Faça pausas regulares
Não deixe de se alimentar ou mesmo realizar atividades do dia a dia durante a competição. Não se trata apenas de fazer um jogo divertido, mas também de se divertir no processo.
 
5.3- Salve seu trabalho e faça backup
Algumas pessoas tem o hábito de passar horas a fim entre um CTRL+S e outro, e isto pode ser desastroso.
 
Tente se policiar para salvar regularmente o progresso, bem como não se esqueça de salvar os trabalhos abertos em outras ferramentas que ficam em 2° plano.
 
Igualmente, atenha-se à criação de backups de todo o material, preferencialmente em armazenamento na nuvem (Dropbox, Google Drive, etc).
(clique no spoiler para abrir)
 
 
 
Para participar do GMBR JAM basta criar um tópico na seção Entregas até o prazo limite do evento (descrito no item "Duração"). Não serão tolerados atrasos no envio dos trabalhos, exceto por motivo de divulgação do tema após o horário previsto.
 
Os tópicos deverão conter a seguinte formatação:
• Título do tópico
-- Tag [GMBR JAM #01] + nome do jogo: ex: [GMBR JAM #01] Super Quebra Blocos;
 
• Corpo do tópico
-- Nome do jogo;
 
-- Descrição: Pequeno texto falando à respeito do projeto, bem como informando comandos/controles e quaisquer outro detalhe que julgue relevante;
 
-- Imagens de gameplay: Mínimo de 01 imagem (não serão consideradas imagens que exibam apenas o menu principal ou tela-título!);
 
-- Link para download: Não nos responsabilizaremos por problemas relacionados à arquivos corrompidos e link quebrado, portanto procure enviar mais de uma opção de servidor e dê preferência por serviços renomados como Dropbox, Google Drive, OneDrive e etc;
 
[Opcional]
-- Vídeo de gameplay;
 
 
 
É permitido:
• Participar em equipe (apenas o líder da equipe receberá premiação oficial);
• Utilizar qualquer versão do GM, desde que compile executável para Windows;
• Utilizar recursos audiovisuais de terceiros (obrigatório citação de créditos no tópico e no jogo);
• Utilizar scripts, libs ou DLLs, inclusive de terceiros (Obs. scripts são funções com propósito específico, favor não ""confundir"" com engines inteiras);
 
É proibido:
• Utilizar engines prontas (você pode extrair algum recurso ou mesmo buscar auxílio em uma engine, mas não poderá simplesmente "adaptar" um jogo pré-existente);
• Enviar um trabalho nitidamente incompleto (se não for possível implementar determinada funcionalidade dentro do prazo, cuide para que isto não comprometa o funcionamento geral do restante!)
• Fazer apologia, dentro do jogo, à qualquer tipo de prática discriminatória e/ou ilícita;
• Utilizar outra ferramenta que não o Game Maker para produzir o jogo;
 
Será desclassificado o jogo que:
• Não possuir relação com o tema proposto;
• Desrespeitar qualquer regra aqui estipulada;
• For entregue após o prazo limite (salvo prorrogação devidamente informada no tópico);
• Apresentar problemas no download ou falha crítica na execução;
 
 
 
Atualmente, a equipe de avaliação do Jam é composta por:
 
>> Dotted Chaos
>> vitorfernandes13
 
O formato da análise será baseado em "reviews" escritas do ponto de vista de um jogador e direcionadas à jogadores, ou seja, com caráter muito menos tecnicista. Por se tratar de um evento de cunho recreativo e com forte ênfase no divertimento, entendemos que abordar os projetos do ponto de vista de um desenvolvedor não condiz muito com o espírito de experimentação que os Jams promovem - para este efeito já existem os demais concursos aqui do fórum.
 
Os trabalhos serão avaliados nos seguintes quesitos:
CriatividadeEngloba a análise do usufruto e interpretação do tema proposto e incorporação de ideias e conceitos inovadores;
DiversãoEngloba a análise da experiência de jogo no sentido de entreter e divertir;
ExecuçãoEngloba a análise da ausência de bugs, responsividade dos comandos/controles, desempenho e etc;
Cada quesito receberá uma classificação de estrelas variando de 0 (zero) à 5 (cinco), sendo que o "peso" de cada quesito é expresso na tabela à seguir:
QuesitoPesoCada estrela vale (pontos)
Diversão5010
Criatividade306
Execução204
Os jogos vencedores serão aqueles que apresentarem maior somatória de pontos, reunidas as avaliações de todos os jurados. Havendo empate, será eleito aquele de maior classificação de estrelas com base na hierarquia - Diversão > Criatividade > Execução, seguido de usuário com menor quantidade de medalhas e por fim usuário com maior tempo de registro no fórum.
 
 
 
De acordo com a avaliação do júri, serão atribuídos prêmios para:
 
1° Colocado = Medalha de ouro no perfil
2° Colocado = Medalha de prata no perfil
3° Colocado = Medalha de bronze no perfil
 
Além da premiação "oficial", haverá ainda a Escolha da comunidade, que consistirá em uma enquete para votação do público.
 
Os 3 (três) primeiros colocados nesta enquete receberão pequenas figuras comemorativas para exibição na assinatura do perfil ou etc.
 
Observação!
Todos os trabalhos vencedores, tanto pela premiação oficial quanto escolha da comunidade, serão devidamente listados em um "mini" Hall da Fama dos Jams.
 
Outras formas de recompensa poderão ocorrer, como publicação dos resultados na comunidade do Fórum no Facebook (dependerá dos administradores da fanpage) ou mesmo parceria com usuários que possam gravar vídeos de gameplay e postar no YouTube (dependerá do apoio de terceiros).
 
 
 
Spoiler:
Sem perguntas frequentes no momento
(clique no spoiler para abrir)


Última edição por Dotted Chaos em Sex 28 Nov 2014, 12:08, editado 3 vez(es)
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Re: GMBR JAM #01

em Dom 23 Nov 2014, 23:25
Parece bem organizado por sinal. Aguardo o tema. Parabens pela organização
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Re: GMBR JAM #01

em Seg 24 Nov 2014, 20:06
agora sim o Jam parece bem organizado e o tópico está muito bonito tambem, belo design.

Percebi que é o #1, percebo que o primeiro foi desconsiderado (e entendo perfeitamente).

Aguardo o tema, mesmo na correria vou tentar tirar algumas horas pra participar.
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Re: GMBR JAM #01

em Seg 24 Nov 2014, 20:56
A interface está bem elegante, se o tema for agradável eu até participo Very Happy
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Re: GMBR JAM #01

em Seg 24 Nov 2014, 22:51
Agradeço os elogios e aproveito para alertar que foi adicionado um pequeno texto falando à respeito do "formato" de avaliação que iremos usar (basta conferir a seção Avaliação do Júri).


Última edição por Dotted Chaos em Qui 27 Nov 2014, 11:01, editado 1 vez(es)
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Re: GMBR JAM #01

em Qui 27 Nov 2014, 00:21
Desculpem o post duplo, mas gostaria de publicar este pequeno guia de "como sobreviver à uma competição de curta duração".

EDIT
O guia foi incorporado ao post principal sob a seção "Tema".
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Re: GMBR JAM #01

em Qui 27 Nov 2014, 20:50
Olá pessoal, estão animados para o Jam? Lembrem-se que o tema sairá amanhã às 12h no horário de Brasília O/
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Re: GMBR JAM #01

em Qui 27 Nov 2014, 21:03
to aguardo o tema xD
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Re: GMBR JAM #01

em Qui 27 Nov 2014, 21:31
Aguardando o tema também pra ver se participo, sou fã de maratonas de programação.. rsrs
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Re: GMBR JAM #01

em Sex 28 Nov 2014, 12:09
Tema liberado! (vide 1° post)

Boa sorte à todos, qualquer dúvida é só postar =]
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Re: GMBR JAM #01

em Sex 28 Nov 2014, 12:39
Tema interessante, vou ver se consigo montar algo que se encaixe a ele
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Re: GMBR JAM #01

em Sex 28 Nov 2014, 12:56
Achei o tema muito bom!

Penso em inúmeros jogos com ele!

Planejo participar!
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Re: GMBR JAM #01

em Sex 28 Nov 2014, 13:01
Engraçado como esse foi o tema do Lodum Dare #25 mas devo confessar que é um tema ótimo que inverte o ponto de vista completamente e possibilita muita coisa nova tanto para história ou gameplay de um jogo.
Boa sorte pra quem for participar.
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Re: GMBR JAM #01

em Sex 28 Nov 2014, 17:04
@gabrielsch escreveu:Engraçado como esse foi o tema do Lodum Dare #25
E não é à toa, afinal usei geradores de ideias para jogos estilo Ludum Dare como fonte de inspiração para escolha do tema.
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Re: GMBR JAM #01

em Seg 01 Dez 2014, 10:02
É isso ai pessoal, faltam 2 horas para o encerramento do prazo.

Lembrando que atrasos não serão tolerados, então se alguém ainda não enviou é um bom momento para correr atrás disso =]
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Re: GMBR JAM #01

em Seg 01 Dez 2014, 11:08
Embora disse que o tema era bom(e é), eu não consegui pensar em algum projeto que me desse vontade de fazer. Até comecei um jogo do Mario antigo, em que você seria o Donkey Kong atirando os barris, e teria que evitar que o Mario chegasse e ganhasse de você.
Mas acabei desistindo de fazer, e todos jogos que pensei, teria que fazer uma I.A. da cpu apurada, visto que ele faria o papel do herói, então, não poderia ser um simples 'goomba'.


Mas talvez ainda faça um jogo em 1 hora que resta. Mas seria só para 'zuera' mesmo. Não estou em casa, então, caso faça, usarei o 8.
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Re: GMBR JAM #01

em Seg 01 Dez 2014, 11:24
@theguitarmester escreveu:Embora disse que o tema era bom(e é), eu não consegui pensar em algum projeto que me desse vontade de fazer.
Que pena cara, tinha quase certeza que tu ia aparecer aqui com um "Guitar Hero ao contrário" ou algo assim =/
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Re: GMBR JAM #01

em Seg 01 Dez 2014, 12:07
Prazo encerrado!

As entradas recebidas foram:

- Evil Space Rocks BETA (dharrison)
- Night of the Wolf (Neutral)
- TNT (Lukbebalduke)
- ALIEN INVASION! (Lauro)

O resultado das avaliações será publicado dentro de alguns dias, mas reforço que prezamos pela qualidade das análises e não pela rapidez na divulgação.

Ainda hoje pretendo postar a enquete da "Escolha da comunidade", que ficará aberta por 1 semana afim de que os usuários votem no seu jogo preferido.
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Re: GMBR JAM #01

em Seg 01 Dez 2014, 12:13
Pretendo continuar atualizando o game, você já o baixou Dotted?
Prefere que deixemos o projeto paralisado até o fim do JAM?
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Re: GMBR JAM #01

em Seg 01 Dez 2014, 12:25
As versões que serão consideradas para o Jam já estão em minha posse.

Quem quiser prosseguir com o desenvolvimento, fique à vontade, mas a build que iremos avaliar era a que estava disponível no link informado nos tópicos às 12:05h de hoje.
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Re: GMBR JAM #01

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