Inimigo patrulhar com path?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Inimigo patrulhar com path?

Mensagem por Thunderhorse em Qui 02 Jul 2009, 14:51

Primeira dúvida:

Eu criei uma path pro meu inimigo no meu jogo, está funcionando perfeitamente, porém, não consigo fazer com que, quando ele chegar no final da path, ele mude para o sprite de acordo com o lado que ele está andando, como se estivesse patrulhando sabe, pois eu coloquei Endaction = 3, que faz com que o objeto volte de onde a path terminou.
Não sei se deu pra entender, mas é que eu tentei aqui e não consegui (usando path_position pra trocar os sprites). Razz

Os códigos que eu estou usando no objeto do inimigo são:

Create:
Código:
path_start(path_inimigo,2,3,false)

Segunda dúvida:

Como que, quando esse inimigo que está patrulhando avistar o jogador, ele fique parado até o jogador sair do campo de visão dele, quando sair, o inimigo continua de onde ele parou.
Seria com distance_to_object(), não é? Smile

Thunderhorse

Número de Mensagens : 7
Data de inscrição : 03/06/2009
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Inimigo patrulhar com path?

Mensagem por Gusba em Qui 02 Jul 2009, 15:34

cara, seu jogo é de cima? entao vale mais apenas usar uma sprite com image angle, no step do objeto:

Código:
image_angle = direction;

já se vc tem sprites pra cada lado, pode checar a direção e mudar de sprite, assim ó:

Código:
if (direction > 0) {
      sprite_index = spr_direita;
}
if (direction > 90) {
      sprite_index = spr_cima;
}
if (direction > 180) {
      sprite_index = spr_esquerda;
}
if (direction > 270) {
      sprite_index = spr_baixo;
}

se vose tem apenas uma imagem com varios sub-imagens rpa cada lado, pode usar

Código:
image_index = direction/image_number

Gusba

Número de Mensagens : 1156
Idade : 21
Data de inscrição : 03/08/2008
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   :
   :

http://www.ciganospictures.hd1.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Inimigo patrulhar com path?

Mensagem por Thunderhorse em Qui 02 Jul 2009, 15:39

É um jogo de plataforma que estou fazendo. Razz
O jogador possui apenas os movimentos de direita e esquerda, porém, eu tentei colocar o código no Create do inimigo (que é onde os códigos da path estão também) e não deu certo.

Usei esse:
Código:
image_index = direction/image_number

Fiz algo de errado? o.o

Thunderhorse

Número de Mensagens : 7
Data de inscrição : 03/06/2009
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Inimigo patrulhar com path?

Mensagem por VerdiMare em Qui 02 Jul 2009, 18:20

ele passou os codigos q era pá usar nun jogo visto de cima
vc pode tbm fazer com q o inimigo patrulhe sem ser por path
e sim com movimento, criando uma paredinha invisivel q quando o inimi toca
ele quica... axo q assim dará menos trabalho :|

Até mais

VerdiMare

Número de Mensagens : 679
Idade : 19
Data de inscrição : 21/02/2009
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Inimigo patrulhar com path?

Mensagem por Thunderhorse em Qui 02 Jul 2009, 18:44

Mas é que eu tô querendo aprender com path porque não é só 1 inimigo, e sim vários. Razz
Dai seria uma coisa a menos pra mim aprender, hehe. =D

Thunderhorse

Número de Mensagens : 7
Data de inscrição : 03/06/2009
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Inimigo patrulhar com path?

Mensagem por Gusba em Sex 03 Jul 2009, 12:17

se é plataforma, faz assim q funfa:


Código:
if (direction < 90 and direction > 270) {
    sprite_index = nome da sprite do bixo pra esquerda;
}
else {
    sprite_index = nome da sprite do bixo pra direita;
}

coloca isso no step né!

Gusba

Número de Mensagens : 1156
Idade : 21
Data de inscrição : 03/08/2008
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   :
   :

http://www.ciganospictures.hd1.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Inimigo patrulhar com path?

Mensagem por Thunderhorse em Sex 03 Jul 2009, 13:07

Gusba, eu coloquei isso no evento step, mas o inimigo continua com a sprite da direita, mesmo quando ele volta da path (de trás pra frente) e não muda. =(
Tentei colocar no create depois e não funcionou. :/

Thunderhorse

Número de Mensagens : 7
Data de inscrição : 03/06/2009
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Inimigo patrulhar com path?

Mensagem por Gusba em Sex 03 Jul 2009, 13:24

ta, intao assim te q funfa:

no step:

if (xprevious > x) {
sprite_index = nome da sprite do bixo pra esquerda;
}
else if (xprevious < x){
sprite_index = nome da sprite do bixo pra direita;
}

Gusba

Número de Mensagens : 1156
Idade : 21
Data de inscrição : 03/08/2008
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   :
   :

http://www.ciganospictures.hd1.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Inimigo patrulhar com path?

Mensagem por Thunderhorse em Sex 03 Jul 2009, 13:30

Não funcionou também, só que dessa vez, o sprite fica parado e se movimentando com a path, no outro código ali em cima que você passou ele se mexia, mas sempre pra mesma direção, independente se estava pra esquerda ou direita. =/

Thunderhorse

Número de Mensagens : 7
Data de inscrição : 03/06/2009
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Inimigo patrulhar com path?

Mensagem por VerdiMare em Sex 03 Jul 2009, 15:57

usa movimento normal ¬.¬
cria um objeto de paredinha em "VISIBLE" desmarcado... e quando
o inimigo for andando pra direita ou esquerda...
vc bota quando colidir com essa parede: "reverse horizontal"

agora continuando no OBJETO do inimigo...
coloca o END STEP e "Test Variable" variavel>"hspeed", valor "0" (zero), operation:
"Larger than"...

depois o botão q muda os sprite (vc bota o sprite do inimigo do lado DIREITO)
agora adicione um "ELSE"
bote otro de mudar sprite (agora o do inimigo pro lado esquerdo)

agora veja se ele nun muda o sprite Surprised

Até mais

VerdiMare

Número de Mensagens : 679
Idade : 19
Data de inscrição : 21/02/2009
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Inimigo patrulhar com path?

Mensagem por Thunderhorse em Sex 03 Jul 2009, 18:05

Eu não entendi o que você falou. o.o
Mas cara, eu quero saber como que faz isso pra eu poder aprender a mexer com paths, só isso. Razz
Eu tentei de todas as formas, como eu falei, tentei também os códigos do Gusba, e nenhum adiantou. Só quero saber como fazer pro sprite do personagem mudar quando ele voltar pra trás (no meu caso, é a esquerda) e quando ele andar pra frente denovo (botei pra repetir a path) ele mudar pra direita. Só isso. =P

Thunderhorse

Número de Mensagens : 7
Data de inscrição : 03/06/2009
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Inimigo patrulhar com path?

Mensagem por VerdiMare em Sex 03 Jul 2009, 23:21

quando se quer aprender a usar... fika catucando o programa
até hoje eu nun uso path's... sou mais o bom e velho movimento =P

pra intender oque eu falei... vê o nomes dos botões de açoes...
catuca o GMK e vê...
sai-lá

Até mais

VerdiMare

Número de Mensagens : 679
Idade : 19
Data de inscrição : 21/02/2009
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Inimigo patrulhar com path?

Mensagem por Gusba em Dom 05 Jul 2009, 00:55

noob é foda, copia e cola os codigos, nem tenta intende pq nao funciona

Gusba

Número de Mensagens : 1156
Idade : 21
Data de inscrição : 03/08/2008
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   :
   :

http://www.ciganospictures.hd1.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Inimigo patrulhar com path?

Mensagem por VerdiMare em Dom 05 Jul 2009, 01:05

Gusba escreveu:noob é foda, copia e cola os codigos, nem tenta intende pq nao funciona

concordo,(mesmo eu sendo meio nub xD) não intendo muito CODIGOS, SCRIPTS...
mas quando algun nub vai faze uma pergunta de um codigo...
eu pesquiso o erro no codigo, teque dá uma olhada no codigo (as palvras escritas =P)

daí vc pod ter mais noção do problema Exclamation

Até mais

VerdiMare

Número de Mensagens : 679
Idade : 19
Data de inscrição : 21/02/2009
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Inimigo patrulhar com path?

Mensagem por Igor KinGamer em Dom 05 Jul 2009, 10:54

Se o bicho só vai pra esquerda e direita, é só colocar

Código:
if (direction == 0)
sprite_index = spr_ViradoPraDireita;
else
sprite_index = spr_ViradoPraEsquerda;

no step.

Se não der certo você fez alguma outra coisa errado.

Igor KinGamer

Número de Mensagens : 890
Idade : 21
Data de inscrição : 26/09/2008
Reputação : 11
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Inimigo patrulhar com path?

Mensagem por M.A.S. em Dom 05 Jul 2009, 11:44

Irmão, se não me engano, lá no evento "Other" tem um "Path End" ou algo assim. Não lembro de cabeça, agora. Tu pode trocar o sprite por lá ou então colocar o que o gusba falou que é isso mesmo:

Código:
no step:

if (xprevious > x) {
sprite_index = nome da sprite do bixo pra esquerda;
}
else if (xprevious < x){
sprite_index = nome da sprite do bixo pra direita;
}

Se não funciona, é porque tem algo errado no teu código. Tenta colocar isso no evento End Step. Vai ver tem alguma coisa avacalhando no meio do que tu digitou (se é que digitou ¬¬).

M.A.S.

Número de Mensagens : 377
Data de inscrição : 03/01/2009
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Inimigo patrulhar com path?

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 15:56


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum