Conectar-se
Quem está conectado
24 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 24 Visitantes

Nenhum

Ver toda a lista


Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
avatar
Data de inscrição : 19/08/2010
Número de Mensagens : 1299
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 47

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Parar "Loop Infinito" de criação de instâncias

em Seg 17 Nov 2014, 10:28
Bom, achei que tinha resolvido o problema, mas não resolvi ainda :/

É o seguinte, um obj_ground se move constantemente pra esquerda a uma velocidade vel. E ao lado direito desse obj_ground pode ser criado outro obj_ground, mas se eu ponho esta condição no create ocorre do GM acusar de um erro de loop infinito de criação de instancias iguais ou parentes. Eu tentei por esta condição no step, mas os obj_ground's n ficam alinhados como se estivessem no create. Observem o código :

No create do obj_ground
Código:

var chance;
chance = random(100)
if chance <= chance_de_criar_bloco
{
    instance_create(x+16,y,object_index)
}
Neste caso do código estar no create, as vezes ele acusava de loop infinito, eu acho que só acusava as vezes quando a chance dava certo muitas vezes.

Agora pondo o msm código no step e pondo uma condição para que fosse executado só uma vez, ocorre de o obj_ground não ser criado ao lado do outro, eles são criados uma pouco mais distantes e não ficam alinhados. Eu tentei por instance_create(x+16-vel,y,object_index), mas por mais que eu mude o x de onde vai criar o obj ele não altera, cria sempre uns 2~4pixeis distante do criador. Oque posso fazer ?
avatar
Ranking : Nota A
Notas recebidas : C + B + A + A
Data de inscrição : 08/06/2009
Número de Mensagens : 1846
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 254

Prêmios
   : 2
   : 1
   : 1
Ver perfil do usuáriohttp://willy-gmbr.blogspot.com/

Re: Parar "Loop Infinito" de criação de instâncias

em Seg 17 Nov 2014, 10:44
Algumas perguntas:
1- usou randomize()?
2- qual método você usa para mover o obj pra esquerda (hspeed, speed, x...)?
3- quando tentou, foi no step, begin step ou end step?
avatar
Data de inscrição : 19/08/2010
Número de Mensagens : 1299
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 47

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Parar "Loop Infinito" de criação de instâncias

em Seg 17 Nov 2014, 10:57
1. Ja
2. X
3. Ta ai, foi só no step '-'
avatar
Data de inscrição : 26/09/2008
Número de Mensagens : 890
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 11

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuário

Re: Parar "Loop Infinito" de criação de instâncias

em Seg 17 Nov 2014, 11:56
O problema deve ser a ordem dos comandos.

Código:
// CERTO
// Primeiro se move
x -= 1;
// Depois, já na nova posição, cria a outra instância (que fica na posição certa)
instance_create(x+16, y, object_index);

// ERRADO
// Cria a outra instância, a princípio com a distância certa
instance_create(x+16, y, object_index);
// Mas então se move (e a outra que acabou de ser criada não), deixando um espaço entre as duas
x -= 1;
avatar
Data de inscrição : 19/08/2010
Número de Mensagens : 1299
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 47

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Parar "Loop Infinito" de criação de instâncias

em Seg 17 Nov 2014, 13:06
Entaum kin, ja estava assim, primeiro move e depois cria. Agr que vc tocou nessa parte eu tentei o inverso e só funciona na primeira instância criada, a primeira fica certa mas o resto fica errado
avatar
Data de inscrição : 24/05/2013
Número de Mensagens : 128
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 3
Ver perfil do usuário

Re: Parar "Loop Infinito" de criação de instâncias

em Seg 17 Nov 2014, 16:00
Olha como estão as suas sprites.
Se elas forem 16x16 você tem que colocar no menu da sprite o ponto em 0x0. E na outra sprite também se é que tem.
avatar
Data de inscrição : 19/08/2010
Número de Mensagens : 1299
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 47

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Parar "Loop Infinito" de criação de instâncias

em Seg 17 Nov 2014, 16:28
São 16x16 e sua origem é 0,0. N é a posição da origem que está influenciando n '-'
avatar
Ranking : Nota A
Notas recebidas : A
Data de inscrição : 13/10/2011
Número de Mensagens : 106
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 4

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuáriohttp://bigleafeater.tumblr.com/

Re: Parar "Loop Infinito" de criação de instâncias

em Seg 17 Nov 2014, 16:52
Eu tinha este problema do Game Maker acusar loop infinito entre parentes.

Teve um objeto que funciona como uma minhoca e, para fazer ele se movimentar, eu usava o user_event(0). Só que o user_event(0), chamava o user_event(0) de outra instância, que chamava o de outra instância e assim sucessivamente.

O problema é que isso é um método recursivo e jogos normalmente não são muito fans de métodos recursivos de programação, pois eles consomem bastante do seu computador.

A única coisa estranha é que um método recursivo entre 10 instâncias já acusava este problema. O que eu imagino que seja um bug do gm ou uma forma de dizer que não se deve utilizar este método.


No caso dele acusar aquele erro do create event, é justamente pelo fato que tem create event chamando create event que chama mais outro create event e assim por diante.


Sobre o seu erro: Acho que seria bom você liberar o gmz ou um executável para a gente poder enxergar melhor... Ou uma ibagem.
avatar
Data de inscrição : 19/08/2010
Número de Mensagens : 1299
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 47

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Parar "Loop Infinito" de criação de instâncias

em Ter 18 Nov 2014, 00:16
Basicamente é isso, um obj _ controle move os objs com um with {x-=vel} e os obj_ground 's criam ou não um obj do mesmo a sua direita. Ja tentei criar esses objs no step, end step, begin step, alarm e antes e depois do step do obj controle onde move os objs. Mas nenhuma destas formas ficam igual a por no create, que é cmo eu quero :/
avatar
Ranking : Nota A
Notas recebidas : A
Data de inscrição : 13/10/2011
Número de Mensagens : 106
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 4

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuáriohttp://bigleafeater.tumblr.com/

Re: Parar "Loop Infinito" de criação de instâncias

em Ter 18 Nov 2014, 00:44
Se fosse só isso, não estaria dando problema... Just Saying.


O problema mor mesmo é que eu não estou conseguindo visualizar exatamente como seu jogo funciona para poder tentar solucionar teu problema. =/


Mas... Já que você não se sente confortável compartilhando teu projeto ou uma imagem que explique melhor, deixa eu ver se eu entendi bem:

- Você tem um objeto controle
.No create dele você cria pelo menos um chão para o player ou algo do tipo.
.No Step você movimenta eles para a esquerda (with(obj){x-=5;})

-Você tem um objeto chão.
.Com este objeto chão, no create event, você diz: Ei, cria outro objeto chão aqui do lado, que o player vai querer andar em cima de tu.
.O próximo objeto chão vai fazer a mesma coisa.

Entendi corretamente? Se for assim, realmente tem problemas na lógica que tu usou.
avatar
Data de inscrição : 26/09/2008
Número de Mensagens : 890
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 11

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuário

Re: Parar "Loop Infinito" de criação de instâncias

em Ter 18 Nov 2014, 06:02
Uma solução é simplesmente criar todas as instâncias de uma vez só com um for no obj_controle.
avatar
Data de inscrição : 19/08/2010
Número de Mensagens : 1299
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 47

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Parar "Loop Infinito" de criação de instâncias

em Ter 18 Nov 2014, 09:24
Irei tentar isto, mas o problema é que estes novos obj_ground's n ficam alinhados
avatar
Ranking : Nota A
Notas recebidas : A
Data de inscrição : 13/10/2011
Número de Mensagens : 106
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 4

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuáriohttp://bigleafeater.tumblr.com/

Re: Parar "Loop Infinito" de criação de instâncias

em Ter 18 Nov 2014, 09:35
Igor KinGamer escreveu:Uma solução é simplesmente criar todas as instâncias de uma vez só com um for no obj_controle.

O problema é que ele provavelmente está fazendo isso. E se o jogo dele for um daqueles Infinity Runners, ele provavelmente vai estar entrando num loop infinito que não para de criar chãos.
avatar
Data de inscrição : 19/08/2010
Número de Mensagens : 1299
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 47

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Parar "Loop Infinito" de criação de instâncias

em Ter 18 Nov 2014, 10:22
Sim é um runner infinito, tenho 4 layers de chão, o principal que é criado por um obj criador constantemente, ele cria sempre que há um espaço vazio para por o próximo bloco, ai n tem problema, o problema é que os outros 3 layers de chão que ficam acima desse chão principal são criados por 3 objs criadores e eles possuem uma chance de sair, quando um obj_ground(que n é do layer principal) é criado ele tem uma chance de criar outro do lado dele, e o sucessor tem a msm chance. Eu poderia fazr esse obj criador criar tds os bloocos de uma vez, mas eu quero entender oque está ocorrendo.
avatar
Ranking : Sem avaliações
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 28/02/2012
Número de Mensagens : 1908
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 1
Reputação : 80

Prêmios
   : 2
   : 2
   : 1
Ver perfil do usuáriohttp://guitarmester.no.comunidades.net/index.php?pagina=19362978

Re: Parar "Loop Infinito" de criação de instâncias

em Ter 18 Nov 2014, 10:37
Tinha criado uma mensagem, mas saí e o computador foi desligado...
Ela pedia mais explicações, mas tinha sido antes desta ultima mensagem sua.



Bom, gostaria de entender o que não deu certo nesse código:

Código:
instance_create(x+16-vel,y,object_index)
Porque pela lógica está certo, há menos que há outros fatores que influenciam na posição X das instâncias.
avatar
Data de inscrição : 19/08/2010
Número de Mensagens : 1299
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 47

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Parar "Loop Infinito" de criação de instâncias

em Ter 18 Nov 2014, 10:40
Pra mim tb está certo, mas a unica coisa que influência na posição x dos objs é esse x-vel do obj_controle
avatar
Data de inscrição : 26/09/2008
Número de Mensagens : 890
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 11

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuário

Re: Parar "Loop Infinito" de criação de instâncias

em Ter 18 Nov 2014, 13:07
Parece que estamos em um loop infinito... Só vendo todos os mínimos detalhes da sua implementação pra [tentar] entender...

[edit] O que acontece se você tornar a velocidade de movimento 0 (ou seja, parar de mover, é claro...)? Talvez a resposta disso possa dar alguma luz...
Ranking : Nota C
Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Número de Mensagens : 6037
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 288

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuário

Re: Parar "Loop Infinito" de criação de instâncias

em Ter 18 Nov 2014, 14:52
Você usou randomize no Create do objeto criador principal?
avatar
Data de inscrição : 19/08/2010
Número de Mensagens : 1299
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 47

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Parar "Loop Infinito" de criação de instâncias

em Ter 18 Nov 2014, 15:15
Eu dei randomize () no game start
Ranking : Nota C
Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Número de Mensagens : 6037
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 288

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuário

Re: Parar "Loop Infinito" de criação de instâncias

em Ter 18 Nov 2014, 15:37
Rode o jogo umas tres vezes e anote os valores do random. Se eles se repetem, esse é o problema.
Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum