[Tutorial]Movimento com troca de sprites perfeito

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[Tutorial]Movimento com troca de sprites perfeito

Mensagem por icarodantas123 em Dom 16 Nov 2014, 18:33

Título: Movimento com troca de sprites perfeito
Versão do GM: 1.3.1354 GSMC
Dificuldade: Fácil
Link para download da Engine: Não necessário.
Requer Extensões: Não.
Requer DLLs: Não.




~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
1º Crie 4 sprites. Nomeias: up right left down.
2º Crie um objeto chamado Player
3º Add event > Keyboard > Any key.
4º Adicione um código e coloque isso:
Código:

if keyboard_check(vk_up)
{
direction = 90
sprite_index = up
image_speed=1
speed = 7
}
else
{
if keyboard_check(vk_right)
{
direction = 0
sprite_index = right
image_speed=1
speed = 7
}
else
if keyboard_check(vk_left)
{
direction = 180
sprite_index = left
image_speed=1
speed = 7
}
else
if keyboard_check(vk_down)
{
direction = 270
sprite_index = down
image_speed=1
speed = 7
}
}
Não é necessário comentar o código, é muito simples, o uso de elses é pra aumentar o fps.O código não é colocado em step para que ele não fique sendo lido sem necessidade, outro ganho de fps.

5º Add event > Keyboard Release > up,left,right,down.
6º Adicione um código em cada um desses /\.
Left:
Código:
if not keyboard_check(vk_up)
{
if not keyboard_check(vk_down)
{
if not keyboard_check(vk_right)
{
speed=0
image_speed=0
}
}
}
Right:
Código:
if not keyboard_check(vk_up)
{
if not keyboard_check(vk_down)
{
if not keyboard_check(vk_left)
{
speed=0
image_speed=0
}
}
}
Down:
Código:
if not keyboard_check(vk_up)
{
if not keyboard_check(vk_right)
{
if not keyboard_check(vk_left)
{
speed=0
image_speed=0
}
}
}
Up:
Código:
if not keyboard_check(vk_down)
{
if not keyboard_check(vk_right)
{
if not keyboard_check(vk_left)
{
speed=0
image_speed=0
}
}
}


Se vocês já viram um tutorial igual me desculpa, a intenção aqui foi ajudar muita gente que sempre que faz o movimento e aperta as teclas up e right por exemplo a sprite buga.


Olha como ficou no meu >> minFPS, maxFPS, avgFPS
-30, 6802, 1644.

Usando step ficaria aproximadamente 1000 fps e ainda por cima bugava se não fosse bem feito.

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Re: [Tutorial]Movimento com troca de sprites perfeito

Mensagem por Sewer Crawler em Dom 16 Nov 2014, 19:33

Nunca vi nada parecido. Tem certeza?

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Re: [Tutorial]Movimento com troca de sprites perfeito

Mensagem por icarodantas123 em Seg 17 Nov 2014, 15:56

Em?

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Re: [Tutorial]Movimento com troca de sprites perfeito

Mensagem por fredcobain em Ter 18 Nov 2014, 23:56

Icaro, para que o tuto seja aprovado, sugiro que vc comente qual o comportamento esperado nos códigos.

Pois eles não estão comentados, bem como não há uma explicação teórica informando o resultado esperado.

Sugiro que vc faça as duas coisas para que a didática fique legal.

Obrigado pela contribuição.

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Re: [Tutorial]Movimento com troca de sprites perfeito

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