GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Pegar uma ID de um objeto entre vários iguais

4 participantes

Ir para baixo

Pegar uma ID de um objeto entre vários iguais Empty Pegar uma ID de um objeto entre vários iguais

Mensagem por Zero. Dom 16 Nov 2014, 14:37

Tem varios obj_qualquer na room, eu quero armazenar a ID de um desses objs aleatoriamente.
Algo como :
identificador = instance_random(obj_qualquer)
Isso ai teoricamente pegaria a ID de um obj desses obj_qualquer aleatoriamente.
Como faço isso ? tô viajando aqui
Zero.
Zero.

Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Número de Mensagens : 1300
Prêmios : Pegar uma ID de um objeto entre vários iguais Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Pegar uma ID de um objeto entre vários iguais Empty Re: Pegar uma ID de um objeto entre vários iguais

Mensagem por matheusco Dom 16 Nov 2014, 14:46

Depende se você cria o objeto por instance_create ou colocando ele na room. Dá uma olhada no tutorial:

http://www.tutoriaisgamemaker.com.br/2014/09/como-descobrir-id-instancia-objeto.html
matheusco
matheusco

Data de inscrição : 10/08/2014
Reputação : 51
Número de Mensagens : 395
Prêmios : Pegar uma ID de um objeto entre vários iguais Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.tutoriaisgamemaker.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Pegar uma ID de um objeto entre vários iguais Empty Re: Pegar uma ID de um objeto entre vários iguais

Mensagem por Thyago Dom 16 Nov 2014, 14:53

. Você pode fazer assim.

. Coloque em create do próprio objeto

Código:
global.escolhido[object_index]=noone;

e na hora de escolher:

Código:
while(global.escolhido[object_index]=noone){
with(object_index){
if(irandom(instance_number(object_index))=1){
global.escolhido[object_index]=id;
}
}
}
Thyago
Thyago

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : D+B+B+C+A
Data de inscrição : 24/08/2009
Reputação : 31
Número de Mensagens : 1101
Prêmios : Pegar uma ID de um objeto entre vários iguais Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Pegar uma ID de um objeto entre vários iguais Empty Re: Pegar uma ID de um objeto entre vários iguais

Mensagem por Zero. Dom 16 Nov 2014, 16:10

Eu to fazendo isso :

Código:
for (i = 0; i < instance_number(obj_ground_t2); i += 1)
                {
                    ww[i] = instance_find(obj_ground_t2,i);
                }
                _obj = ww[irandom(instance_number(obj_ground_t2))]

é válido ?

Após o teste, as vezes ocorre este erro :
___________________________________________
FATAL ERROR in
action number 1
of Alarm Event for alarm 0
for object obj_homem_areia_i:

Push :: Execution Error - Variable Index [0,2] out of range [1,2] - -7.ww(100091,2)
at gml_Object_obj_homem_areia_i_ObjAlarm0_1 (line 71) -              
_obj = ww[irandom(instance_number(obj_ground_s3))]

Já sei que é porque está indo além do máximo dessa array, mas eu n sei porque :/
Zero.
Zero.

Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Número de Mensagens : 1300
Prêmios : Pegar uma ID de um objeto entre vários iguais Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Pegar uma ID de um objeto entre vários iguais Empty Re: Pegar uma ID de um objeto entre vários iguais

Mensagem por Willy Dom 16 Nov 2014, 19:44

Você pode usar ds_list!

Primeiro, declare uma ds_list e armazene sua identificação em uma variável global.
Código:
global.ListaDeID = ds_list_create();

Agora, no create dos objetos que você quer sortear aleatoriamente, você coloca:
Código:
ds_list_add(global.ListaDeID,id);

Agora, quando quiser escolher um objeto qualquer, execute este pequeno código:
Código:
N = irandom(ds_list_size(global.ListaDeID)); //Retorna um número relativo a quantidade de itens da lista.
ID = ds_list_find_value(global.ListaDeID,N); //Pega o valor da lista na posição N.

Agora, o id de um obj qualquer está armazenado em "ID".

Dúvidas é só falar.
Flws... blz
Willy
Willy

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : C + B + A + A
Data de inscrição : 08/06/2009
Reputação : 264
Número de Mensagens : 1890
Prêmios : Pegar uma ID de um objeto entre vários iguais Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://willy-gmbr.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pegar uma ID de um objeto entre vários iguais Empty Re: Pegar uma ID de um objeto entre vários iguais

Mensagem por Zero. Dom 16 Nov 2014, 21:15

da para usar por ds_list e por for, pra mim (por causa de conhecimento xD) prefiro o for, eu consegui ajeitar meu código lá em cima, o problema é que os objs são criado e deletados constantemente, ai se ele pegava um que ia ser deletado da erro, mas ja contornei isto, vlw Smile
Zero.
Zero.

Data de inscrição : 19/08/2010
Reputação : 47
Número de Mensagens : 1300
Prêmios : Pegar uma ID de um objeto entre vários iguais Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Pegar uma ID de um objeto entre vários iguais Empty Re: Pegar uma ID de um objeto entre vários iguais

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos