[tutorial] Fazendo controle de carros,naves,etc

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[tutorial] Fazendo controle de carros,naves,etc

Mensagem por douglas.dsb em Qui 13 Nov 2014, 19:36

Título: [tutorial] Fazendo controle de carros,naves,etc
Versão do GM: GM:studio pro, GM 8.1
Dificuldade: média
Link para download da Engine: .gm81 .gmz .zip
Requer Extensões: não
Requer DLLs: não

Olá pessoal esse é meu primeiro post no fórum e hoje vou mostrar como fazer controle de carros,etc. é aqueles controles que quando aperta left ou right o carro vira,etc. o motivo de eu estar fazendo está aula é por que estava pesquisando na net e muitas pessoas estavam pedindo (pessoas iniciantes no GM) bom basicamente sou iniciante também.

Lembrando: o foco da aula é programação;

Vamos lá:

primeiro vocês criem uma sprite 64x32 e façam um desenho de um carro virado pro lado direiro (não precisa ser otimo e deixem de forma que de pra reconhecer qual é a frente dele) deêm o nome de spr_car

agora criem uma sprite 182x128 pra representar os predios ( objetivo dessa sprite é mostrar o movimento do carro )deêm o nome de spr_pre

agora criem esses objetos e configurem conforme mostra abaixo:

Information about object: obj_car
Sprite: spr_car
Solid: false
Visible: true
Depth: 0
Persistent: false
Parent:
Mask:

Create Event:

Código:


//varaviavel que guardará o valor da velocidade
speed1=0
sprite_index=spr_car
image_index=spr_car


Step Event:

Código:

//se apertar W a velocidade aumenta aos poucos pra dar sensação de estar pegando velocidade
if keyboard_check(ord('W')) !=keyboard_check(vk_lcontrol) {
if(speed1<-10){
speed1+=0.2
if (speed1>=-10){speed1=-10}
motion_set(direction,-speed1)
}else{
speed1-=0.2
if (speed1<=-10){speed1=-10}
motion_set(direction,-speed1)
}}
//se apertar S a velocidade diminui aos poucos pra dar sensação de estar pegando velocidade
if keyboard_check(ord('S')) {
speed1+=0.2
if (speed1>=8){speed1=8}
 motion_set(direction,-speed1);}
 
//se apertar D ou A a direção muda
if keyboard_check(ord('D')) and speed1!=0 { direction -= 2; motion_set(direction,-speed1)}

if keyboard_check(ord('A')) and speed1!=0 {  direction += 2; motion_set(direction,-speed1)}


//se não apertar W nem S a velocidade diminui aos poucos até chegar a zero(0)
if !keyboard_check(ord('W')) and !keyboard_check(ord('S')){
if(speed1!=0){
if(speed1<0){
speed1+=.2
if(speed1>=0){speed1=0; motion_set(direction,0)}}

if(speed1>0){
speed1-=.2
if(speed1<=0){speed1=0; motion_set(direction,0)}}

}else{speed1=0}
}

//se apertar W e D,W e A. S e D ou S e A a direção e a velocidade muda
if keyboard_check(ord('W')) and keyboard_check(ord('D')) {
if(keyboard_check(vk_lcontrol)){
speed1-=0.6
if (speed1<=-20){speed1=-20}
direction -= 2; motion_set(direction,-speed1)}

else{
if(speed1<-10){
speed1+=0.2
if (speed1>=-10){speed1=-10}
motion_set(direction,-speed1)
}else{
speed1-=0.2
if (speed1<=-10){speed1=-10}
motion_set(direction,-speed1)
}
}}

if keyboard_check(ord('W')) and keyboard_check(ord('A'))  {
if(keyboard_check(vk_lcontrol)){

speed1-=0.6
if (speed1<=-20){speed1=-20}
direction += 2; motion_set(direction,-speed1)

}else{
if(speed1<-10){
speed1+=0.2
if (speed1>=-10){speed1=-10}
motion_set(direction,-speed1)
}else{
speed1-=0.2
if (speed1<=-10){speed1=-10}
motion_set(direction,-speed1)
}
}}


if keyboard_check(ord('S')) and keyboard_check(ord('D')) {

speed1-=0.2
if (speed1<=-8){speed1=-8}
direction -= 2; motion_set(direction,-speed1)}

if keyboard_check(ord('S')) and keyboard_check(ord('A')) {

speed1-=0.2
if (speed1<=-8){speed1=-8}
direction += 2; motion_set(direction,-speed1)}


//se aperta espaço (space) a velocidade volta para zero (0)
if(keyboard_check(vk_space) and speed1>0){speed1-=1; if(speed1<=0){speed1=0}}

if(keyboard_check(vk_space) and speed1<0){speed1+=1; if(speed1>=0){speed1=0}}


//fricção sensação de parar aos poucos
friction=.2
//muda o angulo da imagem para a direção
image_angle= direction

//reinicia o jogo (para teste)
if(keyboard_check_pressed(ord("R"))){game_restart()}

//se apertar controle (crt) e W aumenta velocidade drasticamente para dar sensação de nitro ou turbo.
if(keyboard_check(ord("W")) and keyboard_check(vk_lcontrol)){
speed1-=0.6
if (speed1<=-20){speed1=-20}
motion_set(direction,-speed1)
}


Other Event: Outside Room:

wrap in both directions when an instance moves outside the room
Draw Event>>>é aquele icone em varias direções

Código:

if(speed1>0){

draw_text( view_xview[0]+16, view_yview[0]+16,"Velocidade: 0 Ré")

}else{
draw_text( view_xview[0]+16, view_yview[0]+16,"Velocidade: "+string(-speed1))}


draw_sprite_ext(spr_car,0,x,y,1,1,image_angle,c_white,1)

______________________________________________________

Information about object: obj_rodas
Sprite: spr_rodas
Solid: true
Visible: true
Depth: 0
Persistent: false
Parent:
Mask:

______________________________________________________

Information about object: obj_control
Sprite:
Solid: false
Visible: true
Depth: 0
Persistent: false
Parent:
Mask:

Create Event:

execute code:
Código:

for(i=0;i<3000;i+=356){
for(j=0;j<3000;j+=356){
instance_create(j,i,obj_rodas)
}}
______________________________________________________

Agora criem uma room vai em settings e mude o valor de width e height para 3000,depois vá em views e marque a caixinha enable the uses of views, em object following coloque o objeto obj_car e em Hbor mude para 320 e Vbor para 240.

Lembrando control (ctrl) solta turbo , espaço (space) freia e W S A D controlam

É isso ae galera espero que gostem Laughing feliz2 Fight!

douglas.dsb

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Re: [tutorial] Fazendo controle de carros,naves,etc

Mensagem por TRFN em Dom 23 Nov 2014, 23:36

Interessante o tutorial e o codigo, mas ele esta um pouco bagunçado. Senti falta de uma identação e uma configuração mais simplificada do sistema que você transpôs no seu tutorial. Tente detalhar este tutorial para que este fique mais completo.

___________



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