GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Hoje à(s) 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16


Farmanguinhos

3 participantes

Ir para baixo

Farmanguinhos Empty Farmanguinhos

Mensagem por saim Seg 10 Nov 2014, 00:03

Nome: Farmanguinhos

Genero: Minigames

Controles: Mouse, o jogo todo

Imagens: Farmanguinhos Screenshot100

Farmanguinhos Screenshot101

Farmanguinhos Screenshot102

Download: Dropbox

Todos os anos, a Farmanguinhos realiza um evento que educa a criançada quanto ao uso correto de medicamentos. No final da palestra, uma atividade lúdica fixa as informações na cabeça das crianças. Dessa vez, decidiram que a atividade seria um game, uma das pessoas envolvidas me conhece e, assim, eu entrei no circuito. Uma escolha improvável, já que estou em Belo Horizonte e a Farmanguinhos fica no Rio de Janeiro, mas estamos numa era em que isso não é tão importante.

No começo, náo fazíamos idéia do que seria feito. Algumas idéias foram sendo descartadas, outras foram engavetadas, nenhuma realmente agradou. O que mais se falou, nessa fase de brainstorming, foi fazer uma versão digital do que havia sido feito no ano anterior: um jogo de ludo em que, pra andar os pontos do dado, é preciso acertar a resposta de um quiz. O problema dessa idéia é que eu achei que a forma original, com tabuleiro e dados gigantes, era mais divertida, portanto não valia a pena investir em digitalizar isso.

Por fim, como o público-alvo seria formado por crianças de 5 a 10 anos, ficou decidido que o jogo seria impossível de perder, que o nível de dificuldade seria baixo (impossível de perder não é o mesmo que fácil de vencer) e que seria formado por mini-games amarrados por uma história central. No começo, o herói da história seria um farmacêutico, mas depois, como seria importante colocar um farmacêutico como atendente numa farmácia, acabamos criando um herói à parte.

Daí, me caiu a ficha que parte do público-alvo ainda não teria sido alfabetizada - eu mesmo só fui alfabetizado aos 6! Portanto, nada texto ou, ao menos, que se dublasse os textos. A dublagem seria um problema, porque não tínhamos atores, nem estúdio, nem, até o momento, um texto. Perguntei se podia contar com isso, a resposta foi um pouco vaga, basicamente um "vai tocando aí, que depois a gente decide". Se não fosse possível conseguir a dublagem, aumentaríamos a faixa etária do público.

Quando a coisa já estava mais ou menos caminhando, o designer gráfico da farmanguinhos, que produzira as imagens da cartilha e produziria as imagens do jogo, saiu de cena. Ficou um clima bem tenso, porque sem imagens, não haveria jogo. Atirei pra todo lado. Aqui no fórum, em escolas de desenho, pensei em ME matricular numa escola de desenho... nunca uma resposta definitiva. Várias pessoas interessadas, mas nem um linha no papel. Isso consumiu vários meses do desenvolvimento, já que nem eu nem a farmanguinhos queríamos assumir a responsabilidade de encontrar um desenhista.
Até que um dia, o Warlley Almeida, que já tinha me ajudado com o "jovem gaia", finalmente atendeu meu telefonema e topou. Como havia uma empresa envolvida, ele pôde cobrar por seus serviços, desde que fosse apresentada uma nota fiscal com CNPJ. Ele não tem nota fiscal nem CNPJ, mas topou assim mesmo e começamos a nos reunir - o que foi essencial! Nunca achei que seria tão difícil passar pra um desenhista as idéias das imagens que temos. Mas acaba que, até que aconteça essa conversa cara-a-cara, muitas das descrições detalhadas que colocamos no papel acaba tendo dúzias de interpretações.

Outra coisa que contratar o desenhista ajudou muito foi criar um senso de responsabilidade. Até então, eu tinha pensado muitas vezes em jogar a toalha e dizer para fazerem o jogo de ludo gigante. Agora, já não dava pra voltar atrás. O Warlley havia investido o parco tempo dele no projeto e contava com a grana. Fracassar, já não era opção.

Nesse meio-tempo, eu ia programando cada mini-game separadamente. A intenção era boa: se algo desse errado em um mini-game, esse erro poderia ser isolado e corrigido com mais facilidade. O meu erro foi usar os mesmos nomes pra variáveis globais de funções diferentes. Resultado: tive que renomear dúzias de variáveis, um retrabalho que seria evitado se eu tivesse me lembrado de adotar a boa prática de escolher nomes significativos. A partir daí, o objeto-controle deixou de se chamar "obj_controle" e passou a se chamar, por exemplo, "obj_tiroAlvo_controle".

Aí, o desenvolvimento ficou bem tranquilo. Algumas alterações foram sugeridas e acatadas, outras rejeitadas, o jogo acabou sendo concluído. Uma história cheia de texto, mas que cobria bem toda a cartilha. Aí, a "chefe" testou o jogo e comentou:
- É, acho que ele ficaria, mesmo, bem melhor com a dublagem!

Foi o sinal verde que esperávamos. Uma equipe amadora foi reunida no Rio, um estúdio foi alugado e o texto, ensaiado. Nessa altura do campeonato, o jogo estava quase pronto, mas tive que dar o alerta: "Uma vez gravados os textos, estão proibidas as alterações!"
Acho que, sem isso, eu ainda estaria alterando uma coisinha aqui e outra ali.

Bom, enquanto os "atores" ensaiavam de lá, eu ia mudando o código pra incluir os "sound_play". Na maior parte, foi bem fácil, mas tive que tomar cuidado pras frases não se sobreporem nem interromperem os efeitos sonoros. O quiz, em particular, foi bem trabalhoso, porque as respostas são colocadas em ordem aleatória e as frases podem ser repetidas mesmo depois que uma resposta errada foi excluída. Penei com isso. Tive que reescrever o código, um código que eu tinha escrito a um ano atrás, quase. Nessa hora eu dei graças a Deus por ter sido organizado e comentado boa parte do que tinha feito. Identação e comentários, nunca deixem de fazer isso!

Por fim, o jogo ficou pronto. Sei que podia ser bem melhor, mas fiquei satisfeito com o resultado. Principalmente o resultado prático: embora algumas das crianças tenham se entediado e largado de lado, outras voltaram para a fila várias vezes, para jogar. Crianças que não me conhecem, não fazem idéia do trabalho que deu produzir o jogo e, se fizessem, provavelmente não se importariam. Elas jogaram porque QUERIAM jogar. Essas crianças fizeram todo o trabalho valer a pena!

Farmanguinhos IMG-20141108-WA0008
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : Farmanguinhos Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Farmanguinhos Empty Re: Farmanguinhos

Mensagem por theguitarmester Seg 10 Nov 2014, 08:59

Eae Saim, tranquilo?


Muito legal seu projeto, vejo que você tem vocação para fazer jogos na área educativa, boa a história também.


Joguei o jogo, achei ele bem informativo e educativo mesmo, acho que a parte gráfica da cidade poderia ter sido melhor trabalhada, notei que os gráficos foram(aparentemente) feitos no papel e escaneadas, deixando alguns pixeis de recorte na imagem(pontos brancos).
A jogabilidade em si funciona bem, e os minigames ficarão bem feitos, mas notei que é possível trapacear no jogo da velha, isto é, você virá a carta, e depois a desvira, e isso não conta como jogada.


Caso ainda for mudar algo no jogo, recomendo mudar um pouco o visual da cidade, e, no fim do jogo, colocar algo como uma contagem de pontos, se baseando no jogo de memória, no quiz, e no joguinhos.


Do mais, bem legal mesmo o seu projeto, espero que continue postando e participando aqui no fórum, porque ultimamente você está sumido!



notas finais:

Absalão Neto? o.O
theguitarmester
theguitarmester

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B + C
Data de inscrição : 28/02/2012
Reputação : 139
Número de Mensagens : 2209
Prêmios : Farmanguinhos Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Plataformas :
  • Unity


http://guitarmester.no.comunidades.net/index.php?pagina=19362978

Ir para o topo Ir para baixo

Farmanguinhos Empty Re: Farmanguinhos

Mensagem por theokof98 Seg 10 Nov 2014, 11:48

theokof98 está avaliando este jogo.
theokof98
theokof98

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : D,B,C,B
Data de inscrição : 18/12/2009
Reputação : 8
Número de Mensagens : 308
Prêmios : Farmanguinhos Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Farmanguinhos Empty Re: Farmanguinhos

Mensagem por saim Seg 10 Nov 2014, 21:51

Acho que você estava se referindo ao jogo da memória... CARAMBA, é possível isso? Não acredito que cometi um erro crasso desses... E, olha, tive pelo menos 4 pessoas testando o jogo!
Quanto às imagens, você está certíssimo. Esse foi um dos motivos de eu ter demorado a entrar em contato com o Warlley, ele não usa o computador. Daí, eu escaneava os desenhos. Pra não ficar um contorno muito tosco, eu vetorizava meio que automaticamente, no inkscape. O arquivo vetorizado fica pesadaço, é um processo lento e o resultado seria melhor se fosse feito diretamente no computador. Mas ainda assim, ficou muito melhor que se eu tivesse feito os desenhos. Os "pixels" em branco não são pixels, são realmente irregularidades do lápis de cor sobre o papel. Apesar de ser incomum, acaba que eu gosto do resultado.
As casas, por sinal, fui eu quem fez. Daí, você tem uma ideia de como ficariam as coisas sem o Warlley.

Como o jogo já cumpriu seu propósito, não devo mexer nele mais. Se fosse, eu acataria a sugestão do visual da cidade e, claro, a correção do bug. A pontuação, não, te explico porquê. O jogo é impossível de perder. Quer dizer, todo mundo que chegar ao final vai ter acertado o mesmo número de coisas.
Ok, é possível reduzir a pontuação a cada erro, resultando numa pontuação melhor pra quem errar menos antes de acertar. Mas isso não acrescentaria nada ou quase nada à diversão. Custei a perceber e aceitar isso. Na verdade, o jogo tem meia engine de pontuação escondida nos códigos, que eu resolvi, no meio do caminho, deixar sem aparecer. A pontuação não foi simplesmente esquecida, ela foi conscientemente removida. (A contagem de movimentos no último jogo da memória foi colocada contra minha vontade, acho que tem muito do fator "sorte" envolvido, o que é injusto numa medição de habilidade)
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : Farmanguinhos Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Farmanguinhos Empty Re: Farmanguinhos

Mensagem por theokof98 Qui 20 Nov 2014, 09:23

Avaliação oficial por theokof98

Gráfico: 8
Som: 8
Programação: 8
Diversão: 10


Conceito: B

Ponto Forte:  
Achei o jogo bem interessante, e o principal motivo foi pelo fato dele possuir um propósito educacional. Realmente a ideia ficou muito boa e criativa, a forma como você mistura os jogos de puzzy com informação educativas ficou muito boa. Gostei também bastante do fato do jogo ser dublado, isso ajuda bastante a um publico mais novo conseguir jogar o jogo.

Ponto Fraco:  
Apesar do jogo ser dublado, a qualidade do áudio ficou um pouco ruim comparada a todo o resto do áudio do jogo, senti falta também de alguns efeitos sonoros em certas ocasiões o que tira o aspecto homogêneo do áudio. A parte gráfica também não ficou muito homogênea, as fotos dos personagens, por exemplo, ficaram com um efeitos um pouco diferente de outras partes gráficas restantes do jogo.

Sugestão:
Apesar das ideia de dublagem ter sido muito boa, se atentar com fazer um áudio de qualidade. O mesmo serve para a parte gráfica. Outra sacada boa é não existir uma aleatoriedade no puzzy do jogo para estimular um bom replay.
theokof98
theokof98

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : D,B,C,B
Data de inscrição : 18/12/2009
Reputação : 8
Número de Mensagens : 308
Prêmios : Farmanguinhos Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Farmanguinhos Empty Re: Farmanguinhos

Mensagem por saim Seg 01 Dez 2014, 10:51

Eu seria até mais rigoroso, na avaliação.
Concordo plenamente que a qualidade do áudio deixa a desejar, foi muito feito às pressas, os atores, bem amadores.
A parte gráfica, também, foi feita a mais de uma mão, o que realmente quebra a unidade.
A diversão... fiz o melhor que pude, levando em conta o público-alvo, mas senti que faltou experiência. Dava pra melhorar.
Também me esmerei em apresentar os controles e regras da melhor forma possível, mas fiquei com a impressão que faltou alguma coisa.
Só não saquei o comentário quanto à aleatoriedade. Todos os mini games tem algum nível de aleatoriedade, inclusive as "corridinhas" na tela principal. Em que ponto eu pequei, nessa?
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : Farmanguinhos Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Farmanguinhos Empty Re: Farmanguinhos

Mensagem por theokof98 Sáb 06 Dez 2014, 10:42

Quando digo aleatoriedade, quero dizer variação no tipo de jogos dos NPC da tela principal. EM cada jogo eles terem um problema diferente.
theokof98
theokof98

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : D,B,C,B
Data de inscrição : 18/12/2009
Reputação : 8
Número de Mensagens : 308
Prêmios : Farmanguinhos Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Farmanguinhos Empty Re: Farmanguinhos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos