Ajuda para finalizar

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ajuda para finalizar

Mensagem por fausto.e.deoliveira em Sab 01 Nov 2014, 12:37

Olá pessoal, este fórum vem me ensinando e me ajudando a concluir meu projeto de games para o ensino. Acredito que falta apenas 3 detalhes, por favor se puderem me ajudar ficaria muito agradecido.

Meu jogo tem 4 substâncias diferentes e 4 portas coletoras, uma pra cada tipo de substância.
Na última fase apenas, aparace a subs. VERDE, ela é absorvida normalmente pela sua porta correspondente, mas eu preciso que esta porta VERDE só colete a subs VERDE, após coletar 3 subs AMARELAS antes, então preciso condicionar a coleta da subs VERDE à coleta de 3 subs AMARELAS antes, tipo 3 chaves para uma porta.
A segunda dúvida é que quando coletar as 3 subs AMARELAS, um aviso deveria aparecer, (um objeto deveria ficar visível)

a terceira e última é que existem muitas substâncias vagando pelo jogo e algumas vezes ao colidirem elas travam, tentei ajustar as MASks mas não deu resultado

Estou usando a última versão do GM studio

Valeu galera

fausto.e.deoliveira

Número de Mensagens : 25
Reputação : 2
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Re: Ajuda para finalizar

Mensagem por AxeInLine em Sab 01 Nov 2014, 12:59

Você pode tentar fazer isso:
Crie uma variável para cada tipo de sub, por exemplo:
Na sub amarela crie a var (melhor criar no player):
Código:
sub_amarela = 0;
Seguindo a mesma lógica de nomes para as outras subs.
Dai quando o player colidir com a substância aumentar mais um em cada.
Então seria apenas condicionar para que somente quando tiver certa quantidade de substâncias pode fazer algo, seria mais ou menos assim:
Código:
if (sub_amarela = 3){
 //acontece tal ação
}

AxeInLine

Número de Mensagens : 211
Reputação : 40
Prêmios
   : 0

Mensagem por Markituh em Sab 01 Nov 2014, 13:01

Acredito que a primeira deva ser bem simples de implementar, como você mesmo apresentou sobre checar se a quantidade de amarelas é a necessária para desbloquear a verde. Você coloca esse código no seu "obj_controle":
Código:
if global.subs_amarelas > 2 {
    global.subs_verdes_trava = false; // "Destrava" as verdes
}

Daí no código de interação da porta verde para verificar uma substância de entrada, checa se essa var de trava está false (padrão é true) e armazena a substância. Dai você pode mudar a sprite pra indicar que a verde está disponível, por exemplo.

--- 2ª dúvida

Bom, você poderia que criar um objeto responsável por mostrar informações na tela (ou usar o seu "obj_controle" mesmo). Uma HUD. Dá uma olhada nesse material. Agora se você quer que o jogador descubra no "osso" se ele já conseguiu a quantidade de amarelas o suficiente, a minha dica de mudar a sprite caberia bem yes

--- 3ª dúvida

Como você está checando as colisões? O ideal seria usar place_free pra evitar momentos como esse, de preferência com os X e Y relativos baseados na hspeed e vspeed. Um outro material interessante. Mas será que você poderia dar um pouco mais de detalhes nessa questão? Não sei dizer se seu jogo é de plataforma ou não...

Espero ter ajudado!
Abraços o/

"Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje"

Links úteis:
Índice de Tutoriais
Manual online do GMS

Markituh

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 2183
Reputação : 106
Prêmios

Mensagem por fausto.e.deoliveira em Sab 01 Nov 2014, 17:11

Legal as dicas, tentei mas não deu certo, estou usando estes códigos para passar de fase ou game over no OBJETO PARENTE no evento STEP
Código:
if room=room_fase_1 {
if num_objecto_agu=5 room=room_parabens_1;
}
if room=room_fase_2 {
if num_objecto_agu=5 and num_objecto_ion=3 room=room_parabens_2;
if num_objecto_agu>5 or num_objecto_ion>3 room=r_gameover
}
if room=room_fase_3 {
if num_objecto_agu=5 and num_objecto_ion=3 and num_objecto_subs_verm=3 room=room_parabens_3;
if num_objecto_agu>5 or num_objecto_ion>3 or num_objecto_subs_verm>3 room=r_gameover
}
if room=room_fase_4 {
if num_objecto_agu=5 and num_objecto_ion=3 and num_objecto_subs_verm=3 and num_objecto_subs_verd=2 room=room_parabens_4;
if num_objecto_agu>5 or num_objecto_ion>3 or num_objecto_subs_verm>3 or num_objecto_subs_verd>2 room=r_gameover
}
// |Mod| Use a tag [code] quando for postar códigos ;)

fausto.e.deoliveira

Mensagem por fausto.e.deoliveira em Seg 03 Nov 2014, 13:04

Olá pessoal, consegui solucionar duas dúvidas, para terminar meu game falta apenas 1 detalhe, por favor me ajudem!!!!!

Como faço para que meu player não consiga coletar o "objecto_subs_verd" sem antes coletar 3 "objectos_subs_verm" , ou seja, ele precisa coletar 3 verm para "destravar" a coleta de duas verdes???

fausto.e.deoliveira

Mensagem por manobrother em Seg 03 Nov 2014, 15:25

fausto.e.deoliveira escreveu:Olá pessoal, consegui solucionar duas dúvidas, para terminar meu game falta apenas 1 detalhe, por favor me ajudem!!!!!

Como faço para que meu player não consiga coletar o "objecto_subs_verd" sem antes coletar 3 "objectos_subs_verm" , ou seja, ele precisa coletar 3 verm para "destravar" a coleta de duas verdes???
imagino que vc possa criar uma variavel para determinar se ele coletou ou nao as 3 coisa ai, se coletou ela será true, e colocar que o object_subs_verd só sera coletado se a variavel for true

manobrother

Número de Mensagens : 206
Reputação : 10
Prêmios
   : 1

Mensagem por fausto.e.deoliveira em Seg 03 Nov 2014, 15:46

Legal valeu, eu tentei fazer mas acho que estou errando em algum código, vc teria um tutorial ou um código? São 4 portas diferentes e só entra a substaância da cor dela, então preciso que ela abra somente para o objeto da cor dela

fausto.e.deoliveira

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 05:59

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: