Entrar
Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05
» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55
» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39
» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28
» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
(resolvido) nos canto
+3
Gonçalves
Lauro
manobrother
7 participantes
Página 1 de 1
(resolvido) nos canto
então, estou usando esse código:
eu quero que o jogo escolha entre os quatro lados do quadrado da tela para spawnar um inimigo fora da room, para ele nao spawnar na tela do nada, mas quando começo o jogo ele só spawna embaixo da tela (eu sei que só coloquei 2, mas quando esses ai funcionarem eu ponho o resto), enfim agradeço desde já
- Código:
switch (choose(0, 1, 2, 3))
{
case 0: /* alguma coisa aqui */ ; break;
case 1: /* alguma coisa aqui */ ; break;
case 2: instance_create(irandom(room_width), (room_height) - 100,obj_inimigo) ; break;
case 3: instance_create(irandom(room_width), (room_height) + 100,obj_inimigo) ; break;
}
eu quero que o jogo escolha entre os quatro lados do quadrado da tela para spawnar um inimigo fora da room, para ele nao spawnar na tela do nada, mas quando começo o jogo ele só spawna embaixo da tela (eu sei que só coloquei 2, mas quando esses ai funcionarem eu ponho o resto), enfim agradeço desde já
Última edição por manobrother em Qua 29 Out 2014, 20:23, editado 1 vez(es)
manobrother- Data de inscrição : 31/10/2013
Reputação : 10
Número de Mensagens : 206
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: (resolvido) nos canto
Não entendi muito bem, acho que é isso o que você quer:
Mas acho que seria mais fácil fazer isso
- Código:
switch (choose(0, 1, 2, 3))
{
case 0:
instance_create(irandom_range(0,room_width/2),irandom_range(0,room_height/2),obj_inimigo) ; break;
case 1:
instance_create(irandom_range(room_width,room_width/2),irandom_range(room_height,room_height/2),obj_inimigo) ; break;
case 2: instance_create(irandom_range(room_width,room_width/2),irandom_range(0,room_height/2),obj_inimigo) ; break;
case 3: instance_create(irandom_range(0,room_width/2),irandom_range(room_height,room_height/2),obj_inimigo) ; break;
}
Mas acho que seria mais fácil fazer isso
- Código:
instance_create(irandom(room_width)irandom(room_height),obj_inimigo)
Última edição por Lauro em Qua 29 Out 2014, 15:36, editado 1 vez(es)
Lauro- Games Ranking :
Notas recebidas : C+D
Data de inscrição : 09/11/2010
Reputação : 11
Número de Mensagens : 855
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: (resolvido) nos canto
(room_height) + 100 faz com que ele seja gerado um pouco abaixo do limite inferior da tela. (room_height) - 100 faz com que ele seja gerado um pouco acima do limite inferior da tela. Não seria só -100?
Gonçalves- Games Ranking :
Notas recebidas : B + A + C
Data de inscrição : 29/10/2010
Reputação : 79
Número de Mensagens : 1013
Prêmios :
x 0 x 4 x 0
x 2 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: (resolvido) nos canto
Não testei mas talvez isso resolva o teu problema:
EDIT: Muda o valor 64 para qualquer valor que tu queira, quanto maior o valor maior a área.
- Código:
var off, xx, yy;
off = 64
xx = choose(-off, room_width + off)
yy = choose(-off, room_height + off)
instance_create(xx + random_range(-off, off), yy + random_range(-off, off), obj_inimigo)
EDIT: Muda o valor 64 para qualquer valor que tu queira, quanto maior o valor maior a área.
gabrielsch- Games Ranking :
Notas recebidas : D + A + A
Data de inscrição : 06/12/2009
Reputação : 28
Número de Mensagens : 1230
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 2 x 0
x 1 x 0 x 0
Re: (resolvido) nos canto
Testei o código do gabrielsch , deu certo.
Sewer Crawler- Data de inscrição : 08/10/2014
Reputação : 27
Número de Mensagens : 236
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: (resolvido) nos canto
gabrielsch escreveu:Não testei mas talvez isso resolva o teu problema:
- Código:
var off, xx, yy;
off = 64
xx = choose(-off, room_width + off)
yy = choose(-off, room_height + off)
instance_create(xx + random_range(-off, off), yy + random_range(-off, off), obj_inimigo)
EDIT: Muda o valor 64 para qualquer valor que tu queira, quanto maior o valor maior a área.
vlw gabriel funcionou direitinho aqui, mas vc poderia me explicar teu codigo?
manobrother- Data de inscrição : 31/10/2013
Reputação : 10
Número de Mensagens : 206
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: (resolvido) nos canto
Bem eu não sou o gabriel, mas o código dele manda escolher entre duas opções na horizontal, e outra escolha entre duas opções na vertical.
veja:
escolhe entre -64 ou 64 além da room na horizontal.
escolhe entre -64 e 64 depois da room na vertical.
. Qualquer coisa o gabriel da a explicação dele achoque sim, até mais.
veja:
- Código:
xx = choose(-off, room_width + off)
escolhe entre -64 ou 64 além da room na horizontal.
- Código:
yy = choose(-off, room_height + off)
escolhe entre -64 e 64 depois da room na vertical.
. Qualquer coisa o gabriel da a explicação dele acho
Thyago- Games Ranking :
Notas recebidas : D+B+B+C+A
Data de inscrição : 24/08/2009
Reputação : 31
Número de Mensagens : 1101
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: (resolvido) nos canto
A rotina faz o jogo escolher um dos quatro quantos da room, pra entender melhor vamos definir o valor de off para 0.
Sendo assim a primeira coisa que o script faz é definir o valor de xx como sendo off negativo ou o tamanho horizontal da room somado com o valor de off, ou seja, ou o valor X vai ser na esquerda ou direita, depois ele usa o mesmo raciocínio para o eixo Y.
Com essa logica tu vai acabar tendo as coordenadas em um dos 4 cantos da sala. A variável off só é utilizada pra adicionar um fator aleatório quando o objeto for criado, sem ele o código ficaria ainda mais simples:
Sendo assim a primeira coisa que o script faz é definir o valor de xx como sendo off negativo ou o tamanho horizontal da room somado com o valor de off, ou seja, ou o valor X vai ser na esquerda ou direita, depois ele usa o mesmo raciocínio para o eixo Y.
Com essa logica tu vai acabar tendo as coordenadas em um dos 4 cantos da sala. A variável off só é utilizada pra adicionar um fator aleatório quando o objeto for criado, sem ele o código ficaria ainda mais simples:
- Código:
var xx, yy;
xx = choose(0, room_width)
yy = choose(0, room_height)
instance_create(xx, yy, obj_inimigo)
gabrielsch- Games Ranking :
Notas recebidas : D + A + A
Data de inscrição : 06/12/2009
Reputação : 28
Número de Mensagens : 1230
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 2 x 0
x 1 x 0 x 0
Re: (resolvido) nos canto
ja pediram isso aqui antes...
[edit]
desculpe, nao vi que tava resolvido.
- Código:
choose(
instance_create(choose(0,room_width),random(room_height),obj_inimigo),
instance_create(random(room_width),choose(0,room_height),obj_inimigo))
- Código:
global.inimigo[0]=choose(
instance_create(choose(0,room_width),random(room_height),obj_inimigo),
instance_create(random(room_width),choose(0,room_height),obj_inimigo))
[edit]
desculpe, nao vi que tava resolvido.
Tópicos semelhantes
» [Resolvido]Duvida sobre vida que fica no canto da tela !
» item subir até o canto esquerdo da tela
» Sprite prendendo no canto da room!
» View ficar no canto esquerdo
» jogo de luta colisao no canto da tela
» item subir até o canto esquerdo da tela
» Sprite prendendo no canto da room!
» View ficar no canto esquerdo
» jogo de luta colisao no canto da tela
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|