Criar templates e templates de templates

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Criar templates e templates de templates

Mensagem por Fledeber em Sex 24 Out 2014, 14:16

Olá pessoal, como vão?
Estou com uma dúvida sobre como fazer uma orientação a objetos no GMS.
Ouvi falar que é possível criar templates, mas como eu faço isso?
E se é possível, ao se criar um template, ele vai ficar dependente dele, onde as alterações serão refletidas em todos seus objetos ou ele apenas fará uma cópia para outro objeto, como se fosse um molde?

Estou pensando em fazer algo neste estilo:
Eu crio um template chamado Personagem. Ele vai ter colisão precisa nos sprites, vai ser solido e vai ter atributos como movimento, vida, inteligência e saúde.

Minha ideia era saber se a partir deste raciocínio eu poderia criar um outro template chamado Policial, por exemplo, onde ele herda as principais características e colocaria mais saúde e mais vida nele. Depois eu criaria vários personagens baseados no template Policial, mudando apenas alguns atributos específicos.

Outra ideia era depois disso fazer um template chamado Parede, onde ele vai ser preciso e vai ser sólido, com colisão em Personagem. Se qualquer um que use template do personagem colidir com qualquer objeto que use o template Parede, vai parar.

Não sei se pegaram minha ideia, mas era isso.
Grande abraço a todos!

Fledeber

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Re: Criar templates e templates de templates

Mensagem por itarodrigo em Dom 30 Nov 2014, 13:30

é possível sim, o sistema de Orientação a Objetos se dá no momento da própria criação do mesmo, quando você clica no botão para criar um novo objeto.

você pode criar um objeto 'personagem' e dentro dele ter características como: tipo, vida, força, inteligencia, etc.

quando você criar uma nova instância desse objeto no jogo, você pode setar as características deles individualmente, ex:

No jogo quando você quiser criar um novo objeto, faça assim:
Código:

i = instance_create(x,y,objeto_personagem);
with (i){
tipo = 'policial';
vida = 100;
força = 150;
inteligencia = 120;
//pode também criar um novo atributo pra ele
pode_prender = 'sim';
//também pode setar uma imagem específica
sprite_index = sprite_policial;
}
}

ao utilizar o código de colisão, servirá para todas as intâncias dos objetos feitos a partir desse sim.

só não acho legal utilizar esse código pro personagem principal, pois nele existirá os comandos de movimentação, etc.

abraço.

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Re: Criar templates e templates de templates

Mensagem por AlexBosquin em Dom 30 Nov 2014, 14:00

@itarodrigo caraca, eu estava precisando disto neste exato momento, vlw aew. +1 reputação pra vc s2

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Re: Criar templates e templates de templates

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