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(resolvido) problema com profundidade
4 participantes
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(resolvido) problema com profundidade
então galera estou fazendo um jogo e preciso saber como faço para se estiver encima do objeto ele ficar atras do outro objeto e se estiver na frente ele fica em cima ai uma imagem para explicar melhor:
- Imagem:
Última edição por manobrother em Ter 07 Out 2014, 21:03, editado 1 vez(es)
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Re: (resolvido) problema com profundidade
Help Game Maker escreveu:Quando você cria um objeto que você pode atribuir a ele uma profundidade inicial que define como as instâncias desse objeto será desenhado no quarto quando o jogo está sendo jogado e esta variável pode ser usada para obter e alterar a profundidade da instância , enquanto o jogo está sendo executado . Em GameMaker : Studio A baixa profundidade ( de números negativos como -1000 ) significa que a instância será desenhada " mais perto" do jogador e ainda por cima de todas as instâncias , com uma profundidade menor , enquanto uma alta profundidade ( de números positivos como 1000) significa que a instância será desenhada " mais longe " do jogador e sob essas instâncias que têm uma profundidade menor.
Tente arrumar isso com uma simples lógicas com "depth", muito simples afinal.
Primeiro altere o "DEPTH" do seu objeto player pra 0 (que é o padrão).
E depois coloque esse code no step do Objeto;
- Código:
if player.y>y{
depth = 1}
else if y>player.y{
depth = -1}
Última edição por Lighter em Seg 06 Out 2014, 15:27, editado 1 vez(es)
Re: (resolvido) problema com profundidade
Lighter escreveu:Help Game Maker escreveu:Quando você cria um objeto que você pode atribuir a ele uma profundidade inicial que define como as instâncias desse objeto será desenhado no quarto quando o jogo está sendo jogado e esta variável pode ser usada para obter e alterar a profundidade da instância , enquanto o jogo está sendo executado . Em GameMaker : Studio A baixa profundidade ( de números negativos como -1000 ) significa que a instância será desenhada " mais perto" do jogador e ainda por cima de todas as instâncias , com uma profundidade menor , enquanto uma alta profundidade ( de números positivos como 1000) significa que a instância será desenhada " mais longe " do jogador e sob essas instâncias que têm uma profundidade menor.
Tente arrumar isso com uma simples lógicas com "depth", muito simples afinal.
Primeiro altere o "DEPTH" do seu objeto player pra 0 (que é o padrão).
E depois coloque esse code no step do Objeto;
- Código:
if player.y>y{
depth = 1}
else if objeto.y>player.y{
depth = -1}
cara tentei aqui mas não deu, será que tem outra forma de fazer? eu pus tudo certinho
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Re: (resolvido) problema com profundidade
é simples você só vai usar o codigo abaixo.
aí é só você seguir uma regrinha.
nos objetos que se mexem por exemplo o player você vai colocar no Step Event:
e nos objetos que não se mexem por exemplo a arvore você vai colocar no Create Event.
- Código:
depth = -y
aí é só você seguir uma regrinha.
nos objetos que se mexem por exemplo o player você vai colocar no Step Event:
e nos objetos que não se mexem por exemplo a arvore você vai colocar no Create Event.
Re: (resolvido) problema com profundidade
Lighter escreveu:Seu game não é de plataforma né? é top-down certo?
é, não é 100 top-down é o estilo que dharrison, esta fazendo ta ligado?
e luix_337 nao entendi direito consegue explicar melhor como funciona ?
EDIT###
tentei aqui e deu, nao ta perfeito, mas da para o gasto
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Re: (resolvido) problema com profundidade
não sou muito bom em explicar por isso vou usar imagens!
veja na imagem abaixo que a posição y do objeto 1 é menor que a do objeto 2 então a imagem do objeto 2 ficará acima da imagem do objeto 1.
já nesta imagem acontece o contrario veja que a posição y do objeto 1 é maior que a do objeto 2, logo a imagem do objeto 1 ficara acima.
ps: O objeto 1 é o azul.
- Código:
depth = -y
veja na imagem abaixo que a posição y do objeto 1 é menor que a do objeto 2 então a imagem do objeto 2 ficará acima da imagem do objeto 1.
já nesta imagem acontece o contrario veja que a posição y do objeto 1 é maior que a do objeto 2, logo a imagem do objeto 1 ficara acima.
ps: O objeto 1 é o azul.
Re: (resolvido) problema com profundidade
vc deve tar querendo fazer um jogo no estilo beat em up (briga de rua) ou algo do tipo, mas aqui no fórum tem um tutorial ensinando essa parte ai que é essêncial para jogos isométricos
https://gmbr.forumeiros.com/t27750-jogos-isometricos-por-jv-justino
https://gmbr.forumeiros.com/t27750-jogos-isometricos-por-jv-justino
Re: (resolvido) problema com profundidade
AlexBosquin escreveu:vc deve tar querendo fazer um jogo no estilo beat em up (briga de rua) ou algo do tipo, mas aqui no fórum tem um tutorial ensinando essa parte ai que é essêncial para jogos isométricos
https://gmbr.forumeiros.com/t27750-jogos-isometricos-por-jv-justino
na verdade não é não olha aqui como é o jogo:
- imagem:
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Re: (resolvido) problema com profundidade
a regra é a mesma pra profundidade, vc vai ver uma parte do tutorial que ele explica sobre uma variável que vc cria chamada Z ela é a "terceira dimensão" só que você manipula ela, só ler ai ;D
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