GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


[Resolvido]dia e noite com surface e blend mode

2 participantes

Ir para baixo

[Resolvido]dia e noite com surface e blend mode Empty [Resolvido]dia e noite com surface e blend mode

Mensagem por manobrother Qui 02 Out 2014, 20:53

Então, como o título diz, quero fazer um sistema de dia e noite com surfaces e blend modes, eu li uns tutoriais aqui e vi o vídeo do Next Level que ensinava a usar surfaces e blend modes e fiz a mesma coisa que ele e da esse erro:

Código:
ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object obj_escuridao:

Trying to use non-existing surface.
 at gml_Object_obj_escuridao_DrawEventEnd_1 (line 12) - draw_surface(escuridao, x - view_xview[0] , y - view_yview[0]);
############################################################################################


Enfim vou por os codigos que estou usando
No create do obj_escuridao
Código:
escuridao = surface_create(room_width,room_height);

E no draw_end
Código:
surface_set_target(escuridao);

draw_clear(make_colour_rgb(235,235,235))

with(obj_fogueira)
{
draw_sprite(spr_luz, 0 , x - view_xview[0] , y - view_yview[0])
}
surface_reset_target();

draw_set_blend_mode(bm_subtract)
draw_surface(escuridao, x - view_xview[0] , y - view_yview[0]);
draw_set_blend_mode(bm_normal)


Última edição por manobrother em Qui 02 Out 2014, 22:24, editado 1 vez(es)
manobrother
manobrother

Data de inscrição : 31/10/2013
Reputação : 10
Número de Mensagens : 206
Prêmios : [Resolvido]dia e noite com surface e blend mode Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]dia e noite com surface e blend mode Empty Re: [Resolvido]dia e noite com surface e blend mode

Mensagem por WellingtonBecker Qui 02 Out 2014, 21:20

A variável escuridão esta dentro do objeto fogueira? No vídeo foi usado uma global.
WellingtonBecker
WellingtonBecker

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Data de inscrição : 09/05/2013
Reputação : 105
Número de Mensagens : 824
Prêmios : [Resolvido]dia e noite com surface e blend mode Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]dia e noite com surface e blend mode Empty Re: [Resolvido]dia e noite com surface e blend mode

Mensagem por manobrother Qui 02 Out 2014, 21:26

WellingtonBecker escreveu:A variável escuridão esta dentro do objeto fogueira? No vídeo foi usado uma global.

testei a global e nao deu, e a variavel esta dentro do objescuridao mesmo
manobrother
manobrother

Data de inscrição : 31/10/2013
Reputação : 10
Número de Mensagens : 206
Prêmios : [Resolvido]dia e noite com surface e blend mode Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]dia e noite com surface e blend mode Empty Re: [Resolvido]dia e noite com surface e blend mode

Mensagem por WellingtonBecker Qui 02 Out 2014, 21:33

Tente assim:
create:
Código:
global.escuridao = surface_create(room_width,room_height);

draw_end:
Código:
surface_set_target(global.escuridao);

draw_clear(make_colour_rgb(235,235,235))

with(obj_fogueira)
{
draw_sprite(spr_luz, 0 , x - view_xview[0] , y - view_yview[0])
}
surface_reset_target();

draw_set_blend_mode(bm_subtract)
draw_surface(global.escuridao, x - view_xview[0] , y - view_yview[0]);
draw_set_blend_mode(bm_normal)
WellingtonBecker
WellingtonBecker

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Data de inscrição : 09/05/2013
Reputação : 105
Número de Mensagens : 824
Prêmios : [Resolvido]dia e noite com surface e blend mode Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]dia e noite com surface e blend mode Empty Re: [Resolvido]dia e noite com surface e blend mode

Mensagem por manobrother Qui 02 Out 2014, 21:44

WellingtonBecker escreveu:Tente assim:
create:
Código:
global.escuridao = surface_create(room_width,room_height);

draw_end:
Código:
surface_set_target(global.escuridao);

draw_clear(make_colour_rgb(235,235,235))

with(obj_fogueira)
{
draw_sprite(spr_luz, 0 , x - view_xview[0] , y - view_yview[0])
}
surface_reset_target();

draw_set_blend_mode(bm_subtract)
draw_surface(global.escuridao, x - view_xview[0] , y - view_yview[0]);
draw_set_blend_mode(bm_normal)



é nao funcionou, vou tentar refazer o projeto aqui e digo aqui se deu ou nao
manobrother
manobrother

Data de inscrição : 31/10/2013
Reputação : 10
Número de Mensagens : 206
Prêmios : [Resolvido]dia e noite com surface e blend mode Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]dia e noite com surface e blend mode Empty Re: [Resolvido]dia e noite com surface e blend mode

Mensagem por WellingtonBecker Qui 02 Out 2014, 21:55

Assisti o video aqui, acho que você errou nessa linha do script:

Código:
draw_surface(global.escuridao, view_xview[0] , view_yview[0]);
WellingtonBecker
WellingtonBecker

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Data de inscrição : 09/05/2013
Reputação : 105
Número de Mensagens : 824
Prêmios : [Resolvido]dia e noite com surface e blend mode Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]dia e noite com surface e blend mode Empty Re: [Resolvido]dia e noite com surface e blend mode

Mensagem por manobrother Qui 02 Out 2014, 22:03

WellingtonBecker escreveu:Assisti o video aqui, acho que você errou nessa linha do script:

Código:
draw_surface(global.escuridao, view_xview[0] , view_yview[0]);

ainda da erro, deixa vo refazer aqui rapidao


EDIT#

eu fiz em um projeto diferente e funcinou, nao sei o que aconteceu no projeto antigo, só sei que deu, enfim vlw ae
manobrother
manobrother

Data de inscrição : 31/10/2013
Reputação : 10
Número de Mensagens : 206
Prêmios : [Resolvido]dia e noite com surface e blend mode Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]dia e noite com surface e blend mode Empty Re: [Resolvido]dia e noite com surface e blend mode

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos