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[Resolvido]dia e noite com surface e blend mode

em Qui 02 Out 2014, 20:53
Então, como o título diz, quero fazer um sistema de dia e noite com surfaces e blend modes, eu li uns tutoriais aqui e vi o vídeo do Next Level que ensinava a usar surfaces e blend modes e fiz a mesma coisa que ele e da esse erro:

Código:
ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object obj_escuridao:

Trying to use non-existing surface.
 at gml_Object_obj_escuridao_DrawEventEnd_1 (line 12) - draw_surface(escuridao, x - view_xview[0] , y - view_yview[0]);
############################################################################################


Enfim vou por os codigos que estou usando
No create do obj_escuridao
Código:
escuridao = surface_create(room_width,room_height);

E no draw_end
Código:
surface_set_target(escuridao);

draw_clear(make_colour_rgb(235,235,235))

with(obj_fogueira)
{
draw_sprite(spr_luz, 0 , x - view_xview[0] , y - view_yview[0])
}
surface_reset_target();

draw_set_blend_mode(bm_subtract)
draw_surface(escuridao, x - view_xview[0] , y - view_yview[0]);
draw_set_blend_mode(bm_normal)


Última edição por manobrother em Qui 02 Out 2014, 22:24, editado 1 vez(es)
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Re: [Resolvido]dia e noite com surface e blend mode

em Qui 02 Out 2014, 21:20
A variável escuridão esta dentro do objeto fogueira? No vídeo foi usado uma global.
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Re: [Resolvido]dia e noite com surface e blend mode

em Qui 02 Out 2014, 21:26
WellingtonBecker escreveu:A variável escuridão esta dentro do objeto fogueira? No vídeo foi usado uma global.

testei a global e nao deu, e a variavel esta dentro do objescuridao mesmo
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Re: [Resolvido]dia e noite com surface e blend mode

em Qui 02 Out 2014, 21:33
Tente assim:
create:
Código:
global.escuridao = surface_create(room_width,room_height);

draw_end:
Código:
surface_set_target(global.escuridao);

draw_clear(make_colour_rgb(235,235,235))

with(obj_fogueira)
{
draw_sprite(spr_luz, 0 , x - view_xview[0] , y - view_yview[0])
}
surface_reset_target();

draw_set_blend_mode(bm_subtract)
draw_surface(global.escuridao, x - view_xview[0] , y - view_yview[0]);
draw_set_blend_mode(bm_normal)
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Re: [Resolvido]dia e noite com surface e blend mode

em Qui 02 Out 2014, 21:44
WellingtonBecker escreveu:Tente assim:
create:
Código:
global.escuridao = surface_create(room_width,room_height);

draw_end:
Código:
surface_set_target(global.escuridao);

draw_clear(make_colour_rgb(235,235,235))

with(obj_fogueira)
{
draw_sprite(spr_luz, 0 , x - view_xview[0] , y - view_yview[0])
}
surface_reset_target();

draw_set_blend_mode(bm_subtract)
draw_surface(global.escuridao, x - view_xview[0] , y - view_yview[0]);
draw_set_blend_mode(bm_normal)



é nao funcionou, vou tentar refazer o projeto aqui e digo aqui se deu ou nao
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Re: [Resolvido]dia e noite com surface e blend mode

em Qui 02 Out 2014, 21:55
Assisti o video aqui, acho que você errou nessa linha do script:

Código:
draw_surface(global.escuridao, view_xview[0] , view_yview[0]);
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Re: [Resolvido]dia e noite com surface e blend mode

em Qui 02 Out 2014, 22:03
WellingtonBecker escreveu:Assisti o video aqui, acho que você errou nessa linha do script:

Código:
draw_surface(global.escuridao, view_xview[0] , view_yview[0]);

ainda da erro, deixa vo refazer aqui rapidao


EDIT#

eu fiz em um projeto diferente e funcinou, nao sei o que aconteceu no projeto antigo, só sei que deu, enfim vlw ae
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