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Mensagem por Dukinhas Ter 30 Set 2014, 20:33

bom é o seguinte, eu to fazendo um jogo em 2D com o GM, esse jogo ja tem (CRONOMETRO) mais eu preciso de uma coisa importante.. .quero que o GM calcula pra mim a distancia percorrida pelo player.. ou seja a cada movimento do player o GM calcula pra mim em " Metros " a distancia percorrida pelo player intendem??por favor precisoo muitoooo dissooooo.. vlw! Rolling Eyes


manooo tipo se poderia fazer pra mim? tipo oque eu coloco no create,nostep e no Draw rapidin pow na humilde


Última edição por Dukinhas em Ter 30 Set 2014, 21:15, editado 1 vez(es)
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Mensagem por GabrielXavier Ter 30 Set 2014, 21:07

O game é top dow ou plataforma?

distance_to_point(x,y);
distance_to_object(obj);

Essas duas funções retornam a distancia em pixels entre o x e o y atual e o x e o y passado na função.
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Mensagem por Dukinhas Ter 30 Set 2014, 21:12

é em linha reta mano... cara vc poderia me explicar melhor? é que trona muito dificil fazer rsrs
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Mensagem por AxeInLine Ter 30 Set 2014, 21:31

Dukinhas, você já me perguntou isso e eu já te respondi, mas parece que você não intende.
Bem, primeiramente, o GM não ira calcular a distância em metros, pois a unidade de medida padrão dele seja "pixels", e basicamente, o Gabriel já te falou tudo, e não tem nada de difícil no "distance_to_point", tanto que a primeira vez que eu usei ele não tive a menor dificuldade.

Ok, provavelmente você vai quer usar mostrar os valores da distância não é mesmo, então vamos ter que utilizar uma variavel, coloque isso no create de seu player:
Código:
var distancia;

Certo, agora, adicionaremos o valor a ela, no step:
Código:
distancia = distance_to_point(xstart,ystart)//Bem, você entenderá o que se passa aqui caso olhe a tradução, que ficaria mais ou menos assim: distancia = distancia do ponto "x inicial" "y inicial".
Bem, então é isso, comece a se referir a variável "distancia" quando queres se referir a distancia entre o ponto inicial e o ponto atual (aconselho tornar a variável global caso queiras usar o draw para mostra-la).
Espero ter ajudado dessa vez bravo.

Edit:
Ahhh!! Lembre-se de botar títulos mais chamativos da próxima vez por favor, não, é serio, cara, coloque um resumo da sua dúvida no título, parece que não lestes as regras.
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Mensagem por Willy Ter 30 Set 2014, 22:36

Usar distance_to_point não é lá uma boa ideia, uma vez que o que ele quer é um número que represente os metros percorridos, sendo assim, se eu "voltar" com o meu personagem, a distancia vai diminuir, consequentemente, os metros percorridos também, o que é errado.

Você pode fazer um sistema que adicione 1 metro a cada X pixeis percorridos. Por exemplo, você cria duas variáveis no create:

Código:
Pixeis = 0;
Metros = 0;
Então, basta criar um sistema no step para calcular os metros com base nos pixeis percorridos.
Código:
if Pixeis >= 100{ //100 é a quantidade de pixeis que representa um metro.
Metros +=1; //Adiciona um metro depois de percorrer os pixeis
Pixeis = 0; //Volta a contagem de pixeis para zero
}

Agora, tudo o que resta a fazer é adicionar valores à variavel "Metros" quando for pertinente, ou seja, na hora de andar. Por exemplo:
Código:
if (keyboard_check(vk_right)){
x+=4;
Pixeis +=4;
}else if (keyboard_check(vk_left)){
x-=4
Pixeis +=4;
}
Ou então (forma mais enxuta):
Código:
RL = keyboard_check(vk_right) - keyboard_check(vk_left)
repeat(4){
x+=1 * RL;
Pixeis += 1;
}


Variáveis! Variáveis meu caro. São a resposta para tudo!
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Mensagem por Dukinhas Ter 30 Set 2014, 22:56

Willy escreveu:Usar distance_to_point não é lá uma boa ideia, uma vez que o que ele quer é um número que represente os metros percorridos, sendo assim, se eu "voltar" com o meu personagem, a distancia vai diminuir, consequentemente, os metros percorridos também, o que é errado.

Você pode fazer um sistema que adicione 1 metro a cada X pixeis percorridos. Por exemplo, você cria duas variáveis no create:

Código:
Pixeis = 0;
Metros = 0;
Então, basta criar um sistema no step para calcular os metros com base nos pixeis percorridos.
Código:
if Pixeis >= 100{ //100 é a quantidade de pixeis que representa um metro.
Metros +=1; //Adiciona um metro depois de percorrer os pixeis
Pixeis = 0; //Volta a contagem de pixeis para zero
}

Agora, tudo o que resta a fazer é adicionar valores à variavel "Metros" quando for pertinente, ou seja, na hora de andar. Por exemplo:
Código:
if (keyboard_check(vk_right)){
x+=4;
Pixeis +=4;
}else if (keyboard_check(vk_left)){
x-=4
Pixeis +=4;
}
Ou então (forma mais enxuta):
Código:
RL = keyboard_check(vk_right) - keyboard_check(vk_left)
repeat(4){
x+=1 * RL;
Pixeis += 1;
}


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manoo é o seguintee gostei muito da suaa explicaçao e tals.. foi muito boa.. mais alguns companheiros aqui nao intendem que eu nao intendo nada de linguagem de programaçao... intao eu so queria que vc colocasse pra mim.. oque fazer tipo... oque colocar no create,step e no draw.. e pronto! pode ser?
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Mensagem por Willy Ter 30 Set 2014, 23:07

Criar jogos não é a mesma coisa que montar um quebra-cabeças. Se você não entender um código e pedir para que outros implementem no seu jogo para você, nunca chegará a um resultado aceitável. Se quiser seguir no mundo de criação de jogos, você obrigatoriamente deve entender pelo menos o básico e estudar todo código novo que encontrar, pois senão, você será sempre dependente dos outros.

Você escreveu:intao eu so queria que vc colocasse pra mim.. oque fazer tipo... oque colocar no create,step e no draw.. e pronto! pode ser?
Eu já fiz isso, exceto pelo draw. Não posso te dar um código que funcione no seu jogo porque simplesmente não sei como ele foi feito, e, mesmo que postasse os códigos, não o alteraria, pois dessa forma você não aprenderá muita coisa.

Mas, respondendo a questão do draw, algo como isso deve resolver:
Código:
draw_text(16,16,Metros + string(" Metros"));
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Mensagem por Dukinhas Ter 30 Set 2014, 23:12

Willy escreveu:Criar jogos não é a mesma coisa que montar um quebra-cabeças. Se você não entender um código e pedir para que outros implementem no seu jogo para você, nunca chegará a um resultado aceitável. Se quiser seguir no mundo de criação de jogos, você obrigatoriamente deve entender pelo menos o básico e estudar todo código novo que encontrar, pois senão, você será sempre dependente dos outros.

Você escreveu:intao eu so queria que vc colocasse pra mim.. oque fazer tipo... oque colocar no create,step e no draw.. e pronto! pode ser?
Eu já fiz isso, exceto pelo draw. Não posso te dar um código que funcione no seu jogo porque simplesmente não sei como ele foi feito, e, mesmo que postasse os códigos, não o alteraria, pois dessa forma você não aprenderá muita coisa.

Mas, respondendo a questão do draw, algo como isso deve resolver:
Código:
draw_text(16,16,Metros + string(" Metros"));

olha so oque deu http://prntscr.com/4ry9k0 " ahhh DESISTO... vlw galera pela ajuda.. acho que vou procurar em outros lugares e descobrir como faiz esse negocio por aqui ta dificil " flw
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Mensagem por dharrison Ter 30 Set 2014, 23:17

Vc sabe mexer com drag and drop, esses botões do GM Action Alarm Action Bounce Action Draw Sprite

se souber daqui a pouco te passo umas coisas, vou fazer uma engine
senão pegue algumas aulas básicas, como as do Alex FC para aprender cara

EDIT:

Eu até ia fazer, mas o cara nem respondeu e ta falando que vai sair do fórum.. ok neh '-'


Última edição por dharrison em Ter 30 Set 2014, 23:58, editado 1 vez(es)
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Mensagem por AxeInLine Ter 30 Set 2014, 23:28

O_O Fascinante...
Isso se dá por um pequeno erro do Sr. Willy, o que acontece é que não deveria existir o espaço entre "+" e "string", ficando assim então (tem outra cosia que o thyago acrescentou ali em baixo):
Código:
draw_text(16,16,string(Metros) +" metros"));
Outra coisa, você deve ter criado a variável em outro objeto né? (acho que no objeto "Menino") Se for isso mesmo, antes de "Metros" (o primeiro) adicione um "other.", ficando assim:
Código:
draw_text(16,16,string(other.Metros) +" metros"));

Basicamente é isso, ah, pare de dizer que vai desistir porque as coisas são complicadas! Cada coisa que você aprender vão estar tudo em níveis diferentes, ou seja, tudo vai ser complicado no inicio, mas se não desistires, vais conseguir aprender a programar.


Última edição por AxeInLine em Ter 30 Set 2014, 23:41, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Thyago Ter 30 Set 2014, 23:39

Ta errado.

O certo é

draw_text(16,16,string(Metros )+'metros');

string no valor da variavel.
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Mensagem por Wendryos Ter 30 Set 2014, 23:43

O movimenta está ruim, mas acho que é isso oque você procura, a e não desista tão fácil, nós vamos lhe ajudar.

Adapte como for melhor para você, a ideia é essa da engine mesmo.
https://www.dropbox.com/s/0kiytnl5kmjfa94/engine%20-%20distancia.gmk?dl=0
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Mensagem por Dukinhas Ter 30 Set 2014, 23:45

Thyago escreveu:Ta errado.

O certo é

draw_text(16,16,string(Metros )+'metros');

string no valor da variavel.


bom o code ta certo mais... deu isso http://prntscr.com/4rygt9 gente.. eu nao quero aprender a fazer isse negocio nao.. por favor gente to humilhando pra vcs so fazer os codes pra mim eu coloco aonde vcs manda.. e pronto vou embora do forum e nunca mais volto... so isso poxaaa.. so quero fazer isso e nunca mais nem entro mais aqui.. vcs sao legais mais muito complicado votii
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Mensagem por Wendryos Ter 30 Set 2014, 23:48

Olha lá minha engine tá tudo feito.
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Mensagem por Dukinhas Ter 30 Set 2014, 23:49

Wendryos - Black Horn escreveu:O movimenta está ruim, mas acho que é isso oque você procura, a e não desista tão fácil, nós vamos lhe ajudar.

Adapte como for melhor para você, a ideia é essa da engine mesmo.
https://www.dropbox.com/s/0kiytnl5kmjfa94/engine%20-%20distancia.gmk?dl=0


deu erro aqui manoo... vc erro la no draw Sad aff
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Mensagem por Thyago Ter 30 Set 2014, 23:50

cara apague tudo, sim tudo.



.Coloque em create do player:

metros=0;

no step do player:

metros=point_distance(x,y,xstart,ystart);

no draw do player:

draw_text(16,16,string(metros )+'metros');

.Só isso, se não der certo desisto e boa sorte em seus novos caminhos.
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Mensagem por AxeInLine Ter 30 Set 2014, 23:54

O GML tem uma forma restrita de escrever em seus códigos, pois basicamente, o carácter "A" é diferente do carácter "a", e isso com todos os outros.
Você criou a variável com o nome "Pixeis" então toda vez que se referir a ela, tens que escrever exatamente assim.
Então somente ache aonde está "pixeis" e substitua por "Pixeis", que seria o correto.
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Mensagem por Wendryos Ter 30 Set 2014, 23:55

Errei? talvez você alterou alguma coisa aqui para min ta perfeito.

Mas vou ver aqui e posto novamente.
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Mensagem por Thyago Ter 30 Set 2014, 23:56

Wendryos - Black Horn escreveu:Errei? talvez você alterou alguma coisa aqui para min ta perfeito.

Mas vou ver aqui e posto novamente.

.Cara eu testei e não tem nenhum erro no draw.
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Mensagem por Wendryos Ter 30 Set 2014, 23:59

Eu dei uma melhorada: https://www.dropbox.com/s/0kiytnl5kmjfa94/engine%20-%20distancia.gmk?dl=0
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