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Denis Lemos

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problema com água

em Sab 13 Set 2014, 19:57
Desculpa ter que repetir isso, mais não consigo fazer ,com que o meu personagem nade na água, ele não vai mudar de sprite, ele precisa afundar quando estiver na água, mas quando eu apertar up ele não pode subir de uma vez.
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Re: problema com água

em Sab 13 Set 2014, 20:51
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Re: problema com água

em Sab 13 Set 2014, 21:03
Já tenho essa engine, já adaptei ela para o meu jogo, mas não deu certo.
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Re: problema com água

em Sab 13 Set 2014, 21:23
Supondo que existe um objeto agua para colidir:
STEP player

Código:

if place_meeting(x,y,obj_agua)
{
if place_free(x,y+1){gravity=0.1}
else
{
gravity=0
}
gravity_direction=270

if keyboard_check_pressed(vk_up)
{
vspeed-=4
}
}
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Re: problema com água

em Sab 13 Set 2014, 21:45
Ficou legal, só que surgiu um problema, quando ele sai da água ele não anda no chão ele fica travado.
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Re: problema com água

em Sab 13 Set 2014, 21:50
Pode mostrar o script do player?
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Re: problema com água

em Sab 13 Set 2014, 22:14
No step tem isso:

if place_empty(x,y+1)
vspeed+=0.6


if place_meeting(x,y,obj_agua)
{
if place_free(x,y+1){gravity=0.1}
else
{
gravity=0
}
gravity_direction=270

if keyboard_check_pressed(vk_up)
{
vspeed-=4
}
}
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Re: problema com água

em Sab 13 Set 2014, 22:20
@Mestre Rá escreveu:No step tem isso:

if place_empty(x,y+1)
vspeed+=0.6


if place_meeting(x,y,obj_agua)
{
if place_free(x,y+1){gravity=0.1}
else
{
gravity=0
}
gravity_direction=270

if keyboard_check_pressed(vk_up)
{
vspeed-=4
}
}


Precisa colocar uma gravidade para ele:

troque esse

if place_empty(x,y+1)
vspeed+=0.6

por

Código:
if place_free(x,y+2){gravity=1} // Se estiver no ar, ele vai cair com a gravidade 1
else // Senão
gravity=0 // Ele vai parar no chão com a gravidade 0

// Limitar a velocidade vertical
if vspeed>12 {vspeed=12} // Se for maior que 12, recebe os 12
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Re: problema com água

em Sab 13 Set 2014, 22:32
Apresentou um ultimo problema, acredito que é só isso, e não te atormento mais cara Laughing
Ele não está pulando, só quando entro na água, no meu press up está isso:

if not(place_empty(x,y+1))
vspeed=-14
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Re: problema com água

em Sab 13 Set 2014, 22:39
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
@Mestre Rá escreveu:Apresentou um ultimo problema, acredito que é só isso, e não te atormento mais cara Laughing
Ele não está pulando, só quando entro na água, no meu press up está isso:

if not(place_empty(x,y+1))
vspeed=-14

Amigo, coloque apenas esse script no STEP do player:

Código:

// Direita
if keyboard_check(vk_right) // Se direcional à direira for pressionado
{
image_xscale = 1 // Sprite vai virar para a direita (pode trocar por "sprite_index")
if place_free(x+5,y){x+=5} // Se estiver livre de colisões 5 pixels à direita, andará 5 pixels à direita

}

//Esquerda
if keyboard_check(vk_left) // Se direcional à esquerda for pressionado
{
image_xscale = -1 // Sprite vai virar para a esquerda (pode trocar por "sprite_index")
if place_free(x-5,y){x-=5} // Se estiver livre de colisões 5 pixels à esquerda, andará 5 pixels à esquerda.

}

//Pulo
if keyboard_check_pressed(vk_up) // Se espaço for pressionado
{
if !place_free(x,y+2){vspeed=-15} // Se "não" estiver livre de colisões 2 pixels abaixo, a velocidade vertical vai ser -15 (para cima)
}

if place_free(x,y+2){gravity=1} // Se estiver no ar, ele vai cair com a gravidade 1
else // Senão
gravity=0 // Ele vai parar no chão com a gravidade 0

// Limitar a velocidade vertical
if vspeed>12 {vspeed=12} // Se for maior que 12, recebe os 12

if place_meeting(x,y,obj_agua)
{
if place_free(x,y+1){gravity=0.1}
else
{
gravity=0
}
gravity_direction=270

if keyboard_check_pressed(vk_up)
{
vspeed-=4
}
// Direita
if keyboard_check(vk_right) // Se direcional à direira for pressionado
{
image_xscale = 1 // Sprite vai virar para a direita (pode trocar por "sprite_index")
if place_free(x+5,y){x+=5} // Se estiver livre de colisões 5 pixels à direita, andará 5 pixels à direita

}

//Esquerda
if keyboard_check(vk_left) // Se direcional à esquerda for pressionado
{
image_xscale = -1 // Sprite vai virar para a esquerda (pode trocar por "sprite_index")
if place_free(x-5,y){x-=5} // Se estiver livre de colisões 5 pixels à esquerda, andará 5 pixels à esquerda.

}



}

na colisão do player com o chão:

Código:

move_contact_solid(direction,12)
speed=0
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Re: problema com água

em Sab 13 Set 2014, 22:51
Valeu amigo muito obrigado.
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Re: problema com água

em Sab 13 Set 2014, 22:53
@Mestre Rá escreveu:Valeu amigo muito obrigado.

De nada, bons estudos.
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Re: problema com água

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