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por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
tela "pixelada"
4 participantes
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tela "pixelada"
eae gamemakers eu estou criando um game em 8 bits,a view dele e de 176x160 e sua screen e de 352x320,ate ai tudo bem
o problema e q a tela fica um pouco embasada e eu queri deixar ela bem pixelada sabe para ficar melhor de visualizar os sprites.
eu uso GM8 ja tentei mexer nas views e nao resouvel alguem pode me ajudar???pf
o problema e q a tela fica um pouco embasada e eu queri deixar ela bem pixelada sabe para ficar melhor de visualizar os sprites.
eu uso GM8 ja tentei mexer nas views e nao resouvel alguem pode me ajudar???pf
LeoX- Data de inscrição : 10/06/2013
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Re: tela "pixelada"
Olá cara tente ir em: Global Game Settings >>> vá na aba Graphics >>> desmarque a opção Interpolate Colors Between Pixels
Re: tela "pixelada"
A melhor coisa q vc tem a fazer nesse caso e decidir ANTES DE TUDO, qual será a view final da tela do seu jogo e já pensar os gráficos para esse tamanho. Pense: qual o tamanho de tela máximo que vou querer para meu jogo? E qual a escala dos elementos para esse tamanho de tela máximo? A partir daí, já construa suas sprites e cenários levando em consideração esse tamanho.
Lembre-se sempre de uma regra básica de design gráfico: FAÇA IMAGENS QUE VC POSSA DIMINUIR DEPOIS, MAS NUNCA FAÇA IMAGENS Q VC TENHA AUMENTÁ-LAS DEPOIS.
Flws. Espero ter ajudado.
Lembre-se sempre de uma regra básica de design gráfico: FAÇA IMAGENS QUE VC POSSA DIMINUIR DEPOIS, MAS NUNCA FAÇA IMAGENS Q VC TENHA AUMENTÁ-LAS DEPOIS.
Flws. Espero ter ajudado.
Re: tela "pixelada"
kammer black eu botei a view deste tamanho pq os sprites sao 16x16 e eu achei esta view perfeita o problema e q as imagens ficam meio "bugadas" e pouquinhos embasada principalmente quando vira para esquerda.
eu acho q o problema e na screen!! mas valeus pela dica
eu acho q o problema e na screen!! mas valeus pela dica
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Re: tela "pixelada"
luix 337 eu tb pensei q era isso mas ja ta desmarcada.
mas mermo assim valeu por responder
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Re: tela "pixelada"
Quando vc quer dizer bugada, vc quer dizer q as imagens não estão nítidas? Ela tem 16x16 na tela 352p ou na 176p? Já faça os gráficos para esse tamanho então. Eu estou com a impressão q vc aumentou os gráficos em 200%!
Re: tela "pixelada"
LeoX
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Re: tela "pixelada"
kammer black tem como me dar uma sugestao de screen(foi maus pq n intendi mtu bem com a parada dos 200%)
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Re: tela "pixelada"
Ok. Deixa eu explicar.
Sua tela tem 352x320. Provavelmente vc fez seu personagem em 16x16 para essa tela. Ou seja, essa é a resolução 100% do personagem. Estou levando em consideração que sua room tenha esse tamanho também (352x320).
Se sua tela segue em 352p e vc colocou a view em 176x160, Quer dizer q vc está pegando metade da tela e a reproduzindo em 352. Ou seja seu zoom é de 2x. Sua sprite de 16px está sendo renderizada em 32px e assim a resolução cai pra metade.
Então faça assim. Coloque o view em 352p igual a tela e veja como ficou as sprites. Se tiver tudo normal, aí vc deve reduzir tanto a view quanto a screen para 176x160. Assim, as sprites continuam em 100%.
Da uma olhada tb nas suas sprites e veja se elas estão com uma resolução boa.
Se quiser manter isso de fazer a tela o dobro da view, vc vai ter q refazer seus gráficos em 32x32 e fazer a room em 704p. Lá em 'Port. on screen' vc vai definir em 352p e fazer a view 176p. Assim, quando vc aumentar os gráficos para 32x32, eles não vão ficar feios pq eles já são daquele tamanho, entendeu?
Desculpa ter falado bastante. O problema pode ser outro, mas geralmente problemas de resolução sempre são pq vc aumentou as imagens a mais q 100%.
Qualquer coisa eu tento deixar mais claro pra vc. Flws!
Sua tela tem 352x320. Provavelmente vc fez seu personagem em 16x16 para essa tela. Ou seja, essa é a resolução 100% do personagem. Estou levando em consideração que sua room tenha esse tamanho também (352x320).
Se sua tela segue em 352p e vc colocou a view em 176x160, Quer dizer q vc está pegando metade da tela e a reproduzindo em 352. Ou seja seu zoom é de 2x. Sua sprite de 16px está sendo renderizada em 32px e assim a resolução cai pra metade.
Então faça assim. Coloque o view em 352p igual a tela e veja como ficou as sprites. Se tiver tudo normal, aí vc deve reduzir tanto a view quanto a screen para 176x160. Assim, as sprites continuam em 100%.
Da uma olhada tb nas suas sprites e veja se elas estão com uma resolução boa.
Se quiser manter isso de fazer a tela o dobro da view, vc vai ter q refazer seus gráficos em 32x32 e fazer a room em 704p. Lá em 'Port. on screen' vc vai definir em 352p e fazer a view 176p. Assim, quando vc aumentar os gráficos para 32x32, eles não vão ficar feios pq eles já são daquele tamanho, entendeu?
Desculpa ter falado bastante. O problema pode ser outro, mas geralmente problemas de resolução sempre são pq vc aumentou as imagens a mais q 100%.
Qualquer coisa eu tento deixar mais claro pra vc. Flws!
Re: tela "pixelada"
eae kammer black(dinovo,explcarei o problema dinovo) olha cara o meu jogo e de plataforma bem parecido com super ghouls n ghosts (aquele jogo que vc so anda pula e atira)como o jogo é em 8bits decidi fazer os graficos bem parecido com o kirbyadventure(sabe sprites simples e pekenos[16x16]mas bem massa)blz ai tudo bem criei o personagen,chao,inimigos,comos os spirtes era pekeno eu decidi fazer a view peqena tb foi dai q a view ficou 176x160,eu botei a screen do mermo tamanho da view(como vc disse)ela ficou perfeita,o porblema e que ela ficou mtu embassada eu sei q ela ficol assim porcausa da tela pekena,mas eu queria deixar a tela pequena entao eu tiv a ideia de aumentar a screen para 352x320(176+176=352,160+160=320)ela ficol boa mas o problema e que fica um pouco bugada(nitida como vc disse)e as vesses os objtos q tem gravidade dam a aparencia que atravesam um pixel do chao(eu pensei q era a colisao mas nao era a tela mesmo pq ele andava normalmente)era a screen entao foi da q eu tive a ideia de postar isto pra ver se alguem me ajuda,vc foi o q chegou mais perto mas infelizmente n ajudou mas cara so de me responder eu te agradeçu vlw
pfpfpf alguem pode me ajudar to ficando louco ficaria bem estranho se um game em 8 bit s tivese essas merdas
pfpfpf alguem pode me ajudar to ficando louco ficaria bem estranho se um game em 8 bit s tivese essas merdas
LeoX- Data de inscrição : 10/06/2013
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