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por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
[Dúvida eterna] - Multi Resoluções
5 participantes
Página 1 de 1
[Dúvida eterna] - Multi Resoluções
Este é um assunto que corro atrás faz um bom tempo, na verdade longo tempo.. desde que comprei minha licença gm:s, estou abrindo este tópico para ver se conseguimos chegar a uma resolução, digo conseguimos, todos nos, comunidade brasileira de produção android no GM:S.
Fiz um projeto teste em 1280x720px, que é a mesma resolução do meu celular, fica perfeito.. e o ASPECT RATIO desta resolução é, 1.7778..
Peguei meu projeto e testei em um celular de 480x320px, ASPECT RATIO 1.500.. blz tendo em vista o aspect ratio sabemos que a imagem do jogo não ficará como se espera, ela fica um pouco achatada, por exemplo imagens que são redondas, tornam-se ovais ...
peguei uma lista de resoluções x aspect ratio, que são as mais usadas nos aparelhos android .
Resolução - Aspect Ratio
1920x1080 - 1.7778
800x480 - 1.6667
480x320 - 1.5000
320x240 - 1.3333
Tendo essas informações pensei em uma possível solução, ao iniciar um projeto pegar informações do celular do usuário..
saber qual seria a resolução da tela dele , e assim pre-definir os gráficos do jogo.
ex:. iria construir 4 tipos de gráficos diferentes, gráficos nas 4 aspect ratios informadas anteriormente, mas pretendo fazer um projeto grande, e eu teria trabalho 4x maior e provavelmente o jogo ficaria mais pesado do que já faz o game maker...
O que me indigna são os outros apps da play store que se adaptam a todas as resoluções sem problema, será que eles fazer um pack de gráfico para cada Aspect Ratio ? ou existe alguma forma dessa adaptação ?
Att. Luã Álvaro
Fiz um projeto teste em 1280x720px, que é a mesma resolução do meu celular, fica perfeito.. e o ASPECT RATIO desta resolução é, 1.7778..
Peguei meu projeto e testei em um celular de 480x320px, ASPECT RATIO 1.500.. blz tendo em vista o aspect ratio sabemos que a imagem do jogo não ficará como se espera, ela fica um pouco achatada, por exemplo imagens que são redondas, tornam-se ovais ...
peguei uma lista de resoluções x aspect ratio, que são as mais usadas nos aparelhos android .
Resolução - Aspect Ratio
1920x1080 - 1.7778
800x480 - 1.6667
480x320 - 1.5000
320x240 - 1.3333
Tendo essas informações pensei em uma possível solução, ao iniciar um projeto pegar informações do celular do usuário..
saber qual seria a resolução da tela dele , e assim pre-definir os gráficos do jogo.
ex:. iria construir 4 tipos de gráficos diferentes, gráficos nas 4 aspect ratios informadas anteriormente, mas pretendo fazer um projeto grande, e eu teria trabalho 4x maior e provavelmente o jogo ficaria mais pesado do que já faz o game maker...
O que me indigna são os outros apps da play store que se adaptam a todas as resoluções sem problema, será que eles fazer um pack de gráfico para cada Aspect Ratio ? ou existe alguma forma dessa adaptação ?
Att. Luã Álvaro
luan.alc- Games Ranking :
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Data de inscrição : 13/03/2012
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Re: [Dúvida eterna] - Multi Resoluções
Amigo vá para esse fórum por que esse fórum não há tantos profissionais então lá talvez você possa encontrar o que precisa:
http://gmc.yoyogames.com/
http://gmc.yoyogames.com/
gabriel33245900- Data de inscrição : 06/09/2014
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Re: [Dúvida eterna] - Multi Resoluções
Não é assim que funciona gabriel33245900, há muito pessoal competente aqui no fórum e que poderiam dar dicas sobre esse assunto, e acredito que entenda bastante de resoluções, e da área mobile(para Android) seja o Cascavelo, que está sempre ligado com esse tipo de projeto.
Luan: Veja este tópico, talvez lhe ajudem: https://gmbr.forumeiros.com/t27855-trabalhando-com-resolucoes-em-dispositivos-moveis
Autor: fredcobain
Editado:
Outro tópico, este é do Cascavelo: https://gmbr.forumeiros.com/t23783-android-adaptando-o-jogo-a-resolucoes-diferentes
Luan: Veja este tópico, talvez lhe ajudem: https://gmbr.forumeiros.com/t27855-trabalhando-com-resolucoes-em-dispositivos-moveis
Autor: fredcobain
Editado:
Outro tópico, este é do Cascavelo: https://gmbr.forumeiros.com/t23783-android-adaptando-o-jogo-a-resolucoes-diferentes
Re: [Dúvida eterna] - Multi Resoluções
Bom brasil não e 1 dos melhores paises então pensei que aqui o povo só sabia o basico
gabriel33245900- Data de inscrição : 06/09/2014
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Re: [Dúvida eterna] - Multi Resoluções
gabriel33245900 escreveu:Bom brasil não e 1 dos melhores paises então pensei que aqui o povo só sabia o basico
Bom, você é Super ruim, e é Brasileiro. Mas, isso não quer dizer que as duas coisas tenham ligação. Sabe, são distintas uma da outra ;)
DieBoy- Data de inscrição : 22/08/2014
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Re: [Dúvida eterna] - Multi Resoluções
gabriel33245900 escreveu:Bom brasil não e 1 dos melhores paises então pensei que aqui o povo só sabia o basico
http://redeglobo.globo.com/globouniversidade/noticia/2014/01/brasil-tem-cerca-100-mil-vagas-abertas-para-desenvolvedores-de-jogos.html
Amigo acho melhor você começar a ler atualidades, pois pelo visto, seu comentário não condiz com a pesquisa feita pela Globo. E isso é 100k de vagas para curso superior , e não um básico .
Contra fatos não há argumentos
Re: [Dúvida eterna] - Multi Resoluções
theguitarmester escreveu:Não é assim que funciona gabriel33245900, há muito pessoal competente aqui no fórum e que poderiam dar dicas sobre esse assunto, e acredito que entenda bastante de resoluções, e da área mobile(para Android) seja o Cascavelo, que está sempre ligado com esse tipo de projeto.
Luan: Veja este tópico, talvez lhe ajudem: https://gmbr.forumeiros.com/t27855-trabalhando-com-resolucoes-em-dispositivos-moveis
Autor: fredcobain
Editado:
Outro tópico, este é do Cascavelo: https://gmbr.forumeiros.com/t23783-android-adaptando-o-jogo-a-resolucoes-diferentes
Obrigado velho, vou dar uma lida e ver se resolve meus problemas !
luan.alc- Games Ranking :
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Re: [Dúvida eterna] - Multi Resoluções
Acabei esquecendo de responder a dúvida do autor do tópico:
Eu tava desenvolvendo um app para celular e acabei deparando com o mesmo problema, para resolver eu fiz uma regra de 3, em que o width da view sempre era padrão, de uma olhada:
altere o wid pelo valor fixo da wview, qualquer coisa pergunte, flw!
Eu tava desenvolvendo um app para celular e acabei deparando com o mesmo problema, para resolver eu fiz uma regra de 3, em que o width da view sempre era padrão, de uma olhada:
- Código:
wid=600; //escolhendo um width fixo
view_wview[0]=wid; // width fixo;
view_wport[0]=wid; //"
view_hview[0]=wid*room_height/view_wview[0]; //colocando o height proporcional ao width
view_hport[0]=wid*room_height/view_wview[0]; //"
altere o wid pelo valor fixo da wview, qualquer coisa pergunte, flw!
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